5 exemplos de copywriting: como as marcas convencem (e convertem) usuários

Se você está em busca de exemplos de copywriting, eu desconfio que seja porque você leu a teoria sobre o que é copywriting e como aplicá-lo, mas quando você se senta em sua mesa, as palavras não vêm. Você sente que não pode fazer isso.

Você simplesmente não consegue escrever um material que seja capaz de convencer um usuário a realizar uma ação?

Frustrante, não é?

Então, neste artigo vamos mostrar exemplos de como copywriters do mundo todo aplicaram conceitos como os apresentados no vídeo abaixo:

Exemplos de copywriting: 5 aplicações das técnicas previstas

1. Melbourne’s Metro Trains  – Maneiras “idiotas” de morrer

Como uma campanha local de segurança de trens pode atrair a atenção de profissionais e espectadores do mundo todo?

O humor da agência recebeu grande aclamação pela sua música cativante e personagens de desenhos animados.

Esse anúncio que acabou se tornando um clássico, nasceu porque a empresa Metro Trains de Melbourne não queria o tom sombrio típico usado em sua campanha de segurança. A campanha então foi criada com o objetivo de entreter seus espectadores, com uma letra engraçada sobre maneiras estúpidas de morrer.

Logo após o lançamento da música, Dumb Ways to Die liderou a parada do iTunes e seu vídeo se tornou viral no YouTube. Esse é um exemplo de copywriting perfeito, afinal tem o explode a percepção sobre a marca enquanto entretém seu público.

2. Evernote: descrição do produto

O copywriting desempenha um papel fundamental no processo de converter visitantes em leads e leads em clientes pagantes.

Exemplos de copywriting

Em tradução livre, o título que diz “Sinta-se organizado, sem esforço” tem em seu complemento; “Evernote ajuda você a capturar e organizar ideias, projetos e listas de tarefas, então nada foge”.

O copywriting tem um papel especialmente importante para os modelos de negócios SaaS, onde não há contato real entre a empresa e seus possíveis clientes.

Explicar o uso de aplicativos SaaS pode ser complicado, especialmente quando há muita concorrência.

O copywriting do Evernote é claro, conciso e eficaz, explicando ao público exatamente o que é o Evernote e como eles podem se beneficiar usando o aplicativo.

É importante escolher os redatores certos para esses projetos, para que não haja falhas de comunicação em que você possa perder a confiança de seus clientes e possíveis clientes.

3. Trello

Você sabe o que é Trello? Veja o copywriting de seu site. Sua descrição do produto – como a maior parte das informações em seu site – é clara:

Exemplos de copywriting

Parte da clareza de uso pode ser atribuída ao grau de inteligência do produto, mas redatores também merecem algum crédito por comunicá-lo com exatidão e incentivo ao cadastro grátis.

4. KFC

Se você quiser ver um exemplo de copywriting muito inteligente, para responder a uma crise potencialmente catastrófica … este é um modelo único para você.

No início de 2018, o KFC teve que fechar todos os restaurantes no Reino Unido porque eles ficaram sem frango. É isso mesmo – eles ficaram sem o que um terço do nome significa.

Em vez de se enrolarem em um buraco, eles voltaram com esse anúncio espirituoso, que incorpora um jogo de palavras com o nome da marca para se desculpar com os clientes … “Fck, sentimos muito”.

Exemplos de copywriting

5. Volkswagen

Anúncios de carro podem ser bastante batidas. Mas este é um exemplo de copywriting que usa o aspecto da honestidade como a melhor política. Em um anúncio divertido da empresa faz um anúncio com os seguintes dizeres “Se você quer um carro que deixe você sentir o vento em seu cabelo, dirija até um local com vento e saia do carro”.

A marca, que é conhecida por sua confiabilidade alemã (não por conversíveis de luxo), se entrega a um pouco de sarcasmo inofensivo para o lançamento de seu carro Up!.

É uma risadinha refrescante na propaganda de carros.

Exemplos de copywriting

Acima, os exemplos de copywriting se concentraram em mostrar como a técnica é usada para a criação de anúncios de outbound marketing. Entretanto, o copywriting não é útil apenas para anúncios, ao contrário, as técnicas usadas para conversão em outros canais e formatos de comunicação, são parecidas, apenas aplicadas de maneiras diferentes:

  • mostre ao leitor o que você pode fazer por ele;
  • escreva para uma pessoa real;
  • conte boas histórias;
  • faça o leitor se identificar e mais.

Se você deseja aplicar tudo isso na produção de conteúdo para blog, desenvolvendo um copywriting para SEO, leia o artigo; “15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs” e inspire-se para começar uma nova era em sua estratégia de marketing digital.

Como vimos com os exemplos de copywriting , entender o que ele é e qual a sua importância está relacionado não apenas ao ato de escrever, mas a capacidade de encaminhar e converter os usuários por cada etapa de um funil de marketing.

A tecnologia pode ajudar, não só com o copywriting, mas com toda a implementação das estratégias de Inbound Marketing.

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