O que é captura de leads e porque é relevante para a estratégia de marketing? Como aplicar?

A captura de leads é parte das principais estratégias de marketing e vendas do mercado, sendo incorporado no planejamento de empresas de todos os setores e portes. 

Uma das razões para tamanho alcance dessa atividade é a possibilidade de reduzir os custos das ações de marketing e vendas, e criar um relacionamento mais próximo com os leads captados.

Esse relacionamento com leads tem como objetivo levar os contado por todas as etapas do funil de vendas, até a conversão e fidelização deles. 

A partir da captura de leads uma empresa pode, por exemplo, iniciar um processo de nutrição de leads por meio de canais como e-mail, muito mais baratos do que estratégias de marketing apenas voltadas para anúncios pagos. 

De maneira geral, quando falamos de Inbound Marketing, ou seja, um marketing de permissão, que tem como objetivo educar o lead e não interrompê-lo, a captura de leads se torna um grande foco de marketing. 

O que significa captação de leads?

Leads são pessoas que compartilharam seus contatos com uma empresa.

Quando falamos em captura de leads estamos falando em conseguir esses contatos, ou seja, estamos nos referindo a estratégias que serão usadas para fazer com que essas pessoas compartilhem seus dados e contatos com a sua empresa. 

É possível captar leads por meio de pesquisas ativas de sua equipe de venda, por exemplo, quando ela age ativamente em busca de consumidores ou empresas (no caso de negócios B2B) que podem se interessar por suas ofertas. 

Também é possível conquistar leads em eventos, quando um participante preenche um formulário para participar de um sorteio ou por ter interesse em receber uma ligação da sua empresa. 

No ambiente digital, entender o que é captura de leads está relacionado a compreender essa nova forma de marketing que tem como objetivo educar os usuários: o Inbound Marketing

É claro que a captação de leads pode ir além do marketing Inbound, mas é especialmente valioso para ele.

Quando sua empresa capta um lead, ela gera uma oportunidade de se comunicar com um potencial cliente, de maneira mais direta, geralmente, chegando até a caixa de entrada do e-mail dele ou à pasta de mensagens do celular, por exemplo. 

Então, o que significa captação de leads? É a estratégia de atrair usuários e fazê-los compartilhar com a sua empresa, ativamente, seus dados e contatos. 

Com esses contatos em mãos, sua empresa pode agir de maneira estratégica para:

  • educar o lead sobre o universo em que sua empresa está inserida, 
  • mostrar as vantagens de seus produtos e serviços,
  • apresentar como a sua oferta pode resolver problemas e desejos desses contatos. 

Como fazer captura de leads?

Como dissemos acima, é possível fazer a captura de leads em eventos ou mesmo em uma pesquisa ativa da equipe de vendas, entretanto, neste artigo nosso foco é apresentar como fazer captura de leads usando canais digitais, como redes sociais e landing pages

Landing page para captura de leads

De maneira geral, a captura de lead, dentro dessa ideia, está associada a uma troca: sua empresa oferece algo de valor para o usuário que visitou suas páginas e o usuário, para acessar esse material de valor, precisa oferecer os dados e contatos que você precisa

Por exemplo, na imagem abaixo você vê um print de uma landing page da “Quanto Sobra”, um sistema de gestão empresarial. Nessa landing page há uma oferta, “Planilha de fluxo de caixa” e um formulário. 

Enquanto a empresa oferece a planilha gratuitamente para o visitante da página, o usuário deverá fornecer seus dados (preenchendo o formulário), para ter acesso ao material.

A landing page de captura de leads é uma das ferramentas mais usadas atualmente, para esse fim. 

O oferecimento de materiais gratuitos, ricos e relevantes para a sua persona deve estar em uma estratégia de captura de leads. 

Além de planilhas, outros formatos de conteúdos que podem ser usados para esse fim são:

  • ebooks, 
  • webinars, 
  • checklists, 
  • demonstrações gratuitas, 
  • apresentações em PPT Slideshare, 
  • consultoria gratuita, 
  • kit de ferramentas e mais.

Lembre-se que para oferecer esses materiais você precisará criar uma landing page de captura de leads eficiente. Para aprender como criar uma, acesse o artigo, Como criar uma landing page para gerar mais conversões”.

Captura de leads Instagram e captura de leads por Facebook

Além das landing pages, as redes sociais como Facebook e Instagram também podem ser usadas para a captura de leads. 

Entre as ferramentas de captura de leads, o Facebook Lead Ads é um importante aliado, permitindo que você use a rede social não apenas para atrair usuários para suas páginas de conversão (landing pages), mas também para convertê-los ali mesmo. 

O Facebook Lead Ads cria um formulário simples para obter os dados de seus leads. Você pode personalizar o tipo de informação solicitada no formulário, como e-mail e nome. 

Entre as vantagens do uso do Facebook para captura de leads está o fato do usuário não precisar nem mesmo sair da rede social.

Junto com o Facebook, o Instagram também permite a captura de leads dentro da ferramenta. Para entender como fazer isso, indicamos que assista o passo a passo apresentado no vídeo abaixo. 

A seguir, vamos apresentar as principais estratégias para a captura de leads, entretanto, antes disso, é importante que você compreenda que todas as suas ações de marketing devem estar alinhadas compreensão de:

quem é a persona da sua empresa, ou seja, quem é o público preferencial do negócio e quais as suas dúvidas, necessidades e dores. Você deverá produzir peças de marketing que atinjam a essas dores para atrais o usuário interessado para suas páginas,  

o que – ou qual conteúdo – cada persona procura em cada etapa da jornada de compra,

quais plataformas de atração você deve usar para chegar até a persona ideal e depois levá-la ao formulário que ela deve preencher para receber o 

Pop-ups de saída

Uma outra ferramenta de captura de leads são os pop-ups de saída, muito usados em e-commerces para oferecer descontos e conquistar o cadastro do usuário.

Entretanto, como você pode observar no exemplo abaixo, sua empresa, mesmo sendo de outro ramo também pode usar os pop-ups para levar o usuário à landing pages ou oferecer ali mesmo o acesso a algum material gratuito ou mesmo indicar um contato mais pessoal, entre sua equipe e o usuário/visitante. 

Leia também: Landing Pages: como converter visitantes em leads

Como capturar leads grátis?

Todas as dicas que oferecemos acima são formas de capturar leads de maneira gratuita, até porque a compra de um banco de dados de lead é uma prática NÃO recomendada. 

Por isso, se você deseja aprender como criar uma página de captura de leads indicamos que siga o seguinte passo a passo:

  • entenda quem é a persona do seu negócio e quais suas dores,
  • compreenda qual é a jornada de seus clientes e como atuar em cada uma delas para avançar o usuário para etapas finais do funil de vendas, até a conversão, 
  • crie materiais gratuitos e relevantes para estimular o usuário a se cadastrar em uma de suas páginas,
  • desenvolva landing pages poderosas para estimular a conversão, 
  • use formulários enxutos e eficientes, 
  • aproveite o mix de ferramentas de captura de leads. 

Junto com uma estratégia de captura de leads deve estar planejada uma boa estratégia de nutrição de leads, e-mail marketing e de marketing de relacionamento.

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.

Para não ter que fazer tudo isso sozinho, aproveite a ferramenta de automação de marketing da LAHAR que permite que diversas ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • criação e envio de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.