O que é automação no Instagram: ferramentas, recursos e como melhorar seus resultados

O que é automação no Instagram? A automação no Instagram é o uso de tecnologia para automatizar tarefas relacionadas a gestão de conteúdo na plataforma, fazer anúncios e mensurar resultados das campanhas criadas. 

A automação no Instagram, pelo menos a que vamos tratar aqui, não é a compra de seguidores. Essa prática é ilegal e realizá-la pode fazer você perder sua página e receber outras punições. 

Então, se você está com vontade de criar relevância e conquistar seguidores reais para seu perfil, você está no lugar certo!

Dos 1 bilhão de usuários ativos no mundo no Instagram, cerca de 85% seguem algum perfil comercial.

Além disso, o  Instagram é a rede social que mais gera engajamento, alcançando números até 15 vezes maiores que outras redes sociais.

Esse números são apenas para mostrar que criar estratégias de estimular o engajamento com a sua marca, dentro dessa rede, é um tópico obrigatório dentro do seu planejamento de marketing digital. 

Dentro desse cenário, aproveitar o que é automação no Instagram é uma oportunidade para criar relacionamentos significativos entre a sua marca e os usuários da ferramenta. 

O que é automação no instagram: colocando em prática

As redes sociais dão trabalho. Essa é uma afirmação irrefutável e uma opinião compartilhada entre todos os profissionais que já trabalharam ou ainda trabalham com esses canais de comunicação. 

Tendo como premissa a comunicação em tempo real, as empresas que desejam alcançar seu público dentro desse canal devem estar alinhadas a essa proposta. 

Fazer marketing no Instagram não é só sobre criar um perfil, fazer publicações periódicas anunciando seu produto e investir em campanhas de Instagram Ads

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Um seguidor deseja mais do que isso para realmente se interessar pela marca. 

As pessoas estão no Instagram para se relacionarem e isso é o mínimo que a sua empresa pode oferecer. 

Nesse momento, voltamos ao que eu afirmei acima, fazer marketing em redes sociais dá muito trabalho. Mas, esse trabalho pode se tornar menos exaustivo e mais eficiente ao compreendermos o que é automação no Instagram. 

Agendamento de publicações

O agendamento de publicações nas redes sociais é uma das formas mais eficientes de ampliar a produtividade do time de marketing.

Além de eficiente para publicações que são feitas fora do horário comercial, essa funcionalidade permite que você organize um cronograma de conteúdo e coloque-o em prática com muito mais facilidade, sem correr risco de publicações não irem ao ar, ou precisar interromper outra tarefa para publicar na rede social. 

Você também pode fazer programações de conteúdo para stories e programar o lançamento de vídeos. 

Mas, para quando fazer as programações e lançar seus conteúdos?

Confira nosso guia com os melhores horários para postar nas redes sociais indica que melhor hora para postar no Instagram é:

  • Quarta-feira às 15h 
  • Quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h 

Automação de engajamento

Uma das formas de aumentar a interação no Instagram é interagindo. Mais uma vez atenção. Não é comprando seguidores, é ampliando o seu potencial de interagir com seguidores que chegaram até você pode meio de uma estratégia de qualidade. Quer saber como criar isso? Acesse nosso post; Como aumentar a interação da audiência com sua empresa no Instagram”. 

Algumas ferramentas para Instagram ajuda sua empresa a automatizar atividades como:

  • identificar e responder às interações de usuários com a sua marca, seja dentro do seu perfil ou no perfil desses seguidores;
  • descobrir os usuários que mais interagem com você;
  • se comunicar com os usuários mais engajados;
  • enviar directs para quem acabou de começar a seguir seu perfil;
  • responder a comentários e mais. 

É importante que você deixe esse tipo de comunicação automatizada o mais natural possível para quem o usuário não perceba que é um bot, e não um humano, que está interagindo. 

Escolha as ferramentas para Instagram, certas. 

Automação para anúncios 

Para responder o que é automação no Instagram é impossível não falar de anúncios. 

Por meio da automação da própria plataforma de anúncios do Instagram (e do Facebook) é possível configurar uma campanha e autorizar que o sistema busque por seguidores compatíveis com o perfil da sua empresa.

Se você nunca criou uma campanha no Instagram Ads, te convido a conhecer mais sobre esse assunto no artigo; Dicas de anúncios no Instagram: 7 dicas de como fazer seu anúncio e conquistar um maior ROI?”. 

E para quem está começando a se envolver com campanhas de anúncios pagos, separamos um ebook completo com tudo sobre links patrocinados em diferentes canais. Confira em; “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”.

Como você percebeu, gerenciar um perfil nessa rede social pode ser mais simples com a ajuda do que é automação no Instagram. 

Ferramentas de automação de marketing

Agora que você já sabe o que é automação no Instagram e conhece as principais ferramentas para Instagram e como elas podem ajudar o seu negócio, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação

Leia também: Automação para Facebook: 5 tipos e como funciona na prática

Se você trabalha em uma agência de marketing digital, pode contar com o sistema Whitelabel da LAHAR para gerenciar as páginas de seus clientes e ainda estreitar a relação deles com a sua empresa. Confira mais sobre isso emWhite Label para agências de marketing: funções e benefícios de adotar o modelo”. 

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

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