Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads

Você sabe como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads?

Quando pensar em oferta de conteúdo, pense sempre na qualidade e não na quantidade de informações que você vai apresentar ao seu futuro lead.

Hoje em dia, são distribuídas na internet diversas informações e muitas delas são repetitivas, querendo ensinar as mesmas coisas, os mesmos “insights” e “sacadas”, porém, apresentados de maneiras e por profissionais diferentes.

Para evitar que sua produção de conteúdo caia nessa armadilha, apresentamos 6 dicas para criar ofertas de conteúdo relevantes, que vão te ajudar a converter visitantes em leads.

Veja também: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam

6 dicas para produção de conteúdo relevante

A internet possibilita encontrar conteúdos de diversas formas e que podem atingir o consumidor em vários momentos da jornada de compra.

E as mais variadas ferramentas de marketing digital estão à sua disposição para isso, seja na hora de conhecer os concorrentes, fazer automação de marketing, buscar palavras-chaves para SEO, ou liderar sua equipe e fazer pesquisas de mercado.

Mas, por mais que você use tudo isso a seu favor, sem um bom conteúdo, relevante e que interesse aos seus leads e clientes, nada disso surtirá efeito.

Na verdade, nem sempre esses conteúdos são adequados o suficiente para transformar um usuário em lead.

Não é porque você está oferecendo um e-book incrível, que demorou alguns meses para produzir, que os usuários vão baixar, ler e no final entrar em contato com a sua empresa.

A produção de conteúdo relevante para captar leads vai muito além de uma simples oferta.

É preciso entender a persona do seu negócio, onde ela está presente, como procurar conteúdo relevante, qual o seu desafio, a etapa em que o consumidor se encontra no funil de vendas e também o modelo do conteúdo como: produção de vídeos, criação de infográficos, redação de e-books e guias e muito mais.

Veja agora alguns exemplos de ofertas de conteúdo que você pode criar para captar leads.

Veja mais: Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio

1- Planilhas

Ofertar uma planilha é bem útil para o lead. Uma planilha é uma forma de organizar processos e gerir dados e informações, sejam elas pessoais, organizacionais pu empresariais.

Se você decidir por ofertar uma planilha pense na produção do conteúdo a ser transmitido: ele deve ser prático e rápido.

  • Exemplo: Planilha de gestão de financeira.

Imagine uma empresa que trabalha com consultoria financeira para pequenas e médias empresas.

Ela pode criar uma oferta de planilha específica para as PMEs gerenciarem melhor o seu plano financeiro.

Geralmente, as pessoas que estão interessadas nesse tipo de conteúdo podem se tornar uma oportunidade para a empresa de consultoria financeira.

Confira este exemplo do SEBRAE do Paraná para se inspirar: Planilhas Financeiras.

2- Checklists

Oferecer um checklist como uma oferta de conteúdo é bastante assertivo, pois, muitas empresas oferecem e apresentam um resultado significativo.

O checklist é criado sobre um assunto que já se domina, ou seja, o conteúdo de um checklist é produzido diante do que é praticado no dia a dia.

É uma produção de conteúdo rápida e muito útil ao lead, pois, tem o foco de listar as práticas para conseguir atingir o objetivo final.

Quando o conteúdo do checklist é bem produzido e direcionado para a solução das dores e necessidades da persona, pode ter certeza que será um grande trunfo para captar leads.

  • Exemplo: Checklist para o primeiro intercâmbio.

Neste checklist a empresa de intercâmbio pode inserir o dia a dia, como é feito na prática e quais são as dicas que ajudam os intercambistas que estão viajando para o exterior pela primeira vez, além de apresentar quais são as ações que eles devem tomar para obter sucesso nos primeiros dias no novo país.

Inspire-se com mais este exemplo: Antes de Viajar – 6 itens do checklist de intercâmbio

3- Demonstrações

Demonstrar seu produto ou serviço faz com que o lead conheça e aprenda mais sobre o seu negócio, e se é a solução correta para ele.

Quando existe uma conversão nesta oferta, tenha certeza que é qualificada, porque o lead já vai experimentar como é ser um cliente da sua empresa.

  • Exemplo: Demonstração de software de gestão de tarefas e projetos

O mercado de gestão de projetos e tarefas vem crescendo e também tem uma concorrência relevante. As decisões são tomadas levando em consideração fatores como: usabilidade, processos simples e outros detalhes.

Para a produção de conteúdo de uma oferta de demonstração, desenvolva uma página específica sobre isso e crie uma campanha focada na sua persona ideal.

Você também precisa ter essa campanha dentro da sua plataforma de automação e assim receber os leads qualificados através da nutrição por e-mail.

E quando um usuário solicita essa demonstração, quer dizer que ele está em fase de decisão de compra e está interessado no seu produto, portanto é um lead de fundo de funil com qualificação para receber uma abordagem do time comercial.

Essa demonstração pode ser feita de maneira individual ou também para um grupo maior de pessoas, dependendo da sua estratégia de marketing.

Veja um exemplo de como solicitar o agendamento de uma demonstração pelo cliente: Peça uma Demonstração.

4- Ebooks

Os ebooks são sempre excelentes opções de ofertas para captar leads.

Hoje, é o modelo de oferta mais utilizado no mercado para conquistar novos leads, porém, a produção de conteúdo do ebook deve apresentar informações, dados e estatísticas relevantes ao lead.

Esse tipo de oferta não pode ser apenas produzido para ter informações de quem está visitando determinada página da sua empresa, você precisa entregar valor através dessa oferta.

Assim o lead vai ficar ainda mais engajado com os seus conteúdos, ficará satisfeito com o que tem recebido e também estará preparado para receber uma abordagem da sua empresa no futuro.

  • Exemplo: Guia sobre marketing digital

Uma agência especializada precisa captar leads para sua base e por fim transformá-los em novos clientes.

Criando uma oferta de um ebook sobre um guia de marketing digital é possível receber as informações do lead “em troca” do conteúdo.

Essa oferta pode ser disparada para a base de leads que já existem, porém, ainda não são clientes, ou também criar uma campanha de mídia especificamente para gerar novas conversões.

5- Webinars

Webinars são sempre boas ofertas para o seu negócio, sendo um formato muito difundido para a produção de conteúdo. Os webinars tem um toque mais pessoal que podem aproximar a sua empresa do seu potencial cliente.

Para essa oferta você não terá um custo alto, apenas com um microfone e um computador já é possível iniciar a gravação de um webinar.

Uma vantagem importante é que o webinar pode ser ao vivo ou gravado.

Quando o webinar é ao vivo, existe a necessidade de avisar os seus potenciais clientes do dia e o horário em que será realizado. Lembre-se: O webinar que foi feito ao vivo, também pode ser salvo e captar leads ao longo do tempo, enquanto estiver disponível para o público.

  • Dica: Se você vai investir na criação de conteúdo para um webinar gravado, é interessante gerar uma sequência de e-mails para enviar os vídeos com temas separados, assim você entrega um valor maior na sua oferta.

6- Templates

Os templates são uma ótima forma de atrair leads qualificados por conta do seu apelo extremamente prático.

São essencialmente modelos prontos para serem utilizados em qualquer contexto, como apresentações, planilhas ou qualquer outro modelo que facilite um determinado trabalho.

  • Dica: Esse material precisa ser auto explicativo ou apresentar um conteúdo instrucional.

Quando sua empresa compartilha ideias criativas, que são utilizadas para melhorar as ações do dia-a-dia, ela ganha autoridade ajudando outras pessoas, e ainda consegue captar muitos leads.

Essas são algumas ofertas que você já pode colocar em prática para captar leads para sua empresa.

Com essas ofertas de conteúdo e ações específicas você vai conseguir entregar valor e aumentar o número de leads qualificados na sua base.

Você também pode mesclar esses modelos de ofertas com Consultorias, Kit de Conteúdos, Apresentações em Slides e também Podcasts.

Já tem utilizado alguma dessas ofertas para captar leads? Conte para nós a sua experiência!

Veja um exemplo de como usar um case de sucesso como um conteúdo relevante para seus leads: