O que é SMS Marketing: benefícios, primeiros passos e 6 boas práticas [GUIA COMPLETO]

O que é SMS marketing? As empresas que se apropriam da estratégia de SMS Marketing utilizam mensagens de texto, enviadas para celulares, para se comunicarem com seus clientes ou potenciais clientes. Essa comunicação pode estar relacionada a transmissão de uma série de tipos de informações, entre elas:

  • Oferecimento de um novo produto ou serviço
  • Venda ou oferta de serviços e produtos
  • Notificações gerais
  • Atualizações de entrega
  • Lembretes de compromisso
  • Notícias relevantes
  • Serviço ao cliente
  • Apoio, suporte

O SMS tornou-se uma das plataformas de marketing mais eficazes devido a sua altíssima taxa de abertura, que alcançou os 98% (é isso mesmo, 98% de todas as mensagens de texto enviadas, são lidas, segundo pesquisa da Gartner). Além disso, a estratégia ainda possui alta taxa de conversão e capacidade de impulsionar outros canais.

Neste artigo, nosso objetivo é apresentar efetivamente o que é SMS marketing e como você pode utilizá-lo, em sua estratégia de marketing digital, para obter resultados ainda mais efetivos.

Iniciaremos, entretanto, abordando uma dúvida muito comum: SMS marketing é (ou não é) invasão de privacidade?

SMS marketing e a privacidade dos consumidores

Mesmo com as vantagens rapidamente apresentadas acima (falaremos mais sobre cada uma, a seguir), muitos profissionais de marketing e empresários se sentem inseguros com a utilização de SMS em suas estratégias.

Essa insegurança está relacionada ao medo de sua empresa parecer invasiva aos olhos de seus contatos, afinal o celular é um aparelho extremamente pessoal, não é mesmo?

Esse cuidado é muito importante, mas não deve impedir que você inicie seu trabalho de SMS marketing. A atenção a alguns pontos, poderá impedir que o consumidor enxergue sua empresa como invasiva.

Antes de qualquer coisa, você precisa cumprir a lei. Sim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) sabe o que é SMS marketing e está de olho em empresas que não cumprem as regras estabelecidas para essa estratégia.

A regra primordial é: peça permissão clara a seus contatos para enviar mensagens para seus celulares.

Segundo o CDC, a multa para envio de SMS sem consentimento do usuário pode chegar a R$ 6,5 milhões. E uma operadora teve de pagar a um único usuário a quantia de R$ 93 mil por descumprir essa regra.

Então, o primeiro passo, após entender o que é SMS marketing, é solicitar a permissão de seus contatos para que sua marca possa se relacionar com cada um deles por meio de mensagens.

Seguindo a lei e ficando atento às dicas que apresentamos a seguir, você não corre o risco de parecer invasivo.

Os benefícios da implantar uma estratégia de SMS Marketing

Considerando que em 2020 está previsto que 90% da população mundial terá um telefone celular, o entendimento sobre o que é SMS Marketing e a compreensão das estratégias para esse canal, pode ser extremamente eficaz.

Além disso, diversas pesquisas apontam que os consumidores preferem se comunicar com as empresas por meio de SMS, do que por outros canais. A maioria diz que prefere obter alertas de status de pedidos, confirmações de reservas e lembretes de compromissos via texto.

Os celulares se tornaram uma das maiores plataformas de marketing

O número de usuários de telefones celulares quase triplicou na última década, com mais de 5 bilhões de pessoas usando um telefone celular em 2018. Com mais celulares em mãos, a eficácia do SMS está aumentando.

Um estudo realizado por psicólogos britânicos descobriu que os consumidores estão gastando 2 vezes mais tempo em seus celulares do que pensam que estão. Estima-se que os usuários toquem seu smatphone 2.617 vezes por dia, ilustrando como a segmentação de consumidores mobile pode ser o método mais direto de marketing.

Mais empresas estão se voltando para o SMS como sua escolha desejada de marketing móvel. A Coca-Cola, por exemplo, agora gasta 70% de seu orçamento de marketing mobile em serviços de SMS.

O envio de SMS tornou-se particularmente eficaz para alcançar públicos mais jovens. Um estudo realizado pela OneReach descobriu que 85% dos estudantes preferiam SMS a uma outra opção de atendimento ao cliente. Altas taxas entre esses públicos mais jovens sugerem que a eficácia do marketing por SMS provavelmente continuará a crescer.

Altas taxas de conversão

Há uma taxa média de resposta de 45% para mensagens SMS (o email tem apenas 8%), mas o mais importante é que a interação com esses textos também é significativamente maior do que em outras ferramentas de marketing.

É importante poder avaliar a eficácia de suas campanhas de marketing para entender de onde vêm seus clientes. O marketing por SMS pode ser facilmente rastreado pelo Google Analytics para visualizar as taxas de cliques de todas as mensagens que você envia.

Aumente seus outros canais

O SMS marketing também pode ajudar a aumentar a interação com seus outros canais, como e-mail marketing, site e visitas à loja.

Usar um link encurtado é uma ótima maneira de direcionar os usuários para o seu site. Um lembrete SMS simples dizendo “verifique seu e-mail para atualizações importantes” também pode aumentar suas taxas de abertura de e-mail.

O SMS é um ótimo método para distribuir cupons, o que pode aumentar as visitas e as compras na loja.

Método direto de marketing

A eficácia de uma campanha de marketing muitas vezes dependente de quão direta ela pode ser. 1 em 5 e-mails enviados de um endereço comercial acabam na pasta de lixo ou são totalmente bloqueados.

Contrastantemente, os serviços de SMS podem alcançar praticamente qualquer pessoa com um telefone celular e são lidos em média dentro de 90 segundos após o recebimento.

O envio de SMS é um método direto e uma das únicas maneiras de alcançar alguns consumidores por meio de seus dispositivos móveis.

O que é SMS Marketing: como iniciar sua campanha em 3 passos

Agora que você entendeu o que é SMS marketing e quais são seus benefícios, deve estar doido para colocar a mão na massa! Nós vamos te ajudar nessa também!

Separamos 3 etapas para iniciar sua campanha, desde a captura dos contatos telefônicos. Acompanhe e tome nota!

1. Coletando números de celular

Os consumidores vêem seus números de telefone celular como sagrados, então você pode achar que muitos deles não são tão aptos a lhe dar seu número de telefone celular com a mesma facilidade que entregam endereços de e-mail.

Para te entregar o seu número de celular, os usuários deverão ter uma grande confiança em você e um relacionamento pré-existente ajudará.

Eles também precisam saber que o que você vai enviar por mensagem SMS são realmente ofertas exclusivas, e não a mesma oferta que você dá via e-mail ou mídia social.

Seja claro com seus clientes e use as diretrizes a seguir ao apresentar seu SMS a seus consumidores:

  • Diretriz 1: Não seja chato! As mensagens devem ser pouco frequentes, talvez uma vez por mês, não mais do que 2 por mês.
  • Diretriz 2: as ofertas devem ser exclusivas para clientes que compartilhem o número do celular com você.
  • Diretriz 3: O SMS deve ser usado para enviar avisos premium, como, por exemplo, um pedido ou um lembrete de compromisso.

Você pode coletar seus números:

  • Usando uma folha de inscrição presencial
  • Incluindo esse campo em um formulário de landing page
  • Dando-lhes um número que eles possam voluntariamente enviar uma mensagem de texto para se inscrever em seu boletim

Faça o que fizer, mantenha uma cópia da permissão dos usuários garantindo assim que você não terá problemas com futuros processos.

2. Opt-In e descadastramento

Conforme você coleta os números e começa a usá-los em sua campanha de SMS marketing, certifique-se de ter medidas em vigor que, se um cliente cancelar sua assinatura, ele realmente seja removido de sua lista imediatamente. É ilegal não fazer esse tipo de ação. Tome alguns cuidados:

  • Opt-In sempre: você deve obter o consentimento do cliente antes de enviar uma mensagem de texto SMS.
  • Desinscrever: em cada mensagem enviada, você deve fornecer uma opção de cancelamento de assinatura e, se essa opção for selecionada, você deverá cancelar a inscrição imediatamente, como descrito acima.

3. Configurar, criar e iniciar sua campanha

Depois de coletar seus números de celular, verifique se você seguiu todas as suas responsabilidades legais para começar sua campanha de SMS marketing.

Sugerimos usar um provedor de serviços terceirizado. Alguns softwares de automação de marketing oferecem a funcionalidade de SMS. A ferramenta garante alguns serviços, como:

  • Acompanhamento do ROI – retorno sobre investimento da sua campanha
  • Taxas de abertura
  • Taxas de resposta ao CTA (chamada para ação)
  • Clique no link
  • Incorporação de uma mensagem de cancelamento de assinatura
  • Gerenciamento simples de seu banco de dados

Leia mais sobre o assunto no texto: “Automação de SMS: amplie resultados de conversão e nutrição”.

Manual de boas práticas: 6 dicas para o sucesso de sua campanha de SMS Marketing

Bom, já está claro o que é SMS marketing e o que ele pode fazer para a sua empresa. Você também já sabe os cuidados a tomar, bem como anotou as dicas para começar sua campanha. Agora é hora de ficar por dentro das boas práticas que farão total diferença em seu resultado. Vamos a elas!

1. Fique atento ao timing

Quando se trata de sincronizar suas mensagens de texto, pense nos hábitos diários de seu público. Quando é mais provável que eles estejam em seus telefones?

De acordo com o Mobile Marketer, segundas-feiras têm as taxas de resposta mais baixas. A menos que sua mensagem seja especificamente relevante para esse dia, evite-a.

Você também deve evitar os horários comuns de deslocamento, normalmente das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h, quando as pessoas provavelmente estão dirigindo e incapazes de ler ou responder a textos. Caso seu público seja adepto ao transporte público, esse horário pode ser muito relevante. Fique atento à persona.

2. Mantenha-se divertido!

O SMS é um canal altamente pessoal e informal, ideal para campanhas de entretenimento. Então talvez seja a oportunidade para investir em:

  • Jogos
  • Promoções
  • Enquetes
  • Conteúdo interativo, entre outras táticas mais descontraídas.

O entendimento sobre o que é SMS marketing também está relacionado à compreensão sobre o formato da mensagem. Use-o como uma oportunidade para proporcionar experiências divertidas e memoráveis ​​aos clientes.

Você pode mandar um SMS interativo com uma pergunta relacionada ao seu nicho e oferecer uma recompensa pela resposta.

Imagine, por exemplo, que você é dono de uma academia de ginástica, a TOP FITNESS Academia. Você pode se relacionar com pessoas que visitaram sua academia, mas não se inscreveram em nenhuma modalidade e pode utilizar os contatos vindos por uma landing page, para fazer uma campanha de SMS marketing, como a sugerida abaixo:

Mensagem 1: TOP FITNESS QUIZ: Em que ano o primeiro estúdio de Pilates foi inaugurado no mundo? Os primeiros 50 a responderem irão ganhar 1 mês de aula grátis!

Resposta do contato: 1939

Mensagem 2: Aaaaah, que pena! A resposta correta seria 1923. :/ Mas que tal uma aula experimental como prêmio de consolação? Acesse o link, escolha o dia e a hora. Estamos esperando por você!

É claro, que essa interação precisa de um software por trás. Não tente enviar mensagem por mensagem para todo o seu banco de dados e depois responder.

Observação: muitos profissionais de SMS marketing usam abreviações de palavras como “vc” ou “pq”. Também inserem emojis. Sinta-se à vontade para fazer o mesmo, desde que sua mensagem seja facilmente legível.

3. Segmentação

Você não falaria com um visitante novo da mesma forma que faria com um cliente fiel. O mesmo vale para o SMS. Segmente seu público para garantir que cada usuário receba conteúdo relevante e valioso.

Os novos visitantes podem obter um frete grátis ou um código promocional, enquanto os clientes fiéis obtêm acesso antecipado a novos produtos ou um convite para o seu programa de recompensas.

Use dados de perfil para enviar:

  • Promoções de aniversário
  • Novos descontos para clientes
  • Campanhas baseadas em localização para proporcionar a cada usuário uma experiência personalizada

4.  Use o gatilho de urgência

Você também pode aprender a como usar gatilhos mentais no SMS marketing, neste caso, o principal é o de urgência.

Um dos principais benefícios do SMS é o imediatismo. Então use isso como uma real vantagem.

Você pode, por exemplo, programar campanhas de SMS marketing, baseadas em localização para enviar promoções tentadoras aos usuários quando eles chegam ou passam pela sua loja. Inclua frases como “poucas unidades” ou “somente hoje” cria um senso de urgência e solicita que os destinatários ajam.

5. Torne o conteúdo exclusivo para inscritos

Está em busca de uma maneira de impedir que os assinantes optem por sair de suas campanhas de SMS? Envie ofertas exclusivas ou conteúdo VIP que eles não conseguirão em nenhum outro canal.

Você é dono de um espaço cultural?  Pode enviar aos assinantes convites para exibições de filmes, alertas sobre novos shows, preços promocionais exclusivos, convites para eventos especiais e brindes.

6. Rastreie as taxas de abertura e clique

Métricas são importantes em todas as ações de marketing digital. Para compreender o que é SMS marketing e qual o real valor para sua empresa esteja atento aos números.

Como em qualquer outro meio, você deve acompanhar como os usuários estão interagindo com suas campanhas de texto.

  • Quantos abrem sua mensagem?
  • Quantos clicam no link ou enviam uma resposta?
  • Quantos optam por sair?

De acordo com os benchmarks atuais da indústria de marketing por SMS:

  • 70% dos clientes abrem mensagens SMS em 60 minutos
  • 19% dos destinatários clicam em um link

Como qualquer outro canal, você deve testar as mensagens, os públicos-alvo e o tempo para continuar aprimorando sua estratégia de marketing por SMS. Realize testes A/B.

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o que é SMS e a colocar essa estratégia em prática, afinal ela pode ajudá-lo a melhorar suas comunicações, destacar-se de seus concorrentes, conquistar mais clientes e tornar esses clientes mais felizes. Quem não gostaria disso?

O sistema de disparo de SMS por meio da plataforma LAHAR é fácil e simples e você pode conferir o passo a passo completo no guia exclusivo; “Criando campanhas para envio de SMS Marketing“.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes, seja por meio de marketing via SMS, mídias sociais, compra de mídia, e-mail marketing ou outras ações.

Então, o que você está esperando? Implemente algumas dessas dicas e observe a eficiência e o ROI de suas campanhas de SMS dispararem.