A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio
A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Você sabe o que é geração de leads? Bem, com a grande concorrência nos mais variados ramos empresariais, a conquista de novos clientes se tornou uma árdua e constante tarefa, um verdadeiro desafio para empreendedores e para quem almeja sucesso em seu negócio.

E isso não ocorre somente devido à concorrência, mas também porque as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos e serviços que lhes são oferecidos.

No mundo digital, o assunto não é diferente, pois a conquista de novos clientes, nesse caso, também depende de eficientes estratégias de marketing digital, ou inbound marketing, entrando aí a importância da geração de leads.

O sucesso do seu negócio dependerá da sua capacidade de gerar leads qualificados, e o primeiro passo para que isso aconteça é investir na definição e planejamento das estratégias corretas para gerar leads.

Saiba mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

Dicas para geração de leads qualificados

O que é Lead?

Basicamente, um lead é a pessoa que visita o site de determinada empresa com pelo menos uma remota intenção de adquirir seus produtos ou serviços, ou seja, é um possível futuro cliente.

Porém, para ser considerado lead de fato, é preciso que essa pessoa disponibilize alguns dados que permitirão à empresa um posterior contato (via e-mail marketing, por exemplo), dados esses que só serão fornecidos em troca de maiores e mais detalhadas informações acerca do produto, marca ou serviço no qual há interesse.

Portanto, lead é o visitante que a empresa “conhece”, haja vista que ela possui informações a respeito desse potencial cliente.

Classificações

O lead possui, digamos assim, algumas classificações, que vão desde o lead frio, ou simples, até o lead qualificado, conforme ele flui através do funil de compra.

Basicamente, sua estratégia para geração de leads deve se atentar para a seguinte classificação:

  1. Lead frio: é o possível futuro cliente que disponibilizou seus dados em busca de alguma informação sobre o serviço ou produto, porém não sente segurança ou interesse suficiente para levar o processo adiante.
  2. Lead em fase de nutrição: uma vez que o lead já existe, é preciso trabalhar estratégias de inbound marketing a partir de suas expectativas. É preciso oferecer o que esse potencial cliente precisa no momento oportuno.
  3. Lead estagnado ou inativo: como o próprio nome já diz, é o lead que durante algum período de tempo não irá adquirir o produto ou serviço que lhe foi oferecido. Apesar disso, as relações comerciais não devem ser descartadas.
  4. Lead em processo de reciclagem: ele estava estagnado, mas graças a determinadas estratégias de marketing digital que a empresa utilizou, ele está voltando a ativa.
  5. Lead qualificado: essa é a melhor e mais esperada fase, onde o lead já conhece o serviço ou produto que pretende adquirir, além de já ter plena confiança na marca ou empresa fornecedora desse bem. É nessa fase que o lead estará preparado para receber propostas e começar a negociar, tornando-se finalmente um cliente.

Veja também: O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?

Como gerar Leads qualificados para seu negócio?

O inbound marketing dispõe de inúmeros métodos e estratégias para a geração de leads qualificados.

É preciso saber definir qual é a melhor estratégia em função do seu processo de vendas e dos objetivos que se deseja atingir.

Em suma, é a noção de quantos leads qualificados deverão ser gerados, seja semanal ou mensalmente, para que o seu negócio prospere ainda mais, entre outros fatores.

O primeiro contato que a empresa terá com o seu possível futuro cliente será feito através da landing page, e é a partir dessa página de entrada que ele será atraído e, com a estratégia para geração de leads, transformado em um lead qualificado.

A landing page da sua empresa deverá causar uma ótima primeira impressão no cliente em potencial, pois ela funciona como o cartão postal do seu negócio.

Essa página precisa ser interessante e empolgante para o lead. Por essa razão é necessário definir estratégias de geração de leads e marketing digital em conjunto com uma atraente página de entrada.

Também conhecidas como iscas digitais, as estratégias de geração de leads devem ser sempre bem planejadas, a fim de impressionar, em todos os momentos, o potencial cliente.

Existem várias e eficientes estratégias para geração de leads qualificados, acompanhe algumas dicas abaixo.

Principais maneiras de gerar leads qualificados:

  • Planilhas: práticas e muito úteis, as planilhas podem auxiliar o lead em relação a informações de seu interesse, ou seja, podem ser planilhas de dicas, guias, organização e controle, ou cálculos. Esse mecanismo vai servir como uma fonte de consulta e informação para o lead sobre algum assunto específico quando ele precisar.
  • Checklists: também demonstrando toda a sua utilidade, as checklists consistem em ajudar o lead a resolver seus problemas de forma rápida e simples. Basicamente, é uma lista na qual constará instruções que o lead deverá cumprir com a intenção de alcançar os objetivos do conteúdo. É um passo a passo para a solução de um determinado problema.
  • Concursos: uma forma muito eficaz de se gerar leads qualificados é a realização de concursos. Nesse caso, o lead será atraído por vantagens que lhe serão atribuídas, como algum desconto na compra de um produto ou serviço, por exemplo, caso participe e obtenha bons resultados em uma determinada prova ou competição.
  • Demonstrações: estratégia utilizada quando se quer mostrar um pouco mais sobre o produto a ser comercializado. Como o próprio nome sugere, é a demonstração de como o produto funcionará e será útil caso o lead o adquira.
  • Webinars:  webinar consiste na transmissão de palestras e apresentações via internet, ao vivo ou não, para atrair leads. O palestrante deverá apresentar conteúdo relevante, que interesse ao lead, é claro, podendo se comunicar e interagir com seu potencial cliente, sanando suas dúvidas e questões.
  • Apresentações PPT Slideshare: Com essa estratégia faz-se apresentações, através de slides, do produto, e suas formas de aplicação e utilização. É preciso que essa apresentação seja composta por conteúdo de alta qualidade e extremamente atrativo.
  • Ebooks: são muito utilizados no marketing digital para a geração de leads qualificados. Eles são bastante didáticos e levam informações úteis ao lead. Vale ressaltar que o processo de produção de um ebook é demorado, devendo por isso ser bem planejado, com a certeza de que trará o retorno esperado.
  • Consultoria gratuita: nessa estratégia o lead receberá uma consultoria que o ajudará na tomada de decisões para atingir seus objetivos, sabendo a melhor maneira de fazê-lo.
  • Kits de conteúdos ferramentas: é um kit que pode abordar diversos assuntos, como por exemplo, um kit sobre que tipos de roupas levar para uma determinada viagem e os momentos e ocasiões para utilizá-las. Ou ainda um kit de ferramentas propriamente ditas que serão muito úteis ao lead.

Confira: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

Finalmente o call to action (CTA)

É no call to action, ou chamada para ação, que a empresa finalmente irá conseguir conquistar um cliente.

Depois de utilizar das mais variadas estratégias de geração de leads, e ganhar a atenção e interesse do futuro cliente, a empresa deverá chamá-lo para a ação que ela objetiva que o mesmo realize, ou seja, a compra do produto ou serviço.

Um exemplo bem simples de call to action que podemos mostrar aqui é o convite para que o lead compre o produto, que será feito logo após sua apresentação, sem enrolações, onde ele irá clicar em um botão com os seguintes dizeres: obter “tal produto” agora.

Esse exemplo simples facilita a relação entre cliente e fornecedor, tornando tudo mais prático e rápido.

Para aplicar todos estes conceitos, o ideal é automatizar seus processos de marketing com ajuda de uma ferramenta como a LAHAR.

Foi o que a M3Corp percebeu. Ao notar que precisava de um reposicionamento digital, a empresa buscou auxílio de uma ferramenta especializada em captar, qualificar e nutrir leads para criar oportunidades reais de converter vedas.

Depois de passar a usar a LAHAR,  houve aumento de 300% no número de parceiros, 3 vezes mais visitas se tornaram leads qualificados e foi conseguido 20% de aumento no tráfego do site.

Confira mais detalhes aqui: CASE M3Corp

Entenda melhor como a LAHAR pode ajudar você nas suas automações de marketing, criação de Landing Pages, gestão de contatos e muito mais:

 

E aí, você gostou do artigo?

Compartilhe sua opinião ou dúvida nos comentários e não se esqueça de se inscrever em nossa lista de emails para receber novos artigos!