4 funcionalidades que o serviço de e-mail marketing deve ter

Uma das ações mais poderosas do marketing digital, as estratégias de e-mail marketing tem como objetivos principais a nutrição de leads e a condução desses contatos pelo funil de vendas até que estejam aptos a se tornarem clientes reais de uma empresa. Entretanto, para atingir a esses objetivos o primeiro passo é selecionar uma plataforma entre as que prestam os melhores serviços de envio de e-mail marketing.

Escolher um serviço de envio de e-mail marketing que atenda às necessidades de sua empresa pode ser um fator crucial entre o sucesso e o fracasso de uma campanha, isso porque sem uma boa ferramenta, muitas vezes sua equipe não é capaz de completar todas as ações necessárias dentro de um fluxo de nutrição.

Imagine um piloto de Fórmula 1 excepcional. Sem um bom carro e uma equipe comprometida, ele não vai alcançar seus objetivos. Nesse caso, ele precisa de um carro bem equipado, com capacidade de responder à velocidade que ele tenta impor e forte o bastante para aguentar uma corrida.

Da mesma forma, uma estratégia bem estruturada precisa de um serviço de envio de e-mail marketing que atenda às suas necessidades e a ajude a alcançar os objetivos traçados pela equipe.

Construir uma estratégia digital não é simples e contar com um serviço de e-mail marketing que atenda pelo menos aos 5 critérios listados a seguir vai facilitar a execução da tarefa e ampliar as chances dos resultados esperados serem alcançados.

Então, como os serviços de e-mail marketing podem ajudar?

4 funcionalidades indispensáveis na hora de escolher o serviço de e-mail marketing para sua empresa

1.Construindo templates de email

Existem vários níveis de complexidade quando se trata de criar e-mails. A opção mais simples e fácil é comprar um modelo de email marketing pré-construído.

Algumas ferramentas de e-mail marketing fornecem em seu próprio banco de dados modelos para você escolher. Se você está procurando uma solução simples e fácil de gerenciar, essa é uma aposta segura.

Se você precisa de um modelo de e-mail personalizado (ou simplesmente não gosta de nenhum dos modelos existentes), você deve buscar por um criador de e-mail, sendo duas opções as mais usadas: um construtor de arrastar e soltar “WYSIWYG” ou código HTML real.

A maioria dos provedores de serviços de e-mail marketing (ESPs) fornece um criador de modelos que permitirá que você insira HTML em sequência. No entanto, o HTML exige que você codifique o e-mail a partir do zero ou adapte um existente. Ambas as opções consomem tempo e recursos, mesmo que você tenha as habilidades necessárias para fazê-lo. No entanto, ele permite que você acesse funcionalidades mais avançadas, como conteúdo dinâmico.

Se você deseja desenvolver um modelo personalizado ou utilizar um template pré-existente é necessário que identifique no serviço de e-mail marketing que deseja contratar, quais as suas funcionalidades nesse quesito e ver se atende às suas necessidades.

2. Segmentar e enviar emails

Agora que você já construiu seu modelo de e-mail marketing, o próximo passo é descobrir para qual parcela de seu público-alvo (suas personas) você o enviará.

Um estudo recente descobriu que as campanhas segmentadas oferecem uma média de 14% de taxas de abertura maiores e um aumento de 101% na taxa de cliques nos e-mails. Por isso, vale a pena investir seu tempo para segmentar corretamente seu público antes de enviar seus e-mails.

Adaptar o conteúdo das mensagens, linha de assunto e corpo de seus e-mails para cada segmento é uma ótima estratégia para melhorar o engajamento.

Alguns serviços de e-mail marketing possuem diversas ferramentas, como conversores de e-mail HTML para texto, formulários, otimização para dispositivos móveis e agendador, que permite que você programe seu e-mail marketing para ser enviado no dia e hora que desejar.

Outras ferramentas são projetadas para rastrear comportamentos e perfis de clientes, e usando esses dados criam segmentos inteligentes com base em interesses e comportamentos específicos.

E ai? Qual funcionalidade é importante para sua empresa quando o assunto é segmentação do público? Faça seu levantamento e busque o serviço de e-mail marketing ideal para você.

3. Automatizando campanhas de email

A automação de e-mail marketing é uma das melhores ferramentas disponíveis na área. A automação é baseada em regras simples que permitem que você configure campanhas inteiras com base no comportamento do usuário, dados demográficos e estágio no funil de conversão.

Uma aplicação comum da automação de marketing por email é o envio de emails de abandono. Essa é uma estratégia de remarketing simples usada pelos varejistas de comércio eletrônico para segmentar clientes que adicionam itens à cesta, mas não concluem o processo de compra.

Em média, 69% dos clientes deixam seu pedido antes da compra. Usando a automação de e-mail marketing, uma regra simples pode ser configurada para acionar um envio de e-mail para esses clientes, incentivando-os a retornar ao site e concluir sua compra.

Leia também: As 5 melhores estratégias de marketing digital e e-commerce

Não são todos os serviços de envio de e-mail marketing que possuem a opção de criar automações, por isso preste atenção na contratação da plataforma que irá te atender.

4. Rastreando, testando e otimizando seus e-mails

Como acontece com qualquer canal de marketing de alto volume, a otimização é essencial. Pequenas alterações em coisas como tempo de envio e linhas de assunto podem ter um impacto significativo para melhorar as taxas de conversão de abertura e de cliques.

O primeiro passo é acompanhar as métricas que o serviço de envio de e-mail marketing apresenta, nesse caso, todas as plataformas apresentam opções de análises.

Depois que uma linha de base é estabelecida, é hora de testar o desempenho de e-mails regulares em relação aos experimentais. Certifique-se de testar apenas uma coisa de cada vez, e por um período de pelo menos algumas semanas, para garantir que as alterações não possam ser atribuídas a outros fatores. Nesses casos os testes A/B podem ser boas opções.

Esperamos ter ajudado você a se sentir mais preparado para escolher o melhor serviço de envio de e-mail marketing. Uma opção ainda mais completa é a automação do marketing por meio do uso do software de automação de marketing.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas.

Você pode conhecer mais sobre o software de automação de marketing e inteligência em vendas da LAHAR assistindo ao vídeo a seguir.

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