Estratégias de CRM utilizadas em marketing: quais são e vantagens

Para começarmos este texto é importante alinharmos algumas questões e a principal delas é o conceito por trás de CRM. Você acha que CRM é um software? Pois está enganado! Sim, existe o software de CRM, mas ele é apenas uma ferramenta que contribui para a execução de todas as práticas de uma estratégia de CRM. E como as estratégias de CRM são utilizadas em marketing?

Como você observou acima, o CRM é muito mais do que um software, ele é uma estratégia. 

A sigla para Customer Relationship Manager (CRM) quando traduzida significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. 

Com o significado do termo em mãos partimos para a compreensão sobre o que é estratégia de CRM e como as estratégias de CRM são utilizadas em marketing e no atendimento ao cliente. 

O que é estratégia de CRM?

As estratégias de CRM são estratégias de relacionamento com o cliente. O objetivo é ampliar a reputação da empresa, conquistar a satisfação dos clientes, retê-los, fidelizá-los e ampliar a receita da empresa, a partir dessa experiência positiva do consumidor com a organização. 

Por representar um conjunto de táticas de relacionamento com o cliente, o CRM pode – e deve – atuar em todas as áreas da empresa que possuem um contato mais próximo com o consumidor, isso inclui setores com:

  • marketing, 
  • vendas, 
  • atendimento, 
  • customer success. 

Logo, quando falamos sobre CRM estamos falando de um conjunto de táticas capazes de otimizar os resultados alcançados por todos esses setores.  

3 estratégias de CRM utilizadas em marketing 

O relacionamento com o cliente é uma importante etapa das estratégias de marketing atual. Com um consumidor cada vez mais informado e exigente é necessário ir além na comunicação e estabelecer vínculos, encantar e se mostrar relevante.  

Nesse cenário, as estratégias usadas para o CRM se encaixam perfeitamente com as de marketing. Confira algumas aplicações de estratégias de CRM utilizada em marketing:

  1. Definir o público de cada campanha e a persona da empresa
  2. Aumentar a conversão de leads e leads qualificados
  3. Alinhar os setores de marketing e de vendas

A seguir, compreenda cada uma delas!

1. Definir o público de cada campanha e a persona da empresa

Para fazer a gestão do relacionamento com o cliente a sua empresa precisa, antes de tudo, entender quem é esse cliente. A partir disso, é possível prever quais são seus interesses e comportamentos, quais as necessidades e dores. 

Da mesma forma, a compreensão sobre a persona do consumidor da empresa é fundamental para a criação das estratégias de marketing que vão atingir o público ideal e ampliar as chances de conversão quando eles iniciarem o relacionamento com a marca. 

Seja em ações de links patrocinados (anúncios pagos) ou mesmo em estratégias de SEO e Inbound Marketing, entender quem é o seu público ideal é o primeiro passo para conquistá-lo. 

O software de CRM contribui para essa etapa, afinal, permite análises diversas sobre seus clientes, entre elas:

quais tipos de produtos ou serviços são mais procurados de acordo com o perfil do cliente, 

  • quais as características dos clientes que compram mais?
  • o que é mais importante para os consumidores ao comprar: atendimento, descontos, frete, e mais. 

Em resumo, parte de uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é entender quem é esse consumidor, o mesmo vale para o setor de marketing. 

2. Aumentar a conversão de leads e leads qualificados

Parte da gestão de relacionamento com os clientes é conseguir ampliar os canais de comunicação e interação

Quando você conhece alguém, parte do estreitamento de relacionamento entre você é a troca de telefone e endereço, concorda? 

Logo, a estratégia de CRM de captura de leads também é utilizada no marketing (e em vendas), especialmente a geração de leads qualificados

Essa é uma etapa fundamental do funil de vendas que irá levar o usuário a fazer uma compra. 

3. Alinhar os setores de marketing e de vendas

O CRM e a automação de marketing funcionam em sincronia nessa etapa para garantir que apenas leads qualificados para vendas serão encaminhados para o setor comercial. 

Nessa “transmissão” de leads, a automação de marketing identifica os SQL mais preparados para a compra e o CRM contribui para a continuação de um relacionamento eficiente e de qualidade. 

Leia também: MQL e SQL: o que são, e como transformá-los em clientes?

As duas ferramentas e estratégias também contribuem para a criação de um discurso de marketing e vendas mais alinhado com as demandas dos consumidores – e menos relacionado com a lista de funcionalidades do que você está oferecendo.

Logo, as estratégias de CRM utilizadas em marketing ultrapassam fronteiras garantindo um melhor alinhamento com vendas. 

O que é CRM no marketing?

CRM no marketing é um direcionamento de estratégias que priorizam o relacionamento da empresa com o cliente, e contribuem para a atração e conversão de usuários.

Um software de CRM também contribui para a coleta de dados, indicadores e informações importantes para :

  • definição da persona da empresa, 
  • direcionamento da produção de conteúdo relevante, 
  • discursos da empresa, 
  • geração de leads, 
  • nutrição de leads, 
  • alinhamento entre marketing e vendas e mais. 

Quais são os tipos de CRM?

Vale a pena entender um pouco mais sobre os tipos de CRM:

  • CRM Operacional é o responsável por captar as informações e dados necessários para a criação do relacionamento ideal, entre os elementos coletados estão os feedback dos clientes,
  • CRM Analítico realiza a análise dos dados e informações coletadas no CRM operacional. Ele identifica características particulares e realiza a segmentação de clientes,
  • CRM Colaborativo permite que as equipes coloquem em prática todo o conhecimento adquirido por meio das interações e dados do cliente,
  • CRM Estratégico é o local de criação de objetivos e metas do processo de vendas, e da identificação de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para o negócio. 

O conjunto ideal de ferramentas e vendas e marketing

Entendido como as estratégias de CRM são utilizadas no marketing, seguimos para a melhor forma de colocar tudo isso em prática: com software de CRM e softwares de automação de marketing. Essa dobradinha vale ouro para sua estratégia!

A LAHAR e a Piperun lançaram uma parceria para integração: agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação da LAHAR, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.

Acesse a plataforma da LAHAR, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias todos os benefícios dessa integração! Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o software de automação:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.