7 funções que um software para email marketing deve ter

Software de automação de marketing é a resposta mais moderna para quem está pesquisando sobre software para e-mail marketing.

O email marketing continua sendo a estratégia que maior ROI oferece  entre as ações digitais.

A cada R$ 1 investido, R$ 38 voltam para sua empresa.

Esse alto retorno sobre investimento não é resultado do envio de um e-mail marketing isolado.

Ao contrário, o e-mail marketing é parte de uma estratégia completa de Inbound Marketing, que por sua vez precisa de uma série de ferramentas para poder ter suas etapas cumpridas. Entre elas a nutrição do leads, na qual o e-mail é personagem principal.

O software de automação de marketing oferece grande parte dessas ferramentas e outras funcionalidades.

A seguir, listamos algumas das funções que um software para e-mail marketing deve oferecer para contemplar a maioria das necessidades de uma equipe da área.

Software para e-mail marketing: 7 funções que ele deve oferecer

Antes de escolher por um ou outro software para envio de e-mail marketing considere nossa lista!

1. Templates para criação e envio do e-mail

Parece óbvio, mas é fundamental reforçar que um disparador de e-mail marketing, mesmo o mais simples, deve oferecer templates de qualidade que facilitem a interação dos usuários.

Ao criar um e-mail marketing lembre-se:

  • dos CTAs;
  • do texto curto e objetivo;
  • de um assunto atrativo;
  • de oferecer algo de valor para o seu cliente.

O template deve ajudar você a organizar as informações mais relevantes e criar botões que estimulem o lead a clicar.

Lembre-se também de que grande parte dos e-mails são abertos em dispositivos mobile, por isso crie e-mails, páginas de destino e landing pages otimizadas para esse tipo de dispositivo.

É claro que o software para envio de e-mail marketing deve oferecer uma funcionalidade segura e confiável para o disparo dos e-mails.

2. Criação de landing pages

As landing pages são páginas de conversão. Um usuário é atraído para ela por meio de uma série de ações de atração e é motivado a compartilhar seus dados.

Elas são fundamentais em um processo de converter visitantes em leads.

Mas como construí-las? 

Um programa para email marketing completo deve oferecer opções de layout prontos para simples edição. Assim você não precisa contar com desenvolvedores e designers.

O próprio programa, com algumas edições feitas por você, é capaz de criar e publicar a página.

A captação de lead precede o envio do e-mail, mas também pode ter suas funcionalidades dentro do mesmo programa.

Continue lendo em: Como criar uma landing page para gerar mais conversões

3. Segmentação de Contatos

O disparo de e-mail em massa é uma prática antiga, desatualizada e que não gera nenhum retorno para sua empresa.

Um software para e-mail marketing deve oferecer a funcionalidade de segmentação de contatos, identificando:

  • caraterísticas;
  • necessidades;
  • interesses;
  • comportamentos de cada lead.

Essas informações são fundamentais para que sua empresa saiba o que oferecer como proposta de valor para o lead em questão.

Essa segmentação deve começar logo após a captação de leads. Ela é parte fundamental para a gestão de leads. E ela acontece a partir da identificação das personas às quais seu serviço atende.

A partir da segmentação de leads é possível realizar o envio inteligente de e-mail marketing e realizar a nutrição.

4. Lead Tracking

A funcionalidade de lead tracking permite que você acompanhe o caminho dos usuários que acessaram seu site, antes mesmo que eles se tornem leads.

O lead tracking permite que você descubra qual a página que trouxe seu cliente para seu site e qual o caminho ele percorreu em seu site.

Isso ajuda você a personalizar ainda mais sua comunicação com seus leads, dentro do e-mail marketing.

Gostou? A plataforma de automação de marketing LAHAR possui essa funcionalidade, então entre em contato com a equipe da LAHAR e saiba ainda mais como essa ferramenta pode ajudar seus negócios.

5. Lead Scoring

Um software para envio de email marketing  deve ajudar você a qualificar seus leads para que possa compreender quais estão mais próximos de se converterem em clientes.

A partir de informações como essa, a plataforma de e-mail pode ativar um fluxo de comunicação voltado para contatos que estão prontos para fazer uma compra.

Esses leads estão no fundo do funil de vendas.

O lead scoring pontua seus leads de acordo com a interação deles com seus e-mails e outras ferramentas de comunicação que sua empresa oferece.

6. Automação

Já imaginou fazer tudo o que listamos até agora, manualmente?

Se você pensou: “impossível”! Você está certo.

A automação é uma funcionalidade INDISPENSÁVEL para a gestão de leads e conversão de clientes.

O objetivo é que sua empresa e colaboradores não percam mais tempo com atividades repetitivas, como envio de e-mail para o lead que fez o download de um ebook. Ao mesmo tempo que façam uma gestão de contatos fundamentalmente baseada no uso de tecnologia, pois sem ela a interação, nesse nível de complexidade, seria impossível!

A partir da criação inicial dos fluxos de automação, o software realiza todas as etapas de nutrição, qualificação e conversão.

Se você ainda está buscando por informações sobre o que é automação de marketing e como ela pode contribuir para o crescimento de seu negócio, indicamos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR; “Automação de marketing: o que é, afinal?”. 

Em suma, o software para envio de email marketing deve ser um software de Inbound Marketing completo, que direciona seus leads para as etapas do fundo do funil.

7. Relatórios

Não existe mais marketing sem métricas.

As métricas do marketing digital permitem a tomada de decisão consciente e assertiva, baseadas em dados.

Ao coletar informações como taxa de abertura e taxa de cliques, bem como realizar testes A/B, uma empresa passa a entender o que funciona e o que não funciona na comunicação com seus clientes.

Entender o que os números expressam e como agir diante deles é a maneira mais eficaz de melhorar os resultados das estratégias e alcançar mais conversões e melhores resultados de ROI.

Onde encontrar um software para e-mail marketing com essas características?

Como visto, um software para email marketing deve oferecer muito mais do que a funcionalidade de envio de emails.

Os programas de e-mail marketing devem contribuir com inteligência para a execução das etapas de gestão de leads e otimização de resultados.

É por isso que indicamos, desde o primeiro momento, o software de automação de marketing como plataforma para sua estratégia.

Agora que você já sabe como escolher o software para email marketing, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

Se você quer conhecer um pouco mais como gerar vendas pela internet separamos um vídeo especial que apresenta como superar esse que é um dos grandes desafios das empresas de hoje.

Com mais de 700 clientes, 5 milhões de contatos administrados e 10 milhões de emails disparados por mês, a LAHAR é um software de automação de marketing que descomplica as atividades de marketing digital de pequenas e médias empresas e possui todas as funcionalidades apresentadas acima.

Entre em contato com a nossa equipe e crie sua conta grátis.

Por meio da automação de marketing, fornecemos um pacote completo de ferramentas para atrair leads e criar relacionamentos que geram conversões e resultados financeiros via internet.