5 Tendências sobre o futuro das ferramentas de automação de marketing

O Marketing Digital vem mudando ano após ano, seguindo sempre o comportamento das pessoas e as novas tecnologias. As ferramentas de automação de marketing são a grande aposta para os profissionais de marketing, já que elas prometem otimizar o tempo (quem está com tempo sobrando?) e os custos também.

Se você é empreendedor ou profissional de marketing, é muito importante acompanhar quais são essas novas tendências, validar se o seu público está engajado com elas e tentar aplicar em seu negócio para estar sempre à frente da sua concorrência.

Saiba quais são as 5 tendências que estão prometidas como o futuro das ferramentas de automação de marketing e entenda como elas podem ser usadas na sua empresa:

1) Uso de Chatbot

Chatbot não é nada mais que um robô que interage de forma automática com os clientes. É uma ferramenta que tem se mostrado muito útil na automação do atendimento ao cliente. Ele pode ser usado para auxiliar em algum processo de cadastro do cliente, para tirar dúvidas básicas ou simplesmente como um atendimento inicial direcionando o cliente para o site posteriormente.

Usar o Chatbot em seu site ou blog pode ajudar a ter um engajamento maior dos seus visitantes. Apesar de ter a disponibilidade 24h e conseguir atender o cliente em alguns processos, não é recomendável substituí-lo totalmente pelo atendimento pessoal.

Vale destacar que o chatbot pode ajudar a diminuir as requisições de clientes em seu helpdesk ou chat online, mas algumas pessoas podem até se irritar ao tentar falar com uma pessoa e só obter respostas automáticas de um robô. Tenha cuidado ao configurar o seu chatbot para não enganar seus clientes e sempre ter uma opção que redirecione a conversa para um atendente real.

O próprio Facebook criou uma ferramenta de chatbot pela qual é possível desenvolver uma interação com os visitantes da sua página, quando eles mandam uma mensagem em seu chat. No mesmo intuito de agilizar e trabalhar na melhoria de processos, você consegue por exemplo enviar o link e vender algum produto específico, informar telefones e endereços, pedir o e-mail de contato e assim captar leads, e etc.

Existem no mercado algumas empresas com o serviço de Chatbot, entre elas tem a Many Chat, Chatfuel, Botsfy e a brasileira Zenvia.

2) Automação de Dados

Com o dia-a-dia corrido de quem é profissional de Marketing, temos sempre aquela reunião semanal ou mensal que precisa de um relatório cheio de números e gráficos, não é mesmo?

Utilizar um software que mostra automaticamente todas as métricas que sua empresa precisa como uma ferramenta de automação de marketing pode ser bem útil no dia a dia.

Você consegue integrar a outros aplicativos e serviços que sua empresa use e isso ajudará seu time a ter ideias e tomar decisões mais rapidamente, além de claro, não perderem seu precioso tempo fazendo relatórios e tarefas repetitivas.

Hoje em dia existem muitas empresas fazem a integração dessas automações para sua empresa. No Brasil nós temos por exemplo a Pluga, um software de integração entre os principais meios de pagamentos e aplicativos que os profissionais mais usam (Google Drive, Slack, Trello e mais).

Outra opção é buscar por exemplo um software de planejamento estratégico como a Siteware. Eles vão conseguir integrar as diversas áreas da sua empresa e fornecer dados sobre o negócio em tempo real.

3) Vídeos e Streaming

Uma das maiores tendências atuais no marketing digital, e que está só crescendo, é utilizar vídeos para engajar seus leads, visitantes e compradores. Com as vidas muito atarefadas, as pessoas tem maior facilidade e mais tempo para absorver conteúdos em vídeo.

E como isso está ligado a ferramentas de automação de marketing? Você pode usar uma ferramenta de automação de marketing como a Lahar, para apoiar essa estratégia enviando informações sobre as atualizações de vídeos da sua empresa para seus clientes. É uma forma de complementar outras estratégias de marketing. Por exemplo, um cliente pode entrar em contato por mensagem e ser respondido por um chat bot que enviará um vídeo explicativo, simples né?

Outra tendência em conjunto com essa estratégia é fazer vídeos em live stream, ou seja, ao vivo. Você tem que ter um cuidado maior ao fazer esses vídeos, sempre pensando que o usuário do outro lado pode estar interessado em ter uma interação mais próxima com sua empresa ou você. Para isso, use esse espaço para passar informações relevantes e interagir com seu público, afinal, o usuário tirou algum tempo do dia dele para te assistir.

4) Análise de comportamento

Uma boa forma de usar as ferramentas de automação em marketing a seu favor, seja para quem vende serviços na internet ou para quem trabalha com e-commerce é analisar como é o comportamento do consumidor em seu site.

Usar ferramentas de marketing que automatizam a captação desses dados, vai te fornecer informações valiosas sobre como o usuário se comporta nas páginas principais do seu site em tempo real.

Esses dados servem de fonte para analisar e identificar pontos de melhorias na usabilidade e experiência, aumentando consequentemente a taxa de CRO (taxa de conversão). Isso só fará sua empresa tornar-se mais “vendável”, fazendo com que as pessoas que chegam até sua página, encontrem todas as informações necessárias para realizar a compra.

Você pode fazer essa captação de dados usando diferentes automações, existem soluções que apresentam o mapa de calor do seu site, ou seja, mostrará onde os usuários estão navegando, clicando, até onde estão rolando a página, etc. E também existem soluções que você consegue fazer a gravação dos usuários navegando no seu site, já imaginou poder ver exatamente o caminho que seu consumidor faz no site?

A maior das ferramentas de marketing do mercado que automatiza essa captação de dados é o Hotjar, mas você consegue também captar alguns dados com outras ferramentas como o Inspectlet. O bom e velho Google Analytics também dá insights valiosos sobre o comportamento do usuário.

5) Inteligência Artificial para emails marketing e campanhas

Com a onda de dados crescendo, vemos crescendo junto com ela as estratégias de Inteligência Artificial. Ela pode ser uma grande aliada na automatização de processos e fornecer os melhores insights para uma campanha de anúncios ou email marketing, quando falamos da realidade dos profissionais de marketing.

Como usar a Inteligência Artificial como ferramenta de automação de marketing? Baseados nos seus dados, um sistema de Inteligência Artificial pode analisar e passar as informações mais relevantes, como por exemplo quais títulos de e-mail são mais parecidos com os títulos de e-mails mais abertos (de maior sucesso) da sua ferramenta de automação de marketing. Ou pode analisar a estrutura de e-mail que teve mais cliques e já replicar essa mesma estrutura em uma mesma campanha.

Qual tendência de ferramenta de automação de marketing sua empresa deve aderir?

Estar com uma empresa parceira é essencial para que você esteja aproveitando da melhor forma o futuro das ferramentas de automação de Marketing Digital. É importante entender se essas tendências são boas para o seu público e se elas fazem você interagir ainda melhor com eles.

Aqui na LAHAR você pode acompanhar do que tem de mais atual para seu negócio gerar e engajar mais seus leads, ter análises para tomada de ações e também um suporte focado no crescimento da sua empresa.

Veja algumas das funcionalidades que você pode usufruir da nossa ferramenta de automação de marketing:

  • Criação de landing pages sem necessidade de equipe de TI
  • Automação de fluxos de e-mails de forma personalizada e escalável
  • Programação de e-mails marketing pela plataforma
  • Acompanhamento e agendamento de publicações nas redes sociais
  • Gestão dos contatos da sua base (Lead Scoring e Lead Tracking)
  • Relatórios dos diferentes canais reunidos em um painel

Entre em contato com a gente e saiba mais como você pode se beneficiar com a automação de marketing para o seu negócio.