Automação de Marketing: 5 motivos para utilizá-la e obter resultados para sua empresa

5 motivos para utilizar automação de marketing
5 motivos para utilizar automação de marketing

Para entendermos a importância da automação de marketing precisamos, primeiro, compreender o que ela significa. Envios esporádicos de e-mail marketing, seguir de volta nas redes sociais, não bastam. A automação de marketing é muito mais que isso, ela entenderá a necessidade do seu lead e irá trabalhar de maneira personalizada e mensurável com aqueles que estão interagindo com sua empresa independentemente do canal utilizado. Ou seja, a automação te ajuda a entender exatamente qual a necessidade do seu lead, o que ele procura e do que precisa para ser nutrido, em relação ao conteúdo. Para, posteriormente, inseri-lo no funil de CRM, acompanhando todo o estágio de compra, com máximo de informações úteis e atrativas para embasar a tomada de decisão. No Brasil, algumas empresas já trabalham com esta tecnologia, investindo na qualidade do conteúdo oferecido ao lead e no desenvolvimento de ferramentas relacionadas aos softwares que promovem a automação de forma qualificada, como a LAHAR.

Apresentamos, agora, 5 motivos para utilizar a automação de marketing:

1. Personalização do conteúdo

O relacionamento entre lead e empresa não deve estar focado apenas em emails automatizados generalistas. O conteúdo deve ser elaborado com foco na necessidade do seu lead para que assim consiga qualificá-lo em uma régua de nutrição dentro da qual todo assunto oferecido seja imprescindível e coloque sua empresa como conhecedora nata daquilo. Ou seja, a personalização do conteúdo deve ser pensada de acordo com cada público alvo para o qual sua empresa deseja se relacionar e atingir resultados de vendas. Esses conteúdos podem ser oferecidos no formato de vídeos, textos exclusivos, e-books, webinars. Com a automação, você cadastra perfis automaticamente por meio da coleta de dados online de seus leads, que recebem conteúdo de qualidade em troca, segmentado por perfis identificados em formulários personalizados.

2. Economia de tempo

 Com o uso de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, os leads passam a fazer parte de uma régua de nutrição, na qual recebem conteúdo específico segundo interesses declarados em formulários. Assim, ao acompanhar o caminho desta régua (emails abertos, vídeos assistidos etc) você consegue monitorar o momento em que o lead encontra-se, bem como se está interessado ou não nos conteúdos enviados. Desta forma você pode tanto alterar o conteúdo enviado, bem como acompanhar o fechamento desta régua com um telefone e aproximação para estreitar laços e efetivar a venda. Provando, assim, que a automação de marketing faz com que você economize tempo investido em leads não qualificados para seu negócio, por exemplo.

3. Estratégia precisa com funil de vendas

Com automação de marketing de conteúdo, a programação de etapas de interação torna-se possível com base nos leads existentes. Mais um ponto positivo, dentre estes todos, estaria centrado no processo certeiro e eficaz, pensando no contato realizado pelo time de vendas somente após o lead percorrer todo o caminho da régua de nutrição com conteúdo adequado e de qualidade. Este caminho do lead faz com que a estratégia de vendas desenhe-se de maneira eficaz, pensando sob a perspectiva de que o contato só será realizado a partir do momento em que o prospect estiver preparado para realiza a primeira aproximação efetiva com a empresa. Lembre-se: os conteúdos devem ser entregues no momento certo para a persona adequada.

4. Gerenciar diversas contas

Você é dono ou trabalha em uma agência? Então, sabe como é gerenciar diversas contas ao mesmo tempo! Sabemos que os erros existem e prejudicam, muitas vezes, a estratégia do cliente.  Postar conteúdo de um cliente na plataforma de outro? Nem pensar!

Quando pensamos em uma forma integrada de trabalho, materializada em uma plataforma digital, no qual o gerenciamento de contas com postagens em blogs, sincronização de redes sociais deixa de ser manual e passa a ser previamente agendado, resultando na otimização, gera trabalho com qualidade. Sua equipe de marketing passa a planejar e pré definir a postagem de acordo com cada cliente e públicos definidos, aumentando produtividade e rendimento de cada conta. Além disso, as métricas geradas podem ser analisadas na mesma plataforma, garantindo a veracidade dos dados coletados. A partir dessas análises personalizadas, novas campanhas podem ser desenvolvidas e inseridas no formato de lembrete, no qual o acompanhamento pode ser feito minuto a minuto, revertendo todo possível erro de direcionamento de maneira rápida e eficaz.

5. Documentação e segurança de dados

Sempre que precisamos alterar o planejamento ou rever a estratégia das campanhas desenvolvidas para cada cliente, podemos cair no erro de repetir ações já feitas em anos anteriores e não registradas de maneira efetiva, tornando mais fácil a ocorrência do mesmo erro. Com a automação de marketing toda estratégia realizada é documentada e está protegida no sistema automatizado. Sempre que os profissionais envolvidos precisarem realizar determinada consulta, alterar planejamento ou entender melhor como funciona ações desenvolvidas para um cliente, encontrará os dados e informações concentrados em um único local adequado para monitoramento.

Entre em contato conosco e saiba como usufruir ao máximo de uma plataforma de automação de marketing. Nossos especialistas em marketing digital estão preparados para auxiliar em todo o processo através de nossa consultoria desenvolvida especificamente para cada cliente.

E aí, você gostou do artigo?

Compartilhe sua opinião ou suas dúvidas nos comentários. Teremos prazer em responder todas questões! 🙂

Deixe um comentário