Fluxo de nutrição: 10 tipos de automação de e-mail marketing

Seus contatos estão dentro de um fluxo de nutrição ou estão apenas adormecidos em seu banco de dados? Se você não tiver nenhuma estratégia de marketing automatizado nem um fluxo de nutrição de e-mail marketing automatizado configurado, sua resposta provavelmente será a última – o que significa que você está perdendo algumas oportunidades importantes para cultivar e engajar seus contatos existentes e transformá-los em consumidores reais.

Você sabia que os profissionais de marketing focados na geração de leads B2B que implementam a automação de marketing aumentam sua contribuição em vendas em uma média de 10%, de acordo com um relatório da Forrester? Mas espere … tem mais.
As campanhas de nutrição de leads não são o único tipo de automação de e-mail marketing que você pode usar para aproveitar melhor o banco de dados de contatos. Pense nos contatos que já são seus clientes. Automatizar o envio de e-mails pode não apenas ajudar você a converter leads em clientes, mas também pode ajudá-lo a encantar seus clientes atuais e incentivar atividades como a adoção de produtos, upsells, evangelização e compras adicionais.

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Se você quiser aproveitar ao máximo o banco de dados de contatos, esta postagem fornecerá algumas ideias para fluxos de nutrição de e-mail automatizados que você pode configurar para envolver e ativar todos os tipos diferentes de contatos em seu banco de dados.

Como iniciar um fluxo de nutrição

Os fluxos de nutrição de e-mail precisam ser configurados usando um software de automação de marketing. Por meio deles, você pode criar fluxos de nutrição de e-mail personalizados que podem ser disparados de várias maneiras diferentes: quando um contato é adicionado a uma lista, quando completa o preenchimento de um formulário em seu site, visualiza uma página em seu blog, clica em um de seus anúncios do Google AdWords ou torna-se um lead qualificado para marketing.

Você também pode configurar um fluxo de nutrição de e-mail com base nas informações que você tiver sobre os contatos em seu banco de dados de marketing, como visualizações de página, e-mail ou cliques de mídia social, downloads de conteúdo, propriedades de contato ou qualquer combinação deles e muito mais.

10 exemplos de fluxos de nutrição por automação de e-mail marketing

Agora, vamos percorrer alguns exemplos de fluxo de nutrição por e-mail marketing automatizado, que você pode configurar para começar a aproveitar melhor o banco de dados de contatos e as ferramentas de automação de marketing.

#1 Fluxos de nutrição de tópicos

Crie um fluxo de nutrição para cada um dos tópicos relacionados ao setor sobre os quais você cria conteúdo. Então, se, por exemplo, você for um canal que desenvolve conteúdos sobre animais de estimação cujos tópicos principais incluem dietas para pets, brinquedos e atividades ao ar livre, você pode compartilhar suas ofertas de marketing de conteúdo (por exemplo, e-books, webinars, kits etc.) e postagens de blog relacionadas a esses tópicos.

Crie um fluxo de nutrição de e-mail para cada tópico e acione o apropriado quando um dos seus contatos visualizar uma página ou fizer o download de um conteúdo centrado em torno desse tópico.

Assim, se um contato baixou seu ebook chamado “10 dicas para uma dieta balanceada para cachorros”, seu fluxo de nutrição de “dieta de cachorros” deveria ser acionado, enviando a esse contato outro conteúdo útil, como postagens de blog sobre dicas dietéticas de cachorros.

#2 Boas-vindas ao assinante do Blog

Dê aos seus novos assinantes de blog uma recepção calorosa e agradável com um e-mail de boas-vindas. Você pode usar este e-mail para agradecer contatos por se inscrever, lembrá-los do que eles farão lendo seu blog, revisar suas configurações de inscrição (e permitir que façam ajustes) e promover os artigos de melhor desempenho ou outras ofertas do seu blog.

#3 Boas-vindas ao cliente

Considere configurar uma série de e-mails de boas-vindas quando um contato é convertido em um cliente pagante.

Essa não é apenas uma ótima maneira de lançar sua nova relação com o cliente em uma nota positiva, mas também pode manter seus clientes engajados depois de comprar. E se o seu produto ou serviço exigir um pouco de treinamento da parte de seus clientes, use esse fluxo de nutrição como uma oportunidade para introduzir materiais de treinamento úteis.

#4 Contato Engajado

Crie uma lista dinâmica que atualiza automaticamente para incluir contatos realmente engajados com sua empresa. Para criar essa lista, use critérios de disparo, como um alto número de visitas ao seu site, cliques em seus e-mails ou postagens de mídia social ou envios de formulários. Em seguida, crie um fluxo de nutrição por e-mail para aproveitar essa lista como uma forma de incentivar a evangelização de seu principal conteúdo nas mídias sociais.

Como esses contatos já estão altamente envolvidos com você, eles estão mais aptos a compartilhar seu conteúdo principal.

Você também pode considerar a adição de critérios de lista para atrair contatos com um certo número de seguidores nas redes sociais para que você possa aproveitar o poder desses influenciadores de mídia social em seu banco de dados.

#5 Topo de funil

Se um contato tiver feito o download de várias de suas ofertas de marketing do topo do funil, como e-books e seminários on-line, talvez seja um sinal que eles estejam prontos para um pouco mais. Configure fluxos de nutrição que ajudam a avançar esses contatos mais abaixo no funil de marketing e vendas.

Se o contato for um lead, tente enviar-lhes emails com mais conteúdo de meio de funil que possam atualizá-lo para um lead qualificado ou uma oportunidade em seu processo de vendas. Talvez conteúdos como histórias de sucesso, estudos de caso, ofertas de avaliação gratuitas ou demonstrações de produtos.

#6 Fundo de funil

Em qualquer site, há determinadas visitas a páginas e eventos de conversão que indicam o interesse do produto mais do que outros. Primeiro, identifique essas páginas e eventos de conversão usando uma ferramenta de geração de relatórios de atribuição. Você perceberá que, na maioria das vezes, essas páginas são páginas de preços, suas páginas de produtos, etc. – as páginas que os contatos veem quando estão realmente avaliando seus produtos ou serviços.

Use fluxos de nutrição aqui para acionar uma notificação de e-mail interna para seu representante de vendas, informando-os sobre essas atividades de alto valor. Usando a personalização, forneça ao representante todas as informações necessárias sobre o lead em questão, incluindo conteúdo relevante no meio e na parte inferior do funil que ele pode enviar para o lead em seu e-mail de divulgação. Isso permite que você conecte representantes de vendas aos melhores leads possíveis no momento certo.

#7 Reengajamento

Desperte contatos inativos com um fluxo de nutrição de reengajamento. Por exemplo, você pode definir condições como o período de tempo desde o envio do último formulário, a visita ao website ou o clique por e-mail, acionando o e-mail quando já passou algum tempo desde que um contato interagiu com você pela última vez.

Em seu fluxo de nutrição, tente enviar uma oferta ou cupom exclusivo para que eles fiquem animados com sua empresa novamente.

#8 Carrinho de compras abandonado

Se você é uma empresa de comércio eletrônico, provavelmente se beneficiará de um fluxo de nutrição de carrinho de compras abandonado. O conceito aqui é simples: quando alguém adiciona um item ao carrinho de compras on-line, mas deixa o site sem concluir a compra, você pode acionar um fluxo de nutrição de e-mail que lembra sua compra esquecida e motiva-o a concluir a transação oferecendo um desconto especial ou algum outro incentivo para comprar.

#9 Re-compra

A comunicação com seus clientes não deve parar depois que eles fizerem uma compra. Isto é especialmente verdadeiro se você vender uma variedade de produtos e / ou serviços diferentes. Use os fluxos de nutrição como uma oportunidade para atualizar ou vender a seus clientes produtos e serviços complementares, dependendo do que eles já compraram.

#10 Lembrete de compra

Seu banco de dados de contatos inclui clientes que normalmente compram em um ciclo? Insira essas pessoas em um fluxo de nutrição que é acionado quando elas fazem uma compra.

Por exemplo, digamos que você vende produtos de cuidados com a visão e um cliente adquire um suprimento de seis meses de lentes de contato com receita médica. Registre esse cliente em um fluxo de nutrição que envia um e-mail automático cinco meses depois, como um lembrete de que o suprimento de seis meses está prestes a acabar, e talvez seja hora de pedir um novo lote.

Como você acabou de aprender, muitas são as possibilidades de campanhas de fluxo de nutrição por meio do envio e-mail marketing e para te ajudar a gerenciar todas essas possibilidades, você pode contar com a LAHAR. Somos uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.