Como ser um gerente de marketing de alto desempenho: 6 dicas para se destacar

Entre as estratégias de como ser um gerente de marketing de alto rendimento está a constante atualização profissional, conhecimento sobre a empresa, entendimento do mercado, a capacidade de medir resultados e analisar métricas e indicadores. Além de ser um bom líder.

Infelizmente isso não é tudo! Sim, já é bastante coisa, mas o mercado está cada vez mais competitivo e se mostrar uma boa opção para o cargo de gestor de marketing está mais desafiador.

Neste artigo, listamos 8 passos para quem está a procura da resposta para: como ser um gerente de marketing?

Acompanhe!

Como ser um gerente de marketing em 6 passos

Antes de seguirmos com nossas dicas de como ser um gerente de marketing é importante que você tenha em mente uma coisa: dominar técnicas e ferramentas não é tudo o que você precisa saber e ser!

Então o que mais eu preciso?

1. Desenvolva habilidades de liderança

Além de conhecimento técnico, um gerente de marketing precisa ter a capacidade de liderar sua equipe.

Algumas pessoas parecem que nasceram para isso, mas outras podem desenvolver técnicas e aprender a como ser um bom líder. 

Entre as habilidades de um líder de marketing estão:

  • a capacidade de delegar tarefas;
  • identificar as principais capacidades de seus colaboradores;
  • orientar sua equipe;
  • motivar seu time;
  • solucionar possíveis dificuldades;
  • identificar a necessidade de treinamento;
  • dar feedbacks;
  • estabelecer uma comunicação aberta com seus liderados e mais.

2. Seja um bom comunicador

Saber se comunicar é fundamental para quem quer aprender os principais passos de como ser um gerente de marketing.

Isso é importante porque um gerente de marketing precisa se relacionar não apenas com a sua equipe, mas também com outros gestores, diretores da empresa, parceiros e clientes. 

Dificilmente a liderança da empresa irá escolher como gestor de marketing alguém que não tem facilidade para transmitir o que deseja.

Por isso trabalhe sua timidez, seja conciso e objetivo mas não superficial e nunca peque por falha de comunicação.

3. Conheça a empresa para a qual você trabalha

Você sabe quais são os valores da empresa para a qual trabalha?

No que ela acredita? Qual é a missão do negócio?

Ao ocupar um cargo de liderança, principalmente um cargo de gerente de marketing, você passa a representar todos os valores da organização.

Saber o quer isso significa vai ajudar, inclusive, a entender se você está na empresa certa.

Não adianta fingir que você em valores nos quais não acredita.

Se você acredita e se envolve com os mesmos ideais poderá destacar essa característica ao longo de sua jornada na empresa, criando uma imagem em sinergia com os objetivos do negócio.

Tudo isso contribui para que os diretores da empresa olhem para você de maneira diferente e positiva. Em suma, representa mais um ponto até a gestão de marketing.

4. Mantenha-se atualizado

Agora sim a parte técnica de como ser um gerente de marketing.

Manter-se atualizado com cursos, certificações e eventos irá contribuir para seu crescimento como profissional.

As técnicas aprendidas nesses ambientes irão contribuir para seu resultado na empresa e esse resultado destacará você frente a outras opções de para a vaga de gerente.

Atenção: nunca se esqueça que saber trabalhar em equipe é fundamental para um gerente de marketing, por isso, antes de se tornar um, mantenha-se alinhado com sua equipe e não veja seus colegas de trabalho como concorrentes. Vocês estão no mesmo time!

Uma outra forma de se manter atualizado é acessar blogs e portais de marketing e de noticias do Brasil e do mundo.

Nem todo dia você poderá fazer um curso, mas todos os dias pela manhã acesse alguns sites relevantes e se mantenha entre os melhores profissionais do mercado.

Leia mais em: 5 melhores cursos de Inbound Marketing [Gratuitos e Pagos] para profissionais

5. Contribua para que a empresa e o setor alcancem suas metas

Metas, objetivos, prazos e resultados. Uma das formas de conquistar a atenção da diretoria da empresa é usar esses termos a seu favor!

Quando sua equipe tem alto rendimento e consegue atingir as metas e objetivos propostos, você se torna um dos membros “queridos” da empresa.

O contrário também é verdade, quando você faz parte de uma equipe sem sucesso você também é visto como um profissional mediano.

Não é isso que um futuro gestor de empresa busca!

Concentre-se em alcançar os objetivos da empresa e do setor.

Dê ideias, indique novidades, use seu conhecimento para contribuir com o departamento desde já!

Faço aqui uma observação: para se destacar do restante de uma equipe de sucesso é aconselhável que você aprenda algumas técnicas de marketing pessoal. Aplicando-as corretamente suas chances de dar um empurrãozinho na carreira são maiores!

Muitos profissionais de marketing já tem esse comportamento natural, mas sugerimos que você aprenda como criar uma marca pessoal real, verdadeira e promissora; “[GUIA] 6 dicas de marketing pessoal para qualquer carreira”.

6. Aprenda a monitorar resultados

Essa dica de como ser um gerente de marketing poderia estar dentro da dica 4, quando falamos sobre atualização. Entretanto, ela merece ainda mais destaque.

Saber coletar, medir, gerir e avaliar dados, métricas e indicadores é obrigatório para qualquer profissional que deseja pleitear uma vaga na liderança de marketing.

A transformação digital permitiu que a análise dos resultados das ações de marketing se torna-se minuciosa e hoje elas são fundamentais para a avaliação das ações que já foram executadas e para a tomada de decisão em relação a campanhas futuras.

Tudo isso faz a empresa parar de perder dinheiro com ações sem rendimento e a alocar dinheiro em áreas realmente estratégicas para o negócio.

Como você pode imaginar isso é bastante relevante para qualquer organização!

Dominar conhecimento de Business Intelligence no marketing aumenta suas chances de ser o próximo gerente de marketing da empresa.

É importante também notar que você pode buscar esse cargo em outras organizações, se acreditar que esse será o melhor para você.

Esperamos ter ajudado você a compreender como ser um gerente de marketing de alta performance. Além da teoria, nós também podemos te apoiar na prática.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, perfeita para trabalhar suas ações de marketing e vendas e pode ajudar você e seu time a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe.

Facebook Comments

Deixe uma resposta