Como gerar leads e vender mais com Inbound email marketing

O Inbound email Marketing surge com as novas tecnologias e facilidades que a internet proporciona no comportamento do consumidor moderno.

Hoje em dia as pessoas não estão mais centralizadas nas informações que a TV passa. Quando você procura sobre algum produto, o primeiro lugar que você pensa é a internet. Os consumidores estão cada vez mais pesquisando sobre os produtos que têm interesse e suas decisões vão ser tomadas a partir destas pesquisas que ele faz na internet. O Inbound Marketing se aproveita disso. 

No Inbound Marketing é o consumidor que chega até o seu produto ou serviço. Mas para isso você precisa usar de estratégias atraiam para você até o final do processo de venda. 

Se você deseja aprofundar seu conhecimento, sugerimos que também leia o artigo exclusivo produzido pela LAHAR; Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio.

Uma estratégia de e-mail marketing estruturada é uma das melhores estratégias de comunicação para fazer com que seus clientes e leads caminhem pelas etapas do funil de vendas e avancem pela jornada do consumidor. 

Não duvide da força do e-mail marketing. Seus números e resultados são expressivos como por exemplo nesta pesquisa recentes que mostra como 72% das pessoas escolhem o e-mail como canal preferido para comunicação de empresas e marcas. 

Além das técnicas de Inbound email Marketing, vale lembrar também, que existem técnicas para Outbound email Marketing! Hoje, porém, iremos falar mais sobre os estágios do Inbound email Marketing e como você pode moldar os seus e-mails para vender mais!

Leia também: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?

Aprendendo os estágios do Inbound email Marketing: Como converter, concluir e fidelizar seu consumidor.

A estratégia de Inbound email Marketing se apoia nos seguintes estágios:

  • Converter;
  • concluir a venda;
  • fidelizar (ou encantar)

É claro que antes destes estágios, a base do Inbound Marketing está na atração de clientes para seu site e blog. Atrair é o primeiro ponto que define o Inbound Marketing. Porém nosso foco aqui é o Inbound email Marketing. E para esta estratégia você começa a trabalhar já na fase de conversão. Portanto vamos nos aprofundar sobre cada um destes 3 estágios.

Convertendo visitantes em leads

A partir do momento que suas estratégias de marketing estão dando resultados e estão atraindo cada vez mais possíveis clientes para seu site ou blog, é hora de começar a converter visitantes em leads.

Para isso você precisa encontrar formas de conseguir o seu endereço de email, e a partir daí iniciar um canal direto de comunicação com ele.

As melhores estratégias para isso são oferecendo benefícios que podem ser um e-book, desconto, ou mesmo informações que possam ser de seu interesse. Tudo isso em troca das informações de contato dele.

A partir do momento que o seu visitante se cadastrou para receber seus e-mails de comunicação, você converteu um visitante em lead.

Porém, não para por aí. Agora que ele se tornou um lead, esse possível cliente precisa passar por um processo de nutrição de leads. E é neste momento que as estratégias de Inbound email Marketing entram. Mas não antes de receber o seu e-mail de boas vindas. Sim! Ele é muito importante!

Para aprender mais sobre a geração de leads qualificados, você pode entrar no artigo: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio.

E-mail de boas-vindas

Um email de boas-vindas é o seu primeiro contato comercial com seu lead. Além de servir de confirmação para sua inscrição, ele também prepara o lead sobre os futuros e-mails que ele receberá. E não se engane, quando seus clientes se inscrevem em seu site, eles já esperam por este e-mail. Caso você não envie, ele pode, inclusive, se questionar se a sua inscrição foi realizada com sucesso.

Esta não é uma tarefa que você realiza manualmente. Você precisa de uma automação de email marketing para que isso seja feito de forma automática e você não perca nenhum envio, e nem mesmo atrase. Esta é uma prática fundamental em qualquer estratégia de Inbound email Marketing, pois é a partir desta automação que você pode planejar suas ações e economizar tempo de sua equipe de marketing e vendas.

Sem contar que a partir desta automação você será capaz de se organizar melhor ao guiar o seu lead por todo o funil de compras.

E-mails de nutrição de leads

A nutrição de leads depende do seu conhecimento em cima daquele contato. Para a estratégia de Inbound email Marketing isso é fundamental para que você consiga atender as necessidades individuais de cada um de seus leads, de forma a não disparar e-mails que não sejam de seu interesse.

E para isso você pode tomar alguns caminhos:

  • Analisar o comportamento de seu cliente durante a navegação em seu site;
  • realizando perguntas básicas no momento do cadastro;
  • enviando um email com perguntas diretas sobre o seu interesse;
  • avaliando o retorno dos e-mails enviados. Quais tipos de e-mails você tem os melhores resultados?

É com estas informações em mãos que você tornará a sua comunicação cada vez mais personalizada e objetiva com a aquele lead. Sugerir produtos ou serviços que realmente sejam do interesse dele.

Através de uma boa comunicação você deve conduzi-los a acreditar que você é a melhor opção para eles e dessa forma fazê-los caminhar pela jornada do cliente.

E é claro, que mais uma vez, você precisa da automação de marketing digital para que todo este processo possa ser feito de maneira mais dinâmica e automatizada possível. Dessa maneira você economiza esforços desnecessários e inclusive facilita a segmentação de clientes no direcionamento de envio de e-mails.

Concluindo a venda: convertendo seus leads em clientes

A partir do momento que o seu lead já está interagindo com sua marca, você e ele já criaram uma conexão que está muito próxima de se converter em venda. Para isso você já precisa estar nutrindo bem seu lead de forma que você já tenha identificado seus interesses e esteja pronto para nutrir suas necessidades.

E-mails automáticos como os de abandono de carrinho, por exemplo, são uma ótima estratégia para converter seus leads em vendas, e inclusive é uma das ações base do Inbound email Marketing. Você já deve ter se deparado com um e-mail desses: você olhou um produto em algum site, chegou a colocá-lo no carrinho, mas por algum motivo não finalizou a venda.

No exemplo abaixo, a Asics lembra o seu cliente do produto que ele deixou no carrinho e além disso ainda sugere outros produtos relacionados que possam interessar ao lead.

inbound email marketing

Esteja atento a correta segmentação de seus leads e a forma de comunicação usada para convertê-los em clientes. Estude o comportamento de cada um deles e produza e-mails cada vez mais poderosos na conversão de leads em clientes.

Fidelizando e encantando seu cliente

Atualmente, com a grande quantidade de concorrentes ofertando o mesmo produto, a fidelização de seu cliente está cada vez mais nas entrelinhas.

A realização de uma boa experiência de compra, alinhada à uma boa comunicação, estão entre os principais fatores que fidelizam os clientes.

Forneça a melhor experiência de compra e dessa forma estes clientes se tornarão fiéis e terão uma grande chance de retornar. 

Para iniciar sua estratégia de inbound email marketing é importante contar com um software de automação de marketing, que além de possibilitar a construção de landing pages (páginas de conversão), também fará a gestão de seus contatos, auxiliará na sua segmentação, permitirá a construção de fluxos de nutrição e apresentará relatórios com os resultados de cada campanha.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing, com essas e outras funcionalidades, auxiliando sua estratégia e contribuindo para o aumento de seus resultados e para a economia de tempo e pessoal. Quer saber como ela aumenta os resultados de seu negócios? Entre em contato com a nossa equipe e experimente grátis.

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