Landing Pages: como converter visitantes em leads

Embora exista um grande volume de conteúdos que têm como intuito atrair visitantes e mais clientes para os mais diversificados tipos de sites, no Brasil, ainda é relativamente deficiente o uso das Landing Pages (páginas de conversão) para converter visitantes em leads.

Essas páginas, quando utilizadas da melhor maneira, são um grande diferencial no tocante aos resultados efetivos do Marketing Digital e podem ser uma excelente maneira de como enfrentar a crise, fazendo investimentos de marketing menores e mensuráveis, em vez de anúncios caros em mídias de massa.

Por isso, separamos uma série de dicas de como converter visitantes em leads no seu site, confira!

Landing Page
Funcionalidade poderosa para converter visitantes em leads

Como converter visitantes em leads

Landing Pages são de extrema importância porque representam o caminho mais curto para tornar um simples visitante de um site em um usuário ou possível consumidor constante dos serviços ou produtos oferecidos por determinada empresa, ou simplesmente para converter visitantes um leads (contato qualificado).

Assim, é fundamental conhecer maneiras de como melhorar a conversão da Landing Page.

Algumas terminologias:

Usa-se no Marketing Digital o termo contato qualificado ou, em alguns casos, contato abrangente pelo fato de que simples interações, que tornam possível a obtenção dos e-mails de clientes, não podem ser consideradas como a conversão de visitantes em leads.

Isso porque o endereço eletrônico pode ter sido disponibilizado apenas com o intuito de obter informações, nesse caso, esse usuário ainda não é efetivamente um lead, mas sim um simples contato e será preciso mais para converter esse visitante em um lead.

Contudo, é fundamental dizer que todo contato é um potencial lead, já que torna muito mais viável o desenvolvimento de mecanismos por parte da empresa com a intenção de fazer aquela pessoa que estava apenas buscando informações passar a ser um cliente e, antes disso, covertê-lo de visitante em lead.

Todo este processo é ainda mais crucial quando se tratam de vendas complexas, de longa ciclo de aquisição e alto valor, para consumidores B2B.

Nestas casos, não há como converter visitantes em leads sem um trabalho sério de transformação de contatos em contatos qualificados, leads em clientes e assim por diante.

Por isso, essa “transformação” (elevação de um visitante comum ou avulso ao nível de consumidor, ou fazê-lo desempenhar alguma atitude que represente um ganho mensurável para a empresa), ganha a corretíssima denominação de conversão e é uma das maniras de converter visitantes em leads.

Essa conversão se dá de forma concreta através de duas possibilidades.

As duas formas de converter visitantes em leads:

  • Na forma direta, o visitante vai ao encontro de uma oferta de produto ou serviço e se torna um potencial comprador.

Temos como exemplo desse tipo de conversão a compra de determinado artigo em um e-commerce, o pedido de orçamento através de um formulário, entre outras probabilidades.

  • Já na maneira indireta, o visitante disponibiliza informações pessoais, como nome, e-mail, telefone, e outros detalhes individuais, recebendo como retorno por isso a oferta de um serviço ou conteúdo grátis.

Um exemplo bastante comum de como converter visitantes em leads é o fornecimento desses dados em troca da obtenção de um download gratuito de um e-book.

Nesse modo de conversão os resultados geralmente não são imediatos, mas essa interação representa o começo de um processo de relacionamento da empresa com pessoas que são possíveis compradores de produtos ou serviços, ou seja, tem potencial para se tornarem clientes.

A importância das Landing Pages para converter visitantes em leads

Para quem ainda desconhece esse meio ou não está totalmente familiarizado com essa ferramenta, não é muito difícil tomar conhecimento da grande importância das Landing Pages, pois a fórmula para se comprovar sua efetiva utilidade é bastante simples e, na maioria dos casos, o resultado é inquestionavelmente positivo.

Basta para tanto, saber que a taxa de conversão de uma página é representada pela porcentagem de internautas que são convertidos em relação ao número total de visitantes.

É comum sites aumentarem a taxa de conversão em grandes percentuais por meio da criação de Landing Pages bem organizadas, que costumam ser excelentes para aumentar a produtividade deste trabalho de conversão.

Por isso, ter a capacidade de fazer e otimizar páginas de conversão é um dos processos do Marketing Digital que mais geram resultados rápidos. Não tem como converter visitantes em leads sem esse recurso.

Design de páginas de conversão

No que diz respeito ao design e a identidade visual corporativa de seu site, questão também relevante no processo de criação das Landing Pages, a estética influencia muito, tornando, por exemplo, necessária a correta utilização das cores para cada tipo de produto, o que é fator determinante na escolha dos visitantes.

Nesse sentido, também é necessário oferecer qualidade em relação a legibilidade e nas maneiras pelas quais os usuários chegarão onde desejam, oferecendo praticidade e um visual que seja leve e agradável.

Em se tratando de otimização, inicia-se essencialmente com a definição de certos aspectos, como:

  • quem são os possíveis consumidores
  • qual o nível de aceitação, tanto dos produtos ofertados como da maneira pela qual eles são disponibilizados
  • o que se sabe através de testes, pesquisas de opinião e comportamento do consumidor

Neste universo, o tipo de teste mais utilizado é o A/B, onde é criada uma versão alternativa da página que a empresa já utiliza e depois as duas são lançadas de forma proporcional para os visitantes do site.

Neste caso, é possível fazer um comparativo entre as taxas de conversão de clientes em leads e outros parâmetros obtidas pelas duas Landing Pages, viabilizando a definição de qual apresentou os melhores resultados e, assim, definir a melhor forma de como atrair mais clientes.

Outro fator que pode aumentar seus resultados, é oferecer algo que seja inovador, diferenciado do que já é oferecido no mercado.

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