O que é Newsletter: como funciona e quais as vantagens?

Todos buscam uma interação com um cliente para serem lembrados em compras futuras e manter esse vínculo é importante. Algumas ferramentas podem nos ajudar nisso, então neste artigo vamos trazer o que é a Newsletter, como ela funciona e quais as vantagens de usá-la.

Essa estratégia de marketing possui uma eficácia grande e um custo baixo, o que é sempre interessante não é mesmo? 

Além disso, ela tem uma boa taxa de retorno e ajuda muito na fidelização de seus clientes atuais e na conversão de leads em clientes.

O que é Newsletter

O que é Newsletter: Conceito

Para entender de fato o que é Newsletter, primeiro você precisa saber seu significado, conceito e ideia. 

Esse termo significa, na tradução livre: “Boletim de Notícias” ou “Boletim Informativo”, trata-se de uma publicação com conteúdo, periodicidade e conceitos próprios.

Por conta das características a Newsletter se assemelha muito a revistas e jornais por possuir elementos em comum com essas duas formas de comunicação, no entanto ela tem suas próprias formas e objetivos como veremos a seguir.

Além disso, a newsletter é enviada para a base de contato de empresas por meio de plataformas de e-mail.

o que é Newsletter

Como funciona a Newsletter?

Para entender de fato o que é Newsletter é preciso saber como ela funciona de fato para compreender o potencial dessa ferramenta de automação no marketing.

Com o mundo cada vez mais conectado, as pessoas consomem conteúdo diariamente e vêm se mostrando mais abertas a esse tipo de interação.

Com a praticidade de internet em quase todos os lugares tem sido cada vez mais comum as pessoas interagirem com marcas através de sites, blogs e redes sociais e a Newsletter é uma forma de unificar isso de certa forma.

De fato, segundo pesquisa da Adobe Consumer Email Survey, 61% das pessoas preferem receber ofertas e conteúdos promocionais através do e-mail.

Quando um lead assina a sua Newsletter ele está te dando um aval para enviar para ele mais conteúdos como aquele, por isso investir na produção de conteúdo relevante é fundamental. 

As pessoas em geral tem uma certa resistência com e-mail de “propaganda” e se por acaso abrirem é preciso que o conteúdo seja bom, do contrário ela pode não abrir mais nada que você manda, ou pior te mover para a caixa de spam.

Por conta disso é necessário que você aposte em conteúdos de qualidade sempre, que sejam relevantes para aquele lead em específico

De nada adianta você mandar uma Newsletter bem feita se o cliente não tiver interesse no conteúdo dela.

Por isso, enviar e-mails em massa é uma das contraindicações e um dos erros mais comuns desse tipo de campanha. 

Apostar no marketing de conteúdo e na segmentação de contatos tem sido cada vez mais uma alternativa interessante para envio de campanhas de e-mail marketing. 

o que é Newsletter

Boas práticas para envio de newsletter

A primeira coisa que se tem que ter em mente é que este cliente só vai abrir seu e-mail ou assinar a sua newsletter se realmente receber algo que o interessa, por isso, esse dado de interesse é um indicativo valioso para você a respeito deste lead.

No geral, durante a captação de leads só temos como pegar do cliente dados como: nome, e-mail, telefone, localização e etc. 

Mas as suas vontades, interesses, preocupações e medos só são descobertas através de estratégias de relacionamento, entre elas o e-mail marketing que tenha como recurso o lead tracking, por exemplo (um tipo de rastreamento do cliente).

Se você tem um e-commerce que vende artigos esportivos por exemplo, sabe que seus leads têm interesses pelo o que você vende e por esportes em geral, agora qual tipo de esporte ele gosta? Qual esporte ele pratica?

O que ele busca é para prática amadora ou profissional? Esse tipo de informação não é facilmente dada e, por isso, é preciso filtrar.

Como essas informações não são dadas facilmente é preciso segmentar, criar chamadas atrativas e diretas, sempre busque ser o mais claro, criativo e específico possível. Se o e-mail for muito vago a taxa de abertura pode não te dizer muita coisa.

Sempre busque trabalhar com temas específicos e apenas um por Newsletter por vez, desta forma você já separa quem tem realmente interesse em que. 

Em cima da sua base de leads, separe alguns tipos de e-mails de acordo com os produtos e com o relacionamento que você tem com o lead. 

A criação de um fluxo de automação com foco em nutrição de leads também é uma boa prática que vai gerar muito mais inteligência para a sua campanha, sem contar a praticidade. 

Para saber como colocar em prática tudo isso indicamos que acesse nosso material gratuito “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. 

Monitorar os resultados das campanhas também é essencial. Fique de olho na taxa de abertura de e-mails para saber quais clientes estão interessados e por isso devem receber mais conteúdos como aquele, e quais não tiveram interesse naquele tema e precisam ter a estratégia ajustada.

Depois que ele começar a demonstrar interesse mais frequentemente, significa que você acertou no que ele tem interesse, por isso, essa é a hora de oferecer a ele links com os produtos relacionados ou conversar com um consultor ou mesmo visitar o site.

Todas essas etapas são importantes para um resultado efetivo de uma campanha que coloque em prática o que é newsletter.  

Para que tudo seja feito de maneira mais eficiente, aprenda também TUDO sobre automação de marketing:

  • o que é, 
  • vantagens da automação de marketing,
  • passo a passo de como fazer automação de marketing e mais. 

Se você quer iniciar sua caminhada pelas estratégias de Inbound Marketing, sugerimos que conheça a LAHAR. Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes.

O software de automação de Inbound Marketing da LAHAR ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Então, crie sua conta e veja porque mais de 700 clientes usam nosso software, disparando mais de 10 milhões de e-mails por mês.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.