Estratégias de Inbound Marketing: 5 táticas OBRIGATÓRIAS

Se você está na busca por estratégias de Inbound Marketing é porque já sabe, ou pelo menos imagina, que essa tática de marketing está em contínua ascensão desde que surgiu. 

O Inbound Marketing é o marketing de permissão. Ao contrário do modelo tradicional de publicidade, onde as marcas interrompem o usuário – telespectador, ouvinte, leitor – para transmitir sua mensagem, no Inbound Marketing a marca faz com que suas peças de comunicação façam parte do processo de navegação do usuário. 

Ao invés de colocar um anúncio no meio de um artigo de blog que o usuário está lendo, o Inbound Marketing cria um artigo para seu próprio blog (ou de parceiros) para que esse conteúdo possa ser encontrado pelo usuário, e lido. 

É claro, entretanto, que estamos falando de um artigo baseado na produção de conteúdo relevante e não apenas de um conteúdo comercial. 

Entretanto, o artigo criado para o blog é apenas um exemplo de estratégia de Inbound Marketing. Existem muitos outros como:

  1. redes sociais, 
  2. SEO, 
  3. geração de leads,
  4. e-mail marketing (alguns tipos), 
  5. automação de marketing.

A seguir, entenda como funciona cada uma dessas estratégias de Inbound Marketing.

Inbound Marketing: pense em 4 etapas

O primeiro passo para criar uma estratégia de Inbound Marketing é entender a ideia de funil de vendas, inerente a essa tática de marketing. 

O funil de vendas é uma forma de entender como organizar as estratégias de Inbound Marketing de acordo com as fases da jornada do cliente

Existem diferentes formas de organizar essas etapas do Inbound Marketing, mas aqui vamos nos concentrar em quatro:

  • atração: de usuários da internet para sites e landing pages
  • conversão: de visitantes em leads, 
  • venda: ao conquistar leads e transformá-los em clientes pagantes,
  • fidelização:  quando sua empresa tem o objetivo de reter o cliente conquistado.  

Fonte: dBriefing

Como você pode observar na imagem acima, existem muitas estratégias de Inbound Marketing associadas a cada uma das etapas do funil de vendas. Entretanto, a seguir, listamos as principais e esperamos te ajudar a começar a colocá-las em prática. Confira!

5 estratégias de Inbound Marketing

1. Redes sociais

As redes sociais estão fundamentalmente presentes nas etapas de atrair e encantar/fidelizar. 

Por meio do conteúdo compartilhado pela sua empresa nesses canais seu objetivo deve ser atrair os seguidores da sua página para seu site ou landing page. 

Para isso evite um conteúdo exclusivamente comercial e aproveite para criar publicações que engajem esses seguidores, que respondam às dúvidas comuns das personas que seu negócio atende. 

Nesse sentido, entenda quais são as dúvidas, necessidades ou curiosidades do seu público ideal e crie conteúdos que ajudem a responder a essas questões.

Lembre-se que nessa fase você deve atrair o usuário para outras páginas da sua empresa, por isso, é importante compartilhar links de conteúdos ricos em suas postagens, para que os usuários possam se dirigir ao seu site. 

Compartilhe publicações de blog, links para landing pages com materiais aprofundados, inscrições em eventos, simuladores e mais. 

Você também pode fazer campanhas com influenciadores digitais para aumentar o tráfego de maneira exponencial. 

Quer saber mais sobre esse uso das redes sociais? Então acesse nosso artigo exclusivo, Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing”. 

2. SEO

O SEO é um conjunto próprio de estratégias que tem como objetivo rankear as páginas do site no Google e em outros mecanismos de pesquisa. 

Aplicar o SEO em conjunto com o marketing de conteúdo para blogs e sites vai ajudar a colocar as páginas da sua empresa como resposta possível para usuários que estão fazendo pesquisas relacionadas no Google.

Com cerca de 100 bilhões de buscas mensais, o Google é uma importante ferramenta para empresas que desejam levar usuários para suas páginas e sites. Como estratégia de Inbound Marketing, o SEO deve ser uma prioridade. 

Afinal, estar bem rankeado no Google garante maiores taxas de cliques em seus conteúdos e, consequentemente, maiores volumes de tráfego.

Leia também: O que é SEO? Tudo o que você precisa saber para começar

3. Geração de Leads

A segunda etapa do funil de vendas que apresentamos acima é exatamente a geração de leads. E sem dúvida, essa é uma das estratégias de Inbound Marketing que são a “alma” desse método. 

Afinal, ao converter um visitante em lead você tem a oportunidade de manter a sua comunicação com aquele usuário. 

Entre as ações para a geração de leads estão: 

  • landing pages com conteúdos ricos como ebooks e simuladores, 
  • pesquisas, 
  • cupons de desconto, 
  • formulários em redes sociais, 
  • webinars, e mais. 

Quer mais sugestões? Assista ao vídeo abaixo!

4. E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma estratégia de Inbound Marketing ou Outbound independente disso  estamos falando de uma das táticas mais relevantes para levar um lead a se tornar cliente. 

De fato, segundo pesquisa da E-commerce Trends, 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um email. Além disso, 73% dos profissionais de marketing identificam o ROI do e-mail marketing como “bom” ou “excelente”.

O e-mail marketing é fundamental para nutrir o lead, apresentando a resposta para as dúvidas dele, gerando engajamento, oferecendo conteúdo de valor e, quando chegado o momento certo, vendendo o produto ou serviço. 

Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como tornar este um canal realmente eficaz dentro da sua empresa. Para te ajudar, criamos um material completo comChecklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O conteúdo é gratuito e vale a pena conferir!

5. Automação de marketing

A automação de marketing faz toda a engrenagem das estratégias de Inbound Marketing funcionar. 

Automação de marketing é feita por meio de um software a execução de tarefas como:

  • construção de landing pages e formulários sem programador,
  • geração e rastreamento de leads,
  • envio de e-mail marketing, 
  • segmentação e personalização do conteúdo de acordo com a persona e etapa da jornada, 
  • pontuação de leads para identificação de leads qualificados, 
  • monitoramento de dados e muito mais.  

Como resultado ela amplia a produtividade da equipe, otimiza a taxa de conversão e aumenta o retorno sobre investimento.

É claro que a gente também organizou um conteúdo completo sobre o assunto, então venha conferir nossa página com TUDO sobre automação de marketing:

  • o que é, 
  • vantagens da automação de marketing,
  • passo a passo de como fazer automação de marketing e mais. 

Se você quer iniciar sua caminhada pelas estratégias de Inbound Marketing, sugerimos que conheça a LAHAR. Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes.

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