6 vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing: quais são e como aproveitar?

Quando se está começando a implementar estratégias de marketing em um negócio um dos pontos que podem ajudar muito nos resultados e na produtividade do time é a automação de processos do setor. Neste artigo, você vai conhecer cinco vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing.

Mas, antes disso, vamos relembrar o que é automação de marketing

Automação de Marketing: o que é?

Antes de começar a listar as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing, vamos às definições para que não haja confusões. 

Antes de qualquer coisa você precisa saber que a automação faz parte do processo, mas sem estratégia por trás ela não tem eficácia.

A automação é feita através de um software de automação de marketing que vai executar tarefas pré-programadas pela sua equipe.

Tudo que você puder fazer para que o cliente receba o que precisa sem precisar esperar que alguém o faça manualmente.

Logo, a automação de marketing nada mais é que uma forma de manter seu cliente sempre em contato de forma que ele avance nas etapas do funil de vendas. Você vai definir o que caracteriza esse avanço.

Exemplo: um cliente entrou no blog de seu e-commerce de material de construção e no final cadastrou-se para receber mais conteúdos como aquele. Você poderá automatizar para que ele receba mais informações sobre aquele assunto e eventualmente oferecer o produto que ele precisa de acordo com o que ele vem consumindo. 

6 vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing

Agora sim, vamos entender quais são as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing:

  1. Captação de leads qualificado
  2. Descobrir oportunidades de venda
  3. Identificação de leads qualificados
  4. Integração de vendas e marketing
  5. Baixo custo de aquisição de clientes
  6. Fidelização de clientes

1. Captação de leads qualificado

A primeira das vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing sem dúvida é a captação mais qualificada de seus leads. 

Quando você oferece um processo amarrado que permite captar dados e movimentos dos seus leads fica bem mais fácil ter uma base de pessoas realmente interessadas no que você vende.

Se você tem um e-commerce, por exemplo, é possível usar algumas ferramentas de automação para começar a entender o que quer aquele visitante. 

Você pode instalar um pop-up de cadastro, como no exemplo abaixo, caso o usuário ameace sair da página ou mesmo uma oferta se ele chegar ao checkout e demora a finalizar, tido de forma automatizada.

vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing

2. Descobrir oportunidades de venda

Uma das grandes vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing é a de identificar oportunidades de venda em cima da avaliação do comportamento e informações oferecidas pelos seus leads e também por seus clientes.

Se você identificar que vários clientes entram em duas páginas de produtos, por exemplo, você pode programar uma oferta para compra dos 2 produtos de uma vez, uma forma de incentivar seu lead a fazer uma compra maior.

3. Identificação de leads qualificados

Além disso, através de um software de automação é possível dar uma pontuação de acordo com nível de interesse de cada lead, é o que chamamos de Lead Scoring

Você define os parâmetros e pode observar o nível de interesse de cada grupo e criar conteúdos específicos seguindo essas segmentações.

Leia também: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam

4. Integração de vendas e marketing

Outro ponto muito interessante é que a automação chega para unir os setores de vendas e marketing de forma que possam trabalhar na mesma direção. 

Juntando os conhecimentos e esforços de quem tem contato direto com os clientes (vendas) com quem conhece os processos de captação (Marketing) é possível que eles trabalhem juntos e as informações de um sejam usadas para melhorar o trabalho do outro.

Esse conceito é chamado de vendarketing, vou deixar um vídeo abaixo caso você queira se aprofundar no assunto:

5. Baixo custo de aquisição de clientes

Outra das vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing que você irá perceber é a queda no custo de aquisição de clientes. Isso acontece principalmente porque boa parte do contato com o cliente será feita de forma automática e isso poupará tempo para sua equipe.

Uma vez que ele tenha mais tempo poderá investir em melhorar as estratégias e conteúdos utilizados com os leads o que tornará a conversão maior, uma coisa puxa a outra e no final o custo para aquisição de clientes vai caindo.  

6. Fidelização de clientes

Por último, mas não menos importante está a fidelização desses clientes. Muitos profissionais acreditam que após a venda o trabalho está encerrado, mas isso está muito errado!

Isso porque segundo especialistas, manter um cliente é até 7 vezes mais barato que adquirir um novo, logo o serviço de remarketing precisa ser feito para que esse cliente volte a comprar e a automação é essencial nessa comunicação.

Ferramenta de automação de marketing para colocar tudo isso em prática

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.

Acesse a plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias. 

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.