Como abrir uma agência de publicidade: tudo o que você precisa saber do plano às vendas [11 etapas]

Começar uma agência de publicidade pode ser um negócio bastante lucrativo, embora a concorrência seja bastante rígida. Para te ajudar a driblar possíveis dificuldades no processo, criamos este guia de como abrir uma agência de publicidade.

Não deve ser muito difícil para você saber como as coisas funcionam do dia a dia de uma agência, no entanto, sabemos que configurar seu próprio negócio pode ser bastante assustador e há momentos em que você não sabe por onde começar.

Aqui estão alguns fatos simples de como abrir uma agência de publicidade, que podem ajudar você a construir sua empresa e obter sucesso com ela.

Como abrir uma agência de publicidade: 11 fatos que você precisa conhecer

1. Plano de Negócios

Em primeiro lugar, a criação de qualquer empresa tem que ser embasada em um plano de negócios. Isso ajudará a orientar você ao configurar sua agência.

Comece de maneira inteligente e faça corretamente, crie um plano de negócios detalhado e um plano operacional. Desta forma, você determinará o que precisa fazer e as etapas que deve seguir.

Outro fator importante de como abrir uma agência de publicidade é o controle de suas despesas. Faça um levantamento de quanto capital deve ser investido no negócio para configurar toda a operação e muito mais.

2. Network

Se você já trabalhou anteriormente em uma agência ou trabalhou como freelancer em outras agências, já criou sua própria rede de pessoas com as quais trabalhou, entretanto, é importante manter essa rede de relacionamentos e ampliá-la.

Frequente eventos da área, visite fornecedores, vá a encontros de empreendedores e mais.

3. Crie uma parceria

Você pode estar se perguntando por que precisa criar uma parceria de negócios, durante o processo de como abrir uma agência de publicidade.

É uma boa prática estabelecer uma parceria para a criação de uma agência, principalmente porque, se você está mais inclinado ao lado criativo do negócio, é aconselhável ter um parceiro que atenda ao lado comercial de sua agência. Lidar com o lado administrativo, vendas e marketing do negócio.

Como abrir uma agencia de publicidade

4. Localização

Escolha o local certo para configurar seu escritório.

Hoje em dia você pode trabalhar em casa e isso definitivamente vai poupar dinheiro em seu capital e despesas operacionais.

No entanto, se você pretende obter grandes clientes, o ideal é ter uma sede em algum ponto central ou nobre de sua cidade. Isso dá uma aparência mais profissional e legítima para seus futuros clientes.

Você tem mais chances de fechar um acordo quando convida clientes futuros para ver seu escritório e como você opera.

5. Valor Único

Em qualquer tipo de negócio, você sabe que sempre haverá competição, correto? Especialmente quando se fala sobre a criação de uma agência de publicidade, na maioria das vezes existem muitas agências maiores antes de você e que se estabeleceram muito bem.

Para que você possa competir ou obter uma fatia do mercado, é necessário destacar algo exclusivamente seu. Você tem que criar seu próprio nicho e oferecer ao público alvo algo que só sua empresa pode ofertar. Isso pode ser um serviço único, uma forma de atendimento especializado, um produto de valor agregado ou outra forma de diferenciação.

Você tem mais opções nos dias de hoje, especialmente com a chegada da internet, há muito mais serviços que você pode oferecer.

6. Marca

Como a maioria dos negócios bem-sucedidos, tenho certeza de que você precisa se identificar para ser conhecido e levado a sério.

Uma campanha de branding bem planejada no início de sua empresa fará com que sua agência cresça e lhe dê credibilidade e confiança de seus clientes atuais e futuros.

Criar uma marca forte para sua agência lhe dá vantagem sobre seus concorrentes e faz parte e como abrir uma agência de publicidade.

Lembre-se sempre de que sua marca é a cara da sua empresa (oras, você é um publicitário, você deve saber disso melhor do que ninguém). Com isso em mente, a percepção inicial de clientes em potencial para sua marca pode representar um grande valor para sua empresa, mesmo que seja pequena.

7. A equipe

Lembra-se do ditado, nenhum homem é uma ilha? Bem, em qualquer negócio, você não pode executar tudo sozinho.

Você precisa escolher ou contratar as pessoas-chave certas para o trabalho que o ajudarão em suas operações do dia-a-dia.

É aconselhável obter a mistura de pessoas com a atitude certa para o trabalho para ajudar sua agência a crescer e deixar um efeito duradouro dos resultados em seus clientes, o que ajudará a manter sua clientela feliz e satisfeita com o trabalho que você faz para eles.

Conseguir uma equipe bem equilibrada é crucial no processo de como abrir uma agência de publicidade.

Somente contrate profissionais que você realmente precisa, você não precisa ir a todo vapor para obter muita mão-de-obra, especialmente quando você acabou de começar, escolha apenas alguns profissionais em áreas estratégicas para começar e aumente sua força de trabalho, conforme sua empresa exigir.

Como abrir uma agencia de publicidade

8. Terceirização

Para startups ou pequenas agências como a sua, é aconselhável terceirizar funções que não são recorrentes ou fazem parte de seu core business. Por exemplo, se a sua agência apenas desenvolve sites esporadicamente, talvez seja estratégico terceirizar um programador para projetos como este, ao invés de ampliar os custos fixos da empresa, com o profissional.

9. Sistemas e Processos

Certifique-se de configurar o sistema certo e os processos de trabalho em sua organização. Esta é a parte mais importante de qualquer negócio e na maioria das vezes é deixada de fora.

É imperativo que você comece direito ao configurar um sistema e processos simples. Com o passar do tempo, você pode modificá-lo à medida que avança, se não funcionar ou se causar problemas.

Isso também ajuda você a microgerenciar sua equipe e o ajudará muito a se concentrar em questões maiores.

10. Gerenciamento de Tempo

Se você trabalhou com uma agência de publicidade ou em qualquer campo paralelo, está familiarizado com os prazos.

O tempo é essencial neste setor. No entanto, isso não deve impedi-lo de informar aos seus clientes o cronograma exato de um projeto, tendo em mente que você precisa incorporar o tempo para modificações ou edição do material.

11. Vendas e Marketing

Depois de planejar e implementar tudo o que listamos em seu plano de negócios, a próxima coisa importante a fazer é obter clientes.

Vale a pena deixá-los saber que você existe. Então faça o que você sabe fazer! Faça algum barulho e crie interesse nos serviços que você pode oferecer.

Estes são basicamente os princípios básicos de como abrir uma agência de publicidade. Não deve ser muito difícil para você dar o primeiro passo ao fazê-lo por conta própria e, eventualmente, ser um dos grandes participantes do setor de publicidade.

A maioria dessas grandes agências começou de uma forma ou de outra como você em pequena escala e, eventualmente, cresceu e desenvolveu seu próprio nicho, e agora você também pode.

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