Disparador de e-mail marketing: ferramentas gratuitas e como evitar spam

Está em busca de um disparador de e-mail marketing fácil de usar no dia a dia para criar fluxos de nutrição de e-mails para sua empresa?

O e-mail é o canal mais segmentado que você pode usar na sua estratégia de marketing digital e que chega direto ao usuário.

Não à toa, o mercado digital oferece inúmeras ferramentas para disparar e-mail marketing de maneira automática para as empresas. 

Aprender como disparar e-mail marketing também é fundamental para evitar que seu endereço será marcado como spam.

Para te ajudar na escolha do melhor disparador de e-mail marketing para seu negócio e passar longe dos filtros de spam, continue lendo e aumente as taxas de entrega das suas campanhas.

O que é spam?

Os spams são os e-mails enviados em massa para uma lista de contatos sem a permissão dos mesmos. São aqueles e-mails que você recebe e pensa: como essa empresa tem meu e-mail? 

Por isso, se o seu negócio vai investir em um disparador de e-mail marketing, o primeiro ponto de atenção é: não compre listas de e-mails prontas

Construa sua base de contatos qualificados através de campanhas de captação em landing pages, nas redes sociais, nos campos de comentários do blog da empresa, etc.

Caso contrário, você vai receber muitas marcações de spam para o seu endereço de envio, além de não conseguir ter resultados com suas ações de marketing.

Como funcionam os filtros de spam

Os filtros de spam seguem uma lista de critérios que não são 100% relevados. Ao analisarem um endereço de envio, este ganha uma pontuação de spam.

Excedendo em alguns critérios e tendo uma nota que não atenda os critérios do servidor, o e-mail pode ser automaticamente encaminhado para a caixa de spam. 

Cada servidor de e-mail tem seus filtros para fazer essa seleção e, inclusive, trocam dados entre si, mas um e-mail pode ser barrado pelo Gmail, mas passar pelo Hotmail, por exemplo.

As empresas também coletam dados para orientar os filtros de spam pelo feedback dos usuários em relação ao que eles marcam como conteúdo irrelevante e que não deve estar na sua caixa de entrada principal.

Alguns dos critérios conhecidos dos filtros de spam são:

Reconhecimento do e-mail: e-mails com campo ‘para’ personalizado, endereço salvo no nos contatos do destinatário e domínios verificados são formas de verificar se o usuário conhece a empresa.

Número do endereço de IP: um e-mail tem mais chances de ser barrado no spam se, anteriormente, já tiver sido disparado dele e-mails considerados spams. 

Estrutura de códigos do e-mail: o filtro de spam do servidor pode barrar um e-mail se ele tiver uma estrutura de código mal feita ou com erros. 

Formato e edição do conteúdo: os textos e as imagens usadas para criar um e-mail marketing também precisa estar em conformidade para passar nos filtros de spam. Algumas dicas são: 

  • Crie campanhas com objetivos bem definidos e com textos claros que comunicam diretamente a mensagem, desde a linha de assunto até o corpo do e-mail;
  • Inclua na sua lista de contatos apenas os e-mails que autorizaram o contato;
  • Monte e-mails seguindo a identidade visual da empresa com as cores e imagens que o público está familiarizado e associa a sua marca;
  • Faça teste A/B para verificar qual tipo de conteúdo e formatação de e-mail tem a melhor taxa de entrega e engajamento.

Como evitar filtros de spam

Já citamos acima, mas vale a pena reforçar que a autorização do contato para receber conteúdos de venda ou informativos da empresa é fundamental.

Outros cuidados que vão ajudá-lo a passar longe das caixas de Spam são:

  • Tenha um método de opt-in eficiente;
  • Jamais pague por listas sem segmentação de contatos aleatórios;
  • Pergunte diretamente pela autorização, jamais suponha que o usuário quer receber seus e-mails;
  • Deixe claro qual o propósito ao pedir a permissão para envio de e-mails;
  • Depois que um e-mail entra no seu banco de dados, encaminho-o rapidamente ao fluxo de nutrição imediato;
  • Use o e-mail marketing como uma ferramenta para valorizar sua marca.

Qual é a melhor ferramenta para disparar e-mail marketing?

Existem inúmeros serviços de e-mail marketing por aí para escolher e muitos comentários sobre cada um. Todos eles têm seus próprios benefícios e desvantagens, dependendo de suas necessidades específicas. 

Eles vêm com ferramentas de automação de marketing, modelos de e-mail personalizáveis, recursos de construção de listas e muito mais para ajudá-lo a obter o máximo do seu programa de e-mail.

Abaixo fizemos um top 10 das melhores ferramentas para disparar e-mail marketing com períodos de teste gratuitos e diferentes opções de plano pagos para você conhecer:

Com essas plataformas você vai aprender como disparar e-mail marketing, mensurar os resultados e verificar o desempenho de cada campanha.

Como mencionamos acima, além de ser um disparador de e-mail marketing, muitas das ferramentas que citamos oferecem uma solução de marketing digital completa, automatizando processos e facilitando o gerenciamento de ações e resultados.

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