Como montar um ecommerce partindo do zero: 7 etapas da plataforma às vendas

Os negócios online estão crescendo e as estatísticas de compras virtuais dizem que o comércio eletrônico é o caminho a ser seguido por qualquer empresa em crescimento ou por empreendedores que deseja começar um negócio próprio. Se você tem um produto que deseja vender ou uma ótima ideia de negócio, siga os próximos passos de como montar um ecommerce partindo do zero.

Para quem já tem uma empresa física, construir um site de comércio eletrônico:

  • fortalecerá a reputação do seu negócio;
  • ajudará você a expandir sua marca;
  • expandirá suas oportunidades de vendas.

Se você não tem um negócio, mas deseja empreender, aprender como criar um ecommerce pode ser a oportunidade que você esperava.

Neste artigo, mostraremos como montar um ecommerce partindo do zero, de maneira rápida e fácil, sem nenhuma habilidade ou experiência técnica especial. São 7 etapas principais:

  1. Comece com uma estratégia
  2. Escolha um domínio e uma plataforma para o seu site de comércio eletrônico
  3. Decida sobre preços e configure opções de pagamento
  4. Projete sua loja e adicione produtos
  5. Crie uma ótima experiência no Checkout
  6. Divulgue sua loja virtual
  7. Faça o monitoramento das ações e resultados

Se você está apenas começando sua pesquisa, todas as informações sobre comércio eletrônico podem parecer complicadas. Construir um site de comércio eletrônico costumava exigir uma ampla compreensão técnica, mas com as enormes opções de plataformas de comércio eletrônico, tudo o que você precisa fazer é pesquisar um pouco e escolher as ferramentas para ecommerce corretas, para impulsionar seu negócio online.

A seguir, vamos detalhar as 7 etapas de como criar um ecommerce de sucesso, listadas acima. Acompanhe!

Como montar um ecommerce partindo do zero: 7 etapas

1. Comece com uma estratégia

Para garantir o sucesso ao aprender como montar um ecommerce partindo do zero, comece com uma estratégia sólida. Mesmo as plataformas de comércio eletrônico mais simples têm detalhes que precisam ser perfeitos para você e sua empresa.

Por exemplo, todos dizem que têm excelente atendimento ao cliente, mas você está indo para um mundo onde sua vida pode depender do seu site de comércio eletrônico. Você não deseja suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana e uma equipe amigável para solucionar problemas que possam surgir? Então pode ser importante investir em um chatbot para ecommerce.

É importante antecipar suas maiores necessidades e desafios à medida que sua empresa cresce.

Se você planeja vender produtos físicos, decida como deseja que a logística funcione, com antecedência. Se você estiver vendendo produtos digitais, pense nas opções de largura de banda e entrega de que precisará. Independente do que você comercializar:

  • indique exatamente o que você estará vendendo;
  • como você deseja entregá-lo;
  • quaisquer limitações de pagamento ou tempo.

No final do dia, certifique-se de fazer sua lição de casa para tomar as melhores decisões de longo prazo para sua empresa. Falando de longo prazo, outra estratégia muito importante na construção de seu site de comércio eletrônico é Search Engine Optimization (SEO).

Desenvolva uma estratégia de marketing antes de construir um site de comércio eletrônico, e comece cedo com SEO, porque pode levar um certo tempo para mostrar resultados.

Como você deve imaginar, criar um planejamento estratégico de marketing é uma etapa fundamental dentro dessa primeira fase, na qual você está criando um plano para seu negócio. Nos próximos tópicos falaremos mais a respeito.

2. Escolha um domínio e uma plataforma para o seu site de comércio eletrônico

Se você planeja ter sucesso com sua loja virtual, um domínio personalizado é o caminho a percorrer. Ele fornece sua loja de comércio eletrônico:

  • uma marca reconhecível que pertence a você, por exemplo, minhaloja.com.br;
  • um endereço de e-mail profissional vinculado ao seu domínio, onde as pessoas podem entrar em contato com você;
  • benefícios da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Seu próximo passo é selecionar a plataforma de comércio eletrônico certa para o seu negócio em crescimento, para isso ela deve ser flexível e fácil de usar. A maioria dos proprietários de pequenas empresas não querem se preocupar em codificar manualmente o site.

Como montar um ecommerce partindo do zero

Os proprietários de empresas e empreendedores individuais precisam de uma plataforma que possam ser facilmente integradas ao site existente. Como alternativa, se você ainda não tiver um site, poderá se beneficiar de uma plataforma que permite criar um site do zero, em algumas etapas simples.

Não sabe por onde começar? Leia mais em: “Aprenda o que analisar para escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual”.

3. Decida sobre preços e configure opções de pagamento

Existem três aspectos-chave de como montar um ecommerce partindo do zero estão relacionados a pagamentos:

  • como você irá precificar seus produtos;
  • como os clientes vão realizar pagamentos em sua loja;
  • como você obterá esses pagamentos em sua própria conta bancária.

Você pode estar começando do zero ou expandindo sua empresa local online. De qualquer forma, o mundo online tem diferentes expectativas de como você colocará um preço em seu produto.

Há muitos fatores a serem considerados ao precificar seus produtos para venda online, incluindo:

  • custo de materiais por item;
  • hospedagem na web de comércio eletrônico;
  • impostos;
  • taxas e percentual por deduções de vendas de várias organizações, incluindo PayPal, cartões de crédito, etc.

Em muitos casos, para seu site aceitar pagamentos, isso significa encontrar um processador de pagamento de terceiros para atuar como intermediário. Uma opção de pagamento extremamente popular é o PayPal.

Como montar um ecommerce partindo do zero

4. Projete sua loja e adicione produtos

Próxima etapa de como montar um ecommerce partindo do zero é hora de projetar sua loja. Pense no que, além de seus produtos, você pretende incluir.

No mínimo, você desejará incluir uma página de Sobre e uma página de Contato. Você também pode adicionar vídeo e texto em suas páginas. Ao criar um site de comércio eletrônico, inclua:

  • nome da loja;
  • logo;
  • logos de bandeiras de cartão de crédito;
  • selecione um tema que represente sua marca e permita que você mostre seus produtos da melhor maneira possível;
  • crie categorias que sejam lógicas para seus compradores.

Aprenda tanto sobre seu cliente ideal quanto possível e projete seu site com suas preferências e a experiência do usuário ideal em mente. Aqui você pode precisar da ajuda de um desenvolvedor profissional.

O próximo passo é adicionar seus produtos ao seu novo site de comércio eletrônico.

5. Crie uma ótima experiência no Checkout

O abandono do carrinho de compras é a praga das vendas online. Uma pesquisa da E-Commerce Radar, apontou que a taxa média de abandono do carrinho de compra no Brasil é de 82%.

Aprender como criar um ecommerce de sucesso é também evitar o abandono de carrinho ao criar um site de comércio eletrônico, para isso, basta seguir algumas boas práticas:

  • permitir que os clientes comprem vários itens de uma só vez;
  • sendo muito claro e direto sobre os custos de envio antecipadamente;
  • certificando-se de otimizar seu checkout para dispositivos móveis.

Como montar um ecommerce partindo do zero

O envio de e-mails de abandono do carrinho sempre que alguém sai sem concluir a compra é uma estratégia que não pode faltar em sua lista de ações de marketing que objetivam a conversão de leads em clientes.

Não se esqueça de que o número de etapas necessárias para concluir uma compra afeta significativamente suas taxas de conversão de vendas. Teste seu processo de check-out até que esteja perfeito e peça a seus amigos e familiares para testá-lo também.

6. Divulgue sua loja virtual

Depois de começar a criar um site de comércio eletrônico, você precisa promover seu produto para aumentar o tráfego e impulsionar as vendas.

Como já citamos anteriormente, depois de aprender como montar um ecommerce partindo do zero, você precisará de um plano de marketing sólido para levar os clientes certos ao seu site e manter o interesse deles por seus produtos ou serviços.

Para te ajudar nesta fase, indicamos a leitura de; “As 5 melhores estratégias de marketing digital e e-commerce”.

7. Faça o monitoramento das ações e resultados

Acompanhe o desempenho do seu site de comércio eletrônico com uma solução de análise com o Google Analytics para que você possa ter uma visão mais profunda sobre o retorno sobre investimento de seus esforços de marketing.

Isso ajudará você a monitorar seu site e suas páginas de produtos, para que você possa melhorá-los para obter mais vendas, alcance e eficácia.

Criar um ecommerce é uma oportunidade de manter sua empresa competitiva ou começar um negócio novo e cheio de possibilidades. Siga estes 7 passos de como montar um ecommerce partindo do zero e você logo criará um site de comércio eletrônico que trará lucro!

A LAHAR pode ser sua parceira em todo esse processo, ajudando a captar, nutrir e converter clientes. Somos uma plataforma para automação de marketing com tudo o que precisa para criar e gerenciar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce – mídias sociais, landing pages, inbound marketing e muito mais.

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