Como ser um empreendedor digital: dicas práticas e opções de carreiras

O mundo tecnológico em que vivemos hoje despertou novos comportamentos, criou diferentes formas de comunicação, fez surgir novas profissões e, consequentemente, apresentou modernas maneiras de empreender.

Mas, como ser um empreendedor digital?

Como criar um negócio de dentro do conforto da sua própria casa, só com um computador e com acesso a internet?

Sim, a tecnologia trouxe novas formas de ganhar dinheiro. Mas como começar e como ser um empreendedor digital, é a questão que gera dúvidas em muita gente.

O que é um empreendedor digital?

Antes de apresentar dicas sobre como ser um empreendedor digital de sucesso, é preciso entender melhor esse conceito.

Como, então, é esse novo modelo de negócios?

Parece bastante óbvio apenas a partir do título: empreendedor digital é alguém que usa a internet para gerar renda, mas precisamos adicionar a palavra “exclusivamente”.

Talvez com um exemplo isso se torne mais compreensível.

Um empreendedor, que possui uma loja virtual de sapatos, é um empreendedor digital?

Não exatamente!

O conceito de empreendedor digital prevê que não há um produto físico tridimensional que esteja sendo desenvolvido e vendido.

Para aprender a como ser um empreendedor digital você precisa compreender que esse é um mundo que comercializa ideias, ou se preferir, informações.

  • E-books;
  • vídeos com instruções sobre como fazer algo;
  • cursos educacionais à distância;
  • programas de software;
  • aplicativos de jogos, são apenas alguns exemplos de ideias comercializadas.

Sabe o blogueiro que você segue e que ganha dinheiro com o blog? Ele é um também é um empreendedor digital.

Como ser um empreendedor digital? Alguns nichos possíveis.

Existem uma infinidade de caminhos que você pode seguir para ser um empreendedor digital.

Como citamos anteriormente, você pode ter um blog e lucrar com a parceria com o Google, com anúncios e publieditoriais.

Pode ser um desenvolvedor, que construiu um software e comercializa assinaturas de seu sistema.

Você também pode se dedicar a criar um curso online sobre determinado assunto, e ganhar dinheiro com a venda de acesso às aulas.

Enfim, a internet nos dá um leque infinito de possibilidades.

A seguir, separamos algumas ideias para você que quer saber como ser um empreendedor digital, mas não sabe ainda em qual área investir.

1. Produtor

Um produtor é um profissional que transforma seus conhecimentos em produtos digitais para vender online. Para se tornar um, você precisa ter grande experiência em um tópico para poder explorá-lo bem.

Entre as vantagens de ser um produtor de conteúdo estão:

  • autonomia para criar seu conteúdo;
  • fácil distribuição pelas plataformas online;
  • possibilidade de lucros escalonáveis. Você produz o conteúdo uma vez e o mantém no ar enquanto ele ainda for atual, podendo vender o acesso para quantos usuários desejar;
  • variedade de formatos, afinal você pode criar conteúdos em texto, áudio e vídeo, por exemplo;
  • baixo investimento.

O primeiro passo para criar um produto é listar os tópicos que você conhece bem e que pode realmente ensinar.

Com essa lista em mãos, analise o interesse do público por esses temas, por meio de ferramentas como o Google Trends. Afinal, quanto mais pessoas estiverem pesquisando sobre o tópico, maiores serão as chances de você vender seu produto quando ele estiver pronto.

Além disso, sugerimos que você faça uma pesquisa de palavras-chave em ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google, para identificar os temas que apresentam um melhor desempenho nos mecanismos de busca.

Esta pesquisa irá ajudá-lo a conhecer melhor a sua concorrência e as dores das pessoas que procuram este tipo de produto.

Se você decidir criar um curso online preparatório para concursos, por exemplo, pode utilizar plataformas EAD para hospedar suas aulas, de maneira que apenas quem completou a inscrição, poderá assisti-las.

Você também pode criar uma série de webinars sobre um assunto, como marketing digital, e solicitar a inscrição para acesso.

A produção de conteúdo e a construção de uma carreira como empreendedor digital neste segmento é realmente muito abrangente.

2. Digital Influencer

O trabalho de um influenciador envolve construir e vender sua própria imagem e estilo de vida, para promover marcas, serviços e produtos, que corresponderem ao seu perfil.

Pode ser uma opção para pessoas que já são populares na Internet e desejam ganhar dinheiro com sua personalidade e estilo de vida.

Se tornando um influenciador digital você pode ganhar dinheiro de diferentes maneiras:

  • posts patrocinados;
  • participação em eventos;
  • parcerias com marcas, etc.

Primeiro de tudo, você precisa ter um público grande e envolvido para começar a pensar em gerar receita com seu conteúdo. Então se você ainda não tem esse primeiro ponto precisa começar a correr atrás dele.

Para criar seu público, é essencial a produção de conteúdo relevante, que agregue valor àqueles que o seguem.

Você também precisará ter postagens consistentes, frequentes e construir um relacionamento próximo com seus seguidores.

As principais plataformas digitais para os influenciadores são:

  • Instagram;
  • Youtube;
  • Blog.

3. Freelancer

Um freelancer é um profissional que trabalha sozinho, cobrando por uma habilidade específica como:

  • escrever;
  • criar sites;
  • trabalhar com design e etc.

Atualmente, existem muitas plataformas para freelancers, que conectam esses profissionais a clientes.

As vantagens?

  • Flexibilidade de horário;
  • liberdade para trabalhar onde você quiser;
  • liberdade para escolher os clientes com os quais você deseja trabalhar.

Como se tornar um empreendedor digital freelancer?

Você precisa de um portfólio atualizado com o seu trabalho, seja textos, fotos, etc. Você pode criar um site ou uma conta em redes sociais voltadas para isso.

Depois de criar um portfólio, você pode optar por negociar com os clientes individualmente ou registrar-se em uma plataforma freelancer.

Como citamos anteriormente, existem muitas opções de tipo de trabalho e setor, para um empreendedor digital.

Parece o trabalho dos sonhos, não é mesmo? Mas assim como outro serviço, tenha em mente que, entre as habilidades necessárias, é preciso:

  • criatividade;
  • determinação;
  • disciplina;
  • bom senso de negócios;
  • capacidade de gerenciar, organizar, desenvolver e liderar.

Passo a passo de como ser um empreendedor digital

Assim como em qualquer negócio e empreendimento, você não pode simplesmente acordar um dia e dizer: “Eu vou ser um empreendedor digital”.

Para aprender como ser um empreendedor digital é preciso, antes de qualquer coisa, pensar e planejar.

Há passos a serem tomados para ajudar a garantir o sucesso.

  1. Aprenda tudo que puder. Leia blogs, livros e entrevistas de empreendedores digitais que conquistaram uma reputação de sucesso.
  2. Faça ao menos um curso online que ensine os detalhes do modelo de negócios digital;
  3. Pesquise e planeje. Veja o que já existe na internet. Entenda o que as pessoas estão procurando. Quanto e pelo o que elas estão dispostas a pagar? O que você tem para oferecer? E como você vai comercializá-lo?
  4. Desenvolva um site. Certifique-se de que seja atraente. Verifique os requisitos dos mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing, para colocar seu site no topo da lista de resultados de pesquisa das pessoas que procuram sua ideia. Leia: “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site;
  5. Construa sua ideia. Você provavelmente pensou que o surgimento da ideia deveria vir primeiro, mas até que você tenha pesquisado e encontrado um nicho comercializável, uma ideia é um prejuízo. As pessoas muitas vezes se apegam às suas primeiras ideias e não conseguem deixá-las ir embora quando se mostram inviáveis.
  6. Comercialize seu negócio digitalmente. As mídias sociais e outras formas de como fazer marketing na internet, são seus melhores amigos. Afinal, você precisa divulgar seu serviço;
  7. Diversifique seu portfólio. Assim como um consultor financeiro busca diversificar um portfólio para maximizar seu retorno, você precisa diversificar suas ofertas digitais também. Depois de ter encontrado sucesso em uma área de empreendedorismo digital, tente ramificar-se em outra área.

Uma outra vantagem desse modelo de negócio, é que, mesmo que você já esteja inserido no mercado de trabalho, em uma função e emprego mais tradicional, você pode paralelamente se dedicar ao seu planejamento de ser um empreendedor digital.

Utilize suas horas vagas e final de semana para investir tempo em seu sonho.

Se está pensando em utilizar sua formação e conhecimento para desenvolver um software de serviço, sugerimos que continue sua leitura com o artigo; “Como implementar um modelo de negócios de SaaS bem sucedido”.

E você está começando sua trajetória em busca de como ser um empreendedor digital? Já começou a se planejar? Conte sua experiência em nossos comentários!

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados em estratégias de marketing digital.