O que é teste AB e como aumentar as taxas de conversão

O que é teste AB? De maneira bem simples, o teste AB é uma comparação de duas versões de uma mesma página da web, com o objetivo de ver qual delas apresenta melhor desempenho em contato com o usuário.

Você compara duas páginas da web mostrando as duas variantes, ou seja, uma versão A e uma versão B para visitantes semelhantes em um mesmo período de tempo.

Aquela página que apresentar uma melhor taxa de conversão, é a vencedora!

O que é teste AB?

Todos os sites e mesmo as demais plataformas de comunicação digital têm um objetivo, ou seja, uma razão para existir.

  • Sites de comércio eletrônico querem que os visitantes comprem produtos.
  • Aplicativos SaaS querem que os visitantes se inscrevam para uma avaliação, para em seguida se converterem em visitantes pagos.
  • Sites de notícias e mídia querem que os leitores cliquem em anúncios ou se inscrevam em assinaturas pagas.

Todo site de negócios quer converter visitantes em algo a mais. A taxa em que um site é capaz de fazer isso é sua “taxa de conversão”.

Medir o desempenho de uma variação (A ou B) significa comparar o poder de conversão de visitantes em realizadores de metas, das duas versões.

Como dissemos acima, as metas variam de acordo com o objetivo do negócio em que seu site está inserido.

Por que você deve fazer um teste AB?

O teste AB permite que você tire mais proveito do tráfego existente.

Imagine que você tenha uma campanha de compra de mídia no Google Adwords, com o objetivo de aquisição de tráfego.

Como em qualquer campanha CPC, sua empresa será cobrada por cada clique que um anúncio receber. É ótimo que as pessoas cliquem em seu anúncio, mas se os usuários clicarem e saírem da sua página sem converterem, você terá apenas perdido dinheiro.

Ao entender o que é teste AB e executar uma variação de uma página de destino, durante uma campanha de compra de mídia, o seu custo com isso, para aumentar suas conversões, é mínimo.

O retorno do investimento com o teste AB pode ser enorme, pois mesmo pequenas alterações em uma página de destino ou site podem resultar em aumentos significativos na:

O que você pode testar?

Quase tudo no seu site que afeta o comportamento do visitante pode ser testado com A/B:

  • Títulos;
  • Headlines;
  • Texto Parágrafo;
  • Depoimentos;
  • Texto de call to action;
  • Botão de chamada para ação;
  • Links;
  • Imagens;
  • Conteúdo;
  • Prova social.

Os testes avançados podem incluir análises da apresentação de preços, promoções, ofertas, experiências de navegação e UX, e mais.

O conceito sobre o que é teste AB não está exclusivamente relacionado à análise e comparação de páginas de destino (landing pages) e sites, mas também a outras peças e canais de comunicação digital.

E-mail marketing e newsletter

E-mails marketing enfrentam uma grande quantidade de concorrência nas caixas de entrada lotadas.

Você pode aplicar o que é teste AB para saber qual título tem a maior taxa de cliques. Separe uma porcentagem de sua base de leads, como 10% ou 15%, divida essa fatia em dois grupos e dispare dois e-mails exatamente iguais, mas com um título diferente.

Ao colher os resultados de qual e-mail teve uma taxa de abertura de e-mail marketing maior, você pode enviar a versão vencedora para o restante do banco de dados.

Isso pode significar uma diferença significativa entre o sucesso e o fracasso de sua campanha.

Leia também: A ciência por trás dos assuntos de email marketing

Google AdWords

Ao criar uma campanha no Google AdWords você pode desenvolver qualquer número de variações de anúncios e avaliar seu sucesso com o Google Analytics.

Por exemplo, se sua empresa for sistemas de CRM, você poderá testar os seguintes títulos de anúncio:

  • CRM simplificado
  • CRM para pequenas empresas
  • Avaliação gratuita de CRM

Você também pode testar diferentes landing pages com o mesmo anúncio para ver como isso afeta seus resultados.

Em seguida, pode configurar campanhas entre o Google AdWords e o Google Analytics para registrar com precisão o número de cliques, inscrições e vendas.

A campanha deve ser executada em um determinado período de tempo, digamos, sete dias, com essas variações de anúncios exibidas em números iguais na mesma hora do dia.

Você também pode usar um teste para ver qual dia da semana ou a hora do dia funciona melhor para o seu público-alvo.

Com resultados precisos, o Google Analytics permite que o profissional experiente agende um anúncio com o título mais poderoso, na hora certa do dia, no dia da semana.

O resultado é que o gasto com publicidade pode ser direcionado onde é mais eficaz, e um melhor ROI pode ser alcançado.

Resumindo o conceito sobre o que é teste AB pode ser aplicado e é eficiente em variados canais de comunicação:

  • Newsletters;
  • E-mail marketing;
  • Sites;
  • Apps;
  • Publicidade na Internet (banner / PPC / AdWords)

Conclusão

Entender o que é teste AB e como aplicá-lo é uma das formas mais poderosas de coletar informações sobre suas opções de copywriting e design, por exemplo.

Seguir o procedimento correto é fundamental se você quiser resultados precisos.

A seguir um checklist para que você se lembre de cada parte do processo para construir um teste AB eficiente:

  1. Escolha o que você quer testar;
  2. Defina metas;
  3. Selecione a página ou estratégia que você irá testar;
  4. Defina os elementos para o teste AB;
  5. Crie uma variante;
  6. Escolha uma ferramenta de teste AB;
  7. Projete seu teste;
  8. Acumule dados;
  9. Analise as estatísticas do teste AB.

Seguir estes passos trará vários benefícios para sua estratégia, como:

  • aprender mais sobre o que convence seu público a converter;
  • otimizar a jornada do usuário pelo seu site e reduzir o ciclo de compra.

Mas, o mais importante para o seu negócio: você pode melhorar suas taxas de conversão e aumentar sua lucratividade.

Atualmente, os softwares de automação de marketing permitem a realização de testes AB e são capazes de analisar e responder aos comportamentos do usuário e lead.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Entre as funcionalidades da nossa plataforma você encontra:

  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • relatórios e mais.

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