O que é Lead Tracking: conceito, usos e vantagens

Todos queremos ter um alto volume de clientes em potencial, mas mais importante que a quantidade é a qualidade desses leads. Por isso é importante saber o que é Lead Tracking para começar a identificar os leads com mais potencial da sua base. 

É preciso ter em mente que de nada adianta os números de leads subirem se não houver:

  • qualificação desses lead, 
  • um acompanhamento durante toda a jornada de compra,
  • personalização e segmentação de conteúdo.

Tudo isso vai ampliar as chances de aumentar a conversão desses leads em clientes.

93% das equipes de atendimento concordam com a afirmação de que, atualmente, os clientes têm maiores expectativas em relação à experiência que terão com a marca, por isso, a segmentação de contatos vem se mostrando cada vez mais uma ferramenta poderosa para o aumento no número de conversões de uma empresa.

Para entender o que é Lead Tracking é preciso entender o valor do acompanhamento dos leads e monitoramento de todos os movimentos deles, ainda mais se o seu produto ou serviço tiver um valor agregado maior.

Pense bem, é muito mais improvável que uma compra por impulso venha de um produto ou serviço com um alto custo, por isso, se sua empresa trabalha com o ticket médio maior acompanhar os leads tem que ser rotina, dificilmente eles vão chegar prontos para compra, cabe a você prepará-los e conduzi-los até a conversão.

O que é Lead Tracking?

Mas, afinal, o que é lead tracking? A palavra lead, apesar de não ter essa tradução exata, no âmbito do marketing tem o significado de contato comercial ou cliente em potencial. Já o termo tracking significa (aí sim na tradução exata) rastreio.

Em suma, o significado de lead tracking é rastreamento de leads.

Na prática, é uma funcionalidade dentro de uma ferramenta de marketing que faz o acompanhamento dos movimentos dos leads. 

O Lead Tracking utiliza um código que você insere em seu site e que permite o acompanhamento de tudo que o seu lead faz durante a navegação nas páginas dentro do seu site. 

Por exemplo, é possível identificar quais as páginas que ele visitou, em quais botões clicou e mais.

Tudo isso, contribui para que você possa entender as motivações, dores e desejos dos seus clientes e permite com que você faça ajustes nos produtos, serviços, processos de venda, e mais.

Como acompanhar os passos dos seus leads?

Existem algumas formas de acompanhar seus leads, de forma mais ou menos aprofundada. 

A mais comum delas é o Google Analytics onde é possível, dentre outras funções, medir o desempenho geral do seu site e ter uma métrica de interesse do seu lead, porém para acompanhamento de forma mais próxima esse recurso fica devendo.

Para realizar esse acompanhamento é preciso de um software de marketing onde você consegue colocar seus leads em uma rede, de forma acompanhar e atualizar o status de cada um baseado em ações que eles realizam ou deixam de realizar dentro do seu site e demais plataformas.

Essas ações, como cliques em e-mail, cadastro em Landing Page, informações de interesse, conteúdos baixados, são indicadores que vão te trazer métricas que informam sobre o que cada lead se interessa ou não, e o que fazer em seguida.

Por isso softwares de automação ajudam muito sua estratégia de marketing e vendas, por permitirem que ações sejam programadas e cada resposta do lead tenha uma consequência. 

Por exemplo, imagine que você cria uma campanha de e-mail marketing para mandar para os seus contatos um link de pré-venda de um novo produto que será lançado. A partir daí você programa as seguintes ações

  • em caso de clique no CTA do e-mail marketing o lead é redirecionado para a página de compra,
  • se ele não clicar vai receber um e-mail com uma nova oferta e por aí vai. 

Cada clique no link vai te dar um indicativo de interesse do lead, a relação de cliques/conversão (reserva de pré-venda) vão te dar outra métrica e em cima das informações que você for recebendo através desse acompanhamento você realiza ações para melhorar a taxa de conversão.

Leia também: Como os recursos visuais podem aumentar a taxa de conversão das vendas

Dicas para aplicar o Lead Tracking

Para entender de fato o que é o Lead Tracking é necessário que você saiba como aplicar de fato essa forma de acompanhamento da sua base de leads. 

Sem dúvida um software de automação de marketing é fundamental para que o processo de acompanhamento aconteça efetivamente, mas existem outras dicas interessantes.

Invista na personalização para ser mais assertivo 

Cada vez mais os clientes buscam experiências, como atendimento e anúncios que falam diretamente com elas. 

Criar campanhas segmentadas e personalizadas, de acordo com o perfil e comportamento do lead, sem dúvida, aumenta a chance de conversão.

Por isso, utilizando algumas ferramentas disponíveis no seu software de automação é possível ter acesso a algumas informações e criar gatilhos para outras ações que podem ser muito interessantes.

É possível, por exemplo, programar ações em cima da visita de um lead em uma determinada página do seu site, logo se ele entrar direto na página de compras e não concluir você pode programar um e-mail específico ou mesmo colocar um atendente para falar com ele.

Foque nos leads mais quentes

Outra dica interessante para você que busca entender o que é o Lead Tracking é se aproveitar dessas métricas de visitas em páginas para identificar quem realmente está interessado em fazer uma compra a curto prazo, e quem está apenas visitando seu site como curioso.

Estabeleça um termômetro para aquecer ou esfriar os leads, se um visitante passou muito tempo em páginas chaves como “preço”, “contato” ou “cases de sucesso” ele fica mais “quente” enquanto lead interessado, esse você deve acompanhar bem de perto.

Essa é uma das formas de como qualificar leads por meio da funcionalidade de lead tracking. 

E aí conseguiu entender o que é Lead Tracking? Se ficou alguma dúvida deixe aí nos comentários.

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como o lead tracking. 

Com esse recurso do sistema da LAHAR você e sua equipe podem:

  • acompanhar todos os passos que seu lead fez no seu site antes mesmo dele deixar seu contato,
  • saber qual foi a página de entrada e o caminho percorrido pelo seu lead em seu site ou blog,
  • interagir de maneira personalizada e automatizada com seus leads para aumentar sua força de relacionamento e vendas,
  • diminuir o trabalho manual de gestão dos leads, tornando a comunicação mais eficaz.

Ficou curioso? Então converse com um de nossos especialistas, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.