5 maneiras de pensar como um especialista em e-mail marketing segmentado

Quando você olha sua lista de e-mails, o que você vê? Se você é como a maioria das pessoas, você vê um grande grupo de endereços de e-mails – quanto mais, melhor. Mas e se você pudesse analisar sua lista e ver uma série de oportunidades através de e-mail marketing segmentado?

O perigo de ver “uma grande lista” é que você perde oportunidades de alcançar pessoas com mensagens precisamente direcionadas. Você perde chances todos os dias de trazer novas receitas para sua loja, em muitos casos com pouco ou nenhum esforço necessário.

Felizmente, é possível alterar o que você vê quando olha para sua lista de e-mails. Abaixo te apresentamos sete maneiras de analisar sua lista de maneira diferente. E uma vez que você entender cada uma, um novo mundo de estratégias de e-mail marketing segmentado vai se abrir para a sua marca.

Os benefícios do e-mail marketing segmentado

O e-mail marketing segmentado é tão benéfico que quase não há motivo para não usar a estratégia. Os cinco principais benefícios do marketing segmentado por e-mail são: Relevância, Resposta, Receita, Relacionamento e Retenção.

  1. Relevância: o envio de mensagens direcionadas para segmentos de público de nicho dá a liberdade de criar mensagens exclusivas para esse grupo específico. Envie seu nicho de público para os conteúdos que eles querem ver. Faça-os lembrar da sua mensagem e, mais importante, sua marca. Use essa oportunidade para abordar o cliente pelo nome, mencionar sua compra mais recente ou falar sobre o produto que ele adicionou ao carrinho em seu site. Conecte-se com o cliente de forma que ele seja valorizado.
  2. Resposta: quando o consumidor abre seu e-mail, é mais provável que ele se envolva com ele. O MailChimp, serviço de e-mail marketing, diz que, estatisticamente, taxas de abertura e taxas de cliques são mais altas em campanhas de e-mail marketing segmentadas. Mais aberturas e mais cliques geram mais conversões.
  3. Receita: mais conversões geram mais receita. Maximize a receita segmentando pessoas específicas com ofertas específicas.
  4. Relacionamento: crie relacionamentos com seus clientes falando diretamente com eles em campanhas de marketing por e-mail segmentadas. Mostre a eles que, como marca, você os valoriza e os reconhece como mais do que apenas um ponto de dados. Para você, eles são um indivíduo com necessidades e desejos específicos. Como marca, você reconhece isso e quer adaptar suas ofertas para eles. Ao provar isso para seus consumidores, você vai melhorar seu relacionamento com eles.
  5. Retenção: depois de desenvolver um relacionamento com os consumidores, eles ficarão ansiosos para voltar para mais vezes. Retenção é alavancar o relacionamento que você já tem com seu consumidor, melhorando-o consistentemente e mantendo-os engajados.

Estratégias para criar campanhas segmentadas de e-mail marketing

1. Descubra quem não está abrindo seus e-mails

De todas as cinco maneiras de olhar de forma diferente sua lista, esta pode ser a mais menos intuitiva. Mas você pode e deve analisar quem não está abrindo seus e-mails, para que você possa enviar e-mails com menos frequência.

Por que?

Porque a chave para excelentes resultados não está no envio de e-mails para o maior número de pessoas. Está em enviar para o maior número de pessoas que querem receber o seus e-mails. Quando você está bombardeando pessoas que nunca abrem seus e-mails, isso envia um sinal para ESPs de que suas mensagens não são desejadas.

Empresas como o Gmail possuem algoritmos rigorosos para determinar o posicionamento da caixa de entrada. Ter altas taxas de abertura ajudará a garantir o posicionamento na caixa de entrada e maior receita. Por outro lado, os descadastrados e reclamações de spam reduzem a capacidade de entrega.

Considere enviar e-mails apenas para clientes engajados. Por exemplo, os clientes que receberam um e-mail pelo menos uma vez, estão associados à sua lista de marketing principal e abriram um e-mail seu pelo menos uma vez nos últimos 90 dias.

2. Clientes pela primeira vez

Os clientes que acabaram de fazer sua primeira compra representam uma oportunidade única para você. Eles demonstraram interesse em seus produtos e em sua loja. Ao mesmo tempo, eles ainda estão formando uma impressão.

É um ótimo momento para reforçar seu interesse e fortalecer o relacionamento. Considere enviar um e-mail especial de pós-compra somente para clientes iniciantes. Você pode dizer que viu que ele fez a primeira compra, pergunte o que acharam e adicione 10% de desconto no próximo pedido deles também.

Isso lhes dá a oportunidade de levantar quaisquer questões que possam surgir e serem resolvidas, além de um incentivo único para voltar e comprar novamente.

3. Acorde seus clientes inativos

Os compradores iniciantes têm sua loja fresca em suas mentes. Mas e os clientes que compraram algo 3, 6 ou até 12 meses atrás, e mais nada desde então?

Configure uma série de e-mails marketing segmentados para contatá-los com uma mensagem clara: queremos você de volta! – e um desconto. Se novos produtos empolgantes foram adicionados à loja ou outras coisas mudaram, avise-os.

segmentacao-email-marketingFonte: Bqool.

Se eles não tiverem aberto um e-mail seu nos últimos 90 dias (veja o item 1 acima), não há problema em contatá-los com um e-mail de retorno ou dois? Apenas certifique-se de que os títulos dos seus assuntos sejam claros para aumentar a probabilidade de que eles abram seus novos e-mails.

4. Cultive o interesse em uma linha de produtos

É mais provável que os clientes que compraram de uma coleção específica de produtos em seu site comprem novamente da mesma coleção.

Por exemplo, se você vende roupas e sai com uma nova linha de camisetas gráficas em cada estação, considere promovê-las para clientes que compraram seus suas camisetas gráficas no passado. E, claro, você pode combinar isso com o histórico de taxa de abertura de e-mail para melhorar ainda mais suas chances.

O segmento pode ser mais ou menos assim: as pessoas que compraram uma camiseta gráfica nos últimos 6 meses estão na sua lista de e-mail marketing segmentado e abriram um e-mail seu nos últimos 90 dias.

Se você não limitar isso a pessoas em sua lista de e-mails marketing, você enviará para pessoas que não concordaram em receber boletins informativos e atualizações, e as reclamações e descadastramentos de spam afetarão você no longo prazo.

Espere, no entanto. Esse segmento será grande o suficiente para enviar? Você não quer construir o maior segmento,você quer criar o segmento com maior probabilidade de executar a ação que deseja. Nesse caso, isso significa abrir o e-mail, visualizar as novas camisetas gráficas e, potencialmente, comprar um.

5. Antecipe as necessidades dos compradores

Digamos que você venda roupas para bebês e crianças pequenas. Se alguém comprar um item, você poderá segmentá-lo por um determinado período posteriormente com o próximo item lógico da série.

Vamos ver um exemplo. Quando alguém compra um item para um recém-nascido, você pode configurar um e-mail automático para acioná-lo 60 dias depois. Diga que você gostou da compra anterior – e aqui estão outros ótimos itens para bebês de 3 a 6 meses. O e-mail pode então vincular de volta a essa seção no seu site.

A segmentação baseada na oportunidade pode atrair visitantes para páginas estratégicas do seu site. Esse tipo de segmentação é particularmente adequado para o marketing de e-mail segmentado automatizado.

Marketing segmentado de e-mail em poucas palavras

Precisão é realmente o nome do jogo aqui. O envio de e-mails marketing segmentados relevantes é bom para você, seus clientes e toda a sua lista de e-mail. Melhora a capacidade de entrega ao longo do tempo e aumenta a probabilidade de compras.

Dependendo da sua plataforma de e-commerce e da sua ferramenta de e-mail marketing, recursos diferentes podem estar disponíveis para você. Você pode achar que algumas dessas condições são mais fáceis de segmentar do que outras.

O mais importante é que você quer alcançar pessoas com mensagens interessantes, direcionadas e que agreguem valor. Quando você faz isso, todo mundo ganha.

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