Como conseguir mais leads: 8 táticas para ampliar sua base

Um dos grandes desafios de uma empresa com uma estratégia moderna de Inbound Marketing é responder a pergunta: como conseguir mais leads?

Responder a essa questão é importante porque, atualmente, converter visitantes em leads é um dos primeiros passos para ampliar também as chances de você gerar mais vendas no futuro.

Pensando nisso criamos um guia com 8 estratégias de como conseguir mais leads.

Este artigo tem dicas avançadas de como conseguir gerar mais leads, entretanto, se você ainda está iniciando sua estratégia, sugerimos que antes de ler este post, você dedique alguns minutos à leitura de O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”.

Como conseguir mais leads: 8 táticas

Mesmo com diferentes técnicas, o passo a passo mais comum de como conseguir mais leads é:

  1. atrair o usuário para seu site, blog ou landing page;
  2. oferecer uma proposta de valor interessante para o usuário;
  3. usar diferentes pontos de conversão de leads em suas plataformas;
  4. incluir bons CTAs;
  5. fazer com que eles preencham os formulários de cadastro.

Por isso, as táticas de como conseguir mais leads que indicamos abaixo estão relacionadas a uma ou mais dessas etapas.

1. Conteúdo relevante

A produção de conteúdo relevante é uma das principais estratégias para atração de usuários para um blog, landing page, rede social ou site.

Com uma estratégia de SEO sua empresa é capaz de aumentar seu tráfego do site organicamente ao ocupar as primeiras posições do resultado de uma pesquisa feita no Google.

Ao atrair mais visitantes para suas páginas, maiores são as chances de você convencê-los a se cadastrarem em um de seus formulários.

Para te ajudar a colocar em prática essa estratégia, usar as ferramentas de SEO como SEMRush e o Google Keyword Planner é uma boa ideia! Elas irão te ajudar a identificar as palavras-chaves ideais para os conteúdos a serem produzidos.

Outra boa estratégia nessa fase de atração de visitantes é o uso de guest post.

Um guest post é quando você escreve um artigo para ser publicado em outro site.

Além de gerar backlinks você estabelece a sua empresa como uma autoridade no assunto. O que, por sua vez, amplia o interesse dos visitantes por seu negócio. Em suma, os guest posts permitem a captação de leads qualificados.

2. Proposta de valor exclusiva

Antes de pensar na plataforma de captação de leads é importante planejar a proposta de valor que você vai oferecer em troca dos dados desses usuários.

Descontos, materiais com conteúdo rico (como ebooks e infográficos) e webinars gratuitos são alguns dos benefícios mais conhecidos e usados pelas empresas.

Você também pode criar várias propostas de valor diferentes para cada etapa do funil de vendas.

Isso vai ajudar você a converter clientes em diferentes fases da jornada do consumidor para posteriormente realizar a nutrição desses leads.

3. Landing page

A landing page é uma das principais plataformas de conversão de usuários em leads.

O objetivo de sua criação é destacar uma proposta de valor e captar o contato.

Ela é criada com o objetivo de fazer o visitante entender que aquela oferta é importante e exclusiva. E que o benefício que ele vai encontrar naquele material vai ajudá-lo em suas necessidades.

Os melhores exemplos de landing page são formados por:

  • uma oferta clara;
  • um título atrativo;
  • uma breve descrição com os benefícios;
  • formulário;
  • botão de CTA.

Seja convidativo, mas também objetivo e direto.

4. Pop-ups de intenção de saída

Uma outra maneira de como conseguir mais leads é usando um pop-up de intenção de saída com formulário e uma oferta atrativa para o visitante (demonstrações gratuitas, ebooks, webinars, etc).

Ele aparece na tela do usuário quando o cursor do mouse se direciona para a barra de URL ou para fechar a aba.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados.

Como conseguir mais leads

5. Floating Bar

As floating bars ficam na parte superior ou inferior da tela e rolam junto com a navegação do usuário. Isso torna a oferta e o campo para preencher os dados permanentemente visíveis.

Essa ferramenta é bastante funcional para quem deseja aprender como conseguir gerar mais leads.

6. Realize testes A/B com seus CTAs

O CTA ou melhor o botão de conversão assim como a landing page são peças especialmente importantes no processo de como conseguir mais leads, por esse motivo, sugerimos que também leia o artigo, “Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão”.

Entender qual modelo de CTA atrair mais leads vai ajudar sua empresa a conseguir captar mais contatos. Para isso faça testes A/B.

Às vezes, a menor mudança pode acabar com resultados surpreendentes.

Mude as cores e a localização dos botões de CTA dentro de sua página.

Identifique qual opção deu mais retorno em volume de leads e opte por ela após o teste.

7. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais ampliam o alcance da sua marca e, consequentemente, o volume de pessoas visualizando seu material.

Além disso os influenciadores “emprestam” sua própria credibilidade para apoiar sua empresa.

Essa “prova social” e o amplo alcance de marca vão ajudar você a conseguir gerar mais leads (claro, se a sua oferta for boa).

Gostou dessa dica de como conseguir mais leads? Sugerimos então que leia o artigo; Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas”.

8. Otimize suas campanhas para dispositivos móveis

Cada vez mais o tráfego da web vem de dispositivos móveis como smartphone e tablet. Portanto, você precisa garantir que suas landing pages, formulários e call to action sejam otimizados para o ambiente mobile. 

Isso quer dizer que o usuário vai ser capaz de visualizar, preencher e clicar em seu material sem dificuldades, mesmo em dispositivos mobile. 

Ao garantir isso você garante também que vai aumentar sua taxa de conversão.

Gostou do artigo?

Então, dê uma olhada neste vídeo e descubra como a Lecom conseguiu excelentes progressos em como atrair e converter visitantes em leads, com ajuda da LAHAR.

A LAHAR é um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

Facebook Comments

Deixe uma resposta