Como automatizar o Facebook? Conheça os 7 melhores recursos

Quem trabalha com várias redes sociais – e outras estratégias de marketing – sabe que qualquer forma de tornar o trabalho mais eficiente é sempre bem-vinda. Afinal, postar com frequência, relevância e qualidade é uma tarefa difícil, por isso, descobrir formas de como automatizar o Facebook, rede social com mais usuários do mundo, é algo que você vai querer descobrir.

Pensar ideias para as postagens, criar layout ou produzir fotos e vídeos, criar legendas criativas e acompanhar o resultado das publicações para melhorar as próximas, são tarefas que exigem uma equipe e demandam bastante tempo. 

Se você trabalha em uma agência, por exemplo, precisando gerenciar várias contas, esse trabalho pode ainda ser mais penoso, mas não precisa ser assim.

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar muito nesse processo, afinal de nada adianta fazer uma linda postagem se na hora que alguém interage com ela não obtém uma resposta rápida, por exemplo.

No entanto, quando você pensa em como automatizar o Facebook, a resposta rápida a um comentário ou direct não são os únicos pontos onde é possível automatizar, existem ferramentas muito interessantes, que vão atender a outros recursos desta rede social que vamos conhecer a seguir.

Como automatizar o Facebook: 6 ferramentas essenciais

1. Programação de postagens

Uma das ferramentas mais comuns quando falamos sobre automação para Facebook, a programação de postagens é muito útil quando você produz uma série de postagens que irão ser lançadas em datas diferentes. 

Pela própria página, dentro do gerenciador de conteúdos do Facebook, é possível programar que seus conteúdos sejam publicados no dia e na hora que você desejar.

Se você possui mais de uma página ou programa postagens com muita frequência e precisa de uma visão maior de tudo caso precise alterar algo, o próprio Facebook possui seu estúdio de criação, onde você tem um maior controle das suas publicações programadas, além de podem também programar postagens para o Instagram.

2. Geração de relatórios

Se você quer aprender como automatizar o Facebook não pode esquecer de acompanhar os resultados das postagens para fazer ajustes nas publicações e melhorar o desempenho delas.

De nada adianta sair postando sem critério se o seu público não se interessar pela estética dos seus posts, ou não interagir nos dias e horários que você posta, dentre outros fatores que só podem ser mensurados através dos relatórios de desempenho e dos indicadores de redes sociais

Para isso, você pode utilizar o Facebook Insights, uma excelente ferramenta de análise de métricas onde é possível acompanhar o crescimento ou queda de seguidores, alcance orgânico, engajamento dentre outros indicadores interessantes para otimizar suas próximas publicações.

Além disso, é possível analisar posts de forma individual, realizar comparações e entender qual é o tipo de postagem que tem maior ou menor alcance ou gera mais engajamento junto ao seu público.

Leia também: Como aumentar engajamento nas Redes Sociais? 6 dicas simples

3. Chatbot Messenger

Uma das ferramentas que não se pode deixar de lado quando se pensa em como automatizar o Facebook é o Messenger. Ele nada mais é que um canal direto da sua audiência com você.

Ninguém gosta de demorar para ser atendido, não é mesmo? Por isso, quando alguém entra em contato com a sua página e não tem ninguém naquele momento para atendê-lo é preciso utilizar essa automação de atendimento para não frustrar seu usuário.

Perguntas básicas como: “Qual o telefone da empresa?” ou “Como fazer uma reserva?”, podem ter respostas automatizadas para responder ao usuário e, assim, melhorar a experiência que ele vive com a sua empresa. 

Além de respostas automáticas é possível utilizar o chatbot de forma ativa, sendo possível programá-lo para abordar seus seguidores e assim gerar leads, vendas ou realizar alguma ação de marketing. 

4. Monitorar concorrentes

O Facebook é a rede social com maior número de usuários entre todas, portanto seja lá qual for seu ramo você terá diversos concorrentes dentro da plataforma

Seja alguns mais diretos e outros indiretos, o fato é que ninguém quer ficar para trás e, por isso, é preciso ficar de olho na concorrência.

Para isso, existe um aplicativo chamado Quintly, que pode facilitar para que você não precise pesquisar um por um toda vez que for avaliar o mercado. 

Através dele, é feita uma análise de todas as páginas que são do mesmo ramo que a sua empresa. O sistema ainda destaca os principais para facilitar o monitoramento.

Após escolher as páginas a serem monitoradas, além dos atalhos para elas, o app gera relatórios com as métricas mais relevantes dos dados disponíveis dos seus concorrentes de modo a poupar um tempo valioso para você.  

5. Ideias para postagens

Criar boas ideias para publicar postagens com frequência pode ser algo trabalhoso e quando falta criatividade às vezes o melhor a se fazer é apostar nas tendências.

Uma das formas de agilizar essa pesquisa pelos temas e assuntos mais em alta no momento é o Google Trends. Através dele é possível pesquisar por palavras-chave e descobrir quais assuntos mais falados e pesquisados naquele momento.

Essa forma de como automatizar o Facebook te poupará tempo para investir no layout e texto da publicação quando as ideias paras as postagens estiverem escassas.

6. Encurtadores de link

Encurtadores de link são uma das ferramentas de marketing de relacionamento úteis para equipes de marketing digital e com certeza são uma das formas de automatizar o Facebook.

Além de criarem links menos agressivos que por si só já dão uma tranquilidade maior para que usuário clique, eles também fornecem dados muito valiosos para os administradores de páginas.

Uma das ferramentas mais conhecidas para isso é o Bitly, ao encurtar uma URL por ele, é possível verificar dados interessantes como: 

  • número de cliques, 
  • origem do tráfego tanto a nível geográfico quanto comportamental, 
  • além de poderem ser parametrizados da forma que você precisar.

7. Geração de leads

Uma outra forma de automatizar o Facebook é por meio da funcionalidade Facebook Lead Ads.

Com ela é possível criar campanhas de anúncios que tenham o objetivo de gerar leads, uma das etapas mais importantes dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Usar essa automação pode ampliar de forma expressiva o volume de leads na sua base, alavancando a sua estratégia, sem exigir um esforço proporcional da sua equipe. 

Sabemos que, mesmo com a automação, controlar tudo isso pode dar bastante trabalho, principalmente quando você opta por gerenciar múltiplas ferramentas. Para facilitar ainda mais a gestão indicamos que use o software de automação de marketing que reúne múltiplas funcionalidades descritas acima, em um único sistema. 

A LAHAR foi eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do Brasil pela ABCOmm. Entre as funcionalidades da plataforma está a possibilidade de automação para Facebook. 

Além de permitir a programação de publicações, o software de automação de marketing ainda permite a integração de seu sistema com o Facebook Lead Ads, logo, os leads gerados pelo Facebook são direcionados automaticamente para a plataforma de gestão de leads, para serem gerenciados dentro dos demais fluxos de automação.

Se você trabalha em uma agência de marketing digital, pode contar com o sistema Whitelabel da LAHAR para gerenciar as páginas de seus clientes e ainda estreitar a relação deles com a sua empresa. Confira mais sobre isso emWhite Label para agências de marketing: funções e benefícios de adotar o modelo”. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a automação para Facebook? Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer para ajudar seu negócio a crescer nas redes sociais. 

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