8 funções que um software para email marketing deve ter

O email continua sendo o segundo canal que mais gera conversão de vendas online após o tráfego orgânico. Existem diferentes tipos de softwares para envio de email marketing, entretanto neste artigo vamos falar do modelo mais atual e que apresenta resultados mais empolgantes dentro de uma estratégia completa de marketing digital: software de automação de marketing.

Um software de automação de marketing faz muito mais do que disparar um e-mail cadastrado por sua equipe. Como o próprio nome prevê, ele automatiza ( e torna possível) ações que levariam muito tempo para serem executadas, tornando assim a ferramenta útil em vários sentidos dentro do seu planejamento estratégico de marketing digital.

Um software de automação de marketing é fundamental para:

  • Criar landing pages
  • Capturar , nutrir e qualificar os leads
  • Permitir a construção e manutenção de uma relacionamento entre a empresa e clientes
  • Acompanhar os leads por todas as etapas da jornada do consumidor
  • Permitir a construção e acompanhamento de um fluxo de vendas
  • Emitir relatórios de resultados de campanhas

Se você ainda precisa de mais para se convencer: de acordo com a VentureBeat, as empresas que utilizam automação de marketing estão registrando um aumento de 80% em leads e 77% nas conversões.

Separamos então 8 funcionalidades as quais você deve estar atento ao escolher um software para email marketing. Confira nossa artigo, tire todas as suas dúvidas e otimize sua estratégia.

8 funcionalidades essenciais em um software para e-mail marketing

Antes de você contratar um software para envio de e-mail marketing é preciso ter certeza que a ferramenta irá oferecer o suporte necessário à execução de todas as etapas que resultarão no sucesso de sua estratégia de marketing automatizado.

Abaixo selecionamos 8 funcionalidades que um programa para envio de e-mail marketing deve apresentar.

1. Automação de Marketing

Como o próprio nome sugere, a automação de marketing auxilia na automação da sua comunicação com seus clientes ou potenciais clientes.

O objetivo é que você, sua equipe de marketing e de vendas, não percam mais tempo com atividades cotidianas, que poderiam ser realizadas automaticamente com a ajuda da tecnologia e possam se dedicar a construir estratégias e ampliar seus resultados.

Se você ainda está buscando por informações sobre o que é automação de marketing e como ela pode contribuir para o crescimento de seu negócio, indicamos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR; Automação de marketing: o que é, afinal?

Um software de automação de marketing também pode (e deve) ser inserido na sua estratégia de vendas.

Um estudo recente mostrou que os vendedores gastam menos de um terço do seu tempo realmente vendendo – em comparação com um total de 50% do tempo gasto entre tarefas de CRM, ações administrativas e busca de informação.

E se você pudesse fazer com que seus vendedores investissem 100% do tempo em VENDER? Bom, não é mesmo? A automação de marketing deve ser integrada com o conceito de automação de vendas.

O software para envio de email marketing deve ser um software de Inbound Marketing completo, que cuida de avançar seus leads no processo de compra enquanto você pode se dedicar a outras atividades.

2. Landing pages

As famosas – e super em alta – landing pages também podem ser conhecidas como páginas de conversão, mais um nome autoexplicativo, que tem o intuito de definir uma página 100% construída com o objetivo de captação de lead.

Você pode aprender como criar uma landing page investindo em conteúdo atraente focado no seu negócio. O intuito é que o visitante da sua landing page se torne um lead, entre em seu fluxo de nutrição e se transforme em um cliente.

Ao escolher um software para envio de email marketing, fique atento se ele oferece uma plataforma em que você poderá criar facilmente suas páginas de conversão e obter canais de entrada altamente direcionados para geração de leads.

Faça tudo rapidamente por meio do software para email marketing que tenha funcionalidades diversas para inbound marketing, sem a necessidade de um desenvolvedor ou designer.

3. Email Marketing

Não basta apenas criar uma landing page otimizada, focada em conversão e ampliar a captação de leads. Um programa para email marketing deve possuir funcionalidades que permitam que você construa um bom relacionamento com seus leads.

Esse bom relacionamento acontece majoritariamente quando você entende a importância da criação de conteúdos e disparos que estejam direcionados e segmentados de acordo com seu estágio no funil de vendas, por exemplo.

Como definir isso?

  • Construa uma landing page que atenda a uma persona específica de sua marca ou resolva as necessidades de uma parte do público que esteja no topo, meio ou fundo do funil de vendas.
  • Realize o envio de email marketing de forma estratégica e acompanhe o desempenho de suas campanhas de forma simplificada, sabendo os contatos que receberam, os que abriram o email e os que clicaram.
  • A partir do momento em que o lead se cadastrar você terá o poder de ajudá-lo a avançar no funil de compras, por meio do envio de materiais ricos, conteúdos relacionados, convites para webinars, entre outras ações.

Por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria financeira empresarial para pequenas e médias empresas, pode construir uma landing page de topo de funil oferecendo o download de uma planilha “gestão de investimentos”.

Entretanto, sua estratégia será diferente se um lead converter na landing page “Problemas com a gestão financeira de seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores e receba uma análise gratuita”.

Neste segundo caso, trata-se de um cliente que já está no fundo do funil e sua estratégia de fluxo pode, por exemplo, ser ligar para ele e agendar o call de consultoria gratuita (para posteriormente vender seu pacote de serviços completo)

4. Gestão de Contatos

Imagine gerenciar cada lead de sua base de contatos individualmente. Parece impossível, mas na verdade essa é uma tarefa fundamental em toda a sua estratégia.

É claro, que manualmente você nunca seria capaz – ou teria que investir em um número de funcionários impensável –  de executar essa tarefa.

Um software para envio de email marketing, entretanto, deve gerenciar seus contatos de forma que você seja capaz de conhecer o comportamento dos seus leads em todos os seus canais digitais. Dessa forma, sua área de vendas constrói uma inteligência estratégica e ainda é capaz de identificar leads qualificados para que possam realizar o processo de vendas de maneira mais eficiente.

Visualize o histórico de interações de cada contato: todas as conversões e suas respectivas fontes de tráfego, as campanhas de email recebidas, abertas e clicadas.

5. Segmentação de Contatos

A boa gestão de contatos e o envio inteligente de email marketing passa por uma segmentação de contatos igualmente relevante e bem construída.

O programa para email marketing deve oferecer listas dinâmicas para que você possa utilizá-las nas suas campanhas de nutrição de leads.

Envie suas campanhas de forma direcionada e segmentada para sua base de contatos e obtenha altos índices de conversão.

6. Lead Tracking

Acompanhar os passos de seu lead, antes mesmo dele ser identificado; essa é a função da funcionalidade de Lead Tracking do software para email marketing.

Por meio dessa funcionalidade você se torna capaz de monitorar os contatos em todas as etapas da jornada de compra. Dessa forma, consegue construir um contato muito personalizado que interage com o lead de acordo com seu comportamento, mesmo fora dos emails marketing, mas também analisando, por exemplo, por quais páginas de seu site ele navega e mais se interessa.

Essa ferramenta é uma importante aliada da equipe de vendas pois também auxilia na identificação da qualidade dos leads e qual o seu momento de compra. Dessa forma, a área comercial foca apenas em contatos quentes e não perde tempo com quem ainda está em fase de maturação.

Gostou? A plataforma de automação de marketing LAHAR possui essa funcionalidade, então entre em contato com a equipe da LAHAR e saiba ainda mais como essa ferramenta pode ajudar seus negócios.

7. Lead Scoring

Se estamos falando em qualificação de leads, não é possível deixar a funcionalidade do Lead Scoring fora da conversa.

Por meio dessa funcionalidade, que deve estar presente no software para envio de email marketing que você escolher, a qualificação de seus leads será feita automaticamente, durante todo o processo de fluxo de nutrição desse contato.

  • Automatiza a qualificação da base de leads
  • Avalia individualmente as características de cada lead
  • Entenda como ele interage com as campanhas

Por meio desses três passos a funcionalidade dá uma “nota” para o lead. Essa nota é o que identifica o poder de sua qualificação.

8. Relatórios

As diversas métricas do marketing digital disponíveis para a análise dos resultados das campanhas permitem que você e sua equipe tomem decisões inteligentes baseadas em números. Os relatórios auxiliam nas melhores tomadas de decisões das ações digitais.

Por isso, na seleção de um software para envio de email marketing, procure conhecer os formatos de relatórios e os dados que ela é capaz de oferecer.

Como visto, um software para email marketing deve oferecer muito mais do que a possibilidade de disparo de emails frios a seus clientes.

Toda uma inteligência deve ser formada para que a estratégia de disparo funcione e traga resultados positivos, atendendo aos objetivos de sua empresa. Daí a indicação de um software de automação de marketing que seja completo e atenda a todas as etapas das táticas mais eficientes do marketing digital.

Dentro em um software para envio de email marketing você pode encontrar diversas funcionalidades que envolvem outras estratégias. Além das funcionalidades já apresentadas, podemos destacar outras 4 que incrementam a automação de marketing:

  • Construção de formulários externos para captura de leads
  • Planejamento de publicação em mídias sociais com agendamento e análise
  • SMS Marketing e Web Push Message
  • Painel de palavras-chave

Agora que você já sabe como escolher o software para email marketing, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

Se você quer conhecer um pouco mais como gerar vendas pela internet separamos um vídeo especial que apresenta como superar esse que é um dos grandes desafios das empresas de hoje.

Com mais de 700 clientes, 5 milhões de contatos administrados e 10 milhões de emails disparados por mês, a LAHAR é um software de automação de marketing que descomplica as atividades de marketing digital de pequenas e médias empresas e possui todas as funcionalidades apresentadas acima.

Entre em contato com a nossa equipe e crie sua conta grátis.

Por meio da automação de marketing, fornecemos um pacote completo de ferramentas para atrair leads e criar relacionamentos que geram conversões e resultados financeiros via internet.