Tudo o que você precisa saber sobre SMS marketing digital: o que é, vantagens e como fazer

Afinal, o que é SMS no marketing digital? De maneira bem direta, é a estratégia que leva o conteúdo da sua empresa até o seu cliente por meio de uma mensagem que chega no smartphone dele. Parece mais uma entre as ações digitais, mas essa, em especial, alcança uma taxa de abertura de 98% contra 20% do e-mail marketing. 

Isso quer dizer que se você enviar um SMS para um lead é MUITO provável que ele vá ler o seu conteúdo. E vai demorar apenas 3 minutos para fazer isso!

O SMS no marketing digital tem uma função parecida com o seu primo mais famoso, o email. Dentro das etapas do Inbound Marketing o envio de SMS marketing tem um papel importante para o relacionamento entre a marca e seus clientes. 

Calma! Antes que você interrompa suas campanhas de e-mail não estamos falando que o SMS deve substituí-las. Os dois canais oferecem vantagens diferentes para o conjunto de seu planejamento de marketing digital e para seus resultados finais. 

Fato é que entre os benefícios do SMS no marketing digital podemos citar:

  • o aumento do engajamento dos leads;
  • amplo alcance do conteúdo enviado;
  • altas taxas de resposta, alcançando os 45% e mais. 

Resumindo, o que todos esses dados nos dizem é que o SMS marketing tem grande alcance e que por isso deve ser considerado na construção da estratégia de sua empresa.

Eu imagino que se você clicou para ler este artigo está pelo menos curioso sobre a ferramenta.

Mas como usar o marketing via SMS para fazer a gestão de leads e gerar negócios? É o que vamos responder ao longo deste conteúdo.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Antes de ler o artigo, veja o infográfico completo que fizemos sobre esse tema:

O que é SMS marketing? 

Para começar a explicação sobre o que é SMS marketing vou pegar emprestada a frase de Charles Golvin, diretor de pesquisa da Gartner, que disse; “O SMS continua sendo uma tática mobile eficaz, porém subutilizada, entre os líderes de marketing”.

Com tantos números positivos, como os que mostramos acima, ainda é difícil acreditar como algumas empresas ainda não adotaram o uso da ferramenta para suas ações de marketing, vendas e atendimento

SMS significa serviço de mensagens curtas. Essa mensagens são enviadas para o número de telefone móvel de um lead ou cliente e passam a fazer parte de uma estratégia de marketing ágil, que permite que sua empresa se comunique com seu cliente:

  • de maneira imediata;
  • com baixos custos;
  • altas taxas de leitura. 

Já que estamos falando sobre as vantagens do SMS no marketing digital vale destacar mais algumas como:

  • velocidade de entrega;
  • bom ROI (retorno sobre investimento);
  • customização das mensagens. 

É difícil ver alguém que não está com o celular do lado quase 24 horas por dia. Seja no trabalho, em casa, na academia, no shopping… o celular já se tornou uma extensão do corpo humano e por isso, aprender a usar esse dispositivo a favor do seu negócio é uma tacada de mestre. 

Com o uso correto do envio de sms marketing sua empresa pode comunicar clientes sobre:

  • ofertas e promoções;
  • falar sobre lançamentos;
  • informar o cliente sobre envio de produtos, chegada de estoque;
  • fazer pesquisa por SMS e mais.

Entretanto, o canal que permite o contato quase instantâneo da mensagem com o receptor, exige algo muito importante para o Inbound Marketing: permissão!

Para fazer tudo isso é claro que você vai precisar de uma ferramenta de marketing digital que oferece funcionalidades específicas para o envio correto de SMS, além de:

  • automação do fluxo de mensagens;
  • personalização da mensagem;
  • acompanhamento de resultados e mais. 

Entretanto, sobre esse tópico falaremos adiante. Agora é hora de entender como fazer SMS marketing. Por isso continue acompanhando nosso artigo. 

Como fazer SMS marketing: 7 dicas para colocar em prática

Dividimos o processo de como fazer SMS marketing em sete etapas:

  1. Consiga o Opt-in do lead
  2. Não compre listas de contato
  3. Crie uma estratégia de conteúdo para a mensagem
  4. Inclua um bom CTA
  5. Seja pessoal (sem exageros)
  6. Respeite as decisões de seu cliente
  7. Adote uma ferramenta de disparo das mensagens

A seguir, detalhamos cada uma dessas fases para que você possa colocar sua estratégia em prática. 

# 1 Consiga o Opt-in do lead

Nenhuma mensagem deve ser enviada sem que essa etapa esteja concluída.

O Opt-in é a permissão do cliente para que a empresa possa contatá-lo. Ela é obrigatória para que sua empresa entre em contato com leads por e-mail ou SMS.

O GDPR, General Data Privacy Regulation, estabelece que você precisa de permissão para fazer remarketing para clientes.

Essa permissão também é exigida para o contato por outros canais como por exemplo para a criação de campanhas de e-mail marketing

Para garantir o opt-in, inclua uma autorização na landing page e no formulário de cadastro que o usuário preencheu ao ceder os dados à sua empresa. Você pode deixar esse campo já pré-marcado.

# 2 Não compre listas de contato

Se você entendeu direitinho o que o tópico anterior estava abordando, você já sabe disso, mas é sempre importante reforçar: não compre listas de telefone (nem listas de e-mail). 

Além de ser proibido vender e comprar banco de dados, essa é uma forma ineficiente de criar relacionamento com o lead.

Lembre-se de porque você está criando uma estratégia baseada nos princípios do Inbound Marketing: criar valor, gerar confiança e conquistar um cliente por meio da relevância.

Comprar uma base de leads e disparar mensagens em massa vai contra tudo isso. 

Sem contar que ações desse tipo geram uma péssima imagem para a marca e acabam ampliando as chances de você receber denúncias e ter seu número bloqueado! Então, pelo amor de Deus, não compre listas de contato.

O que fazer então? Gerar seus próprios leads!

Uma estratégia de marketing não é uma estratégia se pensa isoladamente em uma ação como, por exemplo, enviar um SMS. 

Você precisará criar campanhas de atração de usuários e conversão de leads para então passar a se relacionar com esses contatos por meio de canais como e-mail e SMS. 

Se você não sabe por onde começar a captar seus próprios leads, indicamos que acesse nosso artigo;Ferramentas de captação de leads: descubra como elas podem ajudar o seu negócio!”. 

Spoiler Alert! As coisas podem ser mais simples do que parecem! Uma mesma ferramenta pode auxiliar na captação de leads, no envio e na gestão de SMS e e-mail.

Fonte imagem: Simber

# 3 Crie uma estratégia de conteúdo para a mensagem

É hora de definir que tipo de mensagem você vai enviar em sua campanha de SMS marketing digital.

O conteúdo do marketing via SMS deve ser objetivo e curto. Geralmente o tamanho da mensagem gira em torno de 160 caracteres. 

Ninguém tem paciência para os famosos “textões”, por isso seja claro e direto sobre porque você está mandando aquele conteúdo.

Ofereça um benefício claro em sua mensagem. Seu lead deve observar valor em seu conteúdo para continuar se relacionando com sua empresa.

Use a plataforma para divulgar e informar sobre:

  • conteúdos ricos;
  • eventos online;
  • ofertas exclusivas;
  • pesquisas e mais.

Um SMS geralmente é parte de uma campanha de marketing, por isso, considere a temática da campanha e inclua essa ferramenta como uma das formas de se comunicar com o cliente. 

Por exemplo, se você acabou de criar uma campanha de vendas para o Natal pense em como o SMS marketing pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Se você gerencia um e-commerce e deseja criar canais mais próximos de contato com os clientes pode usar o sistema para informar sobre transações como confirmação de pagamento e envio da mercadoria para a transportadora. 

Esses são apenas alguns exemplos de como fazer SMS marketing, ainda neste artigo vamos apresentar alguns dos tipos de SMS mais comuns.  

# 4 Inclua um bom CTA

Um CTA é uma chamada à ação, ou seja, uma forma de incentivar que o lead se relacione com a mensagem enviada.

O objetivo do CTA é fazer com que o lead realize uma ação ao receber a mensagem, por exemplo, acessar um boleto, criar uma conta, cadastrar para assistir ao webinar, acessar seu desconto e mais.

Ao enviar uma mensagem para um lead você deve dar a ele a chance de se manter em contato e responder ao conteúdo enviado.

Sem um CTA a comunicação é interrompida. Não seja responsável por isso!

Uma estratégia de SMS marketing digital bem construída sabe utilizar bem os CTAs. Esse simples gesto terá um impacto significativo nas suas taxas de conversão.

 sms marketing digital

# 5 Seja pessoal (sem exageros)

“Bom dia, Amanda! Que tal tornar essa segunda-feira preguiçosa em um motivo para voltar a se exercitar? Responda SIM a essa mensagem e agendaremos seu horário aqui no estúdio para você voltar hoje! A primeira aula é por nossa conta! Abs Equipe Activa”.

Simples, curta, direta, com uma proposta de valor bem definida e um CTA atrativo. Além disso, pessoal na medida!

Foi-se o tempo em que a gente tinha paciência para mensagens de publicidade padronizadas e sem pessoalidade.

O marketing via SMS é mais descontraído e permite uma linguagem mais leve.

Usar o nome do contato também faz toda a diferença!

# 6 Respeite as decisões de seu cliente

Assim como no e-mail, no SMS marketing é importante oferecer ao usuário a possibilidade de se descadastrar de seu banco de dados.

É triste, mas é preciso entender que um lead pode não querer se relacionar com você.

Se um contato pedir para não receber mais mensagens atenda prontamente e exclua-o de seu banco de dados. 

Incomodar um lead não vai ajudar em nada sua busca por clientes. Ao contrário é a fórmula perfeita para que sua empresa passe a ser vista como chata e invasiva.

Para evitar que um lead queira parar de receber suas mensagens é importante que você segmente seus contatos e envie conteúdos que estejam de acordo com as necessidades e desejos de cada persona e com a etapa do funil de vendas a que ela pertence. 

# 7 Adote uma ferramenta de disparo das mensagens

Agora você deve estar pensando: “como fazer isso tudo?”. 

Relaxa porque de micro a grandes empresas é possível realizar ações de SMS marketing efetivas, com excelentes resultados e sem tomar todo o tempo da sua equipe ou do seu profissional de marketing.

O primeiro passo para quem deseja iniciar uma campanha de SMS marketing digital é escolher uma ferramenta que permita o envio das mensagens de maneira legal e segura.

Um dos sistemas mais usados para isso são as ferramentas de automação de marketing, que também permitem a automação de SMS

Isso porque esse tipo de programa reúne diversas funcionalidades que citamos ao longo deste artigo em um único sistema. Além disso torna mais simples a vida de quem está gerenciando todas as ações de marketing de uma empresa. 

Entre as funções exercidas por um software de automação de marketing para um estratégia de SMS estão:

  • criação de landing pages e formulários para captação de leads (incluindo o pedido de opt-in);
  • segmentação de contatos;
  • criação de mensagens e campanhas;
  • fluxos de nutrição baseado na resposta das campanhas de SMS;
  • fluxos de automação; 
  • acompanhamento de métricas como taxa de abertura e mais.

Também é importante contar com esse tipo de software porque eles oferecem relatórios para análise de resultados e ainda automatizam o envio de acordo com os critérios que sua equipe estabelecer.

Tipos de SMS marketing

Como citamos acima que existem diferentes tipos de SMS no marketing digital e por isso vamos classificar alguns deles. 

É importante que você conheça essas diferentes opções de mensagens para que possa ampliar o entendimento do uso que essa tática do marketing pode trazer para sua empresa. Então vamos lá!

SMS Promocional

Como o próprio nome sugere esse tipo de SMS tem o objetivo de divulgar:

  • novos produtos e serviços;
  • promoções e ofertas.

Uma dica é oferecer descontos exclusivos para quem está cadastrado em seu banco de dados. Assim o lead percebe que existe vantagem em continuar recebendo suas notificações.

SMS transacional

Geralmente informa sobre as transações que o cliente realizou com a empresa. É muito usado em e-commerces. Por exemplo mensagens de confirmação de pagamento, dados para rastreamento do produto, prazo de troca e mais. 

SMS para tráfego

Tem o objetivo de levar o lead para outras páginas. Geralmente o CTA é um link para o site, blog ou outras landing pages. 

Tenha atenção com esse tipo de mensagem. Primeiro lembre-se de que a página de destino deve ser otimizada para acesso em dispositivos móveis. Também não se esqueça que a taxa de adesão é menor quando o lead precisa acessar outra página. Só use esse tipo de campanha quando for realmente necessário.

SMS Institucional

Tem o objetivo de divulgar valores e posicionamento da marca. Quais campanhas a marca apoia?

Por exemplo, se a empresa tem uma preocupação social e realiza projetos para apoiar crianças carentes, pode divulgar suas ações por meio de SMS. 

Tenha atenção em relação ao tom das mensagens para que não seja apenas uma autopromoção. 

SMS para datas especiais

Desejar feliz aniversário, Páscoa, Natal e Ano novo para seus clientes e leads é uma maneira de se fazer presente para aquele contato. 

Todo mundo gosta de receber esse tipo de “carinho”, por isso seja criativo e surpreenda.

Exemplo de ferramenta para envio de SMS marketing

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o que é SMS e a colocar essa estratégia em prática, afinal ela pode ajudá-lo a:

Como dissemos ao longo deste artigo, para colocar tudo em prática você vai precisar de um software completo que permita, não apenas o disparo das mensagens, mas também realize a segmentação de contatos e o fluxo de mensagens.

A ferramenta de automação de marketing da LAHAR foi eleita em 2019 a Melhor Ferramenta de Marketing Digital 2019, pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio. 

Entre as suas funcionalidades a plataforma oferece a opção de criar campanhas de SMS marketing, aumentando os canais que a sua empresa tem com sua base de contatos.

Faça um teste gratuito por 15 dias sem custo nenhum e descubra como podemos ajudar a sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.

O sistema de disparo de SMS por meio da plataforma LAHAR é fácil e simples e você pode conferir o passo a passo completo no guia exclusivo; “Criando campanhas para envio de SMS Marketing“.

Quer solucionar algumas dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe.

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