Softwares de marketing digital: 15 ferramentas para conquistar melhores resultados em todas as áreas

Quando o assunto é marketing digital, você já deve saber o volume de estratégias com as quais precisa lidar: redes sociais, anúncios pagos, e-mail marketing, landing pages, produção de conteúdo, SEO e muito mais. Mas para que tudo isso possa ser realizado de maneira mais eficiente, você pode contar com a ajuda de uma lista de softwares de  marketing digital.

A seguir, listamos as 25 melhores ferramentas de marketing para sua empresa. Você não precisa trabalhar com todas elas. Faça uma análise das estratégias que a sua empresa usa e quais softwares de marketing digital vão contribuir com seus resultados. 

Lembre-se que as ferramentas essenciais para marketing digital são aliadas para facilitar o seu trabalho e o trabalho da sua equipe no dia a dia. Por isso, elimine as plataformas que não são usadas e que se tornaram apenas uma burocracia!

Software marketing digital: 15 ferramentas para otimizar sua estratégia

1. Postgrain

As redes sociais são os principais canais de entrada de empresas para o universo do marketing digital, por isso, vamos começar essa lista de softwares de marketing digital com um sistema que contribui para a gestão desses canais: o PostGrain. 

Estamos falando de uma ferramenta que permite:

  • agendar publicações, 
  • responder mensagens,
  • interagir em tempo real com seus seguidores. 

2. HOOTSUITE

Na mesma pegada da ferramenta anterior, o Hootsuite surge como uma opção de software focado na gestão de mídias sociais.

Entre as principais funcionalidades estão:

  • integração de todas as suas contas de mídia social
  • agendamento de publicações;
  • acesso a relatórios.

3. Buffer 

Também voltada para gestão das redes sociais, estamos falando de uma plataforma de marketing digital que permite agendar conteúdos, mas tem como maior foco ampliar o engajamento dentro desses canais.

Para isso, te ajuda e permite ver todos os comentários e interações importantes e realizadas na ferramenta. 

Na ferramenta você vai visualizar comentários não respondidos e identificar os mais importantes, garantindo que sua equipe agiu rápido para aproveitar todos os benefícios do contato de um usuário. 

4. Buzzsumo 

O objetivo da ferramenta é te ajudar a encontrar o conteúdo com melhor desempenho para engajar seus seguidores. 

O sistema também facilita que a sua marca encontre um influenciador digital que poderá contribuir para sua estratégia, bem como oferece insights para a produção de conteúdos.

O software de marketing digital permite que você encontre os assuntos que estão em alta, dentro do universo da empresa e da realidade de suas personas, e use-os para ampliar alcance, interagir e ampliar o engajamento dos usuários. 

Em suma, use essa plataforma de marketing digital para: 

  • encontrar conteúdos e assuntos de alta performance no momento, 
  • tenha acesso a dezenas de informações sobre dados, 
  • identifique influenciadores, 
  • monitore comentários e tendências.

5. Canva

Se você trabalha com redes sociais, mas não é um designer profissional, nem pode contratar um, o Canva é uma plataforma de marketing digital muito importante, porque permite que você crie imagens para a publicação no Facebook e Instagram, incluindo artes animadas e GIF. 

O sistema já oferece templates prontos e você pode editar com suas fotos, logo, cores e mais. 

Use e abuse para tornar suas publicações mais atrativas. 

6. Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google que é indispensável  para empresas que desejam alcançar mais clientes por meio da estratégia de links patrocinados

É usada para criar anúncios no Google Shopping, Google Display e Google Pesquisa. 

É uma das melhores ferramentas de marketing para a etapa do funil de vendas de atração. 

A partir do Google Ads sua empresa pode anunciar na rede de parceiros do Google. Entenda mais no conteúdo, “Como criar campanhas de Google Adwords”. 

7. Facebook Ads 

Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook, também sendo usada para a criação de anúncios no Instagram Ads. 

Grande parte das empresas, B2B ou B2C, obtém excelentes resultados ao criar uma campanha de anúncios dentro das principais redes sociais do Brasil e do mundo. Por isso, confira no vídeo abaixo como implementar, você também, uma estratégia que use esses canais. 

8. Google Keyword Planner

Outra ferramenta do Google, gratuita, fundamental para a criação de uma estratégia de marketing eficiente, o Google Keyword Planner permite que você encontre palavras-chaves pesquisadas pelos usuários do Google para fazer buscas. 

Além de ser útil para a criação de anúncios, você também pode usar as informações para sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO.

9. SEMRush

O SEMrush é uma das ferramentas essenciais para marketing digital, principalmente para quem lida com SEO. 

O software de marketing digital oferece recursos e facilidades como:

  • permite descobrir palavras-chave ideais para a empresa, 
  • faz a análise de perfil de backlinks de qualquer domínio, 
  • realiza auditoria de SEO técnico, 
  • monitora as posições na SERP (página de resultado de pesquisa no Google para uma palavra-chave específica) e mais. Vale a pena conhecer! 

Leia mais em: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

10. Yoast

O YOAST SEO é um plugin do WordPress, na verdade um dos mais usados dentro da plataforma, e funciona para otimizar cada página do site e blog para SEO.

Com o Yoast instalado é possível definir importantes parâmetros para duia página:

  • meta titulo, 
  • meda descrição, 
  • URL otimizada, 
  • palavra-chave e mais.

11. UNBOUNCE

O UNBOUNCE é a ferramenta de Inbound Marketing que facilita a criação de landing pages, inclusive a execução de testes A/B

A plataforma oferece templates de landing pages prontos que podem ser personalizados de maneira fácil, ágil e sem a necessidade de contratação de um profissional para isso.  

12. MAILCHIMP

O Mailchimp é um software de marketing digital criado para o envio de email marketing. É provável que você já saiba o impacto do e-mail marketing em uma estratégia de comunicação, relacionamento e vendas. 

O canal é indispensável para a nutrição de leads e muito eficiente para a ativação de clientes inativos, bem como para reduzir o custo de aquisição de clientes

O Mailchimp é uma plataforma usada no mundo todo para organizar leads e disparar e-mails. 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, indicamos que use o check list gratuito: “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.

13. LEADFEEDER

O LeadFeeder é uma ferramenta que permite acompanhar o comportamento dos visitantes e leads, avaliando, por exemplo, quais páginas do site da sua empresa ele visitou. 

Essas informações ajudam na qualificação do lead e na otimização de páginas da sua empresa. 

14. Google Analytics

A análise de dados é uma das vertentes mais fortes do marketing digital. Não importa se a sua empresa é grande ou pequena, usar os dados é fundamental para otimizar os resultados das suas estratégias, e assim gerar mais resultado para a empresa. 

O Google Analytics é a ferramenta mais usada no mundo para fazer a gestão de dados em relação ao comportamento dos usuários dentro das suas páginas. Entre as métricas e indicadores pode ser coletados estão:

  • volume de tráfego;
  • novos visitantes;
  • visitantes recorrentes;
  • fonte de tráfego,
  • CTR – taxa de cliques;
  • custo de aquisição de clientes e mais.

15. LAHAR

Se essa lista de softwares de marketing digital deixou você de cabelo em pé e, só de pensar em gerenciar tudo isso, deu um frio na barriga, você pode optar por uma plataforma que integra todas essas e outras funcionalidades, contratando, por exemplo, um software de automação de marketing

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

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