Automação de TI: o que é? Como funciona? Vale a pena? 7 benefícios

A automação de TI nos negócios faz uso da tecnologia para otimizar processos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Dessa forma, a empresa se torna muito mais produtiva e, consequentemente, mais competitiva.

O avanço da tecnologia possibilitou que tarefas que antes eram feitas manualmente, passassem a ser realizadas de forma automatizada. Com isso, as organizações puderam escalar sua produtividade a níveis jamais vistos, entregando muito mais qualidade e eficiência no atendimento prestado a seus clientes.

A automação em TI é uma das ferramentas fruto deste progresso,  capaz de aprimorar o desenvolvimento de sistemas e sua implementação, reduzindo consideravelmente o tempo gasto em cada etapa do processo, tornando-o muito mais prático e rápido.

Quer aprimorar o desempenho do seu negócio? Então você está no lugar certo! Neste post, além de explicar o que é automação de TI, também mostramos como essa ferramenta funciona e que tipo de vantagens ela pode proporcionar para a sua empresa. Confira!

O que é automação em TI?

automação em ti

A automação de TI se refere ao uso de scripts, softwares e sistemas para automatizar tarefas e processos, como a execução de determinado tipo de atividade ou a instalação e configuração de sistemas. Assim, ações que antes precisam ser executadas manualmente, passam a ser realizadas de forma automática.

Como funciona a automação de TI?

Por meio da automação em TI, é possível configurar padrões para que uma ação seja executada assim que determinada condição seja estabelecida. Por exemplo: é possível configurar um backup automático sempre que um arquivo for atualizado ou gerar relatórios de vendas em períodos específicos.

A automação empresarial tem se tornado parte importante da estratégia de qualquer negócio, isso porque esta ferramenta oferece diversos tipos de vantagens, conforme veremos a seguir.

7 vantagens da automação de TI empresarial

automação em ti

Com as ferramentas adequadas é possível automatizar diversas funções, do gerenciamento de redes a questões relacionadas à infraestrutura. Isso significa que, do ponto de vista empresarial, a automação de negócios contribui de diversas formas, tornando a organização muito mais produtiva e competitiva.

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

Confira as principais vantagens que a automação em TI pode gerar para a sua empresa:

  1. Elimina de tarefas burocráticas – a automação de TI permite criar rotinas que são executadas automaticamente, o que contribui para eliminar atividades repetitivas e burocráticas;
  2. Faz sistemas diferentes trabalharem em conjunto – permite criar rotinas para automatizar o funcionamento de sistemas, de modo que as ações de um desencadeiem o funcionamento de outro;
  3. Reduz a incidência de erros – a atuação humana está muito mais sujeita a falhas do que a de sistemas. Como na automação de negócios boa parte das atividades passam a ser desenvolvidas pela máquina, a incidência de erros cai consideravelmente, proporcionando muito mais segurança aos processos;
  4. Aumenta a produtividade – a automação confere mais agilidade e eficiência na execução de atividades, permitindo, por exemplo, realizar em um único dia o que um profissional de TI levaria mais de uma semana para executar manualmente;
  5. Permite focar em atividades mais estratégicas – ao eliminar as atividades burocráticas, o esforço dos colaboradores pode ser redirecionado para funções mais estratégicas para o crescimento da empresa;
  6. Redução de custos – com processos muitos mais ágeis, eficientes e seguros, a organização consegue entregar muito mais gastando muito menos, reduzindo seus custos e aumentando a lucratividade;
  7. Aperfeiçoamento contínuo dos processos – quanto mais automatizados são os negócios, mas eficiente eles se tornam. Somando isso com o aumento da produtividade e redução de custos, sobra dinheiro para investir ainda mais em automações de TI, melhorando cada vez mais a qualidade dos seus serviços e aumentando o nível de satisfação de seus clientes.

Quer se aprofundar no assunto e conhecer mais alguns benefícios da automação de TI para negócios? Confira o vídeo abaixo:

O que você está esperando para investir em automação em TI na sua empresa?

Os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e a concorrência tem se acirrado. Neste cenário, a empresa que estiver mais bem preparada para atender a demanda, certamente sairá na frente.

Mais do que otimizar seus processos, a automação empresarial tornará o seu negócio muito mais competitivo. Portanto, se você quer ter chance no mercado, precisa começar a pensar no assunto o quanto antes e preparar a sua empresa para o futuro.

Este artigo foi escrito pela Encontre Um Nerd, uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. Somos uma rede exclusiva dos principais técnicos de Suporte e Infraestrutura de TI. Quando e onde precisar.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.