Checklist com 4 passos sobre como criar lista de email do ZERO

No marketing digital, o e-mail é uma das formas de comunicação mais eficazes e que gera mais retorno sobre o investimento. Por isso, aprender como criar lista de email marketing é tão valioso em uma estratégia online.

De acordo com o Email Marketing Industry Census, o email supera qualquer outra forma de marketing online em termos de ROI. A modalidade apresenta um retorno de US$ 40 (40 dólares) para cada US$ 1 (dólar) investido.

Leia mais: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Com esses números, o investimento em ações de e-mail marketing supera, inclusive, o custo-benefício das estratégias de SEO, que geram US$ 22,24, para cada dólar investido.

Como criar lista de email

Fonte: Adobe

O email marketing também foi classificado como o melhor canal para investimento, por marcas do mundo todo. 68% das empresas classificaram o canal como “bom” ou “excelente” em termos de plataforma que apresenta resultados para a empresa.

Ótimos números e motivos incríveis para você criar uma estratégia de e-mail marketing. Entretanto, se você não tiver uma lista de emails em sua base, nada disso fará diferença.

É preciso ter para quem enviar os e-mails.

Mas, como criar lista de email?

A seguir, separamos um checklist com 4 dicas principais para você aprender como criar lista de email do 0, ou até mesmo usar para engordar a sua base de leads.

4 passos de como criar lista de email do ZERO

Para criar uma lista de email você precisa realizar outras ações antes.

1. Você deve entender seu público

Quem você quer atingir? Quem é o seu público? Antes de começar a criar uma lista de email, é útil ter uma ideia de quem são essas pessoas.

Nós recomendamos que você crie uma persona, ou seja, o perfil de uma pessoa inventada que represente o seu cliente ideal.

Crie uma espécie de currículo bem detalhado, com informações como:

  • Nome
  • Cargo na empresa
  • Com o que trabalha
  • Formação
  • Idade
  • Objetivos e desafios pessoais e profissionais
  • Valores e medos
  • Constituição familiar
  • Local onde mora e mais.

Criar uma persona é importante, pois, você precisa descobrir onde sua audiência está. Esse passo é fundamental, afinal, você precisa encontrar pessoas para que elas tenham a chance de te dar o endereço de email.

2. Você deve ter um site

Você não precisa de um site complexo para converter visitantes em leads (mas, você vai precisar dele para outras estratégias, como compra de mídia e SEO).

Na verdade, tudo o que você necessita é de uma landing page, que contenha um formulário de inclusão de e-mail e uma oferta atrativa, que fará o visitante trocar seu contato pelo material em questão.

Você pode criar uma bela landing page em apenas alguns minutos usando um software de automação de marketing, como a LAHAR, por exemplo.

A maioria das landing pages possui alguns recursos principais, como uma imagem, título e botões de CTA.

Sua página de destino deve ter um formulário com os dados que você deseja, não apenas para a geração, mas também para a qualificação do lead.

Como você pode analisar, no exemplo a seguir esses elementos estão em destaque.

Como criar lista de email Um formulário de opt-in é onde os assinantes inserem seus endereços de e-mail e permitem que você entre em contato com eles.  

3. Você precisa de um serviço de disparo de email marketing

Para se comunicar com sua nova lista de e-mail, você precisará de uma plataforma de e-mail marketing.

Existem muitas plataformas para escolher. Você pode começar simples e barato com um serviço como o Mailchimp.

Ou, novamente, aproveitar as funcionalidades das plataformas de automação de e-mail marketing. Uma plataforma como essa permitirá que, além de disparar o material, você seja capaz de:

  • Organizar sua lista de e-mail
  • Segmentar os leads
  • Pontuar os usuários mais qualificados e que mais interagem com seu material
  • Criar um fluxo de nutrição automatizado e personalizado, e muito mais.

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, esse passo é especialmente valioso. Aprofunde seu conhecimento, com o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

Se você está começando do zero, concentre-se em coletar esses endereços de forma segura e legítima.

4. Você precisa de uma oferta tentadora

Independentemente do que você está oferecendo, vendendo, criando ou solicitando, as pessoas precisam de um motivo para preencherem seu formulário e entrarem, espontaneamente, em sua lista.

Pense nisso. Se você clicou em um link e foi direcionado a uma landing page, que solicitou seu endereço de e-mail, provavelmente só aceitaria disponibilizar seu  contato se fosse receber algo em troca.

O que o seu público-alvo deseja?

  • Você pode dar a eles acesso gratuito ao seu software por um mês
  • Pode disponibilizar um relatório sobre um assunto relevante
  • Apresentar uma pesquisa sobre os temas que interessam à sua persona
  • Dar um desconto na assinatura
  • Oferecer um e-book ou qualquer outra coisa que agregue valor real.

O conteúdo tem que ser relevante e o material rico.

Com esses 4 passos sobre como criar lista de email, você está pronto para começar a coletar endereços e a nutrir seus leads por todas as etapas do funil de vendas.

É claro que existem outras ações que você pode fazer para conseguir mais leads. Você pode experimentar técnicas como webinars e pop-ups de saída. Quanto mais estratégias você testar, mais sua lista de emails crescerá.

Apenas captar emails não irá fazer seus resultados de vendas aumentarem, por isso, indicamos a leitura do artigo; “O que é nutrição de leads e como criar seus fluxos”.

Se você deseja investir em geração de leads, nutrição e conversão, sugerimos que conheça a LAHAR. Somos um software de automação de marketing com mais de 700 clientes e 10 milhões e-mails disparados por mês. Ao automatizar suas tarefas diárias de marketing é possível focar em melhorar sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas.

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