Como gerar tráfego qualificado para seu site ou negócio digital?

como gerar trafego qualificado

Na atualidade, at√© mesmo as grandes empresas possuem blogs como forma de manter um contato direto com seu p√ļblico e gerar tr√°fego, visto que esta rela√ß√£o √© de fundamental import√Ęncia para se obter resultados positivos quando o assunto √© marketing digital.

Mas para que voc√™ supere seus desafios de empreendedor e cumpra seu objetivo, √© necess√°rio que haja ‚Äútr√°fego‚ÄĚ em sua p√°gina, por√©m um tr√°fego qualificado, realizado por pessoas que, de fato, s√£o o seu p√ļblico-alvo.

Este tráfego qualificado é o principal responsável pelo aumento dos resultados obtidos na internet.

√Č a partir ‚Äď e por causa ‚Äď do tr√°fego que o ‚Äúproduto‚ÄĚ de quem possui um blog ou site (sejam artigos, e-books ou e-commerce) ser√° consumido ou adquirido, tornando poss√≠vel o t√£o esperado lucro.

Mas como gerar tr√°fego qualificado?

Como os grandes empreendedores que investem no mercado digital, tornaram-se grandes por apresentar diariamente, em seus sites, altas taxas de tr√°fego?

O segredo está na elaboração estratégias para que, a cada dia, mais internautas acessem suas páginas e conheçam seu trabalho.

Algumas destas estratégias você verá a seguir, com um passo a passo que o auxiliará a gerar tráfego qualificado em sua página online.

Saiba mais:¬†Estrat√©gias para atrair clientes utilizando marketing de conte√ļdo

Aprenda como gerar tr√°fego qualificado

SEO

Na busca de sempre estar ‚Äúno topo‚ÄĚ das pesquisas do Google, muitos acreditam que basta acrescentar, repetidas vezes, determinadas palavras-chaves em textos publicados, mas esta n√£o √© bem a verdade.

Alguns fatores devem ser levados em consideração para se concretizar este objetivo:

1- Regularidade

N√£o basta possuir uma p√°gina e acreditar que os internautas surgir√£o ‚Äúmagicamente‚ÄĚ para conhecer seu trabalho. Realizar atualiza√ß√Ķes em seu conte√ļdo √© importante, pois isto induzir√° o Google a pesquisar, constantemente, por conte√ļdos novos em seu site/blog.

2- P√ļblico-alvo

Neste aspecto, √© necess√°rio se perguntar: qual conte√ļdo os seus poss√≠veis leitores e consumidores buscam pela internet?

Talvez seja um dos itens principais a ser citado quando o assunto √© SEO, ou seja, se preocupar com o seu usu√°rio. Ao manter uma p√°gina online, √© de fundamental import√Ęncia possuir um canal direto para se comunicar com o p√ļblico em quest√£o, pois ele √© quem far√° o seu sucesso.

Falando em palavras-chaves, por exemplo, não será o suficiente colocar aquelas mais buscadas, pois também são as mais visadas pelas grandes empresas.

Aqui, √© fundamental que voc√™ se utilize da criatividade, para gerar¬†tr√°fego, refletindo quanto a termos e express√Ķes mais diversas que ser√£o de interesse de seu p√ļblico-alvo.

  • Dica: se poss√≠vel, converse com eles por meio do referido canal direto de sua p√°gina. √Č a melhor forma de se obter os resultados mais satisfat√≥rios e gerar tr√°fego qualificado.

3- Ligação interna

O usuário sempre busca por algo específico, mas a curiosidade faz parte do ser humano.

Use isso a seu favor, sempre acrescentando links em seus textos que liguem à outras páginas de seu site ou blog. Isso irá complementar as buscas e enriquecer a experiência de seus frequentadores.

4- Emprego das palavras-chaves

Não é apenas o texto que recebe as palavras-chaves, mas também as tags, os títulos, subtítulos, URLs e, até mesmo, imagens.

Esta é a forma mais produtiva (e básica) de se otimizar as páginas, gerando tráfego qualificado, permitindo que o Google trabalhe a seu favor.

Aos que est√£o iniciando o trabalho com SEO, existe uma ferramenta que pode auxiliar nesta jornada: WordPress SEO Plugin.

Al√©m de apresentar como ser√° visualizado sua p√°gina no Google (t√≠tulo, URL e meta-descri√ß√£o), a ferramenta possui caixas pr√©-definidas para digita√ß√£o dos itens de seu texto, com dicas e informa√ß√Ķes (quantidade e densidade) sobre palavras-chaves, quantidade de caracteres recomendados etc. Vale √† pena conferir!

Veja mais: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

Links Patrocinados

A vantagem de se investir nos links patrocinados, é a maior probabilidade de se obter um rápido sucesso pois, diferentemente do SEO, esse possibilita resultados a curto prazo.

Desta forma, pode-se dizer que, mesmo sendo for√ßas opostas, eles trabalham ‚Äújuntos‚ÄĚ. Al√©m disso, √© uma forma garantida de se estar bem posicionado no Google ‚Äď o que aumenta as chances de o internauta clicar em sua p√°gina ‚Äď aumentando sua visibilidade, ao mesmo tempo em que n√£o se depende de uma √ļnica maneira de gerar¬†tr√°fego, que pode ser muito variada.

√Č interessante pensar no investimento de links patrocinados quando se prioriza uma estrat√©gia maior no desenvolvimento de marketing digital e, consequentemente, j√° possua certa experi√™ncia na √°rea em quest√£o.

Veja também: Como criar campanhas de Google Adwords

Fontes de Tr√°fego Qualificado

O Google √©, constantemente, citado quando o assunto √© gerar¬†tr√°fego para marketing digital ou marketing de conte√ļdo, mas n√£o √© o √ļnico meio de se obter √™xito e, principalmente, pode n√£o ser o principal.

Existem outras maneiras de como gerar tr√°fego qualificado.

Retomando o par√°grafo introdut√≥rio deste artigo, o foco aqui √© obter ‚Äútr√°fego qualificado‚ÄĚ e, para isso, √© fundamental saber onde se encontra seu p√ļblico espec√≠fico.

Sabendo disso, outras fontes também podem ser amplamente utilizadas, como redes sociais (Facebook, Twitter) e You Tube, por exemplo.

Aos que est√£o no in√≠cio do processo, √© algo mais dif√≠cil, mas a partir do momento em que se faz esta descoberta, voc√™ prioriza seu trabalho em uma √ļnica ferramenta, com um √ļnico foco, e maximiza suas possibilidades de ganho, sem investir tempo onde n√£o ir√° gerar tr√°fego qualificado ou lucro consider√°vel.

Infográficos, Vídeos e outros Meios Visuais

Uma outra forma de como gerar¬†tr√°fego qualificado √© a utiliza√ß√£o de outros meios visuais, que fogem do t√£o famigerado texto padr√£o. √Č uma maneira diversificada de atrair pessoas e, ao mesmo tempo, entregar sua mensagem, e possui suas vantagens, como:

  • Obten√ß√£o de¬†links: naturalmente, quando o trabalho √© desenvolvido de forma eficaz, pessoas o tomam como refer√™ncia e acrescentam o¬†link¬†em suas p√°ginas, o que ir√° gerar mais tr√°fego.
  • P√ļblico maior: por meio de v√≠deos postados no You Tube, por exemplo, √© poss√≠vel obter distintos p√ļblicos mais espec√≠ficos. Uma pessoa que conhece seu trabalho por meio de um v√≠deo que, por sua vez, tem um¬†link¬†postado em sua p√°gina do Facebook, sendo parte de seu p√ļblico-alvo passar√° a frequentar sua p√°gina.

Parcerias

Como muitas coisas na vida, não é em tudo que conseguimos crescimento sozinhos. Na internet não é diferente.

Fazer parcerias com sites ou blogs que sejam do mesmo nicho que o seu é uma boa oportunidade de conseguir tráfego qualificado.

Al√©m disso, muitas p√°ginas aceitam ‚Äúescritores convidados‚ÄĚ, o que √© uma possibilidade de escrever um artigo sobre o mesmo assunto que envolve sua p√°gina e, num dado momento, se apresentar, dizendo de onde voc√™ √© e apresentando, ainda que implicitamente, seu trabalho e produto para o p√ļblico que acessa essa p√°gina.

Seja diferente e criativo

A cada dia aumenta a dificuldade de se obter conte√ļdo original em buscas online. Por esta raz√£o, a criatividade necessita estar sempre ao seu lado. Para que seu trabalho renda bons frutos, siga estas tr√™s dicas sobre este aspecto:

1- Elabore um diferencial para sua p√°gina

Como j√° foi mencionado, √© importante tentar ao m√°ximo abranger as ferramentas dispon√≠veis na internet ‚Äď desde que possuam seu p√ļblico-alvo para gerar tr√°fego qualificado.

Por√©m, t√£o importante quanto, para angariar um n√ļmero consider√°vel de interessados em seu produto, √© necess√°rio buscar meios e formas de se criar algo que ainda n√£o tenham feito.

√Č muito comum encontrarmos p√°ginas que oferecem¬†e-books gratuitamente, para demonstrar seu trabalho aos novos usu√°rios que, por sua vez, ir√£o transmitir a mensagem, o que alavancar√° o tr√°fego e, posteriormente, aumentar√° o n√ļmero de contatos para ganhos reais. √Č um bom exemplo.

2- Se empenhe em um √ļnico nicho

Não é muito bom para os negócios iniciar seu trabalho online abrangendo diversos temas, sem ligação entre eles, por dois motivos principais:

  • Primeiro, seu p√ļblico, muito provavelmente, n√£o continuar√° seguindo sua p√°gina, por esta apresentar conte√ļdos que, em sua totalidade, n√£o sejam de seu interesse.
  • Segundo, ser√° dif√≠cil manter um padr√£o de qualidade de seus textos, pois a tem√°tica ser√° diversificada e, consequentemente, seu trabalho de pesquisa muito maior.

Acerca disso, segue a dica seguinte.

3- Trabalhe com material de qualidade

‚ÄĚTr√°fego de qualidade‚ÄĚ √© sin√īnimo de ‚Äúconte√ļdo de qualidade‚ÄĚ. As dicas de SEO, mencionadas no in√≠cio deste artigo, at√© bem pouco tempo, eram a √ļnica preocupa√ß√£o para se conseguir que uma p√°gina figurasse no #TOP3 do Google.

Entretanto, com constantes mudan√ßas, possuir um conte√ļdo original √© ainda mais necess√°rio.

Sem d√ļvida, cada uma destas dicas, seguidas corretamente, auxiliar√° sua caminhada em busca de sucesso no mundo do marketing digital e como gerar tr√°fego de qualidade para a sua p√°gina.

Confira também: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

E aí, você gostou do artigo?

Compartilhe sua opini√£o ou d√ļvida nos coment√°rios e n√£o esque√ßa de se inscrever em nossa lista de emails para receber novos artigos!