Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão

Você reconhece essa situação? Chegou finalmente o momento, você criou a Landing Page e vai colocá-la online para os visitantes baixarem o e-book que demorou semanas para ficar pronto.

Após alguns dias, você olha as métricas da landing page e mesmo tendo muitos visitantes, o número de novos leads continua lá embaixo. E o pior, a cobrança do seu Diretor de Marketing para entregar os leads qualificados para vendas está aumentando cada vez mais que se aproxima o final do mês.

Essa é uma situação bem comum no dia a dia de um profissional de marketing, afinal não importa o quanto para você o conteúdo da Landing Page é bom, o que interessa no final é o número de leads que ela gerou.

Nós entendemos essa dificuldade e pensando nisso, criamos uma receita de bolo para você otimizar sua landing page focada em conversão.

Passo 1 – Persona

Esse é o pontapé inicial para fazer a otimização de uma Landing Page. Saber como definir seu público-alvo é fundamental o sucesso da sua página.

Os principais benefícios de ter a persona da sua empresa definida são:

  • Saber qual linguagem usar de acordo com seu público.
  • Entender quais são os problemas que ela enfrenta e criar um conteúdo em sintonia com essas problemáticas, gerando empatia.
  • Alinhar não só com a equipe de marketing, mas as outras áreas da empresa para quem o produto ou serviço está sendo desenvolvido.

Não tem sua persona definida ainda? Existem inúmeros métodos para criar a sua persona (iremos indicar um artigo completo no final desse tópico).

A nossa dica é que você busque conversar com quem já adquiriu a sua solução (seus atuais clientes), quem mostrou interesse e não comprou a sua solução e quem você acha que é seu público alvo também.

Pegue dados como idade, cargo no trabalho e formação acadêmica, mas foque na dor que essa persona sente para comprar a sua solução e quais são seus objetivos e metas no trabalho.

Faça essa pesquisa por telefone ou melhor ainda pessoalmente, pois ouvindo as experiências você terá um material mais rico para criar a sua persona.

Caso queira saber mais sobre como criar personas, veja este artigo.

Passo 2 – Objetivo da Landing Page

Essa pode parecer uma dica simples de otimização para Landing Pages, mas ter o objetivo da sua página bem definido vai ser fundamental para os próximos passos dessa receita.

Segundo um estudo do Nielsen Norman Group, os primeiros 10 segundos dos usuários em seu site são críticos para ele decidir se irá continuar ou não sua navegação.

Por isso, lembre-se: uma Landing Page deverá ter somente um objetivo. Se no caso do exemplo é baixar um e-book sobre taxa de conversão de leads, os tópicos, imagens, vídeos e conteúdos devem ser focados somente para esse objetivo.

Nada de ficar colocando links para outras páginas, falar sobre a sua empresa ou colocar algum artigo no blog (até se for do mesmo assunto). O conteúdo da Landing Page deve ser focado somente no objetivo de converter o Lead para o conteúdo que ele for baixar.

Passo 3 – Cores

O Google fez um estudo mostrando que os visitantes formam a opinião do design da página nos primeiros 17 milissegundos. Ou seja, se você não tiver uma página com um design atraente pode perder uma conversão em menos de 1 segundo.

Uma boa maneira para fazer a otimização da sua Landing Page com um design melhor é usar o estudo das cores e contraste.

Primeiro, busque usar as cores da sua Landing page de acordo com a identidade visual do seu negócio. Isso mostrará coerência para quem está visitando.

Depois, use o contraste da cor escolhida para destacar tópicos ou então colocar o botão do CTA em destaque. Não sabe qual o contraste para a cor escolhida? Utilize a regra das cores complementares como nessa imagem:

otimização de landing pages cores

Caso queira verificar a harmonização das cores, existe a plataforma Paletton que mostra de forma simples e fácil.

Fazendo essa revisão de cores na otimização da landing page já poderá ter um resultado significante nas suas conversões.

Passo 4 – Conteúdo

O conteúdo será elemento essencial para convencer o visitante a converter em sua landing page. As técnicas de Copywriting podem ajudar muito na criação desse conteúdo.

O que é Copywriting? Basicamente, Copywriting é a escrita com foco comercial para manter o usuário engajado com o conteúdo e também fazer com que ele converta na sua página. Alguns conceitos de copywriting:

  • Reciprocidade: o leitor de forma inconsciente dirá sim se receber antes algo que agregue valor.
  • Compromisso: o ser humano tem a necessidade de honrar o compromisso.
  • Empatia: escrever de uma forma que o leitor se identifique com o conteúdo (que seja a realidade dele).
  • Autoridade: temos a tendência de confiar em “autoridades no assunto”, mostre depoimentos de quem leu o e-book, prêmios que a empresa ganhou, etc.
  • Prova Social: temos a necessidade de fazer parte de um todo e no conteúdo você pode demonstrar isso para o leitor.
  • Escassez: o senso de urgência (‘últimas unidades’, ‘vai acabar’, ‘somente 100 inscrições’) também é outra técnica importante para fazer um bom Copywriting

Poderíamos escrever muito sobre Copywriting e suas técnicas, caso queira aprofundar no assunto você pode conferir esse artigo sobre o que é copywriting.

Passo 5 – Vídeos

Os vídeos ainda são uma estratégia pouco exploradas em sites e é uma tendência em pleno crescimento. Segundo a Sambatech, em 2019, 80% do tráfego da internet será em vídeos. A verdade é que as pessoas estão ficando mais receptivas a absorver conteúdos por vídeos.

E porque não usar na sua Landing Page? Uma boa forma de otimização é usar vídeos curtos focado em conversão explicando os benefícios de baixar o conteúdo ou efetuar a compra. Além de humanizar mais o conteúdo e gerar empatia do leitor, será uma opção a mais para ele absorver conteúdo.

Passo 6 – Formulários que convertem

Existem algumas regras que podem ser seguidas para criar formulários que ajudarão na otimização de landing page. Listamos alguns pontos:

Peça informações de acordo com o seu objetivo

Essa landing page está convertendo o lead para qual etapa do funil? Pense nisso quando for criar o formulário. Por exemplo, se o e-book for para topo do funil, o visitante ainda está conhecendo a sua empresa e conteúdo, ele não vai querer dar muitas informações ainda (e inicialmente você não precisa de muita coisa).

Agora se for de meio ou fundo de funil, peça informações que qualifiquem o seu lead, mas seja sucinto e objetivo nas solicitações.

Indique que o visitante não receberá spam

Muitas pessoas tem receio em cadastrar em um blog ou landing page por acabar recebendo muitos e-mails e encher a caixa de entrada.

Indique que sua empresa somente irá enviar conteúdos relevantes e não enviará promoções ou spam.

Não peça informações pessoais

Avalie as informações que você está pedindo no formulário. Ninguém quer dar informações muito pessoais ou confidenciais da empresa. Por exemplo, pedir um documento de identificação pessoal ou então o faturamento anual da empresa para qualificar o lead.

Ao invés disso, uma boa saída é perguntar o número de funcionários ou se a empresa é pequena, média ou grande.

Use a criatividade para não ser invasivo nas informações para cadastro.

Otimização de Landing Page: análise e melhorias

Muitos insights com esse artigo? Esperamos ter ajudado a melhorar a otimização da Landing Page da sua empresa.

O mais importante é sempre avaliar se as modificações e otimizações estão sendo benéficas para seu negócio. Uma dica é usar a técnica de teste A/B para fazer experimentos com as alterações. Dessa forma, você consegue entender qual opção converte mais para seu público.

Essas foram algumas técnicas de CRO (Conversion Optimization Rate), que nada mais é do implementar mudanças focando na otimização de conversão de uma página.

Conte nos comentários como foi a sua experiência e o que realmente funcionou na sua empresa na hora de fazer otimização da sua Landing Page.
Esse conteúdo foi escrito pela Supersonic que é uma empresa focada em otimização de conversão para trazer mais vendas para seus clientes sem gastar um centavo a mais com publicidade.