Como ser um gerente de marketing de alto desempenho: 8 dicas para se destacar

Você traçou um plano de carreira pessoal, que permitiu que crescesse em sua profissão e alcançasse um cargo de maior destaque, mas agora você se pergunta como ser um gerente de marketing de alta performance?

Os gestores de marketing são profissionais altamente treinados, responsáveis ​​por supervisionar as atividades de marketing de uma empresa.

Os deveres e responsabilidades de um gerente de marketing variam de acordo com o tamanho da empresa e do setor.

Um trabalho de gestão de negócios pode ser uma carreira gratificante. Isso pode ser especialmente verdadeiro quando o mercado de trabalho está tendendo positivamente.

Se você estiver interessado em aprender como ser um gerente de marketing, primeiro precisará obter a educação acadêmica esperada, construir sua bagagem e experiência e desenvolver as habilidades necessárias para esse tipo de trabalho.

Neste artigo, separamos 8 passos que devem ser seguidos por quem deseja ser um gerente de marketing de sucesso, incluindo:

  • conhecimento sobre a empresa e seus concorrentes;
  • apresentação de resultados e cumprimento de metas e objetivos;
  • atualização profissional.

Como ser um gerente de marketing: 8 passos para se destacar no cargo

Antes de mais nada, se você ainda não é um gerente de marketing, mas está em busca de se tornar um, listamos 5 passos para atingir esse objetivo:

  • Etapa 1: obtenha uma educação de nível superior em áreas como Administração, Comunicação, Publicidade ou Marketing;
  • Etapa 2: tenha experiência de trabalho, você pode alcançar isso com estágios desde a época da faculdade ou mesmo cargos em pequenas empresas, que vão demonstrar sua vontade de aprender e liderar;
  • Etapa 3: encontre um trabalho de nível de entrada em marketing em uma empresa que admira e que tenha um porte entre médio e grande;
  • Etapa 4: adquira as habilidades necessárias em cursos complementares e mesmo em uma pós-graduação;
  • Etapa 5: junte-se a associações de marketing profissionais. Ao aderir a uma associação profissional de marketing, você pode se manter informado sobre os mais recentes desenvolvimentos, procedimentos e tecnologias do setor. Você também terá acesso a oportunidades profissionais de networking.

Uma vez que você tenha seguido essas 5 etapas e finalmente conseguido a tão sonhada promoção, é hora de aprender como ser um gerente de marketing de alta performance.

Se você acha que dominar os conhecimentos técnicos basta, você está enganado. Isso é o mínimo. As habilidades de um gerente de marketing devem ir muito além.

Então, se você é um novo gerente de marketing, para começar, tenha em mente que praticamente tudo que você faz será visto pelos clientes. Essa é a natureza do seu trabalho, afinal.

Como resultado, você carrega muito peso em seus ombros. Muitos membros da alta gerência tendem a pensar que o sucesso da empresa depende do seu trabalho.

Não deixe que isso te incomode. Em vez disso, deixe-se inspirar para que você faça um ótimo trabalho.

Aqui está sua lista de pontos importantes sobre como ser um gerente de marketing com bons resultados na bagagem.

1. Faça marketing pessoal profissional

Você é, obviamente, pelo menos moderadamente bem-sucedido em marketing, caso contrário não teria conseguido o emprego de gerente. Agora não é hora de parar de promover sua marca pessoal.

Por quê?

Porque um gerente de marketing também é, ao menos estrategicamente, um vendedor.

Se você não souber como conquistar amigos e influenciar pessoas, provavelmente não será visto como um sucesso.

É por isso que você deve:

  • se vestir adequadamente;
  • aprender a se comunicar em um salão em conferências;
  • se destacar em reuniões;
  • nunca comer sozinho – é isso mesmo!

Muitos profissionais de marketing já tem esse comportamento natural, mas sugerimos que você aprenda como criar uma marca pessoal real, verdadeira e promissora; “[GUIA] 6 dicas de marketing pessoal para qualquer carreira”.

2. Conheça sua empresa

Outra maneira de ser bem-sucedido é conhecer sua empresa, por dentro e por fora.

Primeiro de tudo, certifique-se de entender a missão do negócio. É incrível quantas pessoas trabalham para uma empresa e nem sequer compreendem sua missão.

Algumas dessas pessoas estão em gerenciamento.

Não seja assim.

Conheça a declaração de missão da sua empresa e certifique-se de definir todas as suas iniciativas com vistas a cumprir essa missão.

Além disso, dê uma olhada na história da empresa.

Quais de suas estratégias de marketing anteriores foram bem-sucedidas?

Mais importante, quais não foram bem-sucedidos?

Capitalize os sucessos anteriores. Aprenda com os erros dos outros também.

Próximo: conheça o ciclo de vendas da empresa, para isso você deve tentar entender e quantificar:

  • Quanto tempo leva para fechar uma venda com um cliente?
  • Quanto isso custa?
  • De onde os leads geralmente vêm?

Além disso, dê uma olhada nos canais de marketing existentes que a empresa está usando:

  • Quais são as suas estratégias online e offline?
  • Há alguma ineficiência que precisa ser resolvida?
  • Onde está faltando a empresa divulgar sua mensagem de marketing?

Além disso, considere as ferramentas disponíveis:

  • Como você pode usar essas ferramentas para ajudar a empresa a obter maior sucesso?
  • Quais ferramentas você ainda precisa para fazer o seu trabalho?

3. Conheça o seu cliente

Talvez essa seja a regra mais importante de como ser um gerente de marketing de alta performance, afinal, se você não entende as pessoas que são seu mercado-alvo, você está quase garantido a falhar.

  • Dê uma olhada na base de clientes existente.
  • Pegue todos os dados que puder sobre as pessoas que já fizeram compras.

Os clientes compartilham interesses comuns ou informações demográficas?

Quais outras características são comuns?

Depois de obter esses dados, é uma ótima ideia criar personas de compradores. Essas são representações realistas de pessoas que provavelmente farão uma compra. Elas são inestimáveis ​​quando se trata de segmentar seu mercado.

Sugestão: se você realmente deseja conhecer seus clientes, faça chamadas de suporte por um tempo. Permita que os clientes lhe digam diretamente o que está certo e errado com sua empresa.

É possível que você aprenda mais interagindo com os clientes do que com toda a pesquisa de mercado do mundo.

Tenha em mente que você também poderá usar as informações coletadas na sua experiência de suporte para ajustar suas personas de comprador.

4. Conheça seus concorrentes

Seria tão bom se a sua empresa tivesse o monopólio do produto ou serviço que está vendendo. Infelizmente, esse provavelmente não é o caso.

Você vai ter que lidar com os concorrentes. Uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer como gerente de marketing é conhecer esses concorrentes muito bem.

Por quê? Porque, como Sun Tzu, autor de A Arte da Guerra, disse: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”

Comece observando as estratégias de marketing de seus concorrentes. Algumas delas devem ser fáceis de encontrar porque, afinal de contas, as campanhas publicitárias de seus concorrentes são publicamente visíveis.

Algumas dessas estratégias são mais bem-sucedidas do que outras?

Mais importante, essas estratégias são mais bem-sucedidas do que a sua empresa atualmente está fazendo?

Tenha em mente que você deve tentar entender tudo o que seus concorrentes estão fazendo para fechar vendas. Isso significa que suas estratégias on-line, off-line e relações públicas devem ser acompanhadas.

5. Defina metas e alcance-as

Uma das primeiras coisas que você deve fazer com o objetivo de aprender como ser um gerente de marketing é estabelecer metas. Depois, você deve alcançá-las.

É muito importante que você atinja seus objetivos. Isso vai lhe dar algum nível de prestígio dentro de sua própria organização.

Para esse fim, certifique-se de definir metas que sejam atingíveis. Se você apenas desejar o céu e errar, então você será visto como alguém que não entrega.

Se você sente dificuldade em estabelecer as metas do seu setor é interessante que conheça e metodologia dos objetivos SMART e comece a propor suas metas de acordo com essas diretrizes.

Você logo vai perceber como é mais fácil medir e comprovar seu sucesso.

6. Ande na corda bamba

Como gerente de marketing, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre manter a alta administração feliz e garantir que os clientes estejam satisfeitos.

Isso pode ser um desafio às vezes. É por isso, que você tem que trabalhar para ter uma abordagem positiva para os executivos, ao mesmo tempo, em que promove a marca de sua empresa para o mercado.

Aprenda a manter os dois lados felizes e você será bem-sucedido.

7. Mantenha-se atualizado

Marketing é uma arte, assim como uma ciência. Você e sua equipe precisam gerar ideias criativas que entrem em contato com clientes em potencial.

Para esse fim, você precisa de uma imaginação saudável. É por isso que você deve estar constantemente lendo e pesquisando:

  • conheça o que está sendo realizado em outros países;
  • quais as estratégias de atração e conversão estão resultando em melhores números;
  • esteja atento a mudanças nas plataformas usadas para alcançar e converter seu público. O Facebook lançou um outro formato de anúncio? Descobriram uma nova técnica de criar landing pages que convertem mais? Esteja por dentro de tudo isso;
  • estude as grandes campanhas publicitárias de eras passadas. Existe alguma coisa neles que você pode trabalhar em suas próprias campanhas?

Aprenda com os grandes profissionais de marketing de hoje e de ontem. Você provavelmente encontrará inspiração para algumas de suas próprias estratégias.

8. Entenda Big Data

Até alguns anos atrás, entender a dinâmica do mercado significava depender de dados secundários publicados, pesquisa de mercado primária e mais intuição para ter sucesso.

No entanto, com o aumento da capacidade de processamento dos computadores e a evolução dos sistemas de banco de dados, uma enorme quantidade de informações numéricas está disponível, entre eles dados estruturados ou não estruturados, referentes a:

A enorme revolução na mineração e análise de dados ajudou os profissionais de marketing a usar o Big Data para entender o comportamento e as percepções do consumidor, bem como criar campanhas estruturadas sobre esses dados e com maior poder de conversão.

É claro que diante desse novo cenário, você precisa dominar essas informações e aplicar as ferramentas de Business Intelligence no marketing, para criar campanhas mais afinadas com os dados colhidos. Com isso a chance de acertar aumenta e seu nome é inserido entre os grandes da sua organização.

Resumindo, o gerente de marketing, juntamente com a equipe de pesquisa de mercado e o gerente de desenvolvimento de produtos, é responsável por projetar e implementar o planejamento estratégico de marketing da empresa.

Normalmente, para assumir um cargo como esse é preciso que o profissional tenha longas horas e vários anos de experiência no campo.

Além de conhecimento técnico sobre as principais estratégias, novas modalidades e indicadores de resultado, entre as habilidades de um gerente de marketing está a capacidade de liderança.

Como líder, você deve não apenas distribuir tarefas e cobrar resultados, mas principalmente orientar sua equipe, observar e solucionar possíveis dificuldades.

Como citamos acima, as atribuições do cargo podem variar de empresa para empresa e de tipo de negócio. As habilidades de um gerente de marketing em uma agência de marketing digital são diferentes das necessárias em um profissional de uma multinacional.

Entretanto, mesmo com tantas diferenças, existem alguns passos comuns para se tornar um gerente de marketing de sucesso.

É importante também notar que, você pode buscar esse cargo em outras organizações, se acreditar que esse será o melhor para você.

Esperamos ter ajudado você a compreender como ser um gerente de marketing de alta performance. Além da teoria, nós também podemos te apoiar na prática.

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