Como conseguir e-mails para marketing: 5 principais táticas

O e-mail marketing é uma das estratégias de maior sucesso no marketing digital. Uma das razões para isso é o ROI que oferece chegando a 3800% a mais do que o valor investido. Entretanto, para começar suas ações na área, é fundamental aprender como conseguir e-mails para marketing.

A geração de leads é a primeira etapa de uma estratégia de nutrição de leads e uma etapa fundamental para o Inbound Marketing fazendo parte das principais etapas do funil de vendas

Como conseguir e-mails para marketing

A partir da conversão de visitantes em leads sua empresa passa a ter contato com os leads de maneira mais próxima, criando relacionamento e auxiliando a passagem dos contatos para as próximas etapas do funil de vendas até o encantamento de clientes. 

A seguir, listamos as cinco principais dicas de como conseguir e-mails para marketing. Confira!

Como conseguir emails para marketing: 5 dicas

Nossas dicas de como conseguir e-mails para marketing envolve cinco estratégias são elas:  

  1. Crie conteúdos relevantes e compartilhe em landing pages
  2. Use pop-ups de saída no seu site
  3. Conheça a estratégia de captar leads pelo Facebook
  4. Inclua caixas de formulários pelo site
  5. Invista em ações de atração de usuários para seu site

Entenda cada uma, a seguir!

1. Crie conteúdos relevantes e compartilhe em landing pages

Uma das formas mais tradicionais de geração de leads é a produção de conteúdo relevante e compartilhamento desse material em landing pages. As landing pages são páginas que possuem um formulário e uma oferta de valor, geralmente, gratuita. 

Nesse modelo de captura de leads, oferece um material relevante e pede em troca os dados do cliente, entre eles o e-mail. 

Entre os formatos mais utilizados dessa estratégia estão:

  • ebooks, 
  • whitepapers, 
  • planilhas, 
  • webinars e mais. 

Confira o exemplo abaixo. 

Como conseguir e-mails para marketing

2. Use pop-ups de saída no seu site 

Os pop-ups de saída de site também são muito usados para conseguir e-mails para marketing, principalmente, em e-commerces (mas também em outros tipos de site). 

Os pop-ups são boxes com uma oferta e um espaço para preenchimento do e-mail do lead. 

É bastante comum algo como “Já vai embora? Ganhe 15% de desconto na sua primeira compra. Preencha seu e-mail e receba o cupom”. 

Como conseguir e-mails para marketing

Lembre-se de que é necessário oferecer uma oferta atrativa que realmente desperte o interesse do usuário em se cadastrar para receber suas promoções, descontos ou informações exclusivas. 

3. Conheça a estratégia de captar leads pelo Facebook

Talvez você ainda não saiba, mas é possível gerar leads pelo Facebook

A partir do Facebook Ads é possível criar uma campanha de anúncios que tenha como objetivo conseguir e-mails para marketing, a partir do uso do Facebook Leads Ads.

Nesse modelo o usuário não precisa sair do Facebook para se tornar um lead, se cadastrando em uma landing page, por exemplo. Dentro do próprio canal do Facebook ele consegue pode se tornar um lead. 

Para usar  criar uma campanha no Facebook Leads Ads, siga os passos:

  • acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
  • clique em “Campanha”;
  • selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
  • configure o conjunto de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
  • crie o formulário (existem algumas opções pré-definidas ou você pode montar um do zero). 

Também é possível optar por um segmento de público de remarketing ou “look a like”.

Caso você não queira investir em anúncios é possível usar a rede social apenas para divulgar o link da landing page ou de qualquer outro canal que tenha a opção de cadastro de leads.

Leia mais em: Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados

4. Inclua caixas de formulários pelo site

Use seu site como um caminho de como conseguir e-mails para marketing. Use áreas estratégicas para incluir formulários para captação de leads

Mais uma vez é importante usar um chamariz que seja relevante para o seu público e que realmente o faça ter interesse em se cadastrar para “receber sua newsletter”. 

Descontos, informações sobre promoções e lançamentos de produtos, ofertas especiais, um conteúdo exclusivo, são alguns dos gatilhos que podem ser usados. 

Como conseguir emails para marketing

5. Invista em ações de atração de usuários para seu site

Levar o usuário para o seu site, loja ou blog nem sempre é fácil. Em geral, os canais de conversão estão nessas plataformas. Por isso, é importante que você invista em estratégias de atração de usuários para seu site.

Entre as estratégias mais usadas estão: 

  • redes sociais, 
  • anúncios pagos, 
  • SEO
  • marketing de conteúdo, e mais. 

O que fazer após a captação de leads? 

Entendido como conseguir e-mails para marketing é hora de aprender como usar esses contatos captados. 

Para dominar as táticas de criação e gestão das estratégias de e-mail sugerimos que confira o nosso “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. Ele vai ajudar a dar passos importantes rumo a resultados relevantes em suas campanhas. 

As estratégias de nutrição de leads, a partir da segmentação de contatos, são fundamentais para alcançar os resultados esperados com o marketing. 

De fato, as pesquisas apontam que 60% dos profissionais da área consideram a automação de marketing como o principal recurso para um software de email.

Usar softwares de automação de marketing é fundamental para que as etapas do Inbound Marketing sejam realizadas, levando os leads por todas as etapas do funil de vendas. Dessa forma elas poderão ser executadas da maneira correta, trazendo clientes para seu negócio.

Sistemas de automação de marketing permitem que você faça a gestão de leads e assim transforme-os em clientes.

A LAHAR é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo Facebook, transformar esses leads em clientes. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a conseguir e-mails para marketing, realizar a nutrição desses leads e, por fim, ampliar as taxas de conversão e retenção de clientes. 

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