Design de e-mail marketing: 6 táticas para aumentar a conversão de suas campanhas

De todas as maneiras diferentes que temos de nos comunicar com nossos clientes, o e-mail marketing já é um dos mais eficazes e atraentes. Segundo pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos consumidores acham o e-mail marketing o melhor meio de receber mensagens  de empresas e marcas. Além disso, o SERASA aponta o e-mail marketing como o canal com maior conversão de vendas, com aproximadamente 2,5%.

Dados como esses deixam empreendedores animados e curiosos. O que faz um consumidor ter interesse em abrir o e-mail em questão? Você deve pensar em vários fatores antes de disparar sua campanha. Entre eles, o título do e-mail marketing, uma vez que é o primeiro contato do usuário com sua ação e pode definir se o e-mail chegará a ser aberto ou não.

Após aberto, o que fazer para prender a atenção do usuário? Entre as respostas e elementos que fazem uma campanha de marketing digital por e-mail ter sucesso é o design de e-mail marketing. Ele é fundamental para incentivar o usuário a interagir com seu material e ter interesse em responder ao call to action (chamadas à ação) proposto.

Quer aprender a como fazer um e-mail marketing? Sugerimos a leitura desse material exclusivo com 7 estratégias para começar suas campanhas.
O design de e-mail marketing eficaz atrai a atenção, orienta o olho e – o mais importante – motiva seu leitor a responder positivamente ao CTA. O seu conteúdo de e-mail deve educar, inspirar e agregar valor às caixas de entrada dos seus assinantes.

Para te ajudar a melhorar a aparência e aumentar a taxa de cliques (CTR), separamos seis dicas de design de  e-mail marketing – com exemplos de campanhas já realizadas. Inspire-se!

6 táticas que irão ajudar a melhorar o design do e-mail marketing de sua empresa [e seus resultados]

#1 Template

Uma dica de ouro para as campanhas de e-mail marketing é a utilização do formato HTML ao invés da clássica imagem única inserida no corpo do e-mail. Por isso, o primeiro passo para a construção do design do e-mail marketing é a escolha de uma plataforma de disparo que possua templates prontos em HTML para envio do material.

Sim, você pode criar templates do zero, mas utilizar modelos de templates prontos pode agilizar seu trabalho. E se tempo é importante para você e sua empresa, essa é uma questão a ser levada em consideração.

Algumas plataformas de disparo oferecem modelos básicos de template em HTML gratuitos e mesmo a opção de uma conta gratuita para um número específico de disparos por mês. Entre elas estão: a MailChimp, Sendinblue, Nitronews e outras que você encontra no mercado.

Se deseja um template diferenciado, uma opção é comprar seus modelos em sites como o Theme Forest.

#2 Layout

O layout de e-mail marketing determina o fluxo de seu conteúdo e a ordem em que seus leitores consomem as informações. Um bloco chato de texto é fácil de ignorar, enquanto um design criativo move o olho para onde quer que ele vá.

Uma dica simples e muito eficiente é a organização das informações mais importantes, inclusive a possibilidade de presença de um CTA, logo na barra superior do layout. Isso porque assim o usuário não vai precisar utilizar a barra de rolagem para ler o conteúdo mais importante. Isso facilita para o leitor, atrai sua atenção, o estimula a continuar a ler o material e aumenta a taxa de conversões, estimulando cliques.

Algumas dicas gerais podem aumentar o sucesso de seu layout e o retorno de sua campanha:

  • Cuidado com as imagens: A primeira dica sobre imagens é tomar cuidado com seu peso. Imagens muito pesadas demoram a carregar e esse é um fator de desencorajamento da leitura do usuário (além disso, elas podem ser enviadas para o SPAM). Ou seja, a demorar para abrir seu material pode fazer o cliente desistir de ler o e-mail marketing.

Uma das maneiras de resolver esse problema é utilizar o site: Tiny png, ele diminui o peso das imagens sem fazer com que percam a qualidade.

Falando em qualidade, as imagens devem sempre ter alta qualidade, então busque em sites de banco de imagens, alguns inclusive oferecem imagens gratuitas.

Já que estamos falando de imagens, outra dica valiosa é sempre utilizar as ‘Alt tags’, colocando um texto que a descreva ou incentive o clique. Como  exemplo: “eBook Introdução ao Email Marketing”. Aproveite e coloque links também nas imagens, assim elas podem ser clicadas individualmente.

  • Atente-se para o mobile. O último relatório de preferência do dispositivo de consumo do mercado móvel do MovableInk revelou que 66% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel. Portanto, certifique-se de que seus modelos são responsivos e que podem ser facilmente lidos em smartphones e tablets.
  • Não exagere na quantidade de imagens e textos. Com o equilíbrio certo, um e-mail pequeno e eficiente pode ser perfeito.

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Fonte: NewsCred

No exemplo, a Caterpillar imediatamente agarra a atenção de um leitor com uma imagem, cabeçalho e uma frase de impacto. Um elemento como uma flecha puxa o olhar para recursos atraentes e uma história de marca emocionante, antes de terminar com um forte apelo à ação – complete com um atraente botão CTA.

#3 Cor

Tal como em qualquer projeto de marketing o uso de cores no e-mail marketing ajuda a definir o tom de sua mensagem e tem o potencial de obter uma forte resposta emocional e um profundo senso de familiaridade.

De acordo com um estudo da Universidade de Loyola, em Maryland, a cor aumenta o reconhecimento da marca em até 80%. E faz sentido. Pense nas marcas mais populares que conhece e todos terão uma associação de cores. Starbucks? Verde. Dell? Azul.

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#4 Negative Space ou Espaço Negativo

O espaço negativo é uma poderosa ferramenta visual, definida por áreas brancas, contrastes e silhuetas marcantes.

O uso inteligente deste elemento de design permite que seu conteúdo respire e crie formas únicas que mantenham o olho focalizado e intrigado.

Imagens múltiplas e grandes, linhas de texto podem sobrecarregar rapidamente um leitor em uma configuração de e-mail. Especialmente, considerando que a maioria das pessoas lê e-mails em smartphones ou tablets. Um pequeno espaço negativo ajuda no caminho da leitura, principalmente, em telas menores.

Distribua imagens e textos e lembre-se de que uma quantidade saudável de espaço em branco entre cabeçalhos, caracteres, blocos de texto e imagens é necessária para um bom consumo de conteúdo, permitindo ao cérebro escanear e quebrar facilmente a informação.

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Fonte: NewsCred

#5 Tipografia

É incrível a quantidade de personalidade que um tipo de letra pode agregar a uma marca. (E a rapidez com que uma escolha errada pode prejudicar as coisas.) As marcas geralmente possuem fontes definidas, mas às vezes há espaço para improvisação em ocasiões especiais ou campanhas.

design e-mail marketing

Fonte: NewsCred

Ao introduzir um novo produto para revendedores, a Jack Daniels utilizou a fonte de Tenesse em outro elemento do e-mail marketing e emprestou as fontes de assinatura de sua garrafa para criar uma exibição tipográfica convincente.

Dica: Menos é mais. Ou seja, limite-se a três ou quatro fontes e cores por e-mail. Esforce-se para uma mistura que se destaca e é claramente visível e legível.

#6 Animação

Que você precisa de imagens deslumbrantes e cuidadosamente selecionadas no seu e-mail marketing, é evidente.

Mas e a nimaçãao? O movimento atrai a atenção e incluir um GIF pode ser a novidade que você precisava para sua campanha. Você pode incluir mais informação e as pessoas tendem a vê-las, graças ao imediatismo do meio.

Se você está apenas adicionando um pouco de brilho à sua campanha ou usando a ferramenta para exibir muita informação em uma pequena quantidade de espaço, os GIFs têm enorme capacidade de contar histórias e potencial de engajamento.

e-mail marketing animação

Fonte: NewsCred

Este exemplo da marca de produtos para casa Serena & Lily usa um GIF que combina imagens e texto para alternar entre dicas inspiradoras e uma dose maravilhosa de design de interiores. Lendo como uma revista de moda de luxo trazida à vida, a campanha bem executada convida os espectadores a explorar além dos limites de uma mensagem de e-mail.  Diversos CTAs são sugeridos e vão além da rotina padrão “Compre agora” ou “Saiba mais”. E com uma estética como esta, é difícil dizer não.

O design do e-mail marketing da sua empresa está funcionando?

O investimento em marketing digital exige acompanhamento. Independente se a ação é no Facebook, uma campanha no Google Adwords ou em qualquer outra plataforma, é preciso acompanhar qual o retorno que essas campanhas estão trazendo para a sua empresa.

Entre as muitas vantagens que investir em marketing digital apresenta, uma delas é a enorme capacidade de coleta de dados e números que apresentam os resultados – positivo ou negativo – de uma campanha. Muitas são as ferramentas de monitoramento que permitem uma análise das métricas do marketing digital.

Entre as possibilidade de análise de resultados está o Heatmap ou mapa de calor. Eles são representações visuais em cores, que mostram exatamente onde as pessoas estão interagindo e focando sua atenção em seu site, e mais recentemente, em seu e-mail marketing. Por meio de ferramentas você consegue saber onde as pessoas mais olham para suas campanhas.

Uma informação valiosa na hora de escolher seu template e construir seu layout, não é?

e-mail marketing mapa de calor

Fonte: Campaign Monitor

Uma ferramenta que faz esse tipo de análise é a Visual Web Optimizer.  Ela mostra onde os usuários estão clicando mais e onde estão navegando mais com o ponteiro do mouse.

Como acabamos de ver, o e-mail marketing é uma estratégia muito completa de interação com o cliente e de apresentação de serviços e produtos. Dedicação e tempo são fundamentais, mas é claro que você também pode contar com a ajuda das melhores ferramentas do mercado.

Umas das formas de automação de marketing proposta pela Lahar é o trabalho com e-mail marketing. É por meio dele que você se relaciona com seus leads e compreende exatamente quando e como eles foram impactados por suas campanhas. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o que podemos fazer por você!