Fluxo de automação: 8 etapas e exemplos de e-mail marketing

Uma estratégia completa de automação de marketing digital incluiria a orquestração de diferentes canais e pontos de contato. No entanto, o e-mail continua sendo o segundo canal que mais gera conversão de vendas on-line após o tráfego orgânico, por isso, mesmo que as técnicas de fluxo de automação de marketing não estejam relacionadas apenas ao disparo de e-mail marketing, sabe-se que as estratégias de e-mail marketing são fundamentais em qualquer planejamento de marketing digital.

O que é fluxo de automação de e-mail marketing?

A automação de e-mail marketing é o processo de criação de e-mails automatizados e campanhas de e-mail para serem enviados aos seus clientes quando realizam ações específicas em seu site. Se a sua empresa tem uma presença on-line, você obviamente não pode estar lá para se comunicar com seus clientes dia e noite e por isso a utilização de um software de automação de marketing é fundamental para atrair clientes, aumentar seu relacionamento com eles e melhorar a nutrição de leads do seu negócio.

Leia mais: 5 Tendências sobre o futuro das ferramentas de automação de marketing

A automação de marketing por e-mail assegurará que todas os leads que você possa vir a capturar serão alimentados para que se torne um cliente real.

Alguém está solicitando informações sobre sua nova impressora 3D em 1h da manhã? Ative automaticamente um email para ele preenchido com informações do produto. Alguém comprou uma camisa da sua loja de comércio eletrônico, mas não retornou em alguns meses? Acione um e-mail com um pequeno desconto para que eles voltem e explorem suas novas ações e conheçam seus novos produtos.

A automação de marketing por e-mail economizará tempo e energia, trabalhando duro em segundo plano, enquanto você gasta seu tempo fazendo outras coisas importantes para o seu negócio.

Hoje, cerca de metade das empresas adotaram a automação de marketing, que tem como objetivos alcançar objetivos como conversão, engajamento e retenção de clientes.

Leia também: Guia: as vantagens da automação de vendas em seu negócio

8 etapas de fluxo de automação de e-mail marketing

Considerando que, segundo algumas pesquisas, os e-mails automatizados produzem cerca de 6 vezes mais conversões do que os e-mails de esporádicos (ou de explosão), a automação de marketing tornou-se vital para as empresas que desejam tomar uma fatia da torta do mercado, principalmente quando o assunto é comércio eletrônico, ou ecommerce.
Separamos 8 fluxos de automação que você pode começar a aplicar na sua empresa.

# 1: Email de boas-vindas

Este é o mais básico de todos os e-mails automatizados. É desencadeado quando um visitante se registra em seu site. Isso pode ser ao se inscrever para uma conta ou se inscrever em uma newsletter.

Além de saudá-los e mostrar sua apreciação, aproveite ao máximo seu e-mail de boas-vindas, por meio dos seguintes passos:

  • Dizendo-lhes o próximo passo no seu processo de vendas.
  • Mostrando-lhes conteúdo popular / novo em que possam estar interessados.
  • Encaminhando-os para obter mais informações sobre sua empresa.
  • Levando-os às suas mídias sociais onde você pode se envolver com eles.
  • Prometendo-lhes enviar-lhe perguntas ou respostas para uma pesquisa para que você possa aprender mais sobre suas necessidades.

As possibilidades de um e-mail de boas-vindas são infinitas. Para decidir sobre o conteúdo do seu e-mail de boas-vindas, basta pensar sobre o que você gostaria que eles realizassem a seguir.

Se o ciclo de vendas para o seu negócio for longo, direcione-os para mais informações do produto, conteúdo relacionado ou uma FAQ – algo que lhes dará mais confiança para fazer uma compra. Se o seu ciclo de vendas for curto, mostre-lhes novos produtos, promoções ou conteúdos interessantes – rapidamente transformando-os em um cliente.

#2 Download da oferta

Se você criou um ímã de atração em sua landing page para os visitantes se inscreverem e receberem determinado material, então você pode criar um email automatizado para enviá-los depois que eles se converteram.

Com base no tópico de um ebook gratuito que você está oferecendo (por exemplo), você pode configurar uma série de e-mails com conteúdo sobre esse tópico. Se é um ebook sobre perda de peso, por exemplo, você enviaria o ebook junto com uma série semanal de e-mails com conteúdo em torno da perda de peso e, eventualmente, um e-mail para que o usuário compre seu programa exclusivo de perda de peso.

# 3: Inscrição gratuita de teste

Quando um cliente assina uma versão de avaliação gratuita.

Se alguém se inscrever para uma avaliação gratuita para o seu software ou serviço, você deve enviar um e-mail automatizado para agradecê-los e ajudá-los nos próximos passos.

Uma vez que alguém se registra para um teste gratuito, eles devem enviar uma série de e-mails de onboard para explicar como eles podem começar: demonstrações de vídeo, links para recursos úteis – tudo o que tornará sua experiência com seu produto tão simples e agradável quanto possível.

 

# 4: Fluxo de trabalho de criação de leads

Você está produzindo conteúdo de entrada para seu blog e redes sociais? Criar fluxos de trabalho personalizados pode ser uma ótima maneira de nutrir potenciais clientes através do seu funil de vendas e aumentar as vendas.

Simplesmente sabendo que eles querem aprender mais sobre algum tema, você pode enviar conteúdo e produtos relacionados. À medida que os e-mails são enviados e, à medida que você desenvolve um relacionamento com eles, sua marca será a primeira em sua mente quando eles estiverem prontos para comprar seu próximo par de calças jogging.

# 5: Engajamento

Perfil de conta inativa. Você acompanhou seus clientes passados? Ou seus relacionamentos caíram? Não se preocupe, há um fluxo de trabalho automatizado de e-mail que irá reativar seu relacionamento com um cliente inativo.

Um email automatizado de reencaminhamento pode ser enviado aos clientes que:

  • Criou uma conta ou registrou seu e-mail com seu site.
  • Fez compras, mas não retornaram há um tempo.
  • Inscreveu-se para uma avaliação gratuita do seu software, mas não voltou a explorar o programa.

Se a conta de alguém não tiver visto nenhuma atividade em um longo período de tempo, um e-mail de reativação pode ser enviado para alertá-los de uma venda, ajudá-los com conhecimento ou fornecer uma oferta como um código de cupom exclusivo.

 

# 6: Carrinho abandonado

Você possui e opera uma loja de comércio eletrônico? Então você deve saber que pelo menos 68% das pessoas que colocam um produto em seu carrinho de compras o abandonam. Se houvesse alguma maneira de diminuir seu abandono do carrinho de compras …

Os e-mails de abandono do carrinho de compras podem ser disparados quando alguém sai do seu site sem completar sua compra. Logo após um cliente potencial sair do seu site, você pode enviar-lhes um e-mail com uma oferta – frete grátis, 10% de desconto, um presente de bônus – qualquer coisa para persuadi-los a retornar e terminar a verificação.

# 7: Compras passadas

Os e-mails automáticos de upsell podem ter um enorme impacto na sua linha de fundo. Com base em compras anteriores, os e-mails que contêm produtos relacionados podem ser enviados aos seus clientes anteriores.

Dependendo de quanto gostou da experiência com o seu negócio, é mais fácil revender para um cliente passado do que adquirir um novo. Os e-mails do Upsell são uma estratégia inestimável para grandes empresas como a Amazon.com para continuar seus relacionamentos com seus clientes.

# 8: Reabastecimento

O seu produto tem um ciclo de vida finito?

Uma vez que o ciclo de vida do seu produto esteja completo, um e-mail automatizado pode ser enviado aos seus clientes para lembrá-los de reabastecer o suprimento. Um lembrete amigável com um link direto para o produto é uma maneira estratégica e conveniente para seus clientes recomprarem e para você aumentar as vendas.

Um email automatizado é útil em situações como:

  • Uma renovação anual de assinatura, como uma assinatura de revista
  • A expiração de um produto alimentar perecível, como um suprimento mensal de grãos de café
  • Reordenando produtos, como detergente para roupa ou panos

Ser capaz de criar e enviar e-mails automaticamente para diferentes situações ajudará você a manter contato com seus clientes e desenvolver seu relacionamento até estar pronto para fazer uma compra.

Fluxo de automação: aprendendo com os melhores

Vamos dar uma olhada em alguns fluxos de automação de e-mail de revendedores de eletrônicos, do mundo todo, em estágios críticos da jornada do cliente.

Mensagem de boas vindas

Lululemon (EUA)

FLUXO DE AUTOMAÇÃO

O fluxo de e-mail de boas-vindas é o mais importante de uma estratégia de automação de marketing. Como dizem: primeira impressão, última impressão. Uma série de boas-vindas gera até 23% mais conversões de comércio eletrônico do que um único e-mail de boas-vindas. Além disso, os e-mails de boas-vindas têm taxas de abertura 4 vezes mais altas e as taxas de cliques 5 vezes superiores a um e-mail promocional aleatório. Assim, este fluxo automatizado é uma ótima oportunidade para transmitir todas as mensagens-chave da empresa (proposição de valor, mídia social e promoção de aplicativos, etc.) e converter uma ligação digital em um cliente online.

O famoso revendedor de equipamentos esportivos Lululemon criou um fluxo de boas-vindas simples e eficiente para clientes que se inscreveram em uma conta online.

  • Começa com um e-mail de confirmação da primeira conta imediatamente após a inscrição.
  • O segundo e-mail promove o aplicativo móvel Lululemon, o finder de lojas e as contas de redes sociais.
  • Finalmente, o último e-mail mostra as diferentes categorias de produtos disponíveis na loja online Lululemon.

Abandono de carrinho

Zalora (Hong Kong)

FLUXO_DE_AUTOMAÇÃO

O abandono de carrinho e navegação são clássicos de automação de marketing. A maioria dos estudos mostra que um e-mail de abandono de carrinho deve ser desencadeado dentro de 1 hora após o abandono. No entanto, tenha em mente que o tempo de entrega certo variará de acordo com as especificidades de cada empresa.

O abandono do carrinho e da navegação não é necessariamente orientado para a promoção. Na verdade, na maioria das vezes, eles tomam a forma de um simples lembrete atraente, juntamente com recomendações de produtos relevantes.

Nordstrom (US)

fluxo-de-automação

Pós- compra

Asos (Hong Kong)

fluxo de automaçãoOs automatismos de pós-compra são uma maneira recomendada de administrar a próxima compra e capturar os comentários do cliente sobre sua experiência de compra geral.

A Asos começa com um e-mail de recomendações de produtos atraentes (“Escolha perfeita para combinar sua compra”), seguido de uma pesquisa de compras pós-venda.

Os clientes recebem um desconto imediato de 10% após a conclusão do questionário. Observe também que a Asos inicia as automações de compra pós 3 dias após a data de entrega, para evitar o risco de enviar esses e-mails para clientes que ainda não receberam sua compra.

Reativação

American Apparel (EUA)

fluxo de automação de email Investir neste tipo de automação de e-mail é fundamental, pois esses e-mails são enviados em um momento de perigo para um site de comércio eletrônico e seus clientes.

Do ponto de vista do conteúdo, os e-mails de reativação são freqüentemente:

Humorístico: “Precisamos conversar. Nós costumávamos ser amigos e agora você nem sequer me procura mais “- Missguided

Promoção: “Somos melhores juntos. Volte e economize 30% de desconto “- Reebok

A atuação do fluxo de automação de e-mail marketing também permite que as empresas racionalizem os investimentos em automação de marketing, identificando os clientes e canais mais rentáveis e acentuando os esforços de marketing em clientes e canais que geram o melhor ROI.

Gostou das nossas dicas para desenvolver um fluxo de automação do e-mail marketing? A LAHAR, é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.