O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads

O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads

Você sabe mesmo o que são leads?

Se você trabalha ou pretende trabalhar com marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido alguém falar ou lido algo sobre o que são leads.

O assunto está relacionado com conquistar novos clientes e torná-los fiéis à sua empresa, o que não parece ser uma tarefa fácil.

Na verdade é uma tarefa um tanto quanto árdua, mas existem técnicas capazes de tornar esse processo um pouco menos trabalhoso.

Confira nesse artigo as dúvidas mais comuns sobre captação de leads, e descubra como essa estratégia pode contribuir positivamente no processo de prospecção de novos clientes.

Saiba mais: A importância da geração de Leads para o sucesso do seu negócio

O que são leads e como fazer a captação de leads

1- O que são leads?

Um lead é uma pessoa que, de alguma forma, tem demonstrado interesse pela sua empresa produtos ou serviços, ou seja, é alguém que tem potencial para se tornar um cliente.

Divergindo do tradicional, onde a empresa faz o primeiro contato com o cliente, nesse caso é o cliente que demonstra seu interesse e faz o primeiro contato com a empresa.

Suponhamos que uma pessoa está tendo problemas técnicos com seu smartphone, ela pesquisa na internet formas de resolver esse problema e encontra o site da sua empresa.

Lá, verifica uma página com algumas informações sobre o problema que motivou a pesquisa, e um formulário de cadastro com um call to action que incentiva a pessoa a se cadastrar para ter acesso a um material completo para solucionar seu problema.

Ao se cadastrar, trocando seus dados pessoais por algum tipo de conteúdo ofertado gratuitamente, essa pessoa torna-se automaticamente um Lead.

Aliás, é assim que se faz a captação de leads.

2- O que é captação de leads?

Agora que você já sabe o que são leads, vai ficar mais fácil entender a captação de leads.

A captção ou geração de leads é o processo de atrair seu público-alvo e convertê-lo em leads, através da produção e disponibilização de conteúdos úteis, que auxiliam na resolução de problemas e sanem dúvidas dos usuários, ao mesmo tempo que despertam seu interesse pela marca, produtos ou serviços.

Confira: Lead Mangement: Como Melhorar a Nutrição de Leads

3- Por que gerar leads?

A captação de leads é parte fundamental para o sucesso da estratégia de Inbound Marketing, que tem como premissa atrair, de forma voluntária, potenciais clientes e guiá-los no processo de compra até que a concluam e se tornem clientes fiéis promotores da marca.

O processo de Inbound Marketing é dividido em quatro etapas:

  1. Atrair
  2. Converter
  3. Fechar
  4. Encantar

A geração de leads marca presença nas duas primeiras etapas, que correspondem a: atrair potenciais clientes e convertê-los em leads.

Veja também: Qual a melhor estratégia de inbound marketing?

 

4- Como qualificar um lead?

Existem diversas possibilidades que sua empresa tem a disposição para utilizar na qualificação de seus leads. Entretanto, a mais efetiva (não excluindo as demais) é a produção de conteúdo.

As pessoas passam cada vez mais tempo conectadas à internet, e boa parte do tempo estão em sites de buscas realizando pesquisas sobre produtos, serviços, tirando dúvidas, buscando soluções para problemas, etc.

Sua empresa deve enxergar nisso uma oportunidade e usar a produção e disponibilização de conteúdos como plano de ação.

É importante mencionar que não basta qualquer tipo de conteúdo, é preciso compreender seu público-alvo, a fim de produzir conteúdos de qualidade, que sejam úteis e relevantes para sua audiência.

Veja mais: Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads

5-  Qual o próximo passo após a captação de leads?

Depois de converter parte de seus visitantes em leads, é hora de nutrir esses leads, ou seja, é hora de educá-los com mais conteúdos, sempre prezando pela qualidade e relevância, de modo a guiá-los pelo funil de vendas, com o objetivo de prepará-los para realizarem a compra.

Nesse momento é preciso muita atenção para que seja entregue o conteúdo certo, para os leads certos, na hora certa.

Você trabalhará com leads em diferentes etapas do funil de vendas, e para cada uma dessas etapas deverá se comunicar de forma diferente.

Mas conta pra gente, quais são suas principais dúvidas sobre Geração de leads?

Fale conosco aqui nos comentários e vamos responder todas às suas questões!

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