Gatilho mental da urgência: como utilizá-lo para aumentar suas vendas?

O cérebro humano é capaz de tomar mais de 30 mil decisões por dia. Isso parece meio impossível, né? Mas não é. Justamente por isso, muitas vezes, tomamos decisões sem pensar. (Fonte: Cornell University)

Agora imagine se existisse um mecanismo que nos ajudasse a tomar decisões de forma mais simples e diminuísse o nosso esforço mental? Ele existe e se chama gatilho mental.

Os gatilhos mentais são importantes aliados na hora de vender e persuadir um cliente, influenciando diretamente na decisão de compra.

Manter uma marca ativa na internet é um processo que exige planejamento e estratégias de produção e divulgação de conteúdo. Por isso – e para isso – o marketing se inspira e busca apoio em outras áreas. Foi assim que os gatilhos mentais tornaram-se um reforço para as estratégias de venda.

Existem diversos tipos de gatilhos mentais, cada um com um objetivo. No entanto, no artigo de hoje, falaremos sobre o gatilho mental da urgência e apresentaremos o que é e para que serve.

O que é um gatilho mental?

gatilho mental da urgencia

Gatilhos mentais são as decisões tomadas pelo nosso cérebro no nível do inconsciente. É como se as escolhas mais simples que tomamos em nosso dia a dia, como por exemplo, o que iremos comer ou vestir, fossem automatizadas para que ele possa se dedicar a  decisões mais complexas.

Mas engana-se quem pensa que isso é uma invenção do marketing. Os gatilhos mentais são recursos inerentes da natureza humana com o objetivo de facilitar as decisões que devemos ter ao longo do dia.

Veja, a seguir, como ocorre o processo de tomada de decisão por meio de gatilhos mentais, de acordo com um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência:

  • Primeiro o seu cérebro toma uma decisão.
  • Depois, essa decisão surge na sua consciência e você acredita que está tomando-a de maneira racional.
  • Por fim, você age de acordo com a decisão definida pelo seu inconsciente.

No nosso cotidiano, algumas decisões são tão simples que nem notamos que elas precisam – e são – tomadas. Diferentemente de grandes resoluções decisões muito mais complexas que precisamos tomar como transição de carreira, por exemplo. 

Agora imagine se todas as escolhas que tomamos em nosso dia a dia fossem complexas? Nosso cérebro não iria aguentar. E é exatamente aí que entram os gatilhos mentais.

Esse artifício serve como um estímulo para que as pessoas ajam por impulso e se engajem de maneira inconsciente. Aplicar essa técnica de gatilho mental para vendas é sucesso garantido. 

Agora que você já sabe o que é um gatilho mental, conheça mais a respeito do gatilho mental da urgência, que te garante um elevado índice de aproveitamento no objetivo de alavancar suas vendas.

Gatilho mental da urgência: o que é?

O gatilho mental da urgência está associado ao fator tempo. Ou seja, até quando o produto ou serviço poderá ser adquirido pelo usuário. O objetivo desse gatilho é agilizar a compra e fazer com que o consumidor finalize o quanto antes, visto que seu tempo para isso está acabando.

O gatilho mental da urgência é muito efetivo porque ele causa uma das piores sensações possíveis para o ser humano ao impossibilitá-lo de fazer suas próprias escolhas. Dessa maneira, ele é um dos gatilhos mais eficazes em estimular atitudes inconscientes dos consumidores, ao restringir seu tempo e, consequentemente, seu poder de decisão.

Esta estratégia tem grandes chances de sucesso quando aplicada com consumidores indecisos – aqueles que visitam a página do produto várias vezes, por dias, e continuam inseguros quanto à finalização da compra. A sensação de urgência tira a dúvida do cliente e o faz tomar uma atitude, finalizando sua transação de compra.

Geralmente, o gatilho mental da urgência determina um prazo predefinido de tempo para a validade das ofertas, o que aumenta significativamente as chances de vendas, já que isso causa no consumidor a sensação de medo de perder uma grande oportunidade. 

No entanto, para fazê-lo agir tão rápido quanto sugere sua oferta, a estratégia deve ser bem persuasiva ao atingir o público.

Como usar o gatilho mental da urgência?

Agora você já sabe o que são gatilhos mentais e o que é o gatilho mental da urgência, mas além disso é fundamental saber como usar gatilhos mentais.

Afinal, como toda boa estratégia de marketing, além de conhecê-la e compreender o seu conceito, você deve também saber como colocá-la em prática e entender suas boas – e más – práticas.

A seguir, iremos te mostrar como usar o gatilho mental da urgência de uma forma que seu negócio atinja resultados melhores ainda.

Clareza

Tanto para vender quanto para capturar leads, é fundamental ser sempre claro nas informações que você deseja passar ao público quando utiliza gatilhos mentais – tanto o da urgência, quanto os outros.

Consumidores, em sua maioria, são desconfiados. Por isso, é tão importante ser claro quanto às intenções das promoções e, se possível, explicar o motivo da limitação de tempo. 

Honestidade

Em hipótese alguma engane o seu cliente. Só faça uso do gatilho se a oportunidade ou oferta estiver realmente com o tempo contado. Se não for esse o caso, aposte em outros gatilhos mentais que possam ser usados para aumentar suas conversões sem precisar mentir para seus consumidores.

Chamadas de qualidade

Dê atenção especial ao seu texto. Ele deve promover a sensação de urgência nos visitantes do site. Um gatilho mental para vendas, por exemplo, deve anunciar sua solução como se fosse, naquele momento, algo extremamente necessário.

O título deve ser chamativo o suficiente para atrair a atenção do usuário e cumprir de maneira efetiva sua função de despertar o sentimento de urgência.

Invista em diferentes recursos

Para conseguir chamar a atenção do consumidor para a sua promoção, você pode se utilizar de diversos recursos.

A seguir, confira alguns exemplos:

  • Cronômetro com contagem regressiva
  • Quantidade limitada de vagas/produtos
  • Oferta de bônus para o cliente adquirir sua solução dentro de determinado período

Esse tipo de chamada desperta uma sensação ainda maior de que o produto PRECISA ser adquirido o quanto antes.

Divulgue por diferentes canais

Hoje em dia, com a ascensão das redes sociais, o potencial de divulgação online está cada vez maior. Dessa forma, aposte em diversos canais para a divulgação e promoção do post que contém o gatilho mental.

Seu público está presente em diferentes plataformas e você deve alcançá-lo onde ele estiver.

Escale suas vendas

Como falamos ao longo deste artigo, gatilhos mentais são estratégias que ajudam seu negócio a escalar suas vendas aumentando o número de conversões.

Mas existem outros meios que podem te ajudar nesse objetivo e, se usados em conjunto, exponencializam ainda mais seus resultados.

Para aumentar suas vendas, invista também em softwares de automação de marketing que descomplicam sua estratégia digital, assim como o CRM da LAHAR. Automatize seus e-mails, nutra seus leads e crie LPs aplicando o gatilho mental da urgência com o auxílio do nosso software e bombe suas vendas.

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