5 exemplos de copywriting: como as marcas convencem (e convertem) usuários

Se você está em busca de exemplos de copywriting, eu desconfio que seja porque descobriu o que é copywriting.

Apenas para refrescar sua memória, o copywriting é uma forma de escrever com o objetivo de convencer o usuário a realizar uma ação.

Para um produtor de conteúdo, é essencial entender os princípios da escrita criativa e persuasiva para conseguir engajar seus leitores. Elaborar uma boa estratégia e criar boas campanhas não é suficiente para ter sucesso se na hora de colocá-las em prática a mensagem não ficar clara e nem interessante o suficiente para a sua audiência.

Mas quando dito assim, na teoria, é difícil imaginar como funciona, concorda? Então, neste artigo, você verá:

  • Exemplos de copywriting: 5 aplicações das técnicas previstas
  • Copywriting no Inbound Marketing
  • Exemplos de copy para remarketing: aprenda como fazer a sua
  • Exemplos de copy para instagram
  • Exemplos de copy para whatsapp
  • Exemplos de copy para afiliados
  • Torne-se um expert em copywriting

Ao longo da leitura, você vai conferir exemplos de copywriting e como copywriters do mundo todo aplicaram conceitos como os apresentados no vídeo abaixo:

Exemplos de copywriting: 5 aplicações das técnicas previstas

Buscamos selecionar exemplos de copywriting prontas que oferecessem visões diferentes de campanhas bem variadas, como uso de vídeo, páginas de site de empresas SaaS e anúncios tradicionais.

Esperamos que eles te ajudem a se inspirar e começar a aplicar o modelo.

1. Melbourne’s Metro Trains  – Maneiras “idiotas” de morrer

Como uma campanha local de segurança de trens pode atrair a atenção de profissionais e espectadores do mundo todo?

A agência recebeu grande aclamação pelo uso do humor na criação de uma música cativante e personagens de desenhos animados.

Esse anúncio nasceu porque a empresa Metro Trains de Melbourne não queria o tom sombrio típico usado em sua campanhas de segurança.

Além disso, a empresa esperava que a população realmente prestasse atenção na mensagem que estava passando e mudasse de comportamento.

Essa é a base do que é copywriting!

Logo após o lançamento da campanha, a música Dumb Ways to Die chegou a liderar a parada do iTunes e seu vídeo se tornou um dos exemplos de marketing viral no YouTube.

É uma das poucas pessoas do mundo que nunca viu essa campanha? Confira agora abaixo!

2. Evernote

O copywriting do Evernote é focado em transmitir uma mensagem clara  e concisa. 

“Sinta-se organizado, sem esforço” e o “Evernote ajuda você a capturar e organizar ideias, projetos e listas de tarefas, então nada foge”.

Em duas frases o usuário consegue entender claramente o que esperar do Evernote.

O botão de chamada “sign up for free” também direciona o leitor para a ação.

Exemplos de copywriting

Esse exemplo de copywrting tem o objetivo expresso de converter visitantes em leads e leads em clientes pagantes.

3. Trello

Você sabe o que é Trello? Veja o copywriting de seu site. Sua descrição do produto é clara:

Exemplos de copywriting

Ao ler sua apresentação não há duvidas do que a marca faz e o que ela espera que você, como usuário, faça.

Esse exemplo do copywriting reflete o que a empresa é: inteligente, simples e extremamente eficiente em sua proposta de valor.

De maneira geral, o copywriting destaca a proposta de valor do produto. Com o Trello esse objetivo foi alcançado com sucesso!

4. KFC

Esse exemplo de copywriting é diferente de todo o resto que apresentamos por aqui.

É uma resposta do KFC para uma crise que aconteceu em 2018 no Reino Unido.

O KFC ficou sem frango!

Sim.

SEM FRANGO!

Em resposta eles criaram um anúncio com jogo de palavras que também representa o bom uso da escrita para gerar uma reação: fazer o usuário rir e entender uma situação inusitada. 

Exemplos de copywriting

5. Volkswagen

“Se você quer um carro que deixe você sentir o vento em seu cabelo, dirija até um local com vento e saia do carro”.

Essa foi a frase escolhida para campanha abaixo.

No exemplo de copywriting a marca:

  • se comunica com seu público;
  • reforça sua imagem de mercado;
  • salienta sua proposta de valor.

Tudo isso falando o que ela não é!

Se você não conhece muito sobre carros talvez não saiba que a Volkswagen tem sua marca ligada a confiança e segurança. 

Logo o discurso se comunica exatamente com o público que ela deseja e conquista-o com humor.

Exemplos de copywriting

Copywriting no Inbound Marketing

Os exemplos de copywriting no outbound marketing, como os apresentados acima, não são sua única forma de expressão. Ou seja, o copywriting também ocupa um grande espaço no Inbound Marketing.

A criação de conteúdo, de maneira geral, tem um grande impacto nas ações de Inbound Marketing, com objetivos claros como a conversão de usuários em leads. 

Para atingir esses objetivos a marca oferece conteúdo de valor e usa técnicas de copywriting para guiar o usuário pelas etapas do funil de vendas.

Entre essas técnicas está a apresentação de valor e a apresentação de argumentos que geram identificação do leitor com o que está sendo dito.

Tudo isso acontece de maneira natural, sem forçar o usuário a nada, apenas sugerindo e incentivando.

Se você está buscando informações e exemplos de copywriting para converter visitantes em clientes, seja por meio do Inbound ou Outbound marketing, você está no lugar certo. Confira a seguir quatro exemplos de copy em diferentes canais, focados em conversão.

Exemplos de copy para remarketing: aprenda como fazer a sua

Uma copy de remarketing bem feita é capaz de multiplicar suas vendas!

Para quem não sabe, o remarketing é uma estratégia para impactar novamente usuários que já demonstraram, em algum momento, interesse pela sua solução.

Ou seja: ele é aquele empurrãozinho que o seu cliente precisava para concluir a compra.

O remarketing pode ser feito de mais de uma forma, mas as duas mais comuns são emails e anúncios

Sabe aquele anúncio que te redireciona para a página de vendas de um site que você quase finalizou a compra mas desistiu? Pois então, remarketing!

Mas, nesse momento, você deve estar se perguntando: beleza, eu já entendi o que é remarketing, mas como eu escrevo uma copy de remarketing que converta?

A principal vantagem da copy de remarketing é ser direcionada à um público quente, que já conhece sua marca e suas soluções.

Por isso, a hora de vender é agora! Os quatro elementos que não podem faltar na sua copy de remarketing são:

  • seja direto;
  • quebre objeções;
  • use provas sociais;
  • chame para ação.

Confira, a seguir, exemplos de copy para remarketing:

Michelin

michelin

Esse anúncio de remarketing atinge diretamente as emoções do usuário, criando instantaneamente uma conexão. 

Depois de criada a conexão, a isca foi lançada com um texto incrível para apoiá-la: “Tanta coisa está dependendo dos seus pneus.”

Com uma única frase, eles jogam uma imensa responsabilidade para cima do usuário e o conecta com seu produto, ao atingir seus medos.

Shopify

shopify

Esse anúncio da Shopify tem sucesso ao gerar no usuário o medo de não ter seu site notado e, consequentemente, não vender seus produtos. 

Explore os pontos de dor, medo e desejos mais profundos do seu público-alvo. Foque no que eles perderiam sem o seu produto ou serviço.

Exemplos de copy para instagram

O instagram é uma rede social com mais de um bilhão de usuários ativos diariamente. E não para de crescer.

Imagina se você pudesse atingir todas elas? Seriam um bilhão de chances de conversão. Por isso, é tão importante saber como fazer uma copy para instagram.

Acontece que, ter tanta gente assim na plataforma, não significa que todas elas serão alcançadas pela sua publicação, muito pelo contrário. Além disso, você está competindo pela atenção dessas pessoas com todos os outros perfis que elas seguem.

É aí que está a essencialidade de saber fazer uma copy para instagram: mais do que ser vista, sua publicação precisa reter a atenção do usuário e convencê-lo a realizar a ação que você deseja.

Agora que você entendeu a importância de uma boa copy para instagram, confira três dias para te ajudar a criar a sua:

  • Entenda com quem você está falando;
  • Defina o objetivo da sua copy;
  • Mostre a solução, não o produto.

Confira a seguir, alguns exemplos práticos de copy para instagram.

Agência de Bolso

agencia de bolso

O objetivo principal de uma copy é chamar atenção, certo? E ele foi atingido com sucesso pelo perfil da Agência de Bolso. Depois de chamar atenção, o produtor de conteúdo só precisou inserir um CTA ao final do carrossel.

Escola Conquer

escola conquer

Uma bela chamada da Escola Conquer para convidar os usuários a se inscreverem em seu curso gratuito que, após o período pre determinado, passará a ser cobrado.

Exemplos de copy para whatsapp

Grande parte da comunicação no WhatsApp é feita por mensagem de texto e, por isso, é importante aplicar técnicas de copywriting se deseja ter sucesso em vendas por esse canal.

Você pode ter modelos de mensagens pré-prontos para o caso de mensagens receptivas – quando o cliente vem falar com você – ou criar modelos de mensagens bem estratégicas para disparar em uma lista de transmissão, por exemplo.

Mas não importa o tipo de mensagem, mantenha sempre os princípios do copy. Confira a seguir alguns exemplos:

Primeira resposta

Quando o cliente entra em contato via WhatsApp, o melhor dos cenários é que você não demore mais do que cinco minutos para responder.

Para isso, as mensagens de saudação automáticas são uma excelente alternativa, já que é tão importante ter agilidade.

“Oi, tudo bem?

Seja bem-vindo(a) a/ao [nome da organização].

Nos conte a sua dúvida para que o nosso time especializado possa te ajudar o mais breve possível. 🙂

Responderemos em até [tempo de atendimento] minutos.”

Mensagem de ausência

Mesmo fora do horário de atendimento, é fundamental oferecer uma resposta rápida ao cliente.

É por isso, que deve se programar uma mensagem de ausência para envio automático em horários específicos – nos dias e horários em que sua empresa não estiver funcionando.

Essa copy dá uma justificativa ao cliente ao explicar o motivo da demora no atendimento. Veja um modelo:

“Olá, tudo bem???

Seja bem-vindo(a) a/ao [nome da organização].

O nosso horário de atendimento é [XXX], ok?

Nos diga a sua dúvida e assim que o nosso time especializado estiver disponível, iremos te ajudar.”

Exemplos de copy para afiliados

É comum no universo de afiliados ver o vendedor falar com o público sem um direcionamento. Mas é fundamental corrigir isso para aumentar seu número de vendas. 

Existe um método prático que pode ser aplicado em qualquer tipo de conteúdo e que funciona como uma fórmula que pode ser aplicada em qualquer nicho de mercado. Ela funciona, basicamente, da seguinte maneira:

  1. Promessa
  2. Conteúdo
  3. Ação (CTA)

Como já dito, esses três passos podem ser utilizados em qualquer nicho de mercado. Seu sucesso vai depender do quanto você conhece o seu público, para acertar na promessa feita. 

Veja agora alguns exemplos de palavras poderosas para usar em suas copys para afiliados:

  • Como
  • Agora
  • Descubra
  • Novo
  • Único
  • Comprovado
  • Você

É importante manter sempre a qualidade do conteúdo para que as pessoas confiem no seu trabalho e sintam-se à vontade em finalizar a compra.

Torne-se um expert em copywriting

Se você chegou até aqui e continua querendo saber mais sobre o assunto para se tornar um expert em criação de copys, aconselhamos que acesse o artigo; Como fazer um texto persuasivo em 6 passos: do tema à conclusão”. 

Aproveitando o momento vou indicar um outro material. Se você deseja aplicar tudo isso na produção de conteúdo para blog, desenvolvendo um copywriting para SEO, leia o artigo; “15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs” e inspire-se para começar uma nova era em sua estratégia de marketing digital.

Como vimos com os exemplos de copywriting , entender o que ele é e qual a sua importância está relacionado não apenas ao ato de escrever, mas a capacidade de encaminhar e converter os usuários por cada etapa de um funil de marketing.

A tecnologia pode ajudar, não só com o copywriting, mas com toda a implementação das estratégias de Inbound Marketing.

Ficou com alguma dúvida? Tem mais algum exemplo de copywriting que gostaria de compartilhar? Deixe em nossos comentários! Vamos adorar compartilhar essas informações.

A LAHAR é um software de Inbound Marketing que utiliza estratégias de produção de conteúdo e automação de marketing digital, para auxiliar você a ampliar os seus resultados de vendas e aumentar a produtividade das suas ações. Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudar você a ampliar suas conversões.

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