O que é automação de marketing e por que essa estratégia já conquistou tantas empresas?

Entender o que é automação de marketing digital é fundamental para quem trabalha com marketing e vendas, atualmente. Este tema que tem sido muito discutido e vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de mais experientes.

Empresas que já investem em marketing digital a algum tempo, têm uma presença digital bem definida e um processo efetivo de captação de leads, em algum momento se deparam com um sério problema:

O aumento constante do volume de acessos ao site, da quantidade de leads, da demanda por conteúdos personalizados e interações sociais, dificultam o gerenciamento dessas informações, exigindo mais tempo e esforços da equipe de marketing na mensuração desses dados e execução das ações pertinentes.

A automação de marketing, que alia inteligência e tecnologia, entra em ação para resolver esse problema.

O que é automação de marketing digital?

Muitas pessoas não sabem o que é automação de marketing digital e acreditam que se resume a programar postagens nas mídias sociais e estratégias de e-mail marketing com disparo automático, e que as ferramentas que permitem realizar essa programação são ferramentas de automação.

Entretanto, entender o que é automação de marketing digital vai muito além disso. As plataformas de automação de marketing digital não foram criadas com o intuito de trabalhar no lugar das pessoas, mas sim, com o objetivo de otimizar processos, trabalhando lado a lado com a equipe de marketing.

A automação de marketing digital tem como principal objetivo aprimorar processos e fornecer todas as informações necessárias para atrair visitantes ao site, convertê-los em leads, converter os leads em clientes e fidelizar esses clientes.

Abrange todas as etapas do funil de vendas, permitindo uma melhor compreensão de cada uma dessas etapas.

Ela permite entender em qual estágio do processo de compra o usuário se encontra, e então automatizar, de forma personalizada, as ações de marketing digital, como: envio de e-mail marketing para nutrição de leads, postagens no blog e mídias sociais.

Agora que você entendeu melhor o que é automação de marketing digital, confira uma série de dicas sobre suas vantagens e a maneira correta de usá-la em sua empresa.

o que é automação de marketing digital
Uma plataforma de automação de marketing pode trazer diversos benefícios para sua empresa

Benefícios da automação de marketing

Para compreender profundamente a importância da automação de marketing precisamos, primeiro, compreender o que significa fazer isso com o auxílio de uma plataforma de automação de marketing.

Envios esporádicos de e-mail marketing, seguir de volta nas redes sociais, isso não basta. A automação de marketing digital é muito mais que isso, ela entenderá a necessidade do seu lead e irá trabalhar de maneira personalizada e mensurável com aqueles que estão interagindo com sua empresa, independentemente do canal utilizado.

Ou seja, a plataforma de automação de marketing digital te ajuda a entender exatamente qual a necessidade do seu lead, o que ele procura e do que precisa para ser nutrido, em relação ao conteúdo.

Assim, posteriormente, ele será inserido no funil de CRM do seu sistema de vendas, acompanhando todo o estágio de compra, com o máximo de informações úteis e atrativas para embasar a tomada de decisão.

No Brasil, algumas empresas já trabalham com esta tecnologia, investindo na qualidade do conteúdo oferecido ao lead e no desenvolvimento de ferramentas relacionadas aos softwares que promovem a automação de forma qualificada, como a LAHAR.

A automação de marketing, se bem executada, trará diversos benefícios para a empresa. Veja alguns abaixo:

1- Personalização do conteúdo

O relacionamento entre lead e empresa não deve estar focado apenas em emails automatizados generalistas. O conteúdo deve ser elaborado com foco na necessidade do seu lead para que assim consiga qualificá-lo em uma régua de nutrição dentro da qual todo assunto oferecido seja imprescindível e coloque sua empresa como conhecedora nata daquilo.

Ou seja, a personalização do conteúdo deve ser pensada de acordo com cada público alvo para o qual sua empresa deseja se relacionar e atingir resultados de vendas. Esses conteúdos podem ser oferecidos no formato de vídeos, textos exclusivos, e-books, webinars. Com a automação, você cadastra perfis automaticamente por meio da coleta de dados online de seus leads, que recebem conteúdo de qualidade em troca, segmentado por perfis identificados em formulários personalizados.

2- Economia de tempo

Com o uso de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, os leads passam a fazer parte de um nutrição constante, na qual recebem conteúdo específico segundo interesses declarados em formulários.

Assim, ao acompanhar o caminho desta nutrição (emails abertos, vídeos assistidos etc.) você consegue monitorar o momento em que o lead se encontra, bem como se está interessado ou não nos conteúdos enviados.

Desta forma, você pode tanto alterar o conteúdo enviado, bem como acompanhar o fechamento desta régua de conteúdo com um telefone e aproximação para estreitar laços e efetivar a venda.

Nesse contexto, o que é a automação de marketing digital? Uma maneira eficaz de entregar os melhores conteúdos para seus leads e, ao mesmo tempo, permite que você economize o tempo investido em leads não qualificados para seu negócio, por exemplo.

3- Estratégia precisa com funil de vendas

Com uma plataforma de automação de marketing de conteúdo, a programação de etapas de interação torna-se possível com base nos leads existentes.

Mais um ponto positivo, dentre estes todos, estaria centrado no processo certeiro e eficaz, pensando no contato realizado pelo time de vendas somente após o lead percorrer todo o caminho da régua de nutrição com conteúdo adequado e de qualidade.

Este caminho do lead faz com que a estratégia de vendas desenhe-se de maneira eficaz, pensando sob a perspectiva de que o contato só será realizado a partir do momento em que o prospect estiver preparado para realiza a primeira aproximação efetiva com a empresa. Lembre-se: os conteúdos devem ser entregues no momento certo para a persona adequada.

4- Relatórios completos e personalizados

As plataformas de automação de marketing disponibilizam diversos relatórios prontos, para que a equipe de marketing possa mensurar suas ações e ter uma correta noção do desempenho empresarial.

Ainda há a possibilidade de criar relatórios personalizados, apenas com as informações que considerar mais importantes.

5- Aumentar as vendas

Para muitos, quando se pergunta o que é automação de marketing digital, a resposta é certeira: uma máquina de aumentar vendas.

Ao usar uma plataforma de automação de marketing digital você será capaz de identificar quando um lead está pronto para realizar a compra. Nesse momento, poderá encaminhar esse contato para a equipe comercial, que entrará em contato com o lead na intenção de fechar a venda.

Saber quando o lead está pronto para fazer a compra de produto ou contratar um serviço é importantíssimo para o aumento das vendas, uma vez que a equipe de vendas terá em mãos uma lista constando apenas pessoas realmente interessadas em adquirir um produto ou serviço.

Aqui na LAHAR possuímos um software que auxilia as empresas a gerar mais resultados através do marketing digital. Caso queira conhecer mais sobre a ferramenta é só criar sua conta grátis e navegar pela plataforma.

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o que é automação de marketing digital
Plataformas de automação de marketing digital tem diversas funcionalidades integradas

O que saber antes de adotar uma plataforma de automação de marketing

Retomando o entendimento sobre o que é automação de marketing: A automação de marketing digital tem como principal objetivo otimizar esforços, automatizando processos complexos e multicanais, dando à equipe de marketing liberdade para focar suas ações na parte estratégica.

Confira abaixo alguns dicas de automação de marketing e detalhes que você pode não saber sobre ela, na hora de implantá-la em seu negócio:

1- É imprescindível compreender o funil de vendas

Antes de executar uma estratégia de Inbound Marketing e contratar uma plataforma de automação de marketing é necessário compreender completamente seu funil de vendas. Somente dessa forma será possível utilizar a automação de forma assertiva.

2- Automação de Marketing não significa menos trabalho

Ao trabalhar com automação de marketing, não basta apenas otimizar processos, é imprescindível acompanhar de perto cada processo, mensurar os resultados, fazer os ajustes necessários, para dessa forma alcançar seus objetivos.

As áreas envolvidas, marketing e vendas, não terão menos trabalho a fazer, mas sim, poderão focar suas ações em questões estratégias, aproveitando melhor seu tempo.

3- Automação de marketing pode acelerar seu processo de venda

A utilização de uma ferramenta de automação de marketing aliada a uma boa estratégia de Inbound Marketing contribui na aceleração do processo de venda da sua empresa, por garantir leads mais qualificados e prepará-los para a etapa final do funil, fazendo com que o processo de venda seja mais assertivo.

4- Automação de marketing não é apenas para grandes empresas

Grandes empresas são maioria quando o assunto é a automação de marketing, mas isso não significa que essa estratégia é restrita a elas. Pequenas empresas também podem se beneficiar dessas ferramentas de automação, principalmente as que possuem equipes de marketing e de vendas reduzidas, onde a automação será totalmente efetiva através da otimização de processos.

5- Automação traz resultados rapidamente

A automação de marketing apresenta resultados de forma rápida. Nas primeiras semanas já é perceptível a economia de tempo que seria gasto com as tarefas automatizadas, e utilizar esse tempo de forma produtiva, planejando ou executando outras ações de marketing.

É possível monitorar de forma mais precisa o comportamento dos leads durante o processo de nutrição, através de relatórios que convertem os dados colhidos em informações relevantes. A equipe de vendas também aumentará sua produtividade, uma vez que estará recebendo contatos mais qualificados e que estarão prontos para realizar a compra.

6- A escolha do software faz toda a diferença

Existe uma grande variedade de plataformas de automação de marketing no mercado, cada uma delas com suas qualidades e deficiências.

A escolha do software tem um papel fundamental na sua estratégia de automação de marketing digital. É imprescindível pesquisar cada ferramenta antes de definir qual contratar, de modo a ter certeza que a ferramenta escolhida possa suprir todas as necessidades de sua empresa.

Agora que você sabe exatamente o que é automação de marketing digital, conheça a LAHAR, uma plataforma de automação de marketing completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas.