Disparador de e-mail marketing: ferramentas gratuitas e como evitar spam

Está em busca de um disparador de e-mail marketing fácil de usar no dia a dia para criar fluxos de nutrição de e-mails para sua empresa?

O e-mail é o canal mais segmentado que você pode usar na sua estratégia de marketing digital e que chega direto ao usuário.

N√£o √† toa, o mercado digital oferece in√ļmeras ferramentas para disparar e-mail marketing de maneira autom√°tica para as empresas. 

Aprender como disparar e-mail marketing também é fundamental para evitar que seu endereço será marcado como spam.

Para te ajudar na escolha do melhor disparador de e-mail marketing para seu negócio e passar longe dos filtros de spam, continue lendo e aumente as taxas de entrega das suas campanhas.

O que é spam?

Os spams s√£o os e-mails enviados em massa para uma lista de contatos sem a permiss√£o dos mesmos. S√£o aqueles e-mails que voc√™ recebe e pensa: como essa empresa tem meu e-mail? 

Por isso, se o seu negócio vai investir em um disparador de e-mail marketing, o primeiro ponto de atenção é: não compre listas de e-mails prontas

Construa sua base de contatos qualificados através de campanhas de captação em landing pages, nas redes sociais, nos campos de comentários do blog da empresa, etc.

Caso contr√°rio, voc√™ vai receber muitas marca√ß√Ķes de spam para o seu endere√ßo de envio, al√©m de n√£o conseguir ter resultados com suas a√ß√Ķes de marketing.

Como funcionam os filtros de spam

Os filtros de spam seguem uma lista de critérios que não são 100% relevados. Ao analisarem um endereço de envio, este ganha uma pontuação de spam.

Excedendo em alguns crit√©rios e tendo uma nota que n√£o atenda os crit√©rios do servidor, o e-mail pode ser automaticamente encaminhado para a caixa de spam. 

Cada servidor de e-mail tem seus filtros para fazer essa seleção e, inclusive, trocam dados entre si, mas um e-mail pode ser barrado pelo Gmail, mas passar pelo Hotmail, por exemplo.

As empresas tamb√©m coletam dados para orientar os filtros de spam pelo feedback dos usu√°rios em rela√ß√£o ao que eles marcam como conte√ļdo irrelevante e que n√£o deve estar na sua caixa de entrada principal.

Alguns dos critérios conhecidos dos filtros de spam são:

Reconhecimento do e-mail: e-mails com campo ‚Äėpara‚Äô personalizado, endere√ßo salvo no nos contatos do destinat√°rio e dom√≠nios verificados s√£o formas de verificar se o usu√°rio conhece a empresa.

N√ļmero do endere√ßo de IP: um e-mail tem mais chances de ser barrado no spam se, anteriormente, j√° tiver sido disparado dele e-mails considerados spams. 

Estrutura de c√≥digos do e-mail: o filtro de spam do servidor pode barrar um e-mail se ele tiver uma estrutura de c√≥digo mal feita ou com erros. 

Formato e edi√ß√£o do conte√ļdo: os textos e as imagens usadas para criar um e-mail marketing tamb√©m precisa estar em conformidade para passar nos filtros de spam. Algumas dicas s√£o: 

  • Crie campanhas com objetivos bem definidos e com textos claros que comunicam diretamente a mensagem, desde a linha de assunto at√© o corpo do e-mail;
  • Inclua na sua lista de contatos apenas os e-mails que autorizaram o contato;
  • Monte e-mails seguindo a identidade visual da empresa com as cores e imagens que o p√ļblico est√° familiarizado e associa a sua marca;
  • Fa√ßa teste A/B para verificar qual tipo de conte√ļdo e formata√ß√£o de e-mail tem a melhor taxa de entrega e engajamento.

Como evitar filtros de spam

J√° citamos acima, mas vale a pena refor√ßar que a autoriza√ß√£o do contato para receber conte√ļdos de venda ou informativos da empresa √© fundamental.

Outros cuidados que v√£o ajud√°-lo a passar longe das caixas de Spam s√£o:

  • Tenha um m√©todo de opt-in eficiente;
  • Jamais pague por listas sem segmenta√ß√£o de contatos aleat√≥rios;
  • Pergunte diretamente pela autoriza√ß√£o, jamais suponha que o usu√°rio quer receber seus e-mails;
  • Deixe claro qual o prop√≥sito ao pedir a permiss√£o para envio de e-mails;
  • Depois que um e-mail entra no seu banco de dados, encaminho-o rapidamente ao fluxo de nutri√ß√£o imediato;
  • Use o e-mail marketing como uma ferramenta para valorizar sua marca.

Qual é a melhor ferramenta para disparar e-mail marketing?

Existem in√ļmeros servi√ßos de e-mail marketing por a√≠ para escolher e muitos coment√°rios sobre cada um. Todos eles t√™m seus pr√≥prios benef√≠cios e desvantagens, dependendo de suas necessidades espec√≠ficas. 

Eles vêm com ferramentas de automação de marketing, modelos de e-mail personalizáveis, recursos de construção de listas e muito mais para ajudá-lo a obter o máximo do seu programa de e-mail.

Abaixo fizemos um top 10 das melhores ferramentas para disparar e-mail marketing com per√≠odos de teste gratuitos e diferentes op√ß√Ķes de plano pagos para voc√™ conhecer:

Com essas plataformas você vai aprender como disparar e-mail marketing, mensurar os resultados e verificar o desempenho de cada campanha.

Como mencionamos acima, al√©m de ser um disparador de e-mail marketing, muitas das ferramentas que citamos oferecem uma solu√ß√£o de marketing digital completa, automatizando processos e facilitando o gerenciamento de a√ß√Ķes e resultados.

Conhe√ßa o case da M3Corp que triplicou seu n√ļmero de parceiros, aumentou em 3 vezes os visitantes convertidos em leads qualificados e cresceu em 20% o tr√°fego do site atrav√©s da an√°lise dos relat√≥rios fornecidos pela LAHAR.

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