Como gerar leads: 6 estratégias para ampliar seus resultados

Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, aprender como gerar leads se tornou imperativo. É impossível considerar todas as etapas propostas pela estratégia e não incluir a necessidade de converter os visitantes que chegam aos canais de comunicação em leads. 

O Inbound Marketing é uma das principais formas de fazer marketing atuais. Além de estar mais alinhada ao novo comportamento do consumidor, que não deseja ser interrompido, também é uma estratégia que otimiza os investimentos financeiros da sua empresa na área e visa oferecer melhor retorno sobre investimento

Dito isso, seguimos para uma lista com dicas de como gerar leads:

  1. Entenda o que o seu público ideal pesquisa
  2. Produza conteúdo relevante em diferentes formatos
  3. Crie formulários em diferentes canais
  4. Invista em SEO
  5. Faça anúncios no Facebook Leads Ads
  6. Crie uma campanha de descontos

A seguir, explicamos cada uma dessas táticas tão relevantes para uma estratégia de sucesso. Acompanhe!

Como gerar leads: 6 estratégias eficazes

1. Entenda o que o seu público ideal pesquisa

Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas é fundamental que isso vire um mantra para sua empresa, tanto dentro do setor de marketing como em vendas e atendimento. 

Saber com quem você está falando é fundamental para descobrir o que falar e como falar. 

Ao definir sua persona vá além das definições demográficas como localização, idade, gênero e faixa de renda, por exemplo. 

Inclua na construção do perfil ideal de cliente informações sobre necessidades e problemas que essa persona enfrenta. 

Com isso em mãos será mais fácil produzir conteúdos que atendam a essas necessidades e consequente faça o usuário clicar em busca de uma resposta. 

Considere também as diferentes etapas da jornada de compra do cliente e produza diferentes tipos de conteúdo para cada uma delas. 

2. Produza conteúdo relevante em diferentes formatos

Como estamos falando desde a dica anterior, a produção de conteúdo é fundamental para o Inbound Marketing e, consequentemente, para quem deseja aprender como gerar leads. 

O marketing de conteúdo está em tudo, entretanto, é muito comum que as pessoas confundam ele com apenas produção de posts em blogs ou com a disponibilização de ebooks. 

O conteúdo está no texto de um anúncio, no corpo de um e-mail, em uma publicação na rede social. 

O conteúdo também está em ebooks, planilhas, webinar, áudios, vídeos e muito mais. 

Gerar um conteúdo que seja relevante para a persona e que esteja associado a um tipo de formulário é uma forma inteligente de aprender como gerar leads. 

3. Crie formulários em diferentes canais

Sem dúvidas, para gerar leads você precisa disponibilizar formulários de cadastro em algum canal de comunicação da sua empresa (ou em todos). 

Você pode incluir um formulário de “assine nossa newsletter” no site, um CTA para uma landing page que oferece um ebook ao longo do texto do post blog, um pop-up de saída no e-commerce, um anúncio com objetivo de geração de leads no Facebook e mais. 

No vídeo a seguir, uma especialista compartilha dicas valiosas e criativas de como gerar leads, indo muito além do ebook. Confira!

É importante, entretanto, que você esteja atento para criar um formulário que ajude a atrair – e não a repelir – usuários. 

Seus formulários devem ser enxutos, apenas com informações que realmente são indispensáveis para iniciar a comunicação nessa fase da jornada do cliente. 

Para saber mais sobre esse assunto indicamos que acesse o artigo “Como criar formulário para captação de leads: 5 dicas práticas para melhores resultados”. 

4. Invista em SEO

Quando falamos em formas de atração de usuários para páginas de conversão, para o site ou mesmo para o blog, obrigatoriamente falamos sobre SEO

O SEO é uma estratégia de marketing que auxilia você a otimizar as páginas do seu site para que elas possam atender aos critérios do Google e assim serem melhor rankeadas para pesquisas no mecanismo de busca. 

Estamos falando de uma forma de rankear as páginas no Google de maneira orgânica, ou seja, sem que haja a necessidade de pagar para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa relacionada. 

Uma vez que para gerar leads é preciso primeiro atraí-los para suas páginas, o SEO também é um caminho importante a ser considerado dentro do objetivo de gerar leads. 

5. Faça anúncios no Facebook Leads Ads

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Dentro dela existem diferentes objetivos que podem ser atingidos, entre eles, a geração de leads. 

A opção Facebook Leads Ads permite que você crie anúncios com esse foco, atraindo leads qualificados a partir da segmentação do público que o anúncio irá atingir. É você quem define as características dos usuários que devem receber seu anúncio. 

Se ainda não sabe como funciona o Facebook Ads indicamos que assista ao vídeo abaixo. 

Além do Facebook outras redes sociais também permitem a realização de anúncios voltados para a geração de leads, entre elas o LinkedIn Ads.

Leia também: 

6. Crie uma campanha de descontos

Uma campanha de descontos ou premiações que realmente chame a atenção do seu público é uma estratégia com potencial para “encher” sua base com leads e leads qualificados. 

Um exemplo é a campanha da marca de cosméticos “Quem Disse Berenice”. Ela enviou para a sua atual base de contatos um e-mail informando que o contato deveria indicar três amigas, com e-mail, para receberem, cada uma, um batom de graça. 

Estamos falando de um exemplo de campanha que:

  • atinge seu público alvo de maneira certeira, 
  • estimula o relacionamento com a marca, 
  • gera engajamento, 
  • permite a geração de leads qualificados. 

Automação de marketing para a geração e conversão de leads

Aprender como gerar leads é mais fácil do que muita gente imagina. Basta uma estratégia consolidada, com base na persona certa e no oferecimento de canais e conteúdos relevantes. 

Entretanto, sua estratégia não termina quando um lead chega à base. Na verdade, nesse ponto, o trabalho está começando. 

A nutrição de leads, qualificação, segmentação de contatos, tudo isso envolve a necessidade de uso de uma ferramenta de automação de marketing. 

Se você não conhece ou tem dúvidas sobre como aplicar a automação de marketing na sua empresa indicamos que acesse a nossa página sobre Automação de Marketing com TUDO sobre esse assunto:

  • O que é automação de marketing digital?
  • Vantagens da automação de marketing
  • Passo a passo de como fazer automação de marketing
  • Automação de marketing por área
  • Exemplos de automação de marketing por segmento
  • Lista de Ferramentas de Automação de Marketing e mais. 

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo. 

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais, acesse a plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias. 

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