Software de marketing para B2B: 7 opções para + eficiência

É bastante comum encontrar empresas B2B perdidas sobre os passos que devem tomar em estratégias de marketing digital, isso inclui, quais softwares de marketing B2B devem usar. 

Fato é que, assim como as empresas B2C, negócio B2B tem muito o que aproveitar ao investir em estratégias digitais, entre essas vantagens estão:

  • redução do custo de aquisição de clientes, 
  • maior participação nas etapas do processo de decisão de compra dos clientes, 
  • aumento do relacionamento com as personas que o negócio deseja atingir, 
  • maior expansão da marca, 
  • ampliação do retorno sobre investimento e mais.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Tudo isso para dizer que empresas que buscam crescimento não podem deixar de lado a criação de um posicionamento digital que seja eficiente, e para isso, o uso de ações de marketing B2B deve estar alinhado às ferramentas certas. 

7 softwares de marketing B2B: o que são e como funcionam?

Negócios B2B geralmente possuem um processo de venda mais complexo, principalmente, por envolver diversos tomadores de decisão. 

Empresas, ainda mais do que consumidores individuais, fazem “compras” em busca de resolver dores, atender necessidades e tornar processos mais eficientes. Ou seja, a compra tem que trazer um resultado para a organização. 

Provar que a sua empresa é capaz de trazer esse resultado e resolver uma dor, pode ser um trabalho um pouco complexo, mas não impossível!

O primeiro passo é entender quem é a persona da empresa, ou seja, para quem vocês desejam vender. As dores de que tipo de cliente você pode solucionar?

Se você não sabe responder a essa pergunta, dê o play no vídeo abaixo e descubra como criar a persona da sua empresa. Com essa informação em mãos você poderá considerar as etapas do funil de vendas e organizar as ações de marketing B2B da sua empresa, usando as ferramentas que listamos abaixo. 

Agora sim, continuando, conheça os softwares de digital marketing para B2B. 

1. WordPress para criar um site e blog

Começando do começo, toda empresa B2B precisa ter um site. Ele é o endereço da organização no ambiente digital e funcionará como página de destino para muitas campanhas, desde redes sociais até anúncios pagos. 

O site transmite profissionalismo, confiança e ajuda o usuário a entender o que a sua empresa faz, o que ela vende, quais seus clientes e contatos. 

O WordPress é uma das plataformas de criação de site e blogs mais usadas no mundo, e tem uma razão para isso: estamos falando de uma plataforma intuitiva e segura. 

Junto com o site, aproveite para criar também um blog integrado. Ele vai oferecer a possibilidade de criação de conteúdos variados, que vão contribuir para a criação de autoridade para sua empresa, alcance em SEO e mais. 

Aproveite para integrar um dos melhores plugins  de SEO para WordPress, o Yoast SEO

Leia também: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs

2. Google KeyWord Planner

A ferramenta do Google é gratuita e permite que você encontre as palavras-chaves mais pesquisadas pelos usuários que fazem buscas no Google.

Ao ter acesso a esses termos sua equipe pode produzir conteúdos relevantes que respondam a essas demandas, ampliando suas chances de ficar ranqueado nas primeiras posições do mecanismo de pesquisa, para pesquisas relacionadas.

Ou seja, o Google Keyword Planner também é uma das principais ferramentas de SEO para empresas B2B e B2C.

3. SEMRush

O SEMRush é uma plataforma mais robusta de SEO e é uma excelente opção para empresas que desejam investir “pesado” na estratégia. O software de marketing B2B oferece recursos como:

  • pesquisa de palavras-chave,
  • análise de backlinks
  • auditoria de SEO técnico, 
  • monitora as posições na SERP e mais.

4. UNBOUNCE para criação de landing pages e formulários

Talvez você já saiba que a captação de leads, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, se tornou um dos principais objetivos do setor de marketing, principalmente, em empresas B2B que, como já apresentamos, possuem um processo de vendas mais complexo e, geralmente, mais longo. 

Para captar leads uma das formas é criar e disponibilizar materiais ricos sobre os assuntos que seus potenciais clientes estão buscando. 

Em troca desse material, o usuário precisa compartilhar dados como nome e e-mail, preenchendo formulários.

Mas onde colocar esses formulários? As páginas com ofertas e formulários para converter visitantes em leads chama landing page, e te ajudar a criar essas páginas, sem a necessidade de um profissional de programação, é a função do software de marketing B2B, UNBOUNCE.

5. LinkedIn Sales Navigator

Já que estamos falando sobre captação de leads nada melhor do que falar de um dos melhores e mais importantes softwares B2B para marketing: LinkedIn Sales Navigator.

O sistema permite que você, como negócio B2B, encontre leads alinhadas à sua persona, dentro da maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn. 

Ficou curioso para saber como usar essa rede social para captar leads e depois trabalhá-los na estratégia de nutrição? Assista ao vídeo a seguir. 

6. Sistema de automação de e-mail marketing

Uma outra preocupação da sua empresa deve ser encontrar um bom software de marketing B2B que permita e facilite o envio de e-mail marketing.

O e-mail marketing é o principal canal de nutrição de leads e um bom disparador de emails deve oferecer recursos como:

  • criação de e-mails com facilidade, 
  • testes A/B, 
  • criação de fluxo de automação, etc.

7. Ferramenta de automação de marketing

Por último, mas não menos importante, uma ferramenta que reúne tudo o que falamos até aqui, e muito mais: o software de automação de marketing

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Estamos falando de uma ferramenta de automação de marketing com funcionalidades como:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

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