Como fazer um briefing: 11 perguntas para a agência fazer ao cliente

Aprender como fazer um briefing de agência de marketing ou publicidade é uma tarefa um pouco mais difícil do que grande parte dos iniciantes na profissão acredita ser, isso porque você deve encontrar palavras que descrevam exatamente o que você, mais precisamente, o seu cliente, deseja obter.

Um briefing fornece informações vitais sobre o clientes e/ou a campanha que deverá ser criada. Além de guiá-lo a pensar sobre o que você deve alcançar, ele ajudará você a entender as metas e os objetivos das ações, com mais eficiência. Uma briefing é ​​também a sua chance de entender e alinhar expectativas.

A seguir, separamos um guia de como fazer um briefing. As seguintes perguntas orientarão você em uma reunião com cliente, com o objetivo de te ajudar a entender objetivos, propósitos e serviços.

Antes de começarmos a listar as perguntas para seu briefing, vamos a uma dica extra: é ideal que a sua agência crie um modelo de briefing – baseado nas perguntas abaixo – para que todos os responsáveis pelo atendimento ao cliente possam estar alinhados sobre o que deve ser perguntado ao contratante. Sem que haja chance de que alguma questão importante fique de fora.

Então vamos lá! Como fazer um briefing para agência?

Como fazer um briefing: 11 perguntas que não podem faltar

1. Qual é o propósito do cliente?

Comece por delinear o objetivo específico ou o problema que o cliente espera resolver com a contratação da sua agência. Peça que ele declare explicitamente seus propósitos para evitar mal-entendidos.

Essa pergunta deve estar logo no início do briefing, assim todos que tiverem contato com o projeto podem entender imediatamente o foco que devem buscar. Isso ajuda a toda equipe a se concentrar em encontrar uma solução.

Você também deve solicitar informações detalhadas sobre a empresa, produtos e serviços, de seus clientes.

2. Qual é o público-alvo?

Descreva detalhadamente o grupo de clientes que seu cliente deseja atingir. Peça que ele tente segmentar o mercado com seus produtos e serviços. Você e seu equipe devem saber quem são essas pessoas, onde elas estão localizadas e o que elas estão interessadas.

Neste ponto é interessante que você leia o artigo; “O que são buyers personas e quais os motivos para adotá-las em sua estratégia”.

3. Qual é o problema exatamente?

Metas, detalhes da empresa e público-alvo fornecem a “configuração” que a agência deve entender para desenvolver a melhor estratégia para alcançar os objetivos de marketing atuais, por meio da criação de um planejamento estratégico de marketing.

Uma forma de tornar tudo isso mais evidente é descrever o tipo de problema que seus clientes têm e que você pretende resolver com seus serviços de marketing e publicidade.

4. Qual a sua solução?

Entre em mais detalhes sobre o produto ou serviço que deve ser divulgado, e explique exatamente como ele pode ser usado para solucionar algum problema do público alvo em questão.

Você também deve relatar quais recursos do produto ou serviço, os clientes devem achar mais atraentes.

5. Qual é a mensagem da marca?

Just Do It” da Nike é uma mensagem de marca tão eficaz que se tornou lendária no negócio. Essas mensagens curtas são incrivelmente motivadoras e evocam emoções fortes, e é isso que você deve procurar fazer com a campanha de marketing de seu cliente.

Caso a empresa de seu cliente ainda não possua uma, inclua no trabalho. Não é necessário que essa mensagem se torne um slogan, mas que esteja presente na forma como a empresa se comunica, seja por meio das imagens que são escolhidas e de como os anúncios são criados.

Essa mensagem vai influenciar até mesmo os canais que serão escolhidos para comunicação, como quais ações serão ativadas.

A Red Bull, por exemplo, tem como mensagem de marca “Red Bull te dá asas”. Essa mensagem reflete em todas as ações da marca, desde o anúncio de TV, até a criação de uma equipe de Fórmula 1 ou em ações de aviões de papel.

Crie uma mensagem de marca que faria as pessoas se importarem com o produto e as obrigasse a comprar.

Você também precisa escolher uma mensagem que ressoe com seu público específico.

6. Como você quer comunicar as mensagens?

É interessante que o contratante liste, em um primeiro momento, os canais de marketing nos quais deseja se concentrar, com base em sua pesquisa de público-alvo, entre eles:

  • mídia social;
  • marketing de mecanismos de pesquisa;
  • exibição de publicidade;
  • podcasts, e mais.

Garanta que sua agência tenha ferramentas e experiência em campanhas multicanal, necessárias para iniciar sua campanha por meio desses canais específicos.

7. O que você quer que os clientes finais façam?

O seu modo de como fazer um briefing deve explicar exatamente o que seu cliente deseja os clientes dele façam. Isso também vai ajudar você a criar uma forma eficaz e criativa de redigir o planejamento de marketing.

8. Como ver que seu objetivo foi alcançado?

Converse com seu cliente sobre como ele vai determinar se sua campanha de marketing está funcionando.

Isso pode significar que você vai ajuda-lo a listar os KPIs mais relevantes para o negócio, como:

  • vendas;
  • receita;
  • valor do cliente;
  • custo por lead;
  • relação tráfego-lead, etc.

Isso é importante para que você e sua equipe saibam onde concentrar seus esforços, e também reforça ao cliente o que ele deve esperar.

9. Quais são os requisitos do projeto?

Sua equipe de atendimento deve levantar quais as coisas que são “não negociáveis” para o cliente. Como:

  • Despesas
  • Logo
  • Sinais de assinatura de marca, música, imagens, etc.
  • Processo de aprovação e mais.

Se ele tiver outras solicitações especiais, como cores ou estilos específicos para usar, etc., também precisará listá-las.

Quanto mais meticuloso for ao descrever os detalhes obrigatórios, mais fácil será para a agência desenvolver um plano que satisfaça ao cliente.

10. Quais empresas são concorrentes?

Todo mercado é competitivo hoje em dia, mas você precisa descrever quais marcas dentro do nicho de seu cliente, ele vê como seus principais oponentes. A agência vai usar essa informação para avaliar suas campanhas de marketing e usar as fraquezas dos concorrentes para melhorar suas forças.

Peça que seu cliente também forneça informações detalhadas sobre como seus produtos e serviços são diferentes daqueles oferecidos pelos concorrentes.

11. Torne o briefing breve, claro e direto

Para garantir que o documento resumido da sua agência seja eficaz, você deve torná-lo conciso e focado. Declare seus desejos e exigências em termos claros para evitar qualquer mal-entendido.

Aprender como fazer um briefing com seu cliente economizará tempo e dinheiro. Haverá menos confusão e menos desentendimentos.

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