Marketing Ops: O que é e para que serve essa estratégia?

Prosperar em um negócio em meio a tanta concorrência exige que se abra os olhos para novas estratégias de marketing digital para se manter na briga e trazer o melhor para o seu cliente. Uma das novas formas para otimizar esses serviços é o Marketing Ops, conheça mais sobre ele nesse artigo!

O que é Marketing Ops? 

O termo Marketing Ops essencialmente é uma abreviação de Marketing Operations, na prática, essa modalidade busca otimizar tarefas e serviços dentro da sua equipe e ampliar as possibilidades de alcance das suas ações.

A estratégia propõe a separação de um grupo de profissionais dentro do setor, e designá-los a buscar por novas ferramentas, soluções e processos de outros setores de forma a otimizar o trabalho da equipe como um todo.

Para entender melhor, é como um serviço de inteligência que monitora a operação do setor, pesquisa e trás novas ideias de como melhorar os processos de produção da equipe através de ferramentas e soluções, sempre baseado em dados e informações relevantes.

A ideia básica do Marketing Ops é de organizar processos muitas vezes subjetivos como o criativo, por exemplo, e criar maneiras e processos que auxiliem os profissionais da criação a terem ideias que possam gerar bons resultados de forma mais rápida.

Essa estratégia mira, sobretudo, em transformar a forma como o trabalho é realizado para torná-lo menos burocrático e mais eficaz, sempre buscando o maior controle sobre cada etapa para torná-la sempre o mais eficiente e automatizada possível.

A equipe que fica a frente do Marketing Ops, será responsável por:

  • estudar a forma de trabalho atual,
  • identificar gatilhos,
  • trazer soluções que possam melhorar o processo e consequentemente os resultados.

CRM e automação de marketing são alguns exemplos de sistemas que a equipe do Marketing Ops poderá conduzir para auxiliar na integração e acompanhamento do trabalho da equipe como um todo. 

Benefícios do Marketing Ops

Por ser uma estratégia bem recente é possível ver uma atuação bem ampla nos negócios, no entanto essa abrangência é traduzida em forma de benefícios.

A primeira delas sem dúvida está na produtividade e consequentemente um melhor aproveitamento das capacidades dos profissionais de marketing. 

Uma vez que existe uma equipe para trazer formas de otimizar o trabalho de outros, esses podem se dedicar a produzir mais, uma vez que esteja tudo mais amarrado.

Outro ponto interessante é o financeiro, quando você passa a basear as escolhas de investimento em cima da análise de dados e informações que ações bem sucedidas ao invés de apenas o “feeling” do profissional o custo-benefício é melhor.

Os próprios relatórios e resultados de monitoramento trazem ideias para que sejam desenvolvidas campanhas mais assertivas e com maiores chances de sucesso.

Claro que testes precisam ser feitos, no entanto não existe verdade universal no Marketing e a melhor forma de entender o que vale mais a pena investir é acompanhando e analisando o desempenho e é isso um dos grandes pontos favoráveis do Marketing Ops.

Onde atua o Marketing Ops?

Agora que você já sabe quais as vantagens e benefícios que o Marketing Ops pode trazer a empresa, deve estar com vontade de aplicar na sua, mas por onde começar? Vamos ao básico, quais as atribuições dos profissionais desse setor?

Aprimoramento de conteúdo

Quando sua equipe coloca em prática suas estratégias de Inbound Marketing em busca de atrair seus clientes, uma das maiores preocupações é de produzir o melhor e mais relevante conteúdo para cada público certo?

A equipe de Marketing Ops atua nessa busca por melhorias. São eles que vão estudar os dados de cada campanha e trazer novas soluções para melhor gerir o trabalho como um todo, além de trazer novas ferramentas e até treinamentos que forem pertinentes para qualificar os pontos fracos de cada setor.

Planejamento

Além de monitorar e trazer novas ideias através de dados e relatórios, a equipe também terá a função de realizar o planejamento, sempre utilizando a informação que tem ao acompanhar o trabalho para estipular metas reais.

São eles que irão traçar um planejamento estratégico buscando alcançar as metas de curto, médio e longo prazo para cada uma das ações, sempre embasados em dados, pesquisas internas e externas que possam aprimorar sempre mais o trabalho.

Controle do orçamento de cada campanha

Escolher o quanto gastar em cada ação é sempre um ponto difícil e crucial, certas ações podem ter mais resultado ao se investir muito por pouco tempo enquanto outras funcionam melhor com valores menores por mais tempo.

Entender a recepção do público e definir o quanto gastar em cada campanha também é atribuição da equipe a frente do Marketing Ops que usará a tecnologia e inteligência para analisar os dados e definir esse valor de forma plausível.

Contratação e utilização de ferramentas de otimização

Caberá à equipe identificar os gargalos e pontos fracos da equipe como um todo para buscar opções de ferramentas que possam melhorar e otimizar o trabalho, sempre respeitando o orçamento e trabalhando com prioridades.

Uma das ferramentas que toda equipe de Marketing Ops precisa contar são softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.

Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?

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