5 exemplos de copywriting: como as marcas convencem (e convertem) usuários

Se você está em busca de exemplos de copywriting, eu desconfio que seja porque descobriu o que é copywriting.

Apenas para refrescar sua memória, o copywriting é uma forma de escrever com o objetivo de convencer o usuário a realizar uma ação.

Mas quando dito assim, na teoria, é difícil imaginar como funciona, concorda?

Então, neste artigo vamos mostrar exemplos de copywriting e como copywriters do mundo todo aplicaram conceitos como os apresentados no vídeo abaixo:

Exemplos de copywriting: 5 aplicações das técnicas previstas

Buscamos selecionar exemplos de copywriting que oferecessem visões diferentes de campanhas bem variadas, como uso de vídeo, páginas de site de empresas SaaS e anúncios tradicionais.

Esperamos que eles te ajudem a se inspirar e começar a aplicar o modelo.

1. Melbourne’s Metro Trains  – Maneiras “idiotas” de morrer

Como uma campanha local de segurança de trens pode atrair a atenção de profissionais e espectadores do mundo todo?

O humor da agência recebeu grande aclamação pela criação de uma música cativante e personagens de desenhos animados.

Esse anúncio nasceu porque a empresa Metro Trains de Melbourne não queria o tom sombrio típico usado em sua campanhas de segurança.

Além disso, a empresa esperava que a população realmente prestasse atenção na mensagem que estava passando e mudasse de comportamento.

Essa é a base do que é copywriting!

Logo após o lançamento da campanha, a música Dumb Ways to Die chegou a liderar a parada do iTunes e seu vídeo se tornou um dos exemplos de marketing viral no YouTube.

É uma das poucas pessoas do mundo que nunca viu essa campanha? Confira agora abaixo!

2. Evernote

O copywriting do Evernote é focado em transmitir uma mensagem clara  e concisa. 

“Sinta-se organizado, sem esforço” e o “Evernote ajuda você a capturar e organizar ideias, projetos e listas de tarefas, então nada foge”.

Em duas frases o usuário consegue entender claramente o que esperar do Evernote.

O botão de chamada “sign up for free” também direciona o leitor para a ação.

Exemplos de copywriting

Esse exemplo de copywrting tem o objetivo expresso de converter visitantes em leads e leads em clientes pagantes.

3. Trello

Você sabe o que é Trello? Veja o copywriting de seu site. Sua descrição do produto é clara:

Exemplos de copywriting

Ao ler sua apresentação não há duvidas do que a marca faz e o que ela espera que você, como usuário, faça.

Esse exemplo do copywriting reflete o que a empresa é: inteligente, simples e extremamente eficiente em sua proposta de valor.

De maneira geral, o copywriting destacada a proposta de valor do produto. Com o Trello esse objetivo foi alcançado com sucesso!

4. KFC

Esse exemplo de copywriting é diferente de todo o resto que apresentamos por aqui.

É uma resposta do KFC para uma crise que aconteceu em 2018 no Reino Unido.

O KFC ficou sem frango!

Sim.

SEM FRANGO!

Em resposta eles criaram um anúncio com jogo de palavras que também representa o bom uso da escrita para gerar uma reação: fazer o usuário rir e entender uma situação inusitada. 

Exemplos de copywriting

5. Volkswagen

“Se você quer um carro que deixe você sentir o vento em seu cabelo, dirija até um local com vento e saia do carro”.

Essa foi a frase escolhida para campanha abaixo.

No exemplo de copywriting a marca:

  • se comunica com seu público;
  • reforça sua imagem de mercado;
  • salienta sua proposta de valor.

Tudo isso falando o que ela não é!

Se você não conhece muito sobre carros talvez não saiba que a Volkswagen tem sua marca ligada a confiança e segurança. 

Logo o discurso se comunica exatamente com o público que ela deseja e conquista-o com humor.

Exemplos de copywriting

Copywriting no Inbound Marketing

Os exemplos de copywriting no outbound marketing, como os apresentados acima, não são sua única forma de expressão. Ou seja, o copywrting também ocupa um grande espaço no Inbound Marketing.

A criação de conteúdo, de maneira geral, tem um grande impacto nas ações de Inbound e esse conteúdo tem objetivos como conversão de usuários em leads. 

Para isso a marca oferece conteúdo de valor e usa técnicas de copywriting para fazer o usuário caminhar pelas etapas do funil de vendas.

Entre essas técnicas está a apresentação de valor e a apresentação de argumentos que geram identificação do leitor com o que está sendo dito.

Tudo isso acontece de maneira natural, sem forçar o usuário a nada, apenas sugerindo e incentivando.

Se você está buscando informações e exemplos de copywriting para converter visitantes em clientes, seja por meio do Inbound ou Outbound marketing, aconselhamos que acesse o artigo; Como fazer um texto persuasivo em 6 passos: do tema à conclusão”. 

Aproveitando o momento vou indicar um outro material. Se você deseja aplicar tudo isso na produção de conteúdo para blog, desenvolvendo um copywriting para SEO, leia o artigo; “15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs” e inspire-se para começar uma nova era em sua estratégia de marketing digital.

Como vimos com os exemplos de copywriting , entender o que ele é e qual a sua importância está relacionado não apenas ao ato de escrever, mas a capacidade de encaminhar e converter os usuários por cada etapa de um funil de marketing.

A tecnologia pode ajudar, não só com o copywriting, mas com toda a implementação das estratégias de Inbound Marketing.

Ficou com alguma dúvida? Tem mais algum exemplo de copywriting que gostaria de compartilhar? Deixe em nossos comentários! Vamos adorar compartilhar essas informações.

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