O que é automação de marketing? Benefícios, para que serve, ferramentas e como adotar

Esse termo é cada vez mais presente no dia a dia de empresas, mas você sabe o que é automação de marketing?

Automação de marketing não é, apenas, sobre programar publicações em redes sociais para que elas sejam publicadas no dia e na hora que você deseja. A verdade é que uma plataforma de automação de marketing vai muito além disso.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o nome dado ao uso estratégico de softwares especializados para automatizar atividades de marketing como:

Além de aumentar a produtividade da equipe, reduzindo o número de atividades manuais e repetitivas a serem executadas, as ferramentas de automação de marketing permitem que estratégias importantes do setor sejam realizadas, tais como:

Por fim, aprender como fazer automação de marketing é indispensável para:

  • melhorar a qualificação de leads,
  • personalizar o relacionamento da empresa com leads, prospects e clientes,
  • realizar a nutrição de leads,
  • segmentar contatos,
  • identificar leads prontos para venda e mais.

Podemos considerar a automação como a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads, dentro das etapas do funil de vendas, até o momento da compra.

Entender o que é automação de marketing digital é fundamental para quem trabalha com marketing e vendas, atualmente.

Empresas que já investem em marketing digital a algum tempo, têm uma presença digital bem definida e um processo efetivo de captação de leads, em algum momento se deparam com um sério problema: a incapacidade de gerir com qualidade o aumento constante dos acessos ao site, da quantidade de leads, da demanda por conteúdos personalizados e interações sociais.

É claro que tudo isso é muito benéfico à sua estratégia, entretanto, é inegável que o volume, sem a devida gestão, dificulta o gerenciamento dessas informações, exigindo mais tempo e esforços da equipe de marketing na mensuração desses dados e execução das ações pertinentes.

É para tornar possível o melhor aproveitamento desses resultados que o conceito de automação de vendas e marketing digital deve entrar em ação, a partir da contratação de uma plataforma especializada.

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, as plataformas de automação de marketing digital não foram criadas com o intuito de trabalhar no lugar das pessoas.

O objetivo das melhores ferramentas de automação é otimizar processos, trabalhando lado a lado com a equipe de marketing e permitindo que as estratégias de negócio escalem de forma sustentável.

Para que serve a automação de marketing? Quais os principais objetivos?

Entre as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing está o fato da ferramenta aprimorar processos e fornecer todas as informações necessárias para:

Um software de automação de marketing também pode ser usado para otimizar todas as etapas do funil de vendas, permitindo uma melhor compreensão de cada um desses estágios.

A ferramenta permite entender:

  • em qual estágio do funil de compra o usuário se encontra,
  • sobre quais assuntos ele tem interesse,
  • qual é o comportamento dele.

A partir dessas informações, a ferramenta sabe qual caminho seguir, de acordo com regras que você previamente estabeleceu no sistema.

Agora que você entendeu melhor o que é automação de marketing digital, confira uma série de dicas sobre suas vantagens e a maneira correta de usar um fluxo de automação de marketing na empresa.

o que é automação de marketing digital

O que é ferramenta de automação?

A ferramenta de automação permite que tudo o que estamos falando aqui realmente aconteça. Ela é responsável pela parte operacional da estratégia. 

Por meio de uma ferramenta de automação de marketing digital sua equipe de marketing poderá entender de maneira mais profunda qual é a necessidade do seu lead e irá trabalhar de maneira personalizada para atender a essas demandas.

Ou seja, a plataforma de automação de marketing digital te ajuda a entender exatamente:

  • qual a necessidade do seu lead,
  • o que ele procura,
  • do que precisa para ser nutrido, em relação ao conteúdo.

Após algum tempo dentro do fluxo de automação de marketing, sendo nutrido pelo sistema e pelas estratégias de marketing, o lead passa a integrar o CRM do seu sistema de vendas, acompanhando todo o estágio de compra, com o máximo de informações úteis e atrativas para embasar a tomada de decisão.

Leia mais em: CRM e automação de marketing: como aumentar seus resultados pela junção de ferramentas

No Brasil, algumas empresas já trabalham com esta combinação, entre elas a como a LAHAR, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing do ano, pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Benefícios da automação de marketing

Se bem executada, as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing são muitas. Veja alguns abaixo:

1- Personalização do conteúdo

O relacionamento entre lead e empresa não deve estar focado apenas em e-mails automatizados generalistas.

O conteúdo deve ser elaborado com foco na necessidade do seu lead para que assim consiga qualificá-lo em uma régua de nutrição dentro da qual todo assunto oferecido seja imprescindível e coloque sua empresa como conhecedora nata daquilo.

Ou seja, a personalização do conteúdo deve ser pensada de acordo com cada público alvo com o qual sua empresa deseja se relacionar e atingir resultados de vendas.

Esses conteúdos podem ser oferecidos dentro de uma estratégia de Inbound marketing, no formato de:

  • vídeos,
  • textos exclusivos,
  • post blogs,
  • e-books,
  • podcasts,
  • webinars.

Ao aplicar o conceito de automação de marketing você cadastra perfis automaticamente por meio da coleta de dados online de seus leads, que recebem conteúdo de qualidade em troca, segmentado por perfis identificados em formulários personalizados.

2- Economia de tempo

Com o uso de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, os leads passam a fazer parte de um fluxo de nutrição constante, na qual recebem conteúdo relevante segundo interesses declarados em formulários.

Assim, ao acompanhar o caminho desta nutrição (emails abertos, vídeos assistidos etc.) você consegue monitorar a etapa do funil de compras em que o lead se encontra, bem como entende se está interessado ou não nos conteúdos enviados.

Dentro do Inbound Marketing, então, a automação de marketing é uma maneira eficaz de entregar os melhores conteúdos para seus leads e, ao mesmo tempo, permite que você economize o tempo que seria investido em leads não qualificados para seu negócio, por exemplo.

3- Estratégia precisa com funil de vendas

Com uma plataforma de automação de marketing, a programação de etapas de interação torna-se possível com base nos leads existentes.

Mais um ponto positivo, dentre estes todos, estaria centrado no processo certeiro e eficaz, pensando no contato realizado pelo time de vendas somente após o lead percorrer todo o caminho da régua de nutrição com conteúdo adequado e de qualidade.

Este caminho do lead faz com que a estratégia de automação de vendas e marketing digital desenhe-se de maneira eficaz, pensando sob a perspectiva de que o contato só será realizado a partir do momento em que o prospect estiver preparado para realizar a primeira aproximação efetiva com a empresa.

Lembre-se: os conteúdos devem ser entregues no momento certo para a persona adequada.

4- Relatórios completos e personalizados

As plataformas de automação de marketing disponibilizam diversos relatórios prontos, para que a equipe de marketing possa mensurar suas ações e ter uma correta noção do desempenho empresarial.

Ainda há a possibilidade de criar relatórios personalizados, apenas com as informações que considerar mais importantes.

5 – Aumentar as vendas

Para muitos, a automação de marketing digital é uma máquina de aumentar vendas.

Ao usar uma plataforma de automação de marketing digital você será capaz de identificar quando um lead está pronto para realizar a compra.

Nesse momento, poderá encaminhar esse contato para a equipe comercial, que entrará em contato com o lead na intenção de fechar a venda.

Saber quando o lead está pronto para fazer a compra do produto ou contratar um serviço é importantíssimo para o aumento das vendas, uma vez que a equipe de vendas terá em mãos uma lista constando apenas pessoas realmente interessadas em adquirir um produto ou serviço, naquele momento.

Aqui na LAHAR possuímos um software que auxilia as empresas a gerar mais resultados através da automação de vendas e marketing digital. 

Caso queira conhecer mais sobre a ferramenta é só criar sua conta grátis e navegar pela plataforma.

Para ter acesso basta clicar aqui e começar o trial.

o que é automação de marketing digital
Plataformas de automação de marketing digital tem diversas funcionalidades integradas

Como fazer automação de marketing?

Você se lembra que um dos objetivos da automação de marketing é otimizar esforços, automatizando processos complexos e multicanais? Essa ferramenta dá à equipe de marketing liberdade para focar suas ações na parte estratégica.

Confira abaixo algumas dicas de automação de marketing e detalhes que você pode não saber sobre ela, na hora de implantá-la em seu negócio.

1- É imprescindível compreender o funil de vendas

Antes de executar uma estratégia de Inbound Marketing e contratar uma plataforma de automação de marketing é necessário compreender completamente seu funil de vendas.

Somente dessa forma será possível utilizar a automação de forma assertiva.

O que é automação de marketing

2- Automação de Marketing não significa menos trabalho

Ao trabalhar com automação de marketing, não basta otimizar processos, é imprescindível:

  • acompanhar de perto cada processo,
  • mensurar os resultados, analisando métricas de marketing digital e KPIs importantes,
  • fazer os ajustes necessários para, dessa forma, alcançar seus objetivos.

As áreas envolvidas, marketing e vendas, não terão menos trabalho a fazer, mas sim, poderão focar suas ações em questões estratégicas, aproveitando melhor seu tempo.

3- Automação de marketing pode acelerar seu processo de venda

A utilização de uma ferramenta de automação de marketing aliada a uma boa estratégia de Inbound Marketing contribui na aceleração do processo de venda da sua empresa.

Essa combinação garante leads mais qualificados e prepara-os para a etapa final do funil, fazendo com que o processo de venda seja mais assertivo.

Para aprofundar seu conhecimento nessa área indicamos que leia o artigo, “Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam”.

4- Automação de marketing não é apenas para grandes empresas

Grandes empresas são maioria quando o assunto é a automação de marketing, mas isso não significa que essa estratégia é restrita a elas.

Pequenas empresas também podem se beneficiar dessas ferramentas de automação, principalmente as que possuem equipes de marketing e de vendas reduzidas, onde a automação de marketing será totalmente efetiva através da otimização de processos.

5- Automação traz resultados rapidamente

A automação de marketing apresenta resultados de forma rápida.

Nas primeiras semanas de uso do fluxo de automação de marketing já é perceptível a economia de tempo que seria gasto com as tarefas automatizadas.

Utilize esse tempo de forma produtiva, planejando ou executando outras ações de marketing.

É possível monitorar de forma mais precisa o comportamento dos leads durante o processo de nutrição, através de relatórios que convertem os dados colhidos em informações relevantes.

O sistema de automação de vendas e marketing digital permitirá que a equipe comercial também aumente sua produtividade, uma vez que estará recebendo contatos mais qualificados e que estarão prontos para realizar a compra.

6- A escolha do software faz toda a diferença

Existe uma grande variedade de plataformas de automação de marketing no mercado, cada uma delas com suas qualidades e deficiências.

A escolha do software tem um papel fundamental na sua estratégia de automação de marketing digital.

É imprescindível pesquisar cada ferramenta antes de definir qual contratar, de modo a ter certeza que a ferramenta escolhida possa suprir todas as necessidades de sua empresa.

Agora que você sabe exatamente o que é automação de marketing digital, conheça a LAHAR, uma plataforma de automação de marketing completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas.

Nossos sistema reúne diversas funcionalidade em uma mesma ferramenta, entre elas:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • CRM;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Optar pela adoção do sistema de automação da LAHAR ajudará você otimizar todos os processos da gestão de Inbound Marketing dentro da empresa ou com o apoio de uma agência. 

Conheça mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa, assistindo ao case de sucesso de um de nossos mais de 1.000 clientes: a Lecom.

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