Como abrir uma consultoria de marketing: 6 etapas do planejamento ao ROI +

Se você é um profissional de marketing e está pensando em começar seu próprio negócio, saiba que irá encontrar muitos desafios pela frente, entre eles a alta competitividade de mercado. Entretanto, com os passos certos de como abrir uma consultoria de marketing, você estará preparado para vencer todos os obstáculos que surgirem.

Tudo isso pode parecer clichê, mas fato é que, se você começar certo, seu negócio tem tudo para dar certo também. 

Se por um lado o número de agências tem aumentado nos últimos anos, o número de empresas que investem em marketing também. Os custos reduzidos e acessíveis do marketing digital fez muitos negócios entrarem na concorrência por um espaço ao sol junto aos clientes.

Então, com isso em mente, vamos às dicas práticas de como abrir uma consultoria de marketing! Anote tudo e mãos à obra!

Como abrir uma consultoria de marketing: 6 etapas

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar qualquer empresa é preciso fazer uma pesquisa de mercado para identificar seus concorrentes e analisar oportunidades de nichos ainda não explorados.

A pesquisa de mercado também vai ajudar você a compreender sobre as personas de seu negócio, afinal, é possível que você identifique um grupo de empresas que ainda não está sendo atendido por seus concorrentes.

Faça uma pesquisa no Google e identifique as empresas de marketing que já estão em atuação na região que você deseja atuar. Analise o portfólio, os clientes que atendem, os tipos de serviços que oferecem e mesmo a maneira como fazem sua própria divulgação.

Vá a eventos de empreendedorismo e descubra outros nomes que podem ter certo alcance entre empresários locais.

2. Escolha sua área de especialização

No processo de como abrir uma consultoria de marketing, escolher o nicho que você vai atender, ou seja, a sua área de especialização e atuação é um passo muito importante.

Com a pesquisa de mercado em mãos, você terá um apoio para tomar essa decisão de maneira mais estratégica.

Um outro fator que irá ser decisivo dentro dessa etapa é a sua formação ou a formação dos profissionais que você já pretende contar para te ajudar nessa empreitada. Se você já atuou como gestor de redes sociais, por exemplo, é provável que essa seja uma área de seu interesse.

Outra questão a observar é a possibilidade de determinar um mercado específico para atender. Algumas agências são especializadas em marketing digital de empresas de moda, outras para negócios relacionados à gastronomia. Você pode pesquisar um mercado e se tornar especialista.

Um outro recorte possível é optar por se especializar no marketing digital para pequenas empresas ou grandes corporações.

Se você optar por prestar serviços específicos pode escolher de duas a três estratégias de marketing para compor seu portfólio, como, por exemplo, SEO e marketing de conteúdo. Entretanto, fique sempre atento às novidades do setor como um todo. O marketing é um campo em constante mudança e você precisa atualizar seus conhecimentos.

3. Crie sua persona e suas ações de divulgação baseadas na jornada do cliente

Mesmo empresas B2B precisam criar personas que ajudem a identificar os problemas e necessidades das empresas que pretendem atender. A partir desse passo você vai criar suas estratégias para alcançar seus clientes.

Tente seguir o que você faz para seus clientes e construa sua estratégia baseada nas etapas do funil de vendas. Nada de adotar o ditado de que “santo de casa não faz milagre”.

Como abrir uma consultoria de marketing

 

Nesta fase da sua busca de como abrir uma consultoria de marketing é chegada a hora de colocar a “cara” na rua e mostrar sua empresa para o mercado.

Comece pelo o que você melhor sabe fazer: marketing digital.

Redes sociais, produção de conteúdo para todas as etapas da jornada do cliente, SEO, links patrocinados e mais.

Crie landing pages que ofereça material rico para sua persona e ative os contatos que se cadastrarem, de maneira inteligente.

4. Encontre seus primeiros clientes

Esta é a etapa que tira o sono de muitos profissionais de marketing. Mesmo os mais experientes.

Antes de mais nada crie um bom site de sua agência. Com isso feito, construa uma estratégia de marketing digital (ninguém melhor do que você para fazer isso) própria.

O próximo passo é ativar sua rede de contatos. Antigos clientes, colegas de profissão, empreendedores amigos e antigos professores, todos eles podem ser boas fontes de indicações de clientes para sua agência. Não tenha medo de pedir indicações a essas pessoas. Elas conhecem o seu potencial e entenderão essa fase da sua caminhada.

A prospecção ativa e “fria” com ligação telefônica para uma lista de empresas que você acredita estar dentro da persona estabelecida, também tem seu lugar entre as etapas de como abrir uma consultoria de marketing.

Peça para falar com o responsável pela divulgação e comunicação da empresa. Nem sempre você terá sucesso nas primeiras tentativas, mas não desista tão facilmente.

Ao conseguir falar, mesmo que por telefone, com o tal responsável, identifique-se e mostre que você pesquisou sobre a empresa em questão. Aponte duas ou três melhorias que enxergou serem possíveis de serem aplicadas nos canais atuais da empresa, e sugira uma reunião para apresentar sua agência e novas ideias que podem otimizar a estratégia digital dessa empresa.

Seja sempre profissional ao falar do trabalho feito por outra pessoa, afinal, aquela pessoa com a qual você está falando pode ter sido quem criou a campanha com zero engajamento que você encontrou no Facebook.

5. Monte uma equipe e não queria centralizar todo o trabalho

Até aqui, as etapas de como abrir uma consultoria de marketing, que apresentamos, estavam olhando, em grande parte, para fora da sua agência. É hora de voltar a olhar para dentro.

Você pode ter uma grande experiência em diferentes áreas de uma agência, porém será impossível centralizar o volume de trabalho que envolve a gestão de uma empresa, a prospecção de clientes, a criação de estratégias para as empresas que toparam trabalhar com você e a execução de todas as ações previstas.

Para que você possa desenvolver um trabalho realmente especial, monte uma equipe que irá te ajudar nessa caminhada. Para isso, indico a leitura do artigo;Como contratar um profissional de marketing IDEAL? 4 dicas”. 

6. Gere resultados com as ferramentas certas

Nesta fase de como abrir uma consultoria de marketing você já vai estar a todo vapor, mas ainda está no início de uma longa caminhada rumo a se tornar referência em um setor altamente competitivo.

Para ter a ajuda necessária e conquistar os resultados que farão seus clientes indicarem mais clientes, você pode – e deve – contar com ferramentas para agência de marketing digital, como:

Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?

Não subestime o poder que as ferramentas certas podem exercer sobre os resultados de suas ações tanto para os clientes, alcançando melhor ROI em suas campanhas, como para sua agência, com a otimização de processos e automação de tarefas.

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para:

  • atrair leads;
  • criar relacionamentos;
  • gerar vendas.

Para melhor atender às necessidades das agências criamos um White Label para agências de marketing, no qual você personaliza o sistema para ter a marca e o nome da sua empresa, agregando ainda mais valor para seus clientes e se tornando um diferencial em seu processo de como abrir uma consultoria de marketing.

O vídeo abaixo apresenta detalhadamente o que o sistema da LAHAR é capaz de oferecer e o que você poderá vender aos seus clientes como uma funcionalidade própria da sua agência: