Como contratar um profissional de marketing digital: 7 dicas para empresas e agências

Seja você representante de uma empresa que deseja ter um profissional de marketing interno ou uma agência de publicidade em busca de mais um colaborador, dominar algumas estratégias de como contratar um profissional de marketing digital é importante para garantir que suas necessidades serão atendidas.

Se você está em dúvidas de como fazer para encontrar o profissional ideal este guia é feito para você. 

A seguir listamos um passo a passo de como contratar um profissional de marketing digital. Acompanhe!

Como contratar um profissional de marketing digital ideal?

#1 Entenda a sua necessidade

Parece óbvio mas muitas empresas saem em busca de um profissional de marketing digital sem saberem porque precisam dessa pessoa em seu time ou como ela irá agregar valor à sua equipe. 

O marketing digital  se tornou a principal estratégia de divulgação de grandes e pequenas empresas, entretanto, ele possuiu variadas vertentes e entender a função do profissional a ser contratado é o primeiro passo para acertar na contratação. 

Sua empresa não tem nenhum profissional de marketing e deseja fazer um planejamento estratégico da área? Busque por alguém que tenha esse tipo de formação e experiência. 

Deseja começar a produção de conteúdo para o seu blog ou quer realizar publicações em suas redes sociais? Existem outros profissionais ideais para cada uma dessas áreas.

#2 Defina o nível de conhecimento do profissional 

A partir da identificação da sua necessidade vai ser mais fácil entender o nível de conhecimento necessário que esse profissional deve apresentar. 

Por exemplo, se você deseja alguém para iniciar seu setor interno de marketing digital, vai precisar de um profissional capaz de ser gerente de marketing. 

Caso já exista uma equipe de marketing e o objetivo seja encontrar um profissional capaz de ajudar na execução das tarefas, um estagiário de marketing pode ser a escolha certa! Mas, atenção para ter um estagiário você precisa ter alguém capaz de instruí-lo. 

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

Em geral encontramos uma divisão em três níveis de conhecimento, dentro de uma empresa. 

Estagiário de marketing

Normalmente ainda está na faculdade e não tem experiência (a não ser de outros estágios), mas é muito importante para as tarefas do dia a dia e para a execução do planejamento de marketing da empresa. 

Também pode participar de reuniões de planejamento tanto para aprender como para dar ideias novas. 

Não encare seus estagiários como mão de obra barata. Use seu potencial para desenvolvê-los e prepará-los para o futuro.

Analista de marketing

É um profissional com experiência, que já passou por estágios ou atuou em outras empresas. 

Eles já podem liderar alguns projetos e equipes. 

Um analista já é capaz de “andar com as próprias pernas”, então se você espera bons resultados, sem se dedicar tanto à formação do profissional, pode investir em um analista.

Gerente de marketing

Experiência, cases de sucesso e conhecimento amplo sobre marketing digital, essas são algumas características de um gerente de marketing. 

Ele domina técnicas, ferramentas, entende métricas e usa a estratégia como sua maior aliada. Este profissional vai:

  • criar um plano;
  • organizar as atividades do dia a dia e reportar;
  • garantir a execução;
  • acompanhar os resultados;
  • otimizar suas estratégias.

Ideal para empresas que desejam um departamento autônomo e com grandes resultados. 

É importante que você entenda que em cada momento você vai precisar de um desses profissionais. Entender qual é a sua fase atual é um passo importante de como contratar um profissional de marketing digital.

Como contratar um profissional de marketing digital

#3 Qual é a área de especialização buscada

O marketing digital é formado por diversas estratégias por isso é importante considerar em qual área você deseja incluir um profissional. A partir dessa definição você deve analisar os desejos e a experiência de cada candidato à vaga. 

Entre as principais áreas do marketing digital estão: 

Leia também: Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

#4 Defina o perfil do profissional

O perfil de um profissional de marketing é muito variado. Você encontra pessoas muito criativas (ideais para  a área de criação e planejamento) e profissionais extremamente analiticos (perfeitos para análise de dados e links patrocinados). 

Atualmente o marketing é menos sobre inspiração e mais sobre dados e pesquisas.

Além disso, o candidato a ocupar sua vaga de marketing também deve estar alinhado ao perfil da sua organização. Alguns profissionais buscam por mais flexibilidade de horário, por exemplo, se a sua empresa não oferece isso, talvez seja melhor buscar uma outra opção. 

Entretanto, algumas características podem ser consideradas universais como:

  • constante curiosidade;
  • boa capacidade de comunicação;
  • ter familiaridade com as plataformas digitais também no dia a dia e fora do trabalho;
  • interesse por números e métricas e mais. 

#5 Analise os cursos que ele já fez

A análise de currículo é uma parte importante do processo de como contratar um profissional de marketing digital. 

Analisar as experiências de um candidato envolve conhecer as empresas com as quais ele já trabalhou, os projetos com os quais já se envolveu e, claro, os cursos que já fez. 

Por exemplo, se um profissional se candidata para o setor de links patrocinados é interessante que já tenha feito cursos na área para garantir que entende o funcionamento das ferramentas. 

Como contratar um profissional de marketing digital

#6 Onde encontrar seus colaboradores

Parte do processo de como contratar um profissional de marketing digital é saber onde procurar. 

Se você tem planos de encontrar um estagiário, pode divulgar sua vaga dentro das faculdades de publicidade, marketing, comunicação e jornalismo. 

Entre as plataformas mais usadas para encontrar um colaborador estão: 

  • divulgação da vaga em redes sociais institucionais;
  • pesquisa nos perfis do LinkedIN;
  • sites de vagas;
  • banco de currículos da empresa;
  • indicações e mais.

#7 Faça uma boa descrição do cargo

Ao fazer uma descrição de cargo perfeita desde a divulgação da vaga você garante que vai atrair os profissionais que se adequam ao perfil, cargo e funções que você deseja preencher. 

Esperamos que você tenha curtido as dicas deste guia de como contratar um profissional de marketing digital e que ele te ajude a montar um time ideal para seu departamento ou agência! Talvez, você também se interesse pelo artigo;Como vender consultoria de marketing digital: 7 táticas ➶”.

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