Guia de A a Z: saiba tudo sobre marketing automatizado

É comum o entendimento do marketing automatizado como uma ferramenta de disparo de e-mail marketing ou de programação de conteúdo para as redes sociais. O fato é que o e-mail marketing e redes sociais são componentes da automação de marketing, mas estão longe de serem a mesma coisa.

A automação de marketing combina canais de retenção e aquisição de clientes diferentes para se adequar ao funil de conversão da sua empresa.

O ciclo de compra de qualquer empresa abrangerá múltiplos pontos de contato. Por exemplo, um cliente pode encontrar sua empresa através da pesquisa. Ele pode decidir “curtir” a página do Facebook da sua empresa e, em seguida, voltar ao seu site para ler um artigo de blog compartilhado recentemente. Seu conteúdo de blog pode convencê-lo a se tornar um assinante da sua newsletter.

A jornada do consumidor e os caminhos de conversão são únicos, ou seja, cada potencial cliente chega até você por um caminho. Imagine tentar perseguir centenas deles – é impossível. É aí que entra a automação de marketing.

O que é o marketing automatizado?

Se você tem algum negócio ou trabalha com vendas, comunicação ou marketing,  provavelmente, já ouviu falar de marketing automatizado ou automação de marketing. Entretanto, muita gente ainda não sabe como ele funciona e como utilizar suas funcionalidades para aumentar os resultados das ações de sua empresa.

Quando você tem uma empresa que se dedica a desenvolver um planejamento estratégico de marketing digital que envolve as estratégias mais faladas do momento, como Inbound Marketing, e ainda se dedica a captar leads, a produção de conteúdo relevante para blogs e redes sociais, enquanto cria ações de nutrição de leads e tem uma política de envio de e-mail marketing com o objetivo de conversão; você e sua equipe podem chegar em um momento em que fazer todo esse trabalho manualmente torna-se quase impossível.

Além do tempo gasto para realizar cada uma dessas tarefas, as etapas ainda correm o risco de não ficarem tão bem organizadas e chegar de maneira certa no potencial cliente. É aí que entra o marketing automatizado.

O marketing automatizado utiliza tecnologias, em geral um software de automação de marketing, para automatizar processos como a segmentação de clientes, integração de dados e gerenciamento de campanhas.

O uso do marketing automatizado torna os processos, que anteriormente eram executados manualmente, muito mais eficientes e possibilita  que novos processos sejam agregados a sua estratégia. A automação de marketing é um componente integral do gerenciamento das estratégias de relacionamento com o cliente.

Como usar o marketing automatizado na sua empresa?

As grandes empresas têm encontrado o valor na tecnologia, mas a automação de marketing não é apenas para elas. Na verdade, pequenas e médias empresas constituem o segmento que mais cresce dentro da realidade do marketing automatizado.

Milhares de empresas ainda menores também estão usando a automação. Da mesma forma, indústrias as usam também. Os primeiros a adotar foram principalmente as empresas business-to-business (B2B), como serviços de alta tecnologia/software, fabricação e negócios.

Entretanto, cada vez mais empresas em todas as categorias – incluindo as business-to-consumer (B2C), como serviços de saúde, serviços financeiros, mídia e entretenimento, e varejo – estão adotando o software para sua abordagem orientada para a conversão, com o objetivo de manter e estender as relações com os clientes ao longo da jornada do consumidor.

Leia também: Conheça as diferenças mais marcantes dos mercados B2B e B2C

Quais são os recursos e funções comuns dos softwares de marketing automatizado?

Os recursos que você, em geral, encontra em softwares especializados, como o Lahar, incluem:

  • Automatização da comunicação com clientes;
  • Criação de landing pages;
  • Formulários externos;
  • Envolvimento com mídias sociais;
  • E-mail Marketing;
  • SMS para clientes e Web Push Message;
  • Gestão e segmentação de contatos;
  • Gerenciamento de campanhas;
  • Marketing de engajamento, previsão e pontuação;
  • Gerenciamento do ciclo de vida do cliente;
  • Integração de CRM;
  • Recursos de mobile marketing;
  • Análise de marketing.

Marketing automatizado e Inbound Marketing

O que o Inbound Marketing tem a ver com o marketing automatizado? Tudo!

A estratégia de inbound marketing é uma prática de aquisição de clientes por meio da atração de usuários através de conteúdo de qualidade que atrai pessoas para sua empresa e produto naturalmente. Ao alinhar seus materiais de conteúdo e marketing com o interesse de seus clientes, sua marca está em posição de atrair, encantar e envolver os clientes ao longo do tempo.

Ao juntar as estratégias de inbound marketing com a ferramenta de automação, você chegará até os clientes que deseja e ao utilizar conteúdos de qualidade, que solucionem os problemas desses usuários, sua empresa pode aumentar, e muito, a conversão das ações realizadas.
O que é importante ter em mente é que existem dois lados para qualquer equação nas vendas. Se os compradores e vendedores estiverem muito focados em seus próprios objetivos, o momento da “conexão” nunca acontecerá. Pare de falar sobre por que você é incrível e comece a se concentrar em porque o seu público deve se envolver com você. É assim que você verá o sucesso da conversão.

A automação de marketing deve ser, em primeiro lugar, impulsionada pelo valor do que você oferece para a pessoa a qual oferece.

Ou seja, cuide dos seus clientes. Envie-lhes mensagens de marketing que inspiram prazer. Pare de pensar em “empurrar” explosões de e-mail marketing e concentre-se em pensar maneiras de atrair audiências para perto de sua marca.

Atenção: a automação de marketing significa direcionar os usuários certos com a mensagem certa no momento certo em suas jornadas de compra.

Conheça as 30 principais ferramentas de marketing digital que vão agilizar seus resultados.

Feedbacks no marketing automatizado

A automação de marketing é construída em torno ciclos de feedback. Com cada ação, há uma reação do consumidor.É importante monitorar esses feedbacks com um olhar objetivo.

O motivo? Como marketing, geração de demanda ou profissional de desenvolvimento de negócios, você provavelmente está sob imensa pressão para vender. Mesmo se você estiver enviando um boletim informativo básico ou atualização de conteúdo, você nunca sabe como os consumidores responderão à sua mensagem.

Os consumidores são extremamente sensíveis e sintonizados com “vendas”. É por isso que é tão importante monitorar suas taxas de cancelamento de dados, queixas de spam, taxas de abertura e taxas de cliques (em casos de campanhas de e-mail marketing).

Responda a cada reclamação do serviço feita pelo cliente. Ouça tudo o que seus clientes estão lhe dizendo.

Os softwares de marketing automatizado em geral permitem que você tenha acesso a esses relatórios e faça o acompanhamento do retorno de suas campanhas.

Verdades e mitos: a verdade sobre marketing automatizado

Separamos algumas verdades e mitos sobre o marketing automatizado para você ficar completamente por dentro do que a automação é capaz de fazer por você e pela sua empresa:

#Verdade: a automação de marketing conecta múltiplas plataformas de contato e canais de marketing, entre elas redes sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo. Um dos principais objetivos da automação de marketing é nutrir usuários a longo prazo, o que significa construir objetivos, além das vendas diretas.

#Mito: o marketing automatizado é frio, desumano e impessoal. “Automação” é apenas outra maneira de dizer que estamos envolvendo pessoas com spam. Essa afirmação é completamente FALSA! A automação do marketing não substitui o trabalho dos profissionais da área, ao contrário, ela auxilia em suas funções e no alcance de suas metas.

#Verdade: as estratégias de marketing automatizado facilitam o envio de mensagens específicas e personalizadas. Em outras palavras, a automação de marketing torna a comunicação mais forte. Quando você automatiza seu marketing, você se concentra mais na qualidade de suas campanhas e mensagens.

A automação de marketing dá a sua equipe a capacidade de adicionar mais toques pessoais à sua campanha – ao coletar dados sobre os interesses e metas de um cliente potencial, você pode customizar as ofertas futuras para que elas sejam mais relevantes.

Sobre essa questão separamos mais algumas observações que vão aumentar seu conhecimento sobre a utilização e aplicação do marketing automatizado em seu negócio. Na verdade, a automação de marketing capacitará sua organização a realizar as seguintes ações:

  • Adicionar conteúdo dinâmico com base no perfil de usuário específico de um indivíduo. Por exemplo, você pode enviar ofertas direcionadas com base nos padrões do site.
  • Categorizar clientes e prospects por comportamentos comuns, interesses e detalhes demográficos.
  • Testar: a automação de marketing pode ajudar a sua empresa a testar variáveis diferentes, como horários de envio de e-mail, títulos de assunto e idéias para personalização.
  • Integrar os canais de marketing para oferecer uma experiência de usuário abrangente e multiplataforma. Certifique-se de que cada botão de clique seja cuidadosamente planejado para otimização de conversão ideal.

#Mito: marketing automatizado é SPAM. Ao contrário: não tem nada a ver com SPAM. Como qualquer outra ação de marketing, a tecnologia oferece resultados baseados em como você a usa. Sim, o marketing automatizado pode ser mal usado e assim ser configurado como spam. Mas também pode ser usado em estratégias excepcionais que realmente se conectam a clientes com base em suas preferências.

#Verdade: A automação de marketing é uma das estratégias de marketing mais fáceis de usar, porque é adaptado às experiências personalizadas de cada usuário. Você não enche o público com mensagens publicitárias. Em vez disso, você estará orientando seus clientes através do funil de conversão ou funil de vendas.

O marketing automatizado tem o objetivo de tornar suas atividades de relacionamento com cliente e vendas mais fáceis, atingindo um número cada vez maior de clientes, personalizando a comunicação e aumentando a conversão de resultados.
Entender o funcionamento e iniciar o trabalho de marketing automatizado requer conhecimento e uma boa ferramenta. A Lahar é especializada em automação de marketing, com um software que irá auxiliar sua empresa a alcançar os melhores resultados de maneira mais eficiente.  Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o que podemos fazer para te auxiliar no processo de automação.