Anatomia landing page: checklist completo para conversão de usuários em leads

Utilizar as landing pages para aumentar a conversão de seu negócio é uma das estratégias de marketing digital que mais ganham espaço no planejamento de empresas de todos os setores e tamanhos.  Com o grande objetivo de converter visitantes em leads a anatomia da landing page deve respeitar algumas regras. Entre elas, ser direta ao ponto, sem links externos, um call to action bem definido e uma vantagem poderosa para o usuário.

Construímos um esqueleto que apresenta a anatomia da landing page perfeita. São 10 pontos essenciais para você alcançar melhores resultados de conversão.

A anatomia de landing page perfeita: 10 pontos essenciais

Os melhores projetos de landing pages são simples e falam para o público certo de maneira direta. Separamos 10 passos para explicar a anatomia da landing page perfeita, que irão ajudar a aumentar a conversão de suas páginas.

1. Headlines (título da página)

Uma landing page efetiva comunica sua proposição de valor, que nesses casos deve ser única e clara, de forma simples e interessante. Um título bem elaborado deve ser atraente e indicar claramente por que vale a pena responder a ação proposta. Vá direto ao ponto!

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Veja esta página de destino da KISSMetrics. Eles indicam sua proposta de valor – que podem ajudá-lo a encontrar e obter clientes valiosos – logo no título.

2. Engaje seu leitor

Use um tom pessoal para envolver leitores e falar diretamente com seus visitantes. Usar a palavra “você” ou “seu” faz com que o material seja mais pessoal. Muitas empresas B2B não conseguem fazer isso e usam uma linguagem distante em terceira pessoa.

Se o seu conteúdo não envolver seus leitores, isso não ajudará a fortalecer sua marca, aumentar suas conversões, leads ou vendas. O conteúdo envolvente pode cativar o seu leitor. E isso ajuda a levá-los a fazer perguntas, responder ao seu call to action ou comprar seu produto ou serviço.

Ao desenvolver sua landing page, tente sempre responder a estas perguntas:

  • O que seu visitante obterá de você?
  • Como você pode fazer sua proposta de valor se destacar?
  • O que torna sua empresa melhor do que a concorrência?
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A UserTesting.com faz um ótimo trabalho ao explicar o que eles oferecem e seus benefícios. Eles também engajam escrevendo, “Descubra por que os usuários deixam seu site”. Além disso, fornecem um vídeo curto e efetivo, que informa sobre a empresa e seus serviços.

3. Call to Action eficiente

O call to action (CTA) é um elemento crítico de uma landing page. Uma landing page efetiva faz com que o visitante execute uma ação desejada (por exemplo, inscreva-se, deixe suas informações de contato, download, etc.). Se o CTA não estimula o visitante a realizar uma ação, então todos os esforços para construir a landing pages serão desperdiçados.

Os melhores CTAs geralmente possuem os seguintes traços:

  • Tem um único foco ou objetivo
  • Estão estrategicamente colocados – idealmente acima da dobra do seu site (para que os visitantes vejam sem ter que rolar a página)
  • Destaca-se e captura facilmente a atenção do espectador (por exemplo, usando cores de alto contraste ou brilhantes)
  • Usa a palavra-chave que as pessoas interessadas em seu produto ou serviço possam estar pesquisando
  • Deixa claro o que o visitante receberá quando clicar

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Dê uma olhada na página de destino do site Jeff Bullas. Além de ter uma manchete e subtítulo que comunica um benefício claro, o botão CTA efetivamente atrai a atenção do usuário.

4. Design limpo, organizado e profissional

É importante para uma landing page ter um design limpo que deixe todas as perguntas respondidas. A navegação deve ser bastante óbvia e simples. Idealmente, os visitantes devem ser capazes de converter em apenas um clique.

Os visitantes devem ser capazes de capturar a essência da sua oferta com um rápido olhar.

Lembre-se de que você só tem alguns segundos para converter seu visitante antes que ele escolha fechar a página.

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A landing page da Alexa oferece uma boa hierarquia de informações com seu design. A página comunica um benefício claro e é separada em pedaços de informação digeríveis para facilitar a leitura. O rodapé minimalista também não distrai os visitantes.

5. Sinais de Confiança

Para que seus visitantes possam clicar no seu call-to-action, eles devem confiar em você primeiro. Você pode criar confiança, incorporando depoimentos, revisões, menções de imprensa, credenciais de confiança, selos de garantia e certificação de segurança de terceiros.

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Boas landing pages usam esses elementos de confiança para provar confiabilidade e habilidade. Veja como a Hootsuite faz seus sinais de confiança e testemunhos muito visíveis no meio da sua landing page.

6. Formulários curtos

Naturalmente, você como profissional de marketing digital, deseja coletar o máximo de dados possível dos seus visitantes. No entanto, quando se trata de criar uma ótima landing pages, menos é mais. Quanto mais campos você pede aos visitantes para preencherem, maiores as chances deles sairem de sua página sem completar a tarefa. Peça apenas o essencial.

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Veja como o formulário da FabFitFun pede apenas endereço de e-mail e código postal.

A maioria dos visitantes não se importará de fornecer seu nome e endereço de e-mail, mas pedir outros detalhes pessoais, como números de telefone ou data de nascimento, podem fazer com que sua taxa de rejeição aumente em até 50%.

7. Cuidado com Links

As landing pages têm metas muito específicas e a adição de informações pode distrair seus visitantes e impedir que eles realizem a ação proposta. A colocação de muitos links pode ter um impacto negativo nas conversões. Simplicidade é a chave. Idealmente, os únicos links clicáveis devem ser para o seu CTA.

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Confira o exemplo acima, além de ter um design organizado e uma mensagem clara, contém apenas um link clicável para que os usuários não sejam distraídos com links para outras páginas ou redes sociais.

8. Oferta incrível

A oferta na sua landing page é qualquer coisa que você está dando aos seus visitantes em troca da resposta ao seu chamado à ação. As ofertas podem ser cupons, descontos, testes gratuitos, uma consulta, etc. Esta parte da landing page deve ser convincente o suficiente para encorajar o público alvo a agir.

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A Membership Site Masters possui uma landing page que não só apresenta uma oferta, mas também explica como o usuário se beneficiará por meio dela.

9. Use Vídeo e Imagens

Adicionar um vídeo à sua landing page pode torná-la uma experiência muito mais valiosa para o visitante. É provável que as pessoas permaneçam na página mais tempo se houver um vídeo atraente.

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No exemplo acima, o vídeo de ShortStack ajuda a explicar o que eles fazem de maneira muito mais efetiva do que um bloco de texto.

10. Aplicabilidade mobile

Nem é necessário explicar, você provavelmente entende por que é importante ter uma landing page otimizada para dispositivos móveis. Atualmente, mais e mais pessoas acessam a internet por meio desses dispositivos. Assim, uma landing page otimizada é fundamental para sua taxa de conversão.

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Dê uma olhada na página da Moto 360. Funciona bem porque segue uma regra básica na concepção de uma landing page responsiva: tudo deve ser acessível através de um dedo. Se um visitante precisa usar dois dedos para manipular o tamanho da tela ou as ofertas de acesso, é provável que você tenha uma baixa taxa de conversão.

Dentro de um planejamento de campanha de marketing digital, as landing pages são estratégias fundamentais para o funil de conversão. Além de atrair usuários qualificados, também aumentam a captura de leads, para futura nutrição desses contatos. Se tudo der certo esses leads um dia virarão clientes.

Gostou das dicas sobre a anatomia perfeita de uma landing page? Então deixe nos comentários suas experiências com essas ações.

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