Disparador de e-mail marketing: ferramentas e como ficar longe do spam

Não tem certeza de qual disparador de e-mail marketing é ideal para você?

Se a mídia social é o tio divertido e imprevisível da família do Marketing, o e-mail é um avô antigo e confiável. Claro, pode não ser tão legal, mas tem se mostrado eficaz e atende a uma necessidade muito importante. Além disso, eles são mais parecidos do que você imagina.

Não importa o que é interessante ou se surgem novas tendências de marketing, o e-mail continua a ser um dos canais mais segmentados e valiosos quando você sabe como usá-lo. Mas muitas ferramentas para disparar e-mail marketing entraram no mercado, o que torna crucial saber onde encontrar toda a ajuda necessária para o sucesso.

Assim como é preciso ter as ferramentas perfeitas para publicação nas mídias sociais, você também precisa saber onde encontrar os melhores disparadores de e-mail marketing. Além de conhecer os prós e contras de cada ferramenta, é importante se atentar aos fatores que influenciam na taxa de entrega dos e-mails.

Mas antes de descobrir como disparar um e-mail marketing através de alguma delas, conheça alguns critérios importantes sobre as políticas de spam que influenciam nas taxas de entrega das suas campanhas.

Como evitar filtros de spam

Se você envia campanhas de e-mail com frequência, inevitavelmente encontrará problemas no filtro de spam. De acordo com a ReturnPath, cerca de 21% dos e-mails baseados em permissão enviados por comerciantes legítimos de e-mail acabam em pastas indesejadas.

Os filtros de spam e os ISPs estão trabalhando mais do que nunca para reduzir a irrelevância da caixa de entrada. Por isso, é importante entender o que é spam, como funcionam os filtros de spam e algumas etapas para evitar ser sinalizado.

O que é spam?

Em essência, o spam é um e-mail não solicitado, irrelevante, enviado em massa para uma lista de pessoas. Por exemplo, digamos que você tenha comprado uma lista de endereços de e-mail de uma organização comercial local.

Na superfície, essa lista de endereços parece conter grandes perspectivas para sua empresa e você deseja enviar um e-mail a eles com uma oferta relevante que eles não podem recusar.

Mas, como essas pessoas não lhe deram permissão explícita para contatá-las, enviar um e-mail para essa lista seria considerado spam.

Filtros de Spam

Os filtros de spam consideram uma lista longa de critérios ao julgar o “grau de spam” de um e-mail. Eles pesam cada fator e os adicionam para atribuir uma pontuação de spam, o que ajuda a determinar se uma campanha passará pelo filtro.

Se a pontuação exceder um determinado limite, seu e-mail será sinalizado como spam e direcionado diretamente para a pasta de lixo eletrônico.

No entanto, cada filtro de spam funciona de maneira um pouco diferente e as pontuações de “aprovação” são normalmente determinadas por administradores de servidores individuais. Isso significa que um e-mail pode passar pelo Filtro de Spam A sem problemas, mas é sinalizado pelo Filtro de Spam B.

Quanto a essa lista de critérios de spam, ela está constantemente crescendo e se adaptando, com base – pelo menos em parte – no que as pessoas identificam como spam com o botão “Marcar como spam” ou “É lixo” em suas caixas de entrada.

Os filtros de spam até sincronizam entre si para compartilhar o que aprenderam. Não há uma fórmula mágica e os filtros de spam não publicam detalhes sobre suas práticas de filtragem, mas há etapas que você pode seguir para evitar o destino na pasta de lixo eletrônico de seus inscritos.

Metadados da campanha: os filtros de spam querem saber que você está familiarizado com a pessoa que recebe o e-mail. Recomendamos o uso de tags de mesclagem para personalizar o campo ‘Para’: da campanha, o envio por meio de domínios verificados e a solicitação de que os destinatários o adicionem ao catálogo de endereços.

Seu endereço IP: alguns filtros de spam vão sinalizar uma campanha se qualquer pessoa com o mesmo IP tiver enviado spam no passado. Quando você envia através de um serviço X, seu e-mail é entregue através dos servidores do mesmo. Portanto, se uma pessoa enviar spam, isso poderá afetar a capacidade de entrega para outros usuários. É por isso que as ferramentas são rigorosas para manter sua reputação de envio intacta, exigindo conformidade com os Termos de Uso.

Codificação em sua campanha: os filtros de spam podem ser acionados por códigos desleixados, tags extras ou códigos extraídos do Microsoft Word.

Conteúdo e formatação: alguns filtros de spam sinalizam e-mails com base em conteúdo específico ou imagens que eles contêm, mas não há um conjunto abrangente de práticas recomendadas a seguir ou coisas que você precisa evitar. Mas nós temos algumas recomendações:

  • Projete sua campanha para ser clara, equilibrada e promover o engajamento de seus inscritos;
  • Verifique se seus inscritos optaram por receber seus e-mails;
  • Seja consistente. Tente não se afastar muito do conteúdo e do design que seu público-alvo já associa à sua marca, site ou canais de mídia social;
  • Teste, teste, teste! Use o teste A/B ou multivariável para saber como as alterações em seu conteúdo afetam a taxa de entrega e o engajamento.

Dicas e melhores práticas

No e-mail marketing, é importante lembrar que a permissão é fundamental. Sem permissão, você pode ser denunciado por abuso, seja você um profissional de marketing legítimo ou não.

Essas dicas podem ajudar a evitar reclamações de spam quando você começar a enviar e-mails para os inscritos:

  • Escolha o seu método de opt-in com cuidado;
  • Não use listas compradas, alugadas ou copiadas;
  • Não presuma que você tem permissão;
  • Defina expectativas quando as pessoas ingressam na sua lista;
  • Não espere muito tempo antes de entrar em contato com seus inscritos;
  • Trate suas campanhas de e-mail como uma extensão de sua marca;

Escolhendo o disparador de e-mail marketing correto

Existem inúmeros serviços de e-mail marketing por aí para escolher e muitos comentários sobre cada um. Todos eles têm seus próprios benefícios e desvantagens, dependendo de suas necessidades específicas.

Eles vêm com ferramentas de automação de marketing, modelos de e-mail personalizáveis, recursos de construção de listas e muito mais para ajudá-lo a obter o máximo do seu programa de e-mail e até se casar com outros aspectos de sua estratégia geral de marketing.

Abaixo fizemos um top 10 das melhores ferramentas para disparar e-mail marketing com períodos de teste gratuitos e diferentes opções de plano pagos para você conhecer:

Com essas plataformas você vai aprender como disparar e-mail marketing, mensurar os resultados e verificar o desempenho de cada campanha.

Como mencionamos acima, além de ser um disparador de e-mail marketing, muitas das ferramentas que citamos oferecem uma solução de marketing digital completa, automatizando processos e facilitando o gerenciamento de ações e resultados.

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