5 dicas para uma campanha de SMS marketing de sucesso

Alguma vez você já testou usar o SMS marketing em suas ações de divulgação e vendas?

Eu imagino que se você clicou para ler este artigo pelo menos curioso sobre a ferramenta, você deve estar.

Talvez você já saiba que só no Brasil são 230 milhões de smartophones em uso. E isso já seria suficiente para sua equipe de marketing e vendas considerar a adoção de uma estratégia que faz sua mensagem chegar diretamente nesses dispositivos.

Entretanto, os dados impressionantes não param por ai! Segundo a Gartner a taxa de leitura das mensagens de SMS é de 98%!!!

Isso quer dizer que se você enviar um SMS para um lead é MUITO provável que ele vá ler o seu conteúdo. E vai demorar apenas 3 minutos para fazer isso!

Resumindo, o que todos esses dados nos dizem é que o SMS marketing tem grande alcance e que por isso deve ser considerado na construção da estratégia de sua empresa.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Mas como usar o marketing via SMS para fazer a gestão de leads e gerar negócios? É o que vamos responder no tópico a seguir!

SMS marketing: 5 dicas para colocar em prática

# 1 Adote uma ferramenta de disparo das mensagens

O primeiro passo para quem deseja iniciar uma campanha de SMS marketing é escolher uma ferramenta que permita o envio das mensagens de maneira legal e segura.

Um dos sistemas mais usados para isso são as ferramentas de automação de marketing.

Isso porque esse tipo de programa reúne diversas funcionalidades e torna mais simples a vida de quem está gerenciando todas as ações de marketing de uma empresa.

Também é importante contar com esse tipo de software porque eles oferecem relatórios para análise de resultados e ainda automatizam o envio de acordo com os critérios que sua equipe estabelecer.

#2 Crie uma estratégia de conteúdo para a mensagem

Depois de definir como enviar seu SMS é hora de estabelecer o que enviar.

O conteúdo do marketing via SMS deve ser objetivo e curto.

Ninguém tem paciência para os famosos “textões”, por isso seja claro e direto sobre porque você está mandando aquele conteúdo.

Ofereça um benefício claro em sua mensagem. Seu lead deve observar valor em seu conteúdo para continuar se relacionando com sua empresa.

Use a plataforma para divulgar e informar sobre:

  • conteúdos ricos;
  • eventos online;
  • ofertas exclusivas;
  • pesquisas e mais.

#3 Só envie mensagens para leads que forneceram OPT-IN

Opt-in é a permissão para contato. Ela é obrigatória para que sua empresa entre em contato com leads por e-mail ou SMS.

Para garantir o opt-in, inclua uma autorização na landing page e no formulário de cadastro que o usuário preencheu ao ceder os dados à sua empresa. Você pode deixar esse campo já pre-marcado.

O GDPR, General Data Privacy Regulation, estabelece que você precisa de permissão para fazer remarketing para clientes.

#4 Inclua um CTA

Um CTA é uma chamada à ação, ou seja, uma forma de incentivar que o lead se relacione com a mensagem enviada.

Por exemplo; “Cadastre-se para assistir ao webinar” ou “clique agora e garante seu desconto”.

Ao enviar uma mensagem para um lead você deve dar a ele a chance de se manter em contato e responder ao conteúdo enviado.

Sem um CTA a comunicação é interrompida. Não seja responsável por isso!

Uma estratégia de SMS marketing bem construída sabe utilizar bem os CTAs. Esse simples gesto terá um impacto significativo nas suas taxas de conversão.

#5 Seja pessoal (sem exageros)

“Bom dia, Carlos! Que tal tornar essa segunda-feira preguiçosa em um motivo para voltar a se exercitar? Responda SIM a essa mensagem e agendaremos seu horário aqui no estúdio para você voltar hoje! A primeira aula é por nossa conta! 🏋️‍♀️ Abs Equipe Activa”.

Simples, curta, direta, com uma proposta de valor bem definida e um CTA atrativo. Além disso, pessoal na medida!

Foi-se o tempo em que a gente tinha paciência para mensagens de publicidade padronizadas e sem pessoalidade.

O marketing via SMS é mais descontraído e permite uma linguagem mais leve.

Usar o nome do contato também faz toda a diferença!

Fala com seu contato como se estivesse conversando com ele, seja empático e simpático!

Exemplo de ferramenta para SMS marketing e e-mail

Criar uma estratégia de automação de SMS marketing vai ajudar você a ter melhores resultados em suas ações.

Para isso você vai precisar de um software completo que permita, não apenas o disparo das mensagens, mas também realize a segmentação de contatos e o fluxo de mensagens.

A ferramenta de automação de marketing da LAHAR disponibiliza às empresas parceiras a opção de criar campanhas de SMS marketing, aumentando os canais que a sua empresa tem com sua base de contatos.

Nem só de automação de e-mail marketing se constrói uma estratégia de marketing automatizado, por isso sua empresa pode utilizar o envio de SMS como mais um canal de comunicação com seus clientes e prospects por meio da plataforma da LAHAR e criar mais uma oportunidade de sucesso para sua estratégia de marketing digital.

O sistema de disparo de SMS por meio da plataforma LAHAR é fácil e simples e você pode conferir o passo a passo completo no guia exclusivo; Criando campanhas para envio de SMS Marketing.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes, seja por meio de marketing via SMS, mídias sociais, compra de mídia, e-mail marketing ou outras ações.

Então, o que você está esperando? Implemente algumas dessas dicas e observe a eficiência e o ROI de suas campanhas de SMS dispararem.