E-mail marketing segmentado: 5 pontos-chave para criar campanhas

Voc√™ capta uma s√©rie de contatos de e-mail de v√°rias fontes ‚ÄĒ landing pages, blog, pesquisas, redes sociais ‚ÄĒ, mas e depois? O que voc√™ faz com eles? Com um banco de dados constru√≠do, sua empresa pode investir em estrat√©gias de e-mail marketing segmentado.¬†

Disparar campanhas em massa sem pensar que nem todos podem estar interessados é um erro. Separando seus contatos em grupos com o mesmo perfil, a equipe de marketing pode criar campanhas exclusivas e com potencial muito maior de conversão.

Calma que esse cenário tem solução! Você só precisa repensar seu modus operandi e sair do automático ao criar campanhas de e-mail. 

Reunimos abaixo cinco pontos-chave sobre e-mail marketing segmentado que devem ser observados e utilizados no momento do planejamento das a√ß√Ķes. Continue lendo e suas¬† estrat√©gias de e-mail marketing nunca mais ser√£o as mesmas!¬†

Como fazer campanhas de e-mail marketing segmentado mais efetivas

1. Analise os contatos que NÃO se engajam com seus e-mails

O que seria um contato n√£o engajado? Basicamente, aqueles que n√£o abrem os seus e-mails nunca.

O principal objetivo de fazer campanhas de e-mail marketing segmentado é se comunicar com quem está interessado no seu produto ou serviço, certo?

Se a sua empresa trabalha com uma ferramenta de automação de marketing, ter acesso e analisar esses dados é mais fácil. Outros serviços como o Mailchimp também fornecem dados sobre taxa de não-abertura e marcação de spam. 

E por que essa informação é relevante para as campanhas? Principalmente, porque os serviços de e-mail como o Gmail tem algoritmos rigorosos e ficar bombardeando contatos que não se interessam pelas suas mensagens pode tornar seu endereço um spam.

Por isso, vale a pena investir no e-mail marketing segmentado para estar na caixa de entrada principal e ter taxas de abertura mais altas.

2. Invista em incentivos para novos clientes

Quem comprou no seu site pela primeira vez forma um grupo estratégico para campanhas de e-mail marketing segmentado.

Eles acabaram de fazer uma compra, estão empolgados por terem encontrado o que queriam e fidelizá-los pode render mais receita em um curto período de tempo.

Esse grupo de pessoas pode receber incentivos exclusivos no pós-venda como, por exemplo, um e-mail pedindo a avaliação do produto com um cupom de X% de desconto válido por uma semana. 

Lembre-se: envie o e-mail depois que o sistema registrar a entrega do produto. Timing é fundamental!

3. Clientes inativos n√£o est√£o perdidos

Outro grupo valioso para investir s√£o os de clientes que n√£o fazem uma nova compra h√° muito tempo ‚ÄĒ a partir de 3 meses ou mais.¬†

As campanhas de e-mail marketing segmentado podem ser feitas de forma seriada. Avise de novos produtos que chegaram na categoria da √ļltima compra, por exemplo, e ofere√ßa um cupom de desconto junto com os e-mails.¬†

Nesse caso, invista em uma linha de assunto interessante para chamar a atenção do seu contato e fazê-lo clicar imediatamente para ler o e-mail. 

segmentacao-email-marketingFonte: Bqool.

De acordo com o segmento do seu negócio, as campanhas para clientes inativos podem variar. Seu site vende fraldas? Um e-mail semanal é pertinente. Vende produtos de maquiagem? Envie a cada três meses e-mails com as principais novidades. 

4. Crie campanhas voltadas para cole√ß√Ķes

As empresas do setor de vestu√°rio e algumas do setor de produto conseguem muitos benef√≠cios investindo em campanhas de e-mail marketing segmentado para as cole√ß√Ķes.

O segmento que gosta de uma linha de produto e compra com frequência ou pelo menos abre os e-mails tem um potencial maior de comprar novamente se tiver novidades.

Suponhamos que voc√™ vende canecas divertidas e a cada trimestre produz novas vers√Ķes da linha de super-her√≥is. Os clientes que j√° compraram essa cole√ß√£o √© o grupo principal para receber um e-mail com as novidades.

Analise o hist√≥rico de taxa de abertura de e-mail para refinar o interesse. Priorize clientes que abriram e-mails da empresa nos √ļltimos 60 dias, por exemplo, para evitar envio para clientes desinteressados.¬†

5. Fique um passo adiante das necessidades do cliente

Segmentos como o de vestuário infantil e tecnologia oferecem oportunidades de antecipar necessidades e desejos dos clientes. 

Afinal, os pais precisam comprar um volume de roupa nova grande nos primeiros anos de vida dos seus filhos. E quem é louco por tecnologia e não perde uma atualização, deseja muito saber as novidades.

Se o seu negócio mantém o cliente informado sobre o que há de novo no seu site, ambos os lados só tem a ganhar.

Um fluxo de nutrição de e-mail marketing segmentado e automatizado funciona perfeitamente para esse tipo de campanha. 

Se o cliente fez uma compra do √ļltimo iPhone, pode receber um e-mail com os acess√≥rios exclusivos para o seu modelo de celular e, claro, quando o novo modelo do smartphone estiver dispon√≠vel.¬†

Esse tipo de segmentação baseada na oportunidade vai atrair visitas qualificadas para páginas estratégicas do seu site. 

Gostou das dicas sobre e-mail marketing segmentado?

Investir nas campanhas de e-mail marketing segmentado, pensadas estrategicamente para os clientes certos, vai aprimorar suas estratégias com o tempo e aumentar as chances de ter um fluxo de vendas maior. 

Use uma ferramenta de e-mail marketing que se integre ao sistema da sua loja virtual para facilitar a segmentação e o envio das campanhas. 

Quer aprender como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO, sem esquecer nenhum detalhe? Confira as 3 etapas fundamentais de como criar e-mail marketing e obter sucesso na sua campanha.

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