Automação de SMS: amplie resultados de conversão e nutrição

Você já deve ter ouvido falar em marketing automatizado, mas realmente compreende o que é automação de marketing e como a utilização dessa estratégia pode alavancar os resultados de seu negócio? A implementação de um software de automação pode ser um divisor de águas para suas campanhas de nutrição de leads e conversão desses em clientes reais. Agora imagine também utilizar automação de SMS em suas estratégias e chegar diretamente no smartphone do seu potencial cliente. É sobre os resultados que você pode alcançar com essas ações que esse artigo se trata.

O objetivo da automação de marketing é simplificar as tarefas das organizações de vendas e marketing, substituindo processos manuais repetitivos e de alto impacto por soluções automatizadas, como por exemplo, enviar um e-mail marketing para todos os usuários que se cadastrarem em sua área de assinatura de newslleter, ou incentivar o usuário que abandonou um carrinho cheio a concluir sua compra.

Algumas pesquisas apontam que 90% das pessoas abrem todas as mensagens que chegam em seu celular em no máximo 3 minutos após recebê-las. Além disso, as taxas de abertura de mensagem no celular são de 97%, contra apenas 22% do e-mail.Já deu para entender que a automação de SMS é uma das técnicas de marketing digital para atrair seus clientes que podem alavancar suas vendas.

A automação de e-mail marketing já tem um lugar reservado nas estratégias de grandes ou pequenas empresas, mas, como consolidado pelos dados acima, está na hora de abrir um pouco o leque de possibilidades e também reservar parte do seu investimento para ações de automação de SMS.

Estratégias de marketing digital: Automação de SMS

Os profissionais de marketing geralmente usam o marketing e a automação de SMS como dois processos diferentes, mas um pode ser um elemento do outro. Quando integrados eles se encaixam no funil de conversão de uma empresa e trazem resultados realmente significativos.

Veja um exemplo do que é e como funciona.

Um cliente acessou seu site por meio de uma pesquisa em sites de busca e, em seguida, decidiu seguir a empresa nas páginas de mídia social. Após um tempo ele continua visitando seu site para acompanhar as atualizações e, eventualmente, ele completa o formulário de “assinatura” do site de sua empresa.

Agora, veja como a automação desempenha seu papel …

Uma vez que o usuário se mostra interessado, a automação por SMS torna mais simples e rápida a conexão com o prospect, enviando textos personalizados, tornando a comunicação efetiva. O foco permanece na qualidade da mensagem e da campanha de SMS, e isso acontece por meio de uma coleção de dados sobre as metas da sua empresa e o interesse do público-alvo.

No exemplo acima, uma vez que você sabe que o cliente em potencial está demonstrando interesse em seu trabalho, você pode influenciar o interesse enviando SMS de texto e tudo isso pode ser feito por meio de um processo automatizado, uma vez que a automação fornece sua equipe com as informações e insights que ajudam você a adicionar um toque pessoal à campanha de SMS na qual você está trabalhando.

Para uma ação de automação no marketing por SMS, sua organização deverá executar determinadas tarefas de forma abrangente, para garantir a efetividade da campanha:

  • Segmentação de clientes – Identifique e separe clientes e prospects através de seus interesses comportamentais e demográficos.
  • Projetos de mercado apropriados – Experimente variações diferentes, como avaliar quantas vezes um SMS foi enviado a um cliente em potencial, qual horário funciona melhor, qual tipo de SMS funciona melhor e assim por diante.
  • Adicione facetas ao perfil de um indivíduo – distribua ofertas segmentadas.
  • Consolide os canais de mercado – Garanta que todos os pontos de contato para os quais o SMS precisa ser enviado estejam bem definidos para a otimização da conversão.

Agora que você realmente reconhece o significado da automação no marketing, vamos entrar nos detalhes sobre o marketing por SMS. O que queremos enfatizar aqui é o marketing de automação como uma ferramenta. Configurar uma lista de contatos com cerca de 10 pessoas, é fácil, não é? Mas o que dizer de uma lista de contatos de 100 ou 1.000 ou 10.000 ou 100.000 ou até mais! Muitas empresas estão lidando com a comunicação com milhares de clientes todos os dias. Por isso a presença de um software para gerir essa automação se faz necessário.

Digamos que sua empresa criou recentemente um aplicativo para dispositivos móveis e você não precisa apenas informar todos os seus contatos sobre isso, mas também convidá-los a fazer o download. Você envia um SMS informando-os sobre as vantagens de usar o celular e solicita que eles façam o download. Digamos que cerca de 20% dos usuários fazem o download logo de cara, mas e quanto aos impressionantes 80%?

Se você tiver uma ferramenta de marketing de automação SMS que envia lembretes aos usuários em um momento específico em que eles provavelmente estarão aptos para abrir e fazer o download, aumentando a taxa de abertura, tornando sua campanha de SMS altamente bem-sucedida e aumentando a conversão, você ficaria satisfeito?

Essa é a ideia central da automação de SMS; alcançar seus potenciais clientes no melhor momento, por meio de ações segmentadas e direcionadas. Como? Por meio de um software que faz a gestão de seus clientes, otimizando seu tempo. A LAHAR te ajuda com a automação de sua estratégia de SMS Marketing e Web Push Message. Entre em contato com a equipe da LAHAR e saiba tudo sobre o que podemos fazer para ampliar seus resultados com campanhas como essas.