Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing

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O email marketing é fundamental para o sucesso de sua empresa na internet. A eficiência dessa ferramenta é tão grande, que os maiores especialistas de marketing do mundo a utilizam.

Mas não basta apenas adotá-la em seu negócio, é preciso saber fazê-la funcionar de verdade, aumentando sua taxa de abertura de email marketing e de cliques em seu conteúdo.

Uma das dicas mais básicas é usar um email corporativo, por exemplo. Mas existem muitas outras.

Seus emails, no mínimo, precisam ser abertos e clicados. Sem essas ações simples por parte dos destinatários, a comunicação será interrompida e toda a ação vai descer pelo ralo.

Além disso, dependendo da quantidade de vezes que seus emails não são abertos, eles podem ser taxados como spam, o que representa um baita prejuízo para sua marca.

Consegue perceber como isso é ruim? Pois é… Por isso você precisa saber exatamente como aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing e cliques.

Continue a leitura e confira as dicas para você fazer bonito em sua próxima campanha de email!

Veja também: Os 10 segredos sobre como fazer Email Marketing

4 táticas infalíveis para aumentar a taxa de abertura de email marketing e cliques

A primeira providência a tomar é escolher uma excelente ferramenta de email marketing, como o MailChimp ou a própria LAHAR, por exemplo.

Depois, siga nossas dicas:

#1. Escreva um assunto matador

A taxa de abertura de email marketing nada mais é do que o percentual dos destinatários que abriram o email. É ela quem molda a linguagem da comunicação, permitindo identificar quando o título não está atrativo ou quando as práticas de envio estão fora de contexto.

Escrever um assunto de email marketing que desperte o interesse, apesar de fundamental, nem sempre é fácil.

O obstáculo é sempre o mesmo: criar um título chamativo a ponto de não ser ignorado. Isso só se tona possível com o conhecimento devido sobre o público e sobre as técnicas de escrita persuasiva.

Temos um artigo completo sobre o assunto.

#2. Adapte a mensagem para visualização mobile

O mercado mobile se desenvolveu consideravelmente nos últimos anos. E com o cotidiano agitado, muitas pessoas leem os emails através dos dispositivos móveis.

Por isso é muito importante que você desenvolva o layout da mensagem de email de uma forma que a leitura seja agradável nos smartphones, aumentando, assim, a taxa de abertura de email marketing.

Isso vai incentivar a interação dos usuários que não estão no computador no momento da abertura do email e vai aumentar suas chances de engajá-lo com a mensagem do email.

#3. Capriche na Call to Action

A taxa de abertura de email não será influenciada pelo Call to Action, mas a de cliques, sim.

cliques tem a ver com o percentual do público que interagiu com a ação proposta em sua estratégia. Para saber se elas estão boas, você precisa reparar em quantas pessoas estão clicando no link que você envia através do email marketing, seja para consumir algum conteúdo ou visitar sua página de vendas, por exemplo.

Calls to Action (Chamadas para a Ação) são botões ou frases de impacto que direcionam o leitor a uma ação específica.

Esse elemento bem aplicado é essencial para direcionar o cliente à ação proposta no e-mail. Verbos no imperativo para demandar a ação, palavras que remetam a urgência e a frases que indicam escassez costumam funcionar muito bem nesse contexto.

Saiba mais: O que são Landing Pages: Tudo que você precisa saber

#4. Adote o uso de “PS” no e-mail marketing

O “PS”, sigla para post-scriptum (“escrito depois”), pode fazer milagres em uma mensagem de e-mail marketing. Essa notinha é geralmente escrita após a mensagem de e-mail para ressaltar algo que se complementa ao que já foi tratado. Também é geralmente usado para destacar algo importante que não deu para entrar na mensagem. Dependendo do “PS” que você incluir no e-mail, sua taxa de clique vai subir com um foguete. Vamos fechar com um exemplo:

PS.: O ideal é que você aplique todas essas táticas em seu email de forma simultânea. Não aposte em uma coisa de forma isolada, mas com todos os os recursos disponíveis para gerar mais resultados em seu negócio.

 

E aí o que achou desse texto?

Se tiver dúvidas ou observações sobre como aumentar a taxa de abertura de email marketing, deixe um comentário abaixo. Teremos o prazer de te responder.