Software para e-mail marketing: o que você precisa saber [+ dicas de ferramentas]

O software para e-mail marketing é uma ferramenta que auxilia na gestão de leads, na criação de campanhas, no envio de e-mails e no monitoramento dos resultados das ações que utilizam esse canal de comunicação. 

De maneira geral, optar pelo uso de um programa para envio de e-mail marketing vai auxiliar sua equipe, desde o planejamento até a execução de uma campanha.

E o que seria do Inbound Marketing sem o email marketing? 

O e-mail marketing faz parte das etapas de relacionamento, vendas e fidelização de clientes

Atualmente, é a estratégia que maior ROI oferece  entre as ações digitais. A cada R$ 1 investido, R$ 38 voltam para sua empresa.

Ferramentas de email marketing para auxiliar sua campanha

Conhecer algumas ferramentas de e-mail marketing pode facilitar na criação de um e-mail com alto poder de conversão, por isso acompanhe abaixo nossa lista. 

Canva

O Canva é um software para email marketing grátis. Ao acessar a plataforma você tem a sua disposição diferentes templates de emails . Você pode escolher e personalizar de acordo com a sua identidade visual e conteúdo. 

O sistema, além de gratuito, é super simples de usar e é uma boa opção para quem não é designer, mas deseja criar seu próprio e-mail. 

Faça o download do material e use-o em sua campanha. 

LeadPages

O LeadPages é uma ferramenta que auxilia sua estratégia de captura de leads.

Por meio do sistema você cria landing pages, formulários e pop-ups para converter visitantes em leads

O editor é simples e permite a personalização das páginas de acordo com a sua estratégia. 

Button Optimizer

Essa ferramenta auxilia na criação de excelentes botões de call to action (CTA) para e-mails. 

Os CTAs são muito importantes para gerar engajamento, envolvimento e para fazer com que o lead se mantenha ativo. 

São esses botões os responsáveis por levar o lead para páginas de compra ou para acessarem outros materiais de valor, como ebooks e webinars, oferecidos pela empresa. 

De maneira geral essa ferramenta vai te ajudar a criar bons CTAs. Você poderá exportá-los em PNG ou CSS e inserir no email criado.

Softwares de automação de marketing

Se você está em busca de um software para envio de email marketing que reúna mais funcionalidades estratégicas nós indicamos o software de automação de marketing. 

Esse tipo de ferramenta reúne funções variadas que vão auxiliar não apenas na etapa de criação e envio de e-mail, mas também:

  • na criação de landing pages e formulários para a captação de leads;
  • gestão de redes sociais;
  • envio de testes A/B;
  • segmentação de contatos;
  • pontuação de leads;
  • criação de fluxos de nutrição;
  • gestão de relatórios e mais. 

Por isso, antes de escolher por um software para envio de e-mail marketing considere nossa lista de funcionalidades que devem ser observadas.

O que é e para que serve um software para e-mail marketing?

Como citamos rapidamente acima, um software para e-mail marketing oferece um conjunto de funções que facilitam o envio das campanhas que a sua equipe criar. 

Parece simples, mas a verdade é que o disparo do e-mail em si é apenas a ponta do iceberg! 

Para que a estratégia seja eficiente e traga o alto retorno sobre investimento esperado (de R$ 38 a cada R$ 1) é necessária a combinação de uma série de funcionalidades que um programa de e-mail marketing oferece. 

Por isso, durante este artigo vamos nos concentrar em apresentar: 

  • Ferramentas de email marketing
  • Funções de um software para e-mail marketing
  • Qual o melhor programa para envio de email marketing

Continue acompanhando!

Software para e-mail marketing: 8 funções que ele deve oferecer

É claro que os programas de e-mail marketing não são todos iguais. Cada um apresenta um conjunto próprio de funcionalidades. 

Uma ferramenta de automação de e-mail marketing, por exemplo, tem o potencial de tornar os resultados de suas campanhas mais eficientes, aumentando a produtividade da equipe e gerando maior retorno sobre investimento.

Fizemos um infográfico completo com todas as funções necessárias para um Software para E-mail Marketing:

A seguir, veja em detalhe essas funções de um software de e-mail marketing. 

Leia também: [TUDO SOBRE] Quanto uma empresa deve investir em marketing

1. Criação de landing pages

Um software de e-mail marketing completo também oferece a apoio para o que vem antes do envio do e-mail: a captura de leads

As landing pages são páginas de conversão. Um usuário é atraído para ela por meio de uma série de ações de atração (anúncios, redes sociais, conteúdo em blogs etc) e é motivado a compartilhar seus dados como nome e e-mail.

Elas são fundamentais em um processo de converter visitantes em leads.

Mas como construí-las? 

Um programa para email marketing completo deve oferecer opções de layout prontos para landing pages, para a simples edição. Assim você não precisa contar com desenvolvedores e designers para construir sua página de captura de leads.

O próprio programa, com algumas edições feitas por você, é capaz de criar e publicar a página.

A captação de lead precede o envio do e-mail, mas também pode ter suas funcionalidades dentro do mesmo programa.

Continue lendo em: Como criar uma landing page para gerar mais conversões

2. Templates para criação e envio do e-mail

Um programa de e-mail marketing deve oferecer modelos de templates que sejam simples de serem personalizados com o conteúdo e a identidade visual da sua marca. 

Esse simples detalhe vai poupar muito tempo da sua equipe de criação que não vai precisar ficar quebrando cabeça sobre como construir uma estrutura de email que seja eficiente.

Ainda dentro da construção do material que será enviado lembre-se de priorizar:

  • os CTAs;
  • um texto curto e objetivo;
  • um assunto atrativo;
  • oferecimento de algo de valor para o seu cliente.

O template deve ajudar você a organizar as informações mais relevantes e criar botões que estimulem o lead a clicar.

Lembre-se também de que grande parte dos e-mails são abertos em dispositivos mobile, por isso crie e-mails, páginas de destino e landing pages otimizadas para esse tipo de dispositivo.

É claro que o software para envio de e-mail marketing deve oferecer uma funcionalidade segura e confiável para o disparo dos e-mails.

3. Segmentação de Contatos

O disparo de e-mail em massa é uma prática antiga, desatualizada e que não gera nenhum retorno para sua empresa.

Um software para e-mail marketing deve oferecer a funcionalidade de segmentação de contatos, identificando:

  • caraterísticas;
  • necessidades;
  • interesses;
  • comportamentos de cada lead. 

Essas informações são fundamentais para que sua empresa saiba o que oferecer como proposta de valor para o lead em questão.

Essa segmentação deve começar logo após a captação de leads. Ela é parte fundamental para a gestão de leads e acontece a partir da:

  • identificação das personas às quais seu serviço atende;
  • da etapa do funil de vendas em que o contato está;
  • da relação que ela vai estabelecendo com o conteúdo dos e-mails que estão sendo enviados/recebidos. 

A partir da segmentação de leads é possível realizar o envio inteligente de e-mail marketing e realizar a nutrição.

Leia mais em: 5 passos para ter sucesso com e-mail marketing segmentado

4. Lead Tracking

A funcionalidade de lead tracking permite que você acompanhe o caminho dos usuários que acessaram seu site, antes mesmo que eles se tornem leads.

O lead tracking permite que você descubra qual a página que trouxe seu cliente para seu site e qual o caminho ele percorreu na plataforma.

Isso ajuda você a personalizar ainda mais sua comunicação com seus leads, dentro do e-mail marketing.

5. Lead Scoring

Um software para envio de email marketing deve ajudar você a qualificar seus leads para que possa compreender quais estão mais próximos de se converterem em clientes.

A partir de informações como essa, a plataforma de e-mail pode ativar um fluxo de comunicação voltado para contatos que estão prontos para fazer uma compra. Esses leads estão no fundo do funil de vendas.

O lead scoring pontua seus leads de acordo com a interação deles com seus e-mails e outras ferramentas de comunicação que sua empresa oferece.

6. Fluxo de nutrição

Se o lead recebe um e-mail X e clica no CTA Y, o sistema deve enviar outro e-mail Z dentro de dois dias. Se o mesmo lead receber um e-mail X e não clica no CTA Y o sistema deve enviar outro e-mail W dentro de 7 dias. 

O fluxo de nutrição deve se concebido pela sua equipe, registrado no software de e-mail marketing e realizado automaticamente pela plataforma. 

O fluxo de nutrição é uma maneira eficiente e inteligente de criar uma comunicação eficaz com seus leads, entendendo o que interessa e o que não interessa a cada contato, educando sua base de leads e estreitando relacionamentos. 

7. Automação

Já imaginou fazer tudo o que listamos até agora, manualmente?

Se você pensou: “impossível”! Você está certo.

A automação é uma funcionalidade INDISPENSÁVEL para a gestão de leads e conversão de clientes.

A gestão de contatos é baseada no uso de tecnologia, pois sem ela a interação, nesse nível de complexidade, seria impossível.

A partir da criação inicial dos fluxos de automação, o software realiza todas as etapas de nutrição, qualificação e conversão.

Se você ainda está buscando por informações sobre o que é automação de marketing e como ela pode contribuir para o crescimento de seu negócio, indicamos a leitura do artigo exclusivo da LAHAR; “Automação de marketing: o que é, afinal?”. 

8. Relatórios

Não existe mais marketing sem métricas.

As métricas do marketing digital permitem a tomada de decisão consciente e assertiva, baseadas em dados.

Ao coletar informações como taxa de abertura e taxa de cliques, bem como realizar testes A/B, uma empresa passa a entender o que funciona e o que não funciona na comunicação com seus clientes.

Entender o que os números expressam e como agir diante deles é a maneira mais eficaz de melhorar os resultados das estratégias e alcançar mais conversões e melhores resultados de ROI com o apoio de um programa de e-mail marketing.

Qual o melhor programa para envio de email marketing?

O e-mail marketing é parte de uma estratégia completa de Inbound Marketing, que por sua vez precisa de uma série de ferramentas para poder ter suas etapas cumpridas. Entre elas a nutrição de leads, na qual o e-mail é personagem principal.

Como vimos, o software de automação de marketing oferece grande parte dessas ferramentas e outras funcionalidades, que vão muito além do envio de emails.

Os serviços de e-mail marketing devem contribuir com inteligência para a execução das etapas de gestão de leads e otimização de resultados.

É por isso que indicamos, desde o primeiro momento, o software de automação de marketing como plataforma para sua estratégia de e-mail.

Mas, qual é a melhor ferramentas dentro desse cenários?

Em 2019 a ABComm – Associação Brasileira de Comércio elegeu a LAHAR como Melhor Ferramenta de Marketing Digital do ano. 

A LAHAR é um software de email marketing grátis por 15 dias que reúne todas as funcionalidades listadas aqui e tantas outras relacionadas às etapas do Inbound Marketing.

Além da automação de e-mail marketing, a plataforma também realiza a gestão de todas as etapas do Inbound Marketing desde a atração com ferramentas como redes sociais e painel de palavras-chave até a análise de resultados.

Com ferramentas para atrair leads e criar relacionamentos que geram conversões e resultados financeiros via internet.

Acesse o site, crie sua conta grátis e faça testes com o sistema de gestão de leads e automação de marketing.

Se você quer conhecer um pouco mais como gerar vendas pela internet separamos um vídeo especial que apresenta como superar esse que é um dos grandes desafios das empresas de hoje.

Agora que você já sabe como escolher o software para email marketing, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

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