Como gerar lead no Facebook: do Sales Ads às boas práticas

As redes sociais fazem parte do conjunto de estratégias usadas na primeira etapa do Inbound Marketing: a atração. Entretanto, neste artigo você vai descobrir como elas podem ser relevantes para outras fases como a de conversão. Aqui vamos ver, afinal, como gerar lead no Facebook.

Existem alguns caminhos pagos e gratuitos para gerar leads pelo Facebook. De maneira geral é importante que a sua empresa se preocupe em: 

  • segmentar os contatos; 
  • criar uma oferta de valor. 

Ao seguir essas duas premissas sua empresa poderá usar a maior rede social do mundo para conquistar um maior volume de leads para a continuação de suas estratégias.

Como gerar lead no facebook

Vamos dividir esse guia de como gerar lead no Facebook em duas etapas:

  • como gerar lead por meio do Facebook Leads Ads;
  • boas práticas para gerar leads em ações pagas ou gratuitas.

Acompanhe!

Como gerar lead no Facebook usando o Leads Ads

O Facebook Ads criou uma opção de anúncio que tem como objetivo a geração de leads: o Facebook Leads Ads.

Por meio dessa ferramenta você poderá captar leads sem que o usuário precise deixar a rede social. Isso é uma vantagem porque oferece uma boa experiência para o usuário e aumenta a taxa de conversão

Resultado? Uma base de leads mais robusta.

Você pode criar uma campanha de Facebook Leads Ads para dispositivos mobile ou para PC, o que amplia suas possibilidades e chances de captar os contatos ideais.

Assim como outras campanhas de Facebook Ads, você também deverá segmentar o perfil do público que deseja atingir.

Você pode fazer uma campanha de geração de Leads que leve o usuário para uma página externa, como uma landing page, por exemplo. Mas, lembre-se! Caso essa campanha vise atingir usuários mobile, talvez seja mais interessante mantê-los dentro do Facebook do que correr o risco de oferecer uma página que demora a carregar ou que não é responsiva.

Para usar essa funcionalidade do Facebook, siga os passos:

  • acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
  • clique em “Campanha”;
  • selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
  • configure o conjunto de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
  • crie o formulário (existem algumas opções pré-definidas ou você pode montar um do zero). 

Também é possível optar por um segmento de público de remarketing ou “look a like”.

Leia mais em: Como anunciar no Facebook e obter grandes resultados

A seguir, indicamos um vídeo que mostra o passo a passo para criar um anúncio pelo Facebook Leads Ads, na prática. Vale a pena acompanhar!

Dicas para minimizar o custo de campanhas de geração de leads

Agora que você já sabe como gerar lead no Facebook Lead Ads é hora de seguir para as dicas de boas práticas para melhorar seus resultados.

Antes, entretanto, é importante que você saiba que é possível gerar lead pelo Facebook sem investir em anúncios. Uma das formas de fazer isso é criar um post, inserir um link para uma página com formulário e publicar o conteúdo.

Com essas duas formas de como gerar lead no Facebook em mente, seguimos para as dicas de como otimizar suas campanhas para ter melhor retorno.

1. Segmentação Correta

Seja em campanhas pagas ou orgânicas, é importante que você segmente sua publicação.

Essa segmentação deve ser realizada na construção do perfil do público que vai ser atingido pelo seu anúncio e também na criação da oferta que será apresentada para ele.

É importante que você conheça as personas do seu negócio e considere as diferentes etapas do funil de vendas para atrair leads que estejam de acordo com a sua estratégia.

Uma das formas de atrair leads em diferentes estágios da jornada de compra é fazer mais de uma campanha paga com diferentes ofertas, cada uma voltada para um segmento de suas personas.

2. Oferta Atraente

Ao conhecer quem são as personas da sua empresa, planeje qual oferta matadora você vai oferecer.

É fundamental conhecer seu público para entender o que ele precisa e o que é uma proposta de valor impactante.

É fundamental que a oferta seja interessante e gratuita. Essa combinação irá ampliar a sua taxa de clique e conversão.

3. Produção de conteúdo relevante 

A produção de conteúdo relevante deve estar em tudo, desde o post feito no Facebook, a imagem do anúncio até na oferta de valor que está sendo apresentada.

Ou seja, se você estiver oferecendo um ebook em troca dos dados de um usuário, garanta que esse ebook realmente responda às dores do cliente.

Ao conceber seu material lembre-se das opções e formatos que estão a sua disposição, entre eles:

  • infográfico;
  • ebook;
  • whitepaper;
  • webinar e mais.  

4. Acompanhe os resultados

Acompanhar os resultados de suas campanhas é fundamental para que sua empresa seja capaz de otimizar anúncios, conteúdos e ofertas.

As plataformas digitais permitem um acompanhamento ao vivo dos resultados de suas campanhas. Caso algo não esteja de acordo com o que você planejava é possível pausar a campanha e otimizá-la. Assim você não perde dinheiro com ações que não trazem leads ou cliente.

Leia também: Métricas no marketing digital: como usar e analisar

As próximas etapas após a captação de leads

Agora que você já sabe como gerar lead no Facebook, quais são as próximas etapas?

Próximas? Sim, ou você quer captar leads apenas por diversão?

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing a captação de leads é só o começo, você ainda tem que se preocupar com o:

  • relacionamento;
  • venda;
  • fidelização. 

Usar softwares de automação de marketing é fundamental para que as próximas etapas sejam executadas da maneira correta, trazendo clientes para seu negócio.

Sistemas de automação de marketing permitem que você faça a gestão de leads e assim transforme-os em clientes.

A LAHAR é uma ferramenta de automação que oferece funcionalidades para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Por isso ela é uma parceira importante se você quiser, além de gerar leads pelo Facebook, transformar esses leads em clientes. Entre as funcionalidades que vão agregar ao seu trabalho estão:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!